A Under Armour chegou com grande motivação mercadológica e determinou: “nossa armadura é a torcida tricolor”. E veio forte.
O Tricolornaweb realizou uma entrevista exclusiva com o presidente da empresa no Brasil, Marcelo Ferreira. A entrevista foi feita por e-mail, Ele só não admitiu responder as perguntas alusivas a intermediários da negociação da empresa com o São Paulo. E como não sou inqueridor, mas reporter, publico abaixo a entrevista.
1) A Under Armour é uma empresa norte-americana, conhecida no mundo inteiro, responsável pela confecção de uniformes de equipes de ponta de vários esportes. Fale um pouco desta experiência internacional e cite alguns clubes, e seus esportes, que vestem Under Armour.
A Under Armour está entre as maiores empresas de material esportivo do mundo. Temos como marca registrada o tecido de compressão, que nasceu como segunda pele, pelas mãos de nosso atual CEO global, Kevin Plank. Hoje, além das peças de compressão, a marca tem em seu catálogo tênis para os mais variados tipos de corrida, roupas para running e training, além de chuteiras. Entre os principais atletas patrocinados, estão: Tom Brady (futebol americano), Michael Phelps (natação), Stephen Curry (basquete), Andy Murray (tenis) e Georges St. Pierre (MMA). Os principais clubes de futebol, além do São Paulo, são: o Tottenham Hotspur (Inglaterra), Colo-Colo (Chile), Toluca e Cruz Azul (México).
2) De onde surgiu o interesse da Under Armour entrar no futebol, especificamente o brasileiro?
É inegável que o futebol é o esporte mais popular do planeta e seguindo a meta de se tornar uma das marcas líderes de material esportivo no mundo, se fez necessária nossa entrada na modalidade. E, no Brasil, não é diferente. Um país verdadeiramente apaixonado pelo futebol e com uma demanda gigantesca faz parte dos nossos planos há tempos. Contudo, apenas agora julgamos ser o momento ideal para nossa chegada.
3) Qual o motivo de ter sido o São Paulo o escolhido? Pretende vestir algum outro clube brasileiro enquanto estiver no Tricolor?
O São Paulo Futebol Clube é o clube mais vencedor da história do futebol brasileiro, portanto nada mais adequado que estar ao lado de uma instituição desse porte e dessa representatividade para marcar a entrada da marca nos gramados do Brasil. Por isso e pelas características como inovação e garra, que são comuns entre a marca e o clube, o São Paulo é o parceiro perfeito. Sobre outras equipes, temos uma cláusula de exclusividade de 2 anos para clubes brasileiros e 5 anos – ou seja, o contrato inteiro – para clubes paulistas. Portanto, não estamos pensando nisso agora. Nosso esforço está totalmente concentrado no Tricolor.
4) Quando começaram as negociações entre Under Armour e o São Paulo?
Por política da empresa, não abrimos detalhes da negociação.
5) Quem foram os interlocutores desta negociação?
Por política da empresa, não abrimos detalhes da negociação.
6) O contrato é de cinco anos, com preferência de renovação. Qual será o foco inicial de marketing da empresa?
Desde o momento do lançamento, o nosso enfoque foi e continuará sendo o torcedor, seguindo o que diz o mote de nossa campanha: “Nossa armadura é a torcida tricolor”. Acreditamos que não há ativo mais importante para um clube do que sua própria torcida e seguiremos com o foco de nossas ações no torcedor são-paulino.
7) A Under Armour pretende utilizar canais de comunicação para alicerçar seu produto ou vai ficar somente na exposição do clube? Se positivo, quais seriam os canais de interesse da empresa?
