No ar a edição nº 1608 desta quarta-feira, 19 de março de 2025. Em destaque a análise dos principais assuntos do dia . Ouça comigo.
Arquivos
Zubeldía arma atividade de 11 contra 11 em treinamento do São Paulo
O São Paulo treinou na manhã desta quarta-feira, e o técnico Luis Zubeldía começou a esboçar as equipes que enfrentarão o São Bernardo em jogo-treino no próximo sábado, às 10h, no Morumbis, em atividade fechada para público e imprensa.
A comissão separou duas equipes de 11 jogadores para um trabalho utilizando toda a extensão do gramado, em que foram ensaiadas diferentes situações de jogo, com pausas para orientações.
A atividade não contou com Lucas Moura, que aparece em imagens numa bicicleta ergométrica nesta quarta. Ele ainda trata pancada no joelho direito e deve perder o jogo-treino. Outros desfalques são Bobadilla e Ferraresi, que defendem Paraguai e Venezuela, respectivamente, nas Eliminatórias.
Luiz Gustavo, recuperado de fratura em um dos dedos do pé esquerdo, participou de toda a sessão. O mesmo vale para o zagueiro Alan Franco, que sofreu um trauma no braço esquerdo na semifinal do Paulista, contra o Palmeiras – ele ficou fora somente da sessão de treino de reapresentação.
A equipe segue se preparando para a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Sport, no Morumbis – anteriormente marcado para o domingo, o duelo foi reagendado para sábado, às 18h30.
O Tricolor volta a treinar na manhã de quinta-feira, novamente no CT da Barra Funda.
Com um a menos, São Paulo cede empate ao Atlético-GO pelo sub-20
Nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro sub-20, o São Paulo recebeu o Atlético-GO no Estádio Marcelo Portugal Gouveia, em Cotia-SP, e empatou por 1 a 1. O placar foi aberto por Paulo Sérgio, enquanto Yuri deixou tudo igual.
Com o resultado, o Tricolor, que ainda teve Igão expulso aos 38 minutos da etapa inicial, chegou a quatro pontos, em terceiro lugar. Do outro lado, o Atlético-GO somou o primeiro ponto e subiu para décimo.
O São Paulo retorna aos gramados na quinta-feira (27), contra o Santos, pela terceira rodada do Brasileirão sub-20. A bola rola às 17h15 (de Brasília), no CFA Laudo Natel. O Atlético-GO, por sua vez, encara o Itauçu no próximo sábado, pela quinta rodada do Campeonato Goiano sub-20. A partida acontece às 15h30, no Sesi Multiparque.
Os gols
Aos 13 minutos do segundo tempo, Paulo Sérgio recebeu ótimo passe do companheiro, saiu cara a cara com o goleiro adversário e não perdoou.
Já aos 45, Yuri, dentro da área, desviou rasteiro para o gol a assistência recebida.
CBF altera datas das estreias de Corinthians, Palmeiras e SP no Brasileiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) modificou a data e horário de três partidas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. Os jogos envolvem três grandes clubes paulistas: Corinthians, Palmeiras e São Paulo.
O duelo entre Palmeiras e Botafogo saiu do sábado, dia 29 de março, às 16h30, para o domingo, dia 30, às 16h. A partida acontece no Allianz Parque, em São Paulo (SP).
O Corinthians enfrentaria o Bahia, fora de casa, também no sábado, dia 29. Agora, o confronto será realizado no dia seguinte, às 20h. O local segue o mesmo: a Arena Fonte Nova, em Salvador.
Em função dessas alterações, o São Paulo também teve seu jogo da primeira rodada do Brasileirão com uma nova data. O encontro contra o Sport, no Morumbis, foi antecipado de domingo para sábado, às 18h30.
O motivo de todas essas alterações é a final do Campeonato Paulista. Corinthians e Palmeiras definem o campeão Estadual na quinta-feira, dia 27, o que inviabilizaria a presença em campo dessas equipes dois dias depois pelo Brasileirão.
Nota do PP: mais uma vez, dane-se o São Paulo. Os outros tem problema e nós pagamos o pato. Força no bastidor é isso aí. Respeito acima de tudo.
Lucas Moura mantém tratamento e deve ficar fora de jogo-treino
O São Paulo não deve contar com a presença de Lucas Moura no jogo-treino do próximo sábado, às 10h, contra o São Bernardo, no Morumbis.
O camisa 7 tem realizado tratamento individualizado no CT da Barra Funda por conta de um trauma que sofreu no joelho direito na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na semifinal do Paulistão.
O lance aconteceu nos acréscimos do primeiro tempo. Lucas Moura arrancou para o ataque e foi derrubado por Emiliano Martínez, que foi advertido com um cartão amarelo. Na queda, Lucas teve um forte forte impacto de seu joelho contra o gramado do Allianz Parque, o que causou dor e inchaço.
Mesmo assim, Lucas retornou para o segundo tempo e só foi substituído aos 37 minutos do segundo tempo, quando deu lugar a Erick. Segundo Luis Zubeldía, ele não aguentou as dores e pediu para sair.
Agora, o departamento médico do São Paulo trabalha para zerar as dores de Lucas Moura até o dia 30, data da estreia do Brasileirão contra o Sport, no Morumbis.
São Paulo x Atlético-GO: veja detalhes do jogo pelo Brasileirão Sub-20
Na tarde desta quarta-feira, o São Paulo receberá o Atlético-GO no Estádio Marcelo Portugal Gouveia, em Cotia-SP. O jogo é válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20 e começa às 16h (de Brasília).
ONDE ASSISTIR
A partida terá transmissão ao vivo e com imagens da plataforma de streaming SPFC Play.
PRIMEIRA RODADA
Na primeira rodada, o São Paulo superou o Grêmio por 5 a 1, atuando fora de casa. Já o Atlético-GO perdeu como por 2 a 1 para o Internacional.
ARBITRAGEM
O árbitro da partida será Renan Pantoja de Quequi, que terá Gustavo Rodrigues de Oliveira e Welber Venâncio da SIlva como assistentes.
Premiação da Libertadores 2025: veja os valores por fase
A Conmebol anunciou um aumento na premiação da Libertadores para 2025. Na última segunda-feira, no sorteio da fase de grupos na sede da entidade, o presidente Alejandro Domínguez confirmou a informação. Agora, o campeão receberá US$ 24 milhões (R$ 136 milhões na cotação atual) pelo título.
O valor deste ano é US$ 1 milhão (R$ 5,6 milhões) maior do que o prêmio da edição passada. No total, somando a Copa Sul-Americana, a Conmebol vai distribuir US$ 302 milhões (R$ 1,7 bilhão).
Confira a premiação da Libertadores 2025:
Fase de grupos: US$ 3 milhões (R$ 17 milhões) + US$ 330 mil (R$ 1,7 milhão) por vitória
Oitavas de final: US$ 1,25 milhão (R$ 7,1 milhões)
Quartas de final: US$ 1,7 milhão (R$ 9,6 milhões)
Semifinal: US$ 2,3 milhões (R$ 13 milhões)
Vice-campeão: US$ 7 milhões (R$ 39,7 milhões)
Campeão: US$ 24 milhões (R$ 136 milhões)
São Paulo e Mondelez explicam demora para instalar letreiro do Morumbi
O São Paulo finalmente inaugurou o novo letreiro do Morumbis. Mais de um ano após a venda dos naming rights do estádio para a Mondelez, o clube promoveu um pequeno evento no camarote Bis, na última terça-feira, para oficializar a entrega do novo letreiro.
O Tricolor iniciou a retirada do antigo letreiro antigo ainda em 2024, mas passou por dificuldades para obter a liberação da Prefeitura de São Paulo. O principal empecilho era a Lei Cidade Limpa, que proíbe outdoors e pinturas em fachadas façam propaganda de empresas e produtos.
Por muito tempo, o letreiro do Morumbis ficou tampado por tapumes. Agora, a reforma foi feita e o letreiro está novinho em folha, pronto para esbanjar o nome do estádio. Durante o evento na última terça-feira, Ana Assis, gerente de Bis da Mondelez, explicou o porquê de tamanha demora.
“O processo sempre começa pela Lei Cidade Limpa, todo o processo de subida o letreiro, mas a partir daí a gente começa a consultar diversos setores. Falamos até com o Departamento de Patrimônios Históricos, falamos também com o Departamento de Meio Ambiente para ver se tem alguma alteração importante, porque queremos ouvir todo mundo. É sempre com reuniões extraordinárias que vamos resolvendo, então esse foi o processo que fomos passando. E aí quando passamos pela votação de fato, um dos pontos que foram pedidos foi de fato a contrapartida, porque faz sentido. Já que eu estou usando um espaço público, como eu retorno para ele, como que a gente faz com que esse entorno também sinta que está ganhando algo com esses naming rights”, detalhou a profissional.
“E aí também são algumas… vamos fazer mapeamento arbóreo, cuidar de ciclovia, reforma de ciclofaixa, calçadas… têm alguns termos, acho que está até aberto, dá para consultar, que fechamos com ele, e agora começamos todos os trâmites. Entregamos os documentos para eles, já estamos acelerando bastante. É isso que temos como contrapartida, cuidar do entorno. A Avenida João Saad, tem uma parte que é a Eliseu de Almeida, e a Praça Roberto Gomes Pedrosa. São principalmente essas três localizações que temos”, complementou.
A gerente da Mondelez também foi questionada sobre uma possível renovação com o São Paulo visando o centenário do clube, em 2030. A marca tem contrato com o clube até o final de 2026, mas a profissional afirmou que ainda não existem conversas para uma extensão do vínculo.
“Estamos sempre andando juntos pelo estádio, vendo o que está faltando, seja da visão da marca ou da visão da torcida, que eles passam para nós. Estamos sempre pensando nessa jornada do torcedor e como podemos fazer inserções legais. E para ficar bem claro de renovação, ninguém fala sobre renovação ainda, porque faz um ano e finalmente a gente subiu o letreiro. Quando eu digo não estamos falando, não estamos falando, mas não quer dizer que estamos falando que é não. Foi um ano. Eu sou muito perguntada sobre resultados, até o momento eu tenho grandes resultados para contar internamente, do quanto isso está fazendo bem para a marca, o quanto que a criatividade foi bem aceita. Na Bis, a gente sempre quer entregar uma criatividade, uma provocaçãozinha, um humor. Para nós, isso está sendo muito legal. Até o momento, eu consigo vender legal internamente, e acho que esse é o caminho. Mas, no momento, nós não termos nem o porque de estar falando sobre renovação”, enfatizou Ana Assis.
Apesar das partes ainda não terem iniciado as conversas por uma renovação, tanto São Paulo como Mondelez sempre deixam claro que estão muito satisfeitas com o resultado da união. Leonardo Alladio, gerente de marketing do clube, destacou o desejo de uma “longeva parceria”.
“A Mondelez é uma empresa que não estava no seguimento do futebol e, depois desse primeiro contato com o São Paulo, decide expandir as fronteiras. Isso mostra o sucesso com que o projeto vem sendo conduzido. A Ana já antecipou aqui, com a entrada da logo da Bis no nosso futebol feminino profissional, já chegou dando sorte. Passamos por tantas coisas, por tantas burocracias, e quis o destino que o primeiro jogo aqui no estádio do São Paulo fosse uma final de campeonato, com o São Paulo campeão na nossa casa, que é o Morumbis. O que eu espero da parceria é que seja muito longeva. Temos muitas ativações. Começamos a vender produtos especializados. Essa maturação da parceria vai acontecer com cada vez mais ativações, tem bastante coisa legal sendo desenhada. Não podemos contar tudo, mas com certeza temos como objetivo a longevidade da parceria com o Morumbis”, apontou Leonardo.
Por fim, Ana Assis ainda avaliou o andamento da parceria entre Mondelez e São Paulo. Assim como Leonardo Alladio, a gerente destacou que, apesar da demora para a subida do letreiro, a união vem tendo sucesso.
“A gente ficou praticamente um ano sem o letreiro. Verdade, mas ficamos um ano fazendo muita coisa. Não foi um ano sem nada, foi um ano com muita coisa. A gente até falou que seria um ano de muito aprendizado, porque assim com a gente fez o menor naming rights do mundo, só colocamos um ‘S’, porque respeitamos o nome, a gente sabe o quanto esse estádio era icônico, e falamos ‘Putz, vamos entrar desse jeito?’. Foi assim que foi o ano inteiro, nada foi com o pé na porta. Tudo que entramos foi entendendo onde eu consigo entrar, onde é que dá para conversar com a torcida, onde a torcida pode dar retorno. Então a pesquisa, por exemplo, foi um momento muito feliz de contato com a torcida, e aí votaram qual seria o nome do setor, o nome das arquibancadas. A gente sempre tem medo de flopar, e foi super bem, e a partir daí a gente começou a fazer outras conversas com a torcida. Para nós, foi um ano de muito aprendizado, de muito resultado legal, e que no final, o letreiro ter vindo agora dá quase uma sensação de que está dando tudo certo. O processo do letreiro também foi igual. A gente nunca tinha feito nesse formato, a Prefeitura falou para fazermos um processo que respeite todo mundo. Ouvimos todo mundo, sociedade civil, diferentes secretarias, para conseguir fazer direitinho. Estamos muito orgulhosos do processo”, concluiu a profissional.
