Alvo de críticas, Daniel Alves é quem mais corre nos jogos do São Paulo

Em apenas três meses, Daniel Alves já deixou a capa de herói e passou a ser alvo de críticas no São Paulo. Até a dedicação do camisa 10 torcedores chegaram a questionar. Faltaria mesmo esforço do astro? Para analisar a questão, o UOL Esporte teve acesso a dados internos do clube sobre o desempenho do lateral direito. Quando atuou por 90 minutos com a camisa do Tricolor paulista, ele foi invariavelmente quem mais correu em campo. A melhor marca registrada foi na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no Pacaembu, quando correu 11,8 quilômetros.

A média do veterano pelo Campeonato Brasileiro, atuando tanto como lateral direito quanto no meio de campo, tem sido de 11 quilômetros percorridos por partida. Das 15 vezes em que entrou em campo, o único jogo em que ele precisou ser substituído no triunfo sobre a Chapecoense, fora de casa, quando sentiu desconforto muscular na coxa direita.

Daniel Alves teve até agora participação direta em quatro gols do São Paulo – sendo que nestes jogos o time balançou as redes apenas 11 vezes. Em três oportunidades ele deu assistências para os companheiros e, na estreia contra o Ceará, deixou a sua marca. São números que deixam muitos torcedores variando da desconfiança às críticas, considerando a elevada expectativa criada por sua contratação.

Curiosamente, quando atuava na Europa, o jogador também apresentou desempenho semelhante temporada após temporada (veja lista abaixo). Vale destacar que, na maior parte destes casos, os seus times tinham ataques bem mais efetivos. O ponto fora da curva nos 15 primeiros jogos do brasileiro em cada temporada foi em 2017, pelo Paris Saint-Germain, quando fez três gols e deu cinco assistências.

Apesar de ter estreado apenas na 15ª rodada, o camisa 10 também tem outras estatísticas como destaques positivos em meio a um cenário de rendimento coletivo decepcionante para seu torcedor. Segundo o Footstats, ele foi um dos quem mais deu passes para finalizações dos companheiros, com 35 ações do tipo. Além disso, só é superado no número de assistências de gols por Antony (que tem cinco em 25 confrontos). Ele ainda conseguiu desarmar os adversários em 30 oportunidades.

Quando o time correu mais?

Nem sempre correr mais se traduz em melhor desempenho ou melhor resultado. Ainda de acordo com a apuração do UOL Esporte, no empate sem gols com o Flamengo no Maracanã – o primeiro jogo sob o comando de Fernando Diniz -, em que muitos elogiaram o empenho do time, os jogadores tricolores percorreram, no total, 101,9 quilômetros. Nesse caso, os atletas tiveram ações em alta velocidade (superior a 20km/h) em 529 metros e sprints com mais de 25 km/h em 146 metros. Já na derrota para o Fluminense por 2 a 0 no Morumbi, o time correu 108,52 kms, teve distância de 528 metros a mais com piques de 20km/h e 107 metros a mais de 25 km/h. Para completar, no revés diante do Athletico-PR, o Furacão, os atletas percorreram 103,95 kms, correu a mais de 20 km/h em 720 metros; e 199 metros a mais de 25 km/h.

Primeiros 15 jogos de Daniel Alves por temporada desde 2003:

2003 – Sevilla – 2 gols

2004 – Sevilla – 0

2005 – Sevilla – 1 gol, 3 assistências

2006 – Sevilla – 1 assistência

2007 – Sevilla – 3 assistências

2008 – Barcelona – 1 gol, 3 assistências

2009 – Barcelona – 1 gol, 3 assistências

2010 – Barcelona – 2 gols, 3 assistências

2011 – Barcelona – 1 gol, 3 assistências

2012 – Barcelona – 1 gol, 1 assistência

2013 – Barcelona – 2 gols, 1 assistência

2014 – Barcelona – 3 assistências

2015 – Barcelona – 0

2016 – Juventus – 2 gols, 2 assistências

2017 – PSG – 3 gols, 5 assistências

2018 – PSG (lesionado, Copa)

2019 – São Paulo – 1 gol, 3 assistências

 

Fonte: Uol

8 comentários em “Alvo de críticas, Daniel Alves é quem mais corre nos jogos do São Paulo

    • Desculpe, tem parte da culpa, sim. Intercedeu pelo fraco Fernando Diniz.
      A partir dai passa ter responsabilidade pela escolha dele.
      Mas, sem dúvida, não é o maior culpado pelo que acontece no São Paulo.

  1. Nem Messi, nem Ronaldo, nem Romário, nem Zico jogariam bem num clube que troca de técnico 4 vezes por ano, sendo que 3 deles não tem competencia nem experiência pra um clube do tamanho do SP…

    Diretoria fraca e presidente Bandido…

    Daniel Alves é só mais um torcedor decepcionado.

    • Essa é a única desculpa que o Daniel Alves não pode dar: troca de técnicos.
      Foi ele que intercedeu pela contratação do fraco Fernando Diniz (não estou falando pelos resultados dele a frente do SP, estou falando pelo histórico dele e falo isso desde a sua contratação).
      Quanto à diretoria, concordo com você, a maioria dos jogadores começa a ver o balcão de negócios em que o clube se transformou, em detrimento da gestão do futebol, e ai começam a jogar no ritmo da cobrança da diretoria, ou na que os seus empresários determinam. Disso, eu não tenho dúvida.
      Quanto ao futebol do Daniel Alves em sí, nunca o achei um craque, é sim um bom jogador, mas jamais para jogar na meia. Infelizmente, fica claro que ele não consegue jogar em alto desempenho devido a idade e também devido a última contusão séria que teve, por isso talvez tenha optado ser meia é ai que pode estar o grande erro dele.

  2. A empresa de mídia que assessora o Daniel Alves deve estar tendo um trabalho danado para achar algum fundamento em que ele se destaque.
    E devem achar que os torcedores de futebol são idiotas.
    Pode ser que alguns até sejam, principalmente aqueles que perdem tempo acreditando no que fala aquele pessoal da Fox, mas nem todos o são.
    Se só correr fosse a solução para o futebol, melhor seria jogar com a equipe de atletismo e dispensar o pessoal do futebol.
    A estatística que demonstra ser ele o jogador que mais corre deveria vir acompanhada da de passes certos, de desarmes, de chutes gol e, DE PREFERÊNCIA, comparada a outros jogadores recém chegados do futebol europeu como Rafinha e Felipe Luís do Flamengo.
    Release de empresa de assessoria de Marketing/Imprensa não dá. 
    Depois eles não sabem porque a imprensa tradicional está acabando. Se já não acabou.

    • Observação, a matéria cita ‘en passant’ passes, desarmes, mas é bem vaga. E sem um comparativo com outros clubes e jogadores fica algo bem raso.
      Ao mesmo tempo que tenta demonstrar ser ele o melhor jogador do São Paulo, pode apenas estar dizendo que ele é o menos pior.

    • Pode fazer melhor…. comparar o Daniel Alves com Rodrigo Caio, Cortez, Maicon… jogadores que rendem fora do SP e não rendem aqui.

      O problema está no clube e não no jogador.

      Daniel Alves joga em qq clube do mundo.

  3. Problema nao é o daniel alves, mas sim seu alexandre pato, que nao esta jogando nada e fica pondo mais lenha na fogueira, ja devia escancarar tudo de uma vez o que esta acontecendo com ele no sao paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*