Apelido, doce preferido, as três quase saídas, bronca de Telê…

Faz 25 anos que Rogério Ceni chegou ao São Paulo, 22 que ele fez sua estreia como profissional, 19 que virou titular e 18 que fez o primeiro de seus 131 gols… Faz tempo, não? Depois de tantos jogos, gols, títulos, notícias e entrevistas, o desafio do GloboEsporte.com foi pesquisar 25 informações que talvez você não conheça sobre o goleiro-artilheiro, que envolvem sua vida pessoal e profissional. Confira abaixo e aprenda mais sobre o ídolo tricolor:

Cartela Curiosidades Ceni 1 (Foto: GloboEsporte.com)

#1 GRAVIDEZ DE RISCO
Caçula de quatro irmãos, Rogério foi gerado numa gravidez de risco. Com diferença de oito anos para o terceiro filho, o casal Hertha e Eurydes foi aconselhado pelo médico a abortar. Católicos, a mãe e o pai rechaçaram a ideia, e Rogério nasceu saudável no dia 22 de janeiro de 1973, em Pato Branco, no Paraná.

#2 CONHECE O KIKO?
Na infância e adolescência, vividas em cidades do Paraná e em Sinop, no Mato Grosso, Rogério era chamado por parentes e amigos mais próximos de Kiko. Era assim que ele pronunciava seu nome quando criança, nada a ver com o personagem do seriado “Chaves”.

Cartela Curiosidades Ceni 2 (Foto: GloboEsporte.com)

#3 ATRASO NA PENEIRA
Pela primeira vez na cidade de São Paulo, em 5 de setembro de 1990, Rogério e seu pai se perderam a caminho do teste no CT da Barra Funda. O goleiro só foi avaliado – e aprovado – dois dias depois, no feriado de 7 de setembro.

#4 SAGU PARA ADOÇAR
O goleiro adora sagu. Sempre que o São Paulo jogava em Curitiba, sua irmã Rosicler, que mora na capital paranaense, levava o doce de bolinhas, feito da fécula da mandioca, ao hotel em que a delegação tricolor se concentrava.

Cartela Curiosidades Ceni 3 (Foto: GloboEsporte.com)

#5 DEMOROU, MAS A FAIXA CHEGOU
Recordista de jogos como capitão de uma equipe (978 vezes com a camisa do São Paulo), o goleiro demorou a receber essa honra. Em seu jogo de estreia, em 1993, quem usou a faixa foi o zagueiro Ronaldão. Pela equipe principal, estreou como capitão em 1997.

Cartela Curiosidades Ceni 4 (Foto: GloboEsporte.com)

#6 PEDRA NELE!
Na primeira final como profissional, contra o Peñarol, pela Conmebol de 1994, Rogério levou duas pedradas no estádio Centenário, em Montevidéu. Reclamou com o árbitro argentino Javier Castrilli, que respondeu: “Segue, segue… Se acertar a cabeça, paramos o jogo”. O Peñarol venceu por 3 a 0, mas o São Paulo comemorou o título pois havia vencido por 6 a 1 no Morumbi.

#7 PÉ DE GOLEADOR
41 é o número da chuteira do goleiro-artilheiro, que fez 131 gols na carreira com a do pé direito – 62 de falta e 69 de pênalti.

Cartela Curiosidades Ceni 5 (Foto: GloboEsporte.com)

#8 DE 20 A 01 NA CAMISA
Antes de fazer sucesso com a camisa 1 e eternizar a 01 no São Paulo, Rogério Ceni já vestiu a 20. Foi esse seu número no título da Libertadores de 1993, quando foi reserva de Zetti.

Cartela Curiosidades Ceni 6 (Foto: GloboEsporte.com)

#9 TUDO GRAVADO
No início da carreira, Rogério Ceni chegou a dar entrevistas com um gravador em punho. Tudo para que jornalistas não distorcessem suas palavras nas matérias.

#10 PRESENTE NA MÃO
Rogério comprou luvas para seu primeiro teste no São Paulo, em setembro de 1990, mas logo recebeu um par de Gilmar Rinaldi, titular na época e hoje diretor de seleções da CBF.

Cartela Curiosidades Ceni 7 (Foto: GloboEsporte.com)

#11 ARIGATÔ, CAMPEÃO!
No Japão, Rogério Ceni teve a maior atuação da carreira, na final do Mundial contra o Liverpool, em 2005. Também conquistou a Copa do Mundo de 2002, pela Seleção, mais um Mundial e duas Recopas como reserva de Zetti. Em japonês, seu nome se escreve assim: ロジェリオ・ セニ.

