Agressivo, São Paulo se organiza no meio e ganha elogios

O São Paulo ainda não saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas é inegável que o time vem evoluindo nas últimas partidas. Contra a Ponte Preta, vencia por 2 a 0, mas sofreu o empate. Na sequência, derrotou o Vitória, fora de casa, por 2 a 1. Por último, ficou no 1 a 1 com o Corinthians, porém, jogou melhor do que o líder do torneio.

Muito disso tem a ver com a formação ofensiva adotada pelo técnico Dorival Júnior, que sacou um volante (Jucilei) para colocar um meia (Cueva) para atuar na linha de quatro homens – Cueva, Lucas Fernandes, Hernanes e Marcos Guilherme.

Além da própria escalação, o treinador também ajeitou o posicionamento das peças. Cueva, por exemplo, pouco rendia quando era usado aberto pelo lado esquerdo. Jogou centralizado diante de Vitória e Corinthians e teve ótimos momentos. Lucas Fernandes teve liberdade para se movimentar pelos dois lados e trocar de posição com Marcos Guilherme, que se firma a cada partida.

Além da melhora ofensiva, chama a atenção como Dorival conseguiu encaixar o sistema de marcação. Cueva e Lucas Fernandes fizeram com precisão a recomposição defensiva diante do Corinthians. Marcos Guilherme, ora na direita, ora na esquerda, conteve os avanços dos laterais adversários, armas importantes no esquema do técnico Fábio Carille. Com isso, Petros, que é o único volante na escalação, não ficou exposto.

O treinador costuma utilizar os treinos iniciais da semana para fazer testes na equipe, mas isso deverá mudar a partir de agora. A meta, com uma formação definida, será fazê-la evoluir para o time seguir colhendo frutos dessa aparente estabilidade.

Cueva e Lucas Fernandes deverão ser mantidos na equipe no final de semana (Foto: Marcelo Hazan)

Cueva e Lucas Fernandes deverão ser mantidos na equipe no final de semana (Foto: Marcelo Hazan)

Entre as coisas que ele pretende arrumar, está a postura errada que aconteceu no segundo tempo do clássico.

– Demos um pouco de campo ao Corinthians no segundo. Não foi um pedido nosso. De repente, foi uma estratégia dos jogadores para usar a velocidade quando contra-atacávamos – afirmou.

Se nenhum problema médico aparecer durante a semana, o São Paulo enfrentará o Sport com: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros; Marcos Guilherme, Hernanes, Cueva e Lucas Fernandes; Lucas PrattoVale lembrar que o lateral-esquerdo Júnior Tavares está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Edimar será o substituto.

Um comentário em “Agressivo, São Paulo se organiza no meio e ganha elogios

  1. Vou voltar a falar no assunto:
    Dorival, saca o Marcos Guilherme do time, coloque em seu lugar o Jucilei e mude esse esquema de 4 1 4 1, caso você queira sobreviver no campeonato.
    O time jogou bem, sim, no último domingo só que, caso houvesse mais 10 minutos de jogo não sei se sairíamos com empate, como foi. O time já estava completamente sem esquema nenhum e correu risco de tomar o segundo gol duas vezes. Então me escute Dorival: MUDE O ESQUEMA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*