Certamente. Estamos trabalhando fortemente nos canais digitais e nossas redes sociais. Para se ter uma ideia, o vídeo que lançamos da ação realizada para a estreia da camisa, em que os torcedores entregavam as camisas para os atletas minutos antes da partida contra o Cruzeiro, superou 50 mil compartilhamentos, 140 mil curtidas e mais de 5 milhões de visualizações. Ou seja, a torcida realmente ‘comprou’ o nosso projeto desde o início, inclusive quando o tweet no qual anunciamos a nossa chegada ao São Paulo se tornou o mais retuitado da Under Armour em todo o mundo neste ano. Além disso, ainda estamos com um esforço muito grande de comunicação nos nossos pontos de venda, atualmente, mais de 1.000, entre físicos e onlines. Vale lembrar que tais produtos também estão disponíveis para venda internacionalmente, como por exemplo nos Estados Unidos por meio do site www.ua.com
8) Particularmente achei os uniformes bonitos. O primeiro resgatou a faixa na parte de trás, algo que a Penalty havia abolido. A crítica que faço é o modelo, demasiadamente agarrado nos jogadores. Isso não prejudica a movimentação do atleta?
Não. Muito pelo contrário. O que trouxemos para o São Paulo Futebol Clube é uma tecnologia baseada em um tecido importado, diferente de tudo que existe no mercado brasileiro. A mesma utilizada nos produtos Under Armour, produzidos em todo o mundo. Especificamente nas camisas de jogo, a tecnologia que temos é a Heat Gear, que oferece uma peça mais confortável aos atletas por meio de um tecido de secagem rápida, e a Air Vent, um conjunto de perfurações no tecido que permitem mais “transpirabilidade” e, consequentemente, um melhor desempenho para os atletas. Inclusive, desde o começo os feedbacks que recebemos dos jogadores são os melhores possíveis.
9) Ficou alguma coisa pré-estabelecida sobre a criação de um terceiro uniforme? É vontade da empresa faze algo assim?
Esse é um tema que possui vários trâmites dentro do clube. É, sim, do nosso interesse, mas temos que respeitar os processos do São Paulo.
10) Deixe sua mensagem ao torcedor do São Paulo.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a excelente recepção que tivemos por parte do torcedor são-paulino desde o anúncio de nossa chegada ao clube, passando pelo lançamento oficial, jogo de estreia, enfim. Conseguimos perceber por meio de nossos canais, redes sociais, nos pontos de venda, na opinião pública, que a confiança no nosso trabalho é muito grande. Portanto, o que garantimos ao torcedor é que vamos continuar trabalhando sério para atender as demandas e oferecer aos jogadores e aos fãs produtos cada vez melhores e que honrem as tradições deste que é o clube mais vitorioso do futebol brasileiro.
Nota do PP: quero reafirmar o que disse no começo da entrevista: fui reporter, não inquiridor. Por isso deixei as perguntas 4 e 5 sem mais contestações. Seriam importantes as respostas, pois trata-se de algo que está debate no São Paulo, sobre a lisura da tal empresa chinesa.
Era o que procurava. Grato.
No facebook, no Grupo Diamantes tem 2 postagens bem interessantes a respeito desse assunto. Ate colaboram para concluirmos que não necesditariamos intermefiarios para negociar com a Under Armor.
A Under Armour é uma excelente marca e os produtos são de ótima qualidade. A única crítica que os torcedores e a imprensa estão fazendo são os números ilegíveis nas costas dos jogadores… indecifráveis à distância….
Comissões à parte… no âmbito conceitual eu fiquei feliz com a chegada da Under Armour. Sou tricolor desde que nasci, portanto, desde sempre, mas aos 15 anos acabei adotando o Tottenham como o meu segundo time, e ele já usa essa armadura há pelo menos um ano. Espero que a parceria gere conquistas… e seja mantida em alto nível. Já se faz tarde para passar o país e o Tricolor à limpo.
Vou insistir em minha tese. Uma empresa deste porte, conhecida mundialmente, o departamento de marketing do SPFC não conhecia? Precisava usar uma empresa chinezinha para falar com tal empresa? O meu amigo Julio Casares diz em entrevista no Lance que é normal pagar comissão. Normal para ele, pois para um Clube organizado que se diz SOBERANO, basta um telefonema para o Presidente de qualquer destas empresas fornecedoras de materiais esportivos, que com certeza será atendido.
Pagar comissão para PROSPECÇÃO DE RECEITAS, já que o departamento é INCOMPETENTE, tudo bem, concordo com o Julio, isto sim é normal no mundo dos negócios.