Retorno de Luiz Gustavo pode fazer Luciano perder espaço entre titulares

O São Paulo tem feito uma espécie de ‘intertemporada’ após a eliminação na semifinal do Campeonato Paulista. O elenco tricolor ainda tem cerca de duas semanas até a estreia no Campeonato Brasileiro e pode usar esse período para recuperar alguns de seus jogadores lesionados.

Um deles é Luiz Gustavo. Após fraturar um dedo do pé esquerdo, o volante iniciou o processo de transição física para o gramado no último dia 27 de fevereiro e espera estar à disposição do técnico Luis Zubeldía para o primeiro jogo do São Paulo na Série A de 2025, que será contra o Sport.

O retorno de Luiz Gustavo, pode trazer más notícias para um jogador do elenco: Luciano. Caso Zubeldía opte por manter o esquema de três zagueiros, com dois alas mais abertos, o camisa 10 do São Paulo pode acabar perdendo espaço no time titular tricolor.

A formação tática utilizada pelo treinador nos últimos três jogos da equipe pede por dois volantes de ofício e somente um meia mais avançado, com dois atacantes. Contra o São Bernardo, por exemplo, a dupla de volantes foi composta por Pablo Maia e Marcos Antônio, com Oscar mais à frente.

Já contra o Novorizontino, Marcos Antônio formou dupla com Alisson, novamente com Oscar de meia-atacante e Lucas e Calleri no comando do ataque. Dessas duas partidas, Luciano disputou apenas uma, saindo do banco de reservas na segunda etapa.

Já contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão, Zubeldía optou por escalar o ‘quarteto mágico’, recuou Oscar e o fez atuar como um primeiro volante junto de Alisson. Assim, Luciano recuperou espaço no 11 inicial e entrou com a função de ser um meia-atacante, mas pouco participou do jogo.

 

A escolha de Zubeldía em recuar Oscar pode ter sido intencional apenas para o Choque-Rei, com o objetivo de ter mais qualidade nos lançamentos e na saída de bola. A posição favorita do camisa 8, claro, é a meia. E com o retorno de Luiz Gustavo, jogador de confiança do técnico argentino, ele pode retornar a ela.

Com a volta do volante após lesão, existe a possibilidade de que Zubeldía escale o time titular com três zagueiros, com Luiz Gustavo e Alisson compondo a volância, o que levaria Oscar a retornar à função de ‘maestro’ da equipe. Seguindo tal lógica, Luciano voltaria ao banco e seria uma espécie de ‘reserva de luxo’.

Luiz Gustavo e Alisson, inclusive, já estão acostumados a formar dupla no meio-campo do São Paulo. O entrosamento entre os dois e a melhora no setor defensivo com três zagueiros podem ser fatores decisivos para que o comandante argentino mantenha a formação atual.

Oscar é o segundo jogador do São Paulo com mais participações em gols no ano, com seis: são dois gols e quatro assistências em 12 jogos. Já Luciano soma quatro contribuições, com três tentos e um passe para gol em 10 partidas. Ambos são jogadores distintos, então fica a critério de Zubeldía decidir quem será o titular no meio caso o esquema seja mantido.

O São Paulo retorna aos gramados apenas no próximo dia 30 de março, quando encara o Sport pela primeira rodada da Série A. A bola rola às 16h (de Brasília), no Morumbis. Até lá, Zubeldía terá tempo para fazer os testes que desejar e decidir o que fará quando tiver Luiz Gustavo à disposição.

Ainda sem Lucas Moura, São Paulo faz treino técnico no CT da Barra Funda

O elenco do São Paulo fez nesta terça-feira o primeiro treino de campo da semana. Ainda sem Lucas Moura, que segue em tratamento por um trauma no joelho direito sofrido contra o Palmeiras, os jogadores intercalaram estímulos aeróbicos orientados pela preparação física e atividades com bola, com exercícios de fundamentos técnicos e de posse de bola alternados com corridas e trabalhos de mobilidade.

Enzo Díaz, contratado neste ano pelo clube, valorizou a semana de trabalho:

– É uma semana dura, mas depois, quando o campeonato começa, nos damos conta de que esse período de preparação é muito positivo. Temos um grande ano pