James Rodríguez explica fracasso no São Paulo

Após a derrota da seleção colombiana para o Brasil por 2 a 1 nesta quinta-feira, em duelo pelas Eliminatórias Sul-americanas, James Rodriguez foi perguntado sobre o motivo de não ter dado certo no São Paulo. “Porque eu não joguei, é fácil”, disse o camisa dez colombiano.

Na sequência, a pergunta feita ao jogador foi sobre o reencontro com Dorival Júnior e a relação entre eles. O treinador da seleção comandou o São Paulo no período da passagem de James pelo Tricolor. “Pergunte a ele. Ele tem a resposta, eu não. E não tenho mágoas”, completou James Rodríguez.

O jogador de 33 anos disputou apenas 22 partidas pelo Tricolor (2023 e 2024), não rendeu o esperado e não conseguiu ter sequência com nenhum dos três técnicos no período (Dorival Jr., Carpini e Zubeldía). A passagem do colombiano ficou marcada por muitos altos e baixos, com dois gols e quatro assistências.

Além do São Paulo, James já teve uma carreira consolidada na Europa, onde atuou por Porto, Monaco, Bayern, Real Madrid e Everton. Pelo Real, o jogador venceu duas vezes a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes.

Nota do PP: bem, não foi só no São Paulo que ele não jogou. Depois que saiu daqui, já saiu de outros dois times, também sem jogar.

Igor Vinícius pode assinar pré-contrato com outro clube no fim de junho

A diretoria do São Paulo não manifestou até o momento a vontade de renovar o contrato do lateral-direito Igor Vinícius, que acaba em 31 de dezembro de 2025.

Segundo jogador mais longevo do elenco, atrás apenas de Arboleda, o lateral que completa 28 anos em 1º de abril foi titular da posição em 2024, com 47 partidas disputadas, começou a atual temporada como dono do posto, mas acabou perdendo a posição para o português Cédric Soares.

E, diferentemente dos casos de outros jogadores que também têm vínculo acabando no fim deste ano, como o goleiro Rafael e o zagueiro Alan Franco, o jogador e seu estafe não tiveram sinalização de que haverá conversas para fechar um novo contrato.

A falta de acordo, assim, pode permitir que Igor Vinícius assine um pré-contrato com qualquer outra equipe a partir do dia 30 de junho e saia de graça do clube em dezembro, como aconteceu com o lateral-esquerdo Welington em 2024 – sem renovação, ele foi para o Southampton.

Em entrevista ao ge em outubro do ano passado, Igor Vinícius dizia acreditar que essa conversa começaria assim que os objetivos de 2024 fossem alcançados. Na mesma resposta, porém, não escondeu a vontade de se aventurar fora do Brasil.

– Ainda não teve nenhum tipo de contato comigo ou com meu estafe, mas acredito que vá surgir a conversa naturalmente, ainda temos objetivos neste ano. Eu estou no São Paulo, um grande clube, sou feliz aqui, gosto de morar na cidade, mas também não descarto uma ida ao exterior, é um sonho que tenho. Mas tem muita coisa para acontecer, sou feliz aqui e gostaria de ficar por mais tempo.

Cedido pelo Ituano, Igor Vinícius chegou ao São Paulo primeiro por empréstimo em 2019, teve 50% dos seus direitos comprados por R$ 2 milhões no fim daquele ano e, desde então, disputou 212 jogos, com sete gols e 24 assistências. Ele foi campeão paulista em 2021, da Copa do Brasil em 2023 e da Supercopa em 2024.

São Paulo encerra Paulistão com 38% de aproveitamento fora de casa

O São Paulo foi eliminado do Campeonato Paulista pelo Palmeiras, na semifinal, ao perder no Allianz Parque por 1 a 0. Fora de casa, o Tricolor encerrou a participação no Estadual com aproveitamento ruim.

A equipe do técnico Luis Zubeldía disputou sete jogos como visitante, somou duas vitórias e sofreu três derrotas, além de dois empates. Os resultados geram um aproveitamento de apenas 38%.

As únicas duas vitórias aconteceram contra Portuguesa e São Bernardo. A equipe fez 2 a 1 em cima da Lusa e venceu o Bernô por 3 a 1. Santos, Red Bull Bragantino e Palmeiras venceram o Tricolor, que também empatou com o próprio Verdão e com o Botafogo-SP.

Os números em 2025 são inferiores aos conquistados no Paulistão do ano passado. Em 2024, o São Paulo, na época comando por Thiago Carpini, acumulou três vitórias, dois empates e apenas uma derrota em seis jogos fora do Morumbis. O aproveitamento no torneio daquela temporada foi de 61,1%.

A equipe tricolor tem a missão de conquistar resultados melhores fora de casa ao longo da temporada. Para se ter uma ideia, em 2024, o desempenho foi mediano. Em 33 jogos, o São Paulo venceu 11, perdeu 11 e empatou 11, conquistando 44,4% de aproveitamento.

O próximo jogo do time são-paulino longe do Morumbis está marcado para o dia 2 de abril. O Tricolor visita o Talleres, em Córdoba, na Argentina, pela primeira rodada da Libertadores. A bola a partir das 21h30 (de Brasília).

No entanto, antes de estrear na competição continental, o São Paulo centraliza suas atenções para o pontapé inicial no Campeonato Brasileiro. No próximo dia 29, a equipe recebe o Sport, no Morumbis, às 18h30.

Ferreira é o jogador do São Paulo com mais chances perdidas no ano

Ferreira ainda vem tentando recuperar o bom futebol após se recuperar de lesão. O atacante, no entanto, vive longo período de jejum e é o jogador do São Paulo que mais perdeu chances em 2025.

De acordo com dados do Sofascore, Ferreira desperdiçou cinco grandes oportunidades de gol. Uma delas ocorreu na vitória do Tricolor sobre o Novorizontino, por 1 a 0, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Na reta final do jogo, o atacante fez fila, invadiu a área e bateu, mas parou em defesa do goleiro.

O camisa 47 também perdeu chances contra Guarani, Portuguesa e Inter de Lima. Contra a Lusa, inclusive, o atacante desperdiçou duas grandes oportunidades, sendo uma cara a cara com o goleiro, em que acabou acertando a trave.

Em contrapartida, Ferreira é o terceiro jogador do elenco tricolor, empatado com Ferraresi e Luciano, com mais chances criadas no ano (3). Ele fica atrás apenas de Oscar (4) e Calleri (5).

Em agosto do ano passado, Ferreira sofreu uma lesão na perna esquerda que o tirou dos gramados por quase dois meses. Desde que retornou, o atacante não participou diretamente de nenhum gol do São Paulo, seja como artilheiro ou garçom.

A última vez em que o jogador balançou as redes faz mais de sete meses. Em julho de 2024, Ferreira marcou o segundo gol são-paulino no empate com o Botafogo em 2 a 2, pelo Campeonato Brasileiro.

O atacante disputou nove jogos nesta temporada, sendo três como titular. Ele espera entrar em campo no próximo dia 30, quando a equipe de Luis Zubeldía estreia no Brasileirão. No Morumbis, o São Paulo recebe o Sport, às 16h (de Brasília).

Rodriguinho treina parcialmente com o grupo

Nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo treinou mais uma vez com foco na estreia do Campeonato Brasileiro. O Tricolor recebe o Sport, no Morumbis, no próximo dia 29, às 18h30 (de Brasília).

Em transição física após se recuperar de incômodo no joelho esquerdo, Rodriguinho treinou parcialmente com o grupo em um coletivo promovido pelo técnico Luis Zubeldía. O jogador de 21 anos iniciou a transição para o gramado no último dia 2 e deve estar à disposição para enfrentar o Sport.

O elenco são-paulino iniciou o dia com um circuito de exercícios físicos coordenados pela preparação física. Em seguida, os jogadores trabalharam posse de bola e realizaram o coletivo de 11 contra 11. O treinador argentino pôde fazer observações nesta etapa do treino.

As atividades também contaram com as presenças dos jovens Maik e Igão. O lateral e o zagueiro recuperaram a parte física após participarem do empate com o Atlético-GO em 1 a 1, na última quarta-feira, pelo Brasileiro sub-20.

O São Paulo, que não entra em campo há dez dias, ainda tem tempo para se preparar para o duelo contra o Sport. O elenco retoma os trabalhos na manhã desta sexta-feira, novamente no CT da Barra Funda. No sábado, fará um jogo-treino contra o São Bernardo, no Morumbis.

Evangelos Marinakis e São Paulo: como estão as negociações?

O São Paulo está avançando as negociações envolvendo Evangelos Marinakis. O presidente Julio Casares, durante o sorteio da Copa Libertadores, falou mais uma vez sobre o assunto. De acordo com o dirigente, as negociações estão com documentos em andamento.

O Lance! apurou que as conversas existem há algum tempo e sempre foram vistas com bons olhos por parte do Tricolor. Porém, existem alguns processos que precisam ser tomados, como aprovação e discussão por parte do Conselho Deliberativo.

– Ele (Marinakis) está cada vez mais próximo, pois veio ao Brasil há oito meses com o desejo de me conhecer. Fui duas vezes a Londres, e as negociações estão bastante avançadas, com trocas de documentos em andamento. Esperamos que em breve possamos fazer o anúncio de forma responsável. Após a assinatura, vamos submeter ao conselho para aprovação e discussão. Não tenho dúvidas de que será um divisor de águas – explicou o presidente Julio Casares.

Como funcionaria o acordo entre Marinakis e o São Paulo?
A negociação entre São Paulo e Evangelos Marinakis é visando um investimento principalmente em Cotia, base do clube. Ou seja, para que comece a ter direito no passe dos jovens atletas formados nas categorias de base, vistos como ativos valiosos pelo empresário.

Não seria uma compra das categorias de base, interpretada pelo São Paulo como patrimônio do clube, mas sim uma forma de investimento, de fato.

Além disso, Marinakis teria maior influência no futebol europeu, o que poderia abrir portas para os jovens talentos tricolores, como se fosse uma vitrine.

 

Fonte: Lance

 

Nota do PP: para mim, tudo nebuloso. Por trás dessa fumaça deve ter muito fogo ainda.

