Dia do goleiro, orgulho de ter Rogério Ceni, o M1TO!

Amigo são-paulino, leitor do Tricolor na Web, 26 de abril comemora-se o Dia do Goleiro. Nós, são-paulinos, podemos nos considerar duplamente privilegiados: primeiro por torcermos pelo Soberano, o Time da Fé; segundo por termos como grande ídolo Rogério Ceni, o M1TO.

Fui buscar em minha memória, do alto dos meus 54 anos, para lembrar quais goleiros vi jogar pelo São Paulo. E foram grandes arqueiros, como se dizia antigamente.

Não vi José Poy, mas seu sucessor, no começo dos anos 60, Suli. Depois veio Fábio, Cláudio, que não ficaram muito tempo como titulares, pois viria para o Tricolor Picasso, goleiro que chegou a Seleção Brasileira.

No começo da década de 70 tivemos Sérgio Valentin, tão bom que era apelidado de São Sérgio. Nos deu o bicampeonato Paulista, em 70 e 71, já que há 13 anos não conquistávamos nada.

O sucessor de Sérgio foi Waldir Peres, um dos maiores da nossa história, goleiro titular da Seleção Brasileira de 1982. E o nível em sua época era tão grande, que o reserva, Toinho, era tão bom quanto ele. Tanto que revezava alguns jogos como titular, para não ser um mero reserva.

Depois alguns goleiros taparam buraco, como Barbiroto, até surgir Gilmar. Ele foi durante cinco anos goleiro do Tricolor, tendo no grupo Rojas, o goleiro chileno.

Depois veio Zetti, bicampeão mundial e da Libertadores. Um dos maiores de toda a nossa história. E foi sucedido pelo M1TO. Rogério Ceni entrou e não mais saiu. Além de goleiro, um artilheiro, o capitão, o líder,

O São Paulo pode dizer que em termos de goleiro, não discutimos com ninguém. Os melhores passaram pelo nosso clube.  E o melhor do mundo está, ainda, em nosso time.

Parabéns, M1TO. Em seu nome a homeagem do Tricolor na Web a todos os goleiros que vestiram nosso manto sagrado.

2 comentários em “Dia do goleiro, orgulho de ter Rogério Ceni, o M1TO!

  1. Time grande
    grandes porteros
    Poy, Valdir Perez, Gilmar, Zetti
    e o Mito.
    Por isso somos top
    dentre os grandes es o primeiro
    numero uno
    ???? quieres mas.?????

  2. Paulo Pontes boa tarde.
    Eu tiver o prazer de ver o Jose Poy jogar, tenha certeza
    que ele foi tão bom quanto esses citados por você, só
    não jogou na seleção brasileira por ser argentino.
    Abraços.
    Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*