Cartela Curiosidades Ceni 8 (Foto: GloboEsporte.com)

#12 BATE OU NÃO BATE?
Rogério Ceni quase não bateu a falta do centésimo gol da carreira, sobre o Corinthians, em 2011. Depois que Júlio César montou a barreira, ele percebeu que estava mais fácil para um canhoto fazer a bola passar. E sugeriu a Carlinhos Paraíba. O volante se aproximou, olhou, recuou e disse: “Não vou bater, não, patrão”. O que aconteceu depois disso você já sabe…

Cartela Curiosidades Ceni 9 (Foto: GloboEsporte.com)

#13 JOGA NO SANTOS?
Antes de fazer teste no São Paulo, Rogério recebeu de um diretor do Sinop a oferta para tentar a sorte no Santos. Estava tudo combinado. Com a oportunidade de treinar no Tricolor, o goleiro, na época com 17 anos, iria à Vila Belmiro se não fosse aprovado no time do Morumbi.

#14 JOGA NO GOIÁS?
Depois de quatro anos como reserva imediato de Zetti, mas muitos jogos por conta do Expressinho (time de garotos), Ceni estava decidido a ter sequência, mesmo em outro clube. Em 1996, negociou seu empréstimo para o Goiás, que ofereceu salário três vezes maior. O presidente Fernando Casal de Rey não o liberou, Zetti saiu e, a partir de 97, ele se tornou titular.

Cartela Curiosidades Ceni 10 (Foto: GloboEsporte.com)

#15 JOGA NO ARSENAL?
Em 2001, Rogério foi acusado pelo presidente Paulo Amaral de forjar proposta do Arsenal, da Inglaterra, e afastado por 28 dias. Ao fim da suspensão, durante a qual teve apoio do técnico Nelsinho Batista, Rogério marcou entrevista para anunciar que jogaria no Cruzeiro, em troca pelo goleiro André. Porém, o clube mineiro desistiu do negócio na véspera para manter bom relacionamento com o São Paulo.

#16 PARCERIA FABULOSA
O atacante Luis Fabiano, terceiro maior artilheiro da história do São Paulo, foi o jogador com quem Rogério mais atuou na carreira. Eles estiveram juntos em 292 partidas, entre 2001 e 2015.

Cartela Curiosidades Ceni 11 (Foto: GloboEsporte.com)

#17 SEPARADOS NO NASCIMENTO
Quando era mais jovem, Rogério chegou a dar autógrafos e até conversar com fãs como se fosse o apresentador Luciano Huck. Na época, eles eram mais parecidos.

Cartela Curiosidades Ceni 12 (Foto: GloboEsporte.com)

#18 MESTRE BRAVO
Telê Santana deu uma bronca em Rogério quando o viu sentado sobre uma mesa do CT: “Você também senta na mesa da sua casa?”, indagou o técnico. Mas eles se davam bem. O goleiro era seu adversário preferido nos jogos de tênis. Ceni disputou 28 partidas sob o comando do Mestre (13 vitórias, 6 empates e 9 derrotas).

#19 TENHO UM CORAÇÃO
Em 1992, Rogério foi ao primeiro show musical na cidade de São Paulo. Ele e a namorada Sandra, com quem se casaria em 2000, assistiram à apresentação ao cantor Fagner, de quem o goleiro sempre foi fã. Hoje são amigos.

Cartela Curiosidades Ceni 13 (Foto: GloboEsporte.com)

#20 CHANCE ÚNICA
Rogério Ceni é o único goleiro brasileiro da história a ter entrado durante um jogo de Copa do Mundo. Ele substituiu Dida aos 37 minutos do segundo tempo, na vitória por 4 a 1 sobre o Japão, no Mundial de 2006, disputado na Alemanha.

Cartela Curiosidades Ceni 14 (Foto: GloboEsporte.com)

#21 VISITA À MURALHA
Em 1991, Rogério participou de uma excursão do São Paulo para a China. Não ficou nem no banco nos quatro jogos. Entre experiências inesquecíveis está o passeio pela famosa Muralha da China, que, segundo estudo de 2009, tem 8.850 quilômetros de extensão.

#22 CONTA ERRADA
O São Paulo comemorou com atraso quando Rogério Ceni se tornou o jogador com mais partidas pelo clube. Em 2005, contra o Atlético-MG, o goleiro atuou com a camisa 618, referência ao número de jogos. Na verdade, ele havia atingido essa marca e superado Waldir Peres diante do Atlético-PR, na final da Libertadores, título conquistado no dia 14 de julho. O Tricolor não tinha computado três jogos em que o goleiro jogara vindo do banco.

Cartela Curiosidades Ceni 15 (Foto: GloboEsporte.com)

#23 DE OLHO NO BONO
Em 2006, Rogério Ceni e o zagueiro Lugano assistiram ao show da banda de rock U2, no Morumbi, no meio da galera. O goleiro se disfarçou com uma peruca black power e óculos escuros. Não foi reconhecido.

#24 LÊ E FALA
Para dar as suas famosas preleções aos companheiros de equipe antes da subida do vestiário para o gramado, Rogério Ceni costuma recorrer a livros que falam de liderança. Ele busca inspiração para motivar os parceiros.

Cartela Curiosidades Ceni 16 (Foto: GloboEsporte.com)

#25 PRÊMIO ZERO KM
O prêmio de US$ 5 mil, dado aos reservas pela conquista do Mundial de 1993, sobre o Milan, serviu para que Rogério quitasse a dívida do primeiro carro zero quilômetro de sua vida.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*