Ruan e Marcos Antônio estão longe de meta para serem comprados

As permanências do zagueiro Ruan e do meio-campista Marcos Antonio provavelmente dependerão da vontade do São Paulo em negociar novos contratos com os atletas – apesar de cláusulas que obrigam o clube a comprar os direitos dos jogadores.

Ambos dependem de metas que acionem esses gatilhos – e só Ruan ainda tem essa possibilidade, mas ele, que neste ano tem três partidas, precisaria jogar bem mais do que jogou até agora.

Os dois foram contratados por empréstimo no ano passado, acordos que terminam em 30 de junho.

Ruan, do Sassuolo, precisará fazer 25 jogos com pelo menos 45 minutos cada para obrigar o São Paulo a pagar cerca de R$ 27 milhões para tê-lo em definitivo. Até agora, fez 13 partidas, 11 delas com 45 minutos ou mais.

Há 20 jogos programados do São Paulo até o final de junho – por Brasileiro, Copa do Brasil e Conmebol Libertadores.

Por isso, o caso de Marcos Antônio também é difícil. O volante tem que jogar 45 minutos em metade das partidas da equipe durante o período de empréstimo – a meta é de 30 jogos, no caso. Por enquanto, tem 15.

A cláusula é de cerca de R$ 25,5 milhões, que podem ser parcelados em três anos.

Nenhum dos dois empolgou o técnico Luís Zubeldía até agora. Ruan ainda foi prejudicado por uma lesão muscular neste ano.

Marcos Antônio chegou a ser utilizado em jogos recentes, quando o técnico escalou o time com três zagueiros, mas ficou no banco contra o Palmeiras.

Os valores envolvidos nas negociações também são obstáculos para o São Paulo, que está com problemas financeiros e, neste ano, só contratou reforços que estavam livres.

 

Fonte: Globo E sporte

 

Nota do PP: ué, mas o diretor de Futebol, Carlos Belmonte, disse que eles aprovaram e seriam comprados, independente de metas.

São Paulo se apega a retrospecto favorável com Alianza Lima ou Talleres

O torcedor do São Paulo pode ficar entusiasmado com Alianza Lima-PER e Talleres-ARG presentes no Grupo D da Libertadores. Isso porque nas últimas três vezes que um destes dois times caíram com o Tricolor, a equipe paulista se classificou ao mata-mata.

Na edição de 2004, com Alianza Lima, LDU e Cobreloa, o São Paulo somou 15 pontos e avançou em primeiro. Nas oitavas, empatou em 2 a 2 no agregado com o Rosario Central e eliminou o adversário nos pênaltis.

Já nas quartas, somou 7 a 1 nos jogos de ida e volta com o Deportivo Táchira e, assim, chegou à semifinal, onde caiu para o Once Caldas.

Em 2007, o Alianza Lima apareceu novamente com o São Paulo. Necaxa e Audax Italiano eram os outro dois times que completavam o grupo. Com mais dificuldades, o Tricolor passou em segundo, com 11 pontos. Até que nas oitavas, enfrentou o Grêmio e foi eliminado pelo placar de 2 a 1 no agregado.

Recentemente, na Libertadores de 2024, o Talleres foi um dos times que apareceu para preencher o grupo do Tricolor. Em uma bela disputa, a equipe brasileira ficou à frente do adversário pelo saldo de gols e avançou em primeiro.

Nas oitavas, até eliminou o Nacional após empatar a ida e vencer por 2 a 0 no Morumbis, mas caiu nas quartas. Depois de dois empates com o Botafogo, a decisão foi para os pênaltis e a equipe carioca levou a melhor.

Na atual edição da competição, além de Alianza Lima e Talleres, o Libertad aparece como um terceiro time no grupo do São Paulo para tentar a vaga no mata-mata.

A estreia do Tricolor na Libertadores acontece na quarta-feira (2), contra o Talleres. A partida acontece às 21h30 (de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes.

São Paulo mostra solidez defensiva em bolas paradas na temporada

Nesta temporada, o setor defensivo do São Paulo tem mostrado solidez quando o assunto é bola parada. Isso porque time sofreu apenas dois dos 16 gols dessa forma.

As únicas vezes em que a defesa foi vazada a partir de bolas paradas ocorreram em cobranças de pênaltis. A primeira foi contra o São Bernardo, na última rodada da fase de grupos do Paulistão, e a segunda diante do Palmeiras, na semifinal do estadual.

Vale destacar também que o time de Zubeldía passou em branco em seis dos 16 duelos até aqui. O time não sofreu gols contra Flamengo (FC Series), Botafogo-SP, Guarani, Inter de Limeira, Palmeiras e Novorizontino.

No entanto, um ponto que o técnico Zubeldía pode ficar de olho para a sequência do ano é a saída de bola da equipe. Durante a pré-temporada, no jogo contra o Cruzeiro, um erro de passe no setor defensivo originou o gol que abriu o placar.

Já contra a Portuguesa, apesar da vitória por 2 a 1, o gol sofrido logo no início do jogo também foi resultado de um erro de passe na saída de bola.