O letreiro anterior do Morumbis, que carregava “São Paulo Futebol Clube – Estádio Cícero Pompeu de Toledo”, foi leiloado. Toda a quantia arrecadada com tal venda foi revertida para o Fundo Social de São Paulo.
Apesar disso, as letras iniciais do nome Cícero Pompeu de Toledo ainda estão guardadas. As peças foram armazenadas no museu da equipe e não ficaram disponíveis no leilão. O Tricolor encontrou uma nova forma de homenagear o ícone do clube e, em julho do ano passado, ergueu uma estátua de Cícero no Morumbis.
Conforme apurado pela Gazeta Esportiva, a parceria com a Mondelez renderá R$ 25 milhões por ano ao São Paulo. Além de patentear o chocolate Bis, a empresa ainda é dona de outros produtos do ramo alimentício, como Oreo, Lacta, Tang, Trident, entre outros.
Conmebol divulga calendário da fase de grupos da Libertadores
Nesta terça-feira, a Conmebol divulgou a tabela detalhada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2025. A competição contará com a presença de sete clubes brasileiros, incluindo o São Paulo e Palmeiras.
O Tricolor realizará sua estreia no torneio no dia 2 de abril, uma quarta-feira, diante do Talleres, da Argentina. A partida será disputada no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, às 21h30 (de Brasília).
Já o Verdão entrará em campo na quinta-feira, dia 3, às 19h. A equipe comandada por Abel Ferreira enfrenta o Sporting Cristal, do Peru, no Estádio Nacional do Peru, em Lima.
Atual campeão da Libertadores, o Botafogo também viaja para fazer sua partida de estreia. O Glorioso encara a Universidad de Chile, no Estádio Nacional do Chile, às 21h30 de quarta.
O Flamengo, por sua vez, viaja até a Venezuela para enfrentar o Deportivo Táchira, no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo. A partida acontece na quinta, às 21h30.
Já o Fortaleza recebe o Racing, da Argentina, e atual campeão da Copa Sul-Americana, na terça, dia 1º. A bola rola às 21h30, na Arena Castelão.
Bahia e Internacional fazem o duelo de brasileiros na primeira rodada. O jogo acontece na Arena Fonte Nova, às 19h de quinta.
Na fase de grupos, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro das próprias chaves. O time que tiver a melhor campanha em cada grupo classifica-se diretamente às oitavas de final. Já os segundos colocados disputam um playoffs contra os terceiros colocados da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Confira a tabela completa abaixo (horários de Brasília):
São Paulo
Talleres (ARG) x São Paulo – 02/04, quarta-feira (21h30)
São Paulo x Alianza Lima (PER) – 10/04, quinta-feira (21h30)
Libertad (PAR) x São Paulo – 23/04, quarta-feira (21h30)
Alianza Lima (PER) x São Paulo – 06/05, terça-feira (19h)
São Paulo x Libertad (PAR) – 14/05, quarta-feira (21h30)
São Paulo x Talleres (ARG) – 27/05, terça-feira (19h)
Palmeiras
Sporting Cristal (PER) x Palmeiras – 03/04, quinta-feira (19h)
Palmeiras x Cerro Porteño (PAR) – 09/04, quarta-feira (21h30)
Bolívar (BOL) x Palmeiras – 24/04, quinta-feira (19h)
Cerro Porteño (PAR) x Palmeiras – 07/05, quarta-feira (21h30)
Palmeiras x Bolívar (BOL) – 15/05, quinta-feira (19h)
Palmeiras x Sporting Cristal (PER) – 28/05, quarta-feira (21h30)
Flamengo
Deportivo Táchira (VEN) x Flamengo – 03/04, quinta-feira (21h30)
Flamengo x Central Córdoba (ARG) – 09/04, quarta-feira (21h30)
L.D.U. Quito (ECU) x Flamengo – 22/04, terça-feira (19h)
Central Córdoba (ARG) x Flamengo – 07/05, quarta-feira (21h30)
Flamengo x L.D.U. Quito (ECU) – 15/05, quinta-feira (21h30)
Flamengo x Deportivo Táchira (VEN) – 28/05, quarta-feira (21h30)
Botafogo
Universidad de Chile (CHI) x Botafogo – 02/04, quarta-feira (21h30)
Botafogo x Carabobo (VEN) – 08/04, terça-feira (19h)
Estudiantes De La Plata (ARG) x Botafogo – 23/04, quarta-feira (21h30)
Carabobo (VEN) x Botafogo – 06/05, terça-feira (19h)
Botafogo x Estudiantes De La Plata (ARG) – 14/05 – quarta-feira (21h30)
Botafogo x Universidad de Chile (CHI) – 27/05 – terça-feira (21h30)
Retorno de Luiz Gustavo pode fazer Luciano perder espaço entre titulares
O São Paulo tem feito uma espécie de ‘intertemporada’ após a eliminação na semifinal do Campeonato Paulista. O elenco tricolor ainda tem cerca de duas semanas até a estreia no Campeonato Brasileiro e pode usar esse período para recuperar alguns de seus jogadores lesionados.
