Artilheiro, Gabriel Novaes quebra recordes na Copa SP

Aos torcedores que estão acompanhando a busca do Tricolor pelo tetracampeonato na 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, o nome Gabriel Novaes já é conhecido. Nove, mesmo número que usa na camisa, são os gols marcados pelo artilheiro são-paulino e do torneio nesta edição. Com a marca, que ainda pode ser ampliada no restante da competição, o atacante igualou e quebrou recordes, entrando no topo das listas de Cotia: Artilheiro em uma edição (marca igualada) e maior artilheiro somando as participações (novo recorde). Além disso, pode ser tornar o jogador com mais atuações em Copinha.

Para todo jogador de base, atuar em uma Copa São Paulo, é um sonho, uma meta. Gabriel Novaes começou cedo a participar do torneio, ainda com 17 anos. Em 2019, pela idade, fará sua última participação, e tem deixado marcas, cravando seu nome na competição e na história com a camisa Tricolor.

Em 2017, o Tricolor tinha como sede Capivari. Diante dos donos da casa, o time de Cotia venceu por 3 a 1, sendo um deles de Gabriel Novaes. Em 2018, com sede em Ribeirão Preto, que o São Paulo se sagrou vice-campeão do torneio, o camisa 9 marcou duas vezes, contra o Cruzeiro/DF e contra os donos da casa, Botafogo/SP. Em 2019, em seis partidas até então, o artilheiro só não deixou o dele em uma.

Logo na estreia, contra o Holanda/AM, Novaes fez dois, assim como contra o Serra/ES. Pela segunda fase, já no mata-mata, 3 a 0 contra o Rio Claro, com hat-trick do atacante. No reencontro com a Ferroviária, na terceira fase, e nas oitavas de final, diante do Mirassol, mais um gol em cada, somando nove gols até o momento. Com a marca, Gabriel Novaes lidera a artilharia geral do campeonato 2019 e se iguala aos atletas Henrique e Lucas Gaúcho, que em 2009 e 2010, respectivamente, marcaram nove gols para o São Paulo em uma única edição.

Somadas as três participações, com 12 gols, Gabriel Novaes já ultrapassou o próprio Lucas Gaúcho, que soma 10, e Eric, na artilharia histórica do Tricolor na competição. Vale lembrar que, no mínimo, o São Paulo ainda terá mais uma partida em 2019 no torneio, nesta quinta-feira, diante do Cruzeiro, pelas quartas de final, em que o camisa 9 deverá ser escalado por Orlando Ribeiro. Desta forma, chegará ao 18º jogo em Copa São Paulo, podendo bater outro recorde, que hoje pertence a Inácio, lateral formado em Cotia, que entrou em campo por 19 vezes na Copinha.

“É um orgulho e satisfação vestir a camisa do São Paulo e bater esses recordes, colocando meu nome na história. Mas o principal foco sempre será colocar meu nome no pôster de campeão, junto com o time. Ano passado ficamos muito perto. Todos buscam fazer o melhor para o time crescer. Fico feliz com o reconhecimento e retorno do meu trabalho”, disse Gabriel Novaes, que também está marcado na competição por sua timidez, sempre evitando entrevistas, “Eu sou muito tímido, reservado, prefiro fazer gols. Meus companheiros falam, somos um time, me representam”, riu.

Confira as listas de recordes

 

NÚMERO DE JOGOS

C JOGADOR J V E D GM
Inácio (Inácio Carneiro dos Santos) 19 13 3 3 6
Roni (Ronieli Gomes dos Santos) 18 14 2 2 8
João Schmidt (João Felipe Schmidt Urbano) 17 13 2 2 3
Gabriel Novaes (Gabriel Novaes Fernandes) 17 12 3 1 12


NÚMERO DE GOLS

Os maiores artilheiros:

C

JOGADOR

Gabriel Novaes (Gabriel Novaes Fernandes)

J

17

V

12

E

3

D

1

GM

12

Eric (Eric Leandro da Silva) 13 11 2 0 10
Lucas Gaúcho (Lucas de Souza Gonçalves) 11 9 2 0 10

 

LISTA DE ARTILHEIROS NA ERA COTIA (2006-2019)

  • 2006 – Alex Silva (Alex Sandro da Silva), 2 gols
  • 2007 – Thiago (Thiago Fernandes dos Santos), 7 gols
  • 2008 – Eric (Eric Leandro da Silva), 6 gols
  • 2009 – Henrique (Henrique Almeida Caixeta Nascentes), 9 gols
  • 2010 – Lucas Gaúcho (Lucas de Souza Gonçalves), 9 gols
  • 2011 – Alfredo (Alfredo Francisco Martins), 5 gols
  • 2012 – Ademilson (Ademilson Braga Bispo Junior), 3 gols
  • 2013 – Tiago (Tiago Cardoso Moura), 4 gols
  • 2014 – Ewandro (Ewandro Felipe de Lima Costa), 6 gols
  • 2015 – João Paulo (João Paulo Queiroz de Moraes), 7 gols
  • 2016 – Lucas Fernandes (Lucas Fernandes da Silva), 4 gols
  • 2017 – Frizzo (Matheus Henrique Frizzo), 4 gols
  • 2018 – Toró (Jonas Gabriel da Silva Nunes), 6 gols
  • 2019 – Gabriel Novaes (Gabriel Novaes Fernandes), 9 gols*

*Até às oitavas de final

Cruzeiro e São Paulo entram em campo às 21h30, por uma vaga na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta quinta-feira, dia 17. O duelo acontece na Arena da Fonte Luminosa com portões abertos para a torcida. A partida também terá transmissão ao vivo da Sportv, ESPN e Rede Vida.

 

Fonte: Site Oficial

Um comentário em “Artilheiro, Gabriel Novaes quebra recordes na Copa SP

  1. O sonho do meu pai de criação que é avô de Gabriel Novaes era ser jogador,mas o sonho dele se cumpriu com o neto, Gabriel Novaes,meu sobrinho,seu avô já se foi desta terra mas nós que estamos em vida,vamos torcer por vc Gabriel que Deus te abençoe,pois o seu avô que agora está no céu ta orgulhoso de vc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*