Após queda de torcedores no fosso, SP criará área de isolamento no Morumbi

O São Paulo Futebol Clube anunciou na última quarta-feira uma série de medidas para aumentar a segurança do torcedor no anel inferior do estádio do Morumbi. O clube irá criar uma área de isolamento entre o espaço ocupado pela torcida e a grade que separa a área das cadeiras do fosso, que circunda o campo de jogo.

A zona de segurança será mantida por uma nova circunferência de grades de aço em todo o setor térreo do estádio. Além disso, seguranças privados serão postados no local em dias de jogos e eventos, a fim de evitar que os torcedores se aproximem das grades existentes hoje em dia, que serão, por sua vez, reforçadas em sua base.

A medida é consequência direta do incidente ocorrido no último dia 11, durante partida entre São Paulo e Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Na ocasião, após o gol de Michel Bastos que abriu o placar no Morumbi, uma parte da grade que divide o anel inferior do fosso cedeu e alguns torcedores caíram de uma altura de cerca de dois metros.

Ao todo, 16 torcedores foram atendidos no ambulatório do Morumbi, sendo que sete deles foram encaminhados aos hospitais São Luiz, Bandeirantes e Campo Limpo para realização de mais exames. Uma criança de 11 anos teve um fundamento em um osso do rosto e teve que passar por cirurgia. Outro torcedor teve fratura exposta no braço e ainda uma mulher sofreu uma fratura na mandíbula. Todos se recuperam bem do acidente.

Nesta quarta, o advogado do São Paulo Renato Renatino Santos esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representando o clube para o qual trabalha, chamado pela Comissão de Assuntos Desportivos para explicar as circunstâncias do incidente do último dia 11. Foi ele quem anunciou as novas medidas de segurança a serem implementadas no Morumbi.

“Em todo o setor térreo do estádio do Morumbi, está sendo colocado um reforço na base da grade de segurança, que é chamada de guarda-corpo. É o que os engenheiros chamam de ‘colocar uma nova camiseta’, que é um reforço na base de sustentação. Além disso, entre a primeira fileira e o guarda-corpo, estará sendo colocada mais uma grade, para evitar o contato do torcedor com o guarda corpo”, contou o advogado. Por fim, informou que o clube contratará seguranças privados para evitar que os torcedores se aproximem da última grade de segurança.

Apesar das medidas anunciadas, o advogado do São Paulo afirmou que laudo produzido por uma empresa de engenharia contratada pelo clube mostra que não há nenhum problema técnico nas grades que circundam o piso térreo do estádio, que atenderiam a todas as especificações legais existentes. O incidente teria ocorrido por um “infortúnio”, de acordo com Renato Renatino.

 

Fonte: Uol

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*