Um deles é Luiz Gustavo. Após fraturar um dedo do pé esquerdo, o volante iniciou o processo de transição física para o gramado no último dia 27 de fevereiro e espera estar à disposição do técnico Luis Zubeldía para o primeiro jogo do São Paulo na Série A de 2025, que será contra o Sport.
O retorno de Luiz Gustavo, pode trazer más notícias para um jogador do elenco: Luciano. Caso Zubeldía opte por manter o esquema de três zagueiros, com dois alas mais abertos, o camisa 10 do São Paulo pode acabar perdendo espaço no time titular tricolor.
A formação tática utilizada pelo treinador nos últimos três jogos da equipe pede por dois volantes de ofício e somente um meia mais avançado, com dois atacantes. Contra o São Bernardo, por exemplo, a dupla de volantes foi composta por Pablo Maia e Marcos Antônio, com Oscar mais à frente.
Já contra o Novorizontino, Marcos Antônio formou dupla com Alisson, novamente com Oscar de meia-atacante e Lucas e Calleri no comando do ataque. Dessas duas partidas, Luciano disputou apenas uma, saindo do banco de reservas na segunda etapa.
Já contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão, Zubeldía optou por escalar o ‘quarteto mágico’, recuou Oscar e o fez atuar como um primeiro volante junto de Alisson. Assim, Luciano recuperou espaço no 11 inicial e entrou com a função de ser um meia-atacante, mas pouco participou do jogo.
A escolha de Zubeldía em recuar Oscar pode ter sido intencional apenas para o Choque-Rei, com o objetivo de ter mais qualidade nos lançamentos e na saída de bola. A posição favorita do camisa 8, claro, é a meia. E com o retorno de Luiz Gustavo, jogador de confiança do técnico argentino, ele pode retornar a ela.
Com a volta do volante após lesão, existe a possibilidade de que Zubeldía escale o time titular com três zagueiros, com Luiz Gustavo e Alisson compondo a volância, o que levaria Oscar a retornar à função de ‘maestro’ da equipe. Seguindo tal lógica, Luciano voltaria ao banco e seria uma espécie de ‘reserva de luxo’.
Luiz Gustavo e Alisson, inclusive, já estão acostumados a formar dupla no meio-campo do São Paulo. O entrosamento entre os dois e a melhora no setor defensivo com três zagueiros podem ser fatores decisivos para que o comandante argentino mantenha a formação atual.
Oscar é o segundo jogador do São Paulo com mais participações em gols no ano, com seis: são dois gols e quatro assistências em 12 jogos. Já Luciano soma quatro contribuições, com três tentos e um passe para gol em 10 partidas. Ambos são jogadores distintos, então fica a critério de Zubeldía decidir quem será o titular no meio caso o esquema seja mantido.
O São Paulo retorna aos gramados apenas no próximo dia 30 de março, quando encara o Sport pela primeira rodada da Série A. A bola rola às 16h (de Brasília), no Morumbis. Até lá, Zubeldía terá tempo para fazer os testes que desejar e decidir o que fará quando tiver Luiz Gustavo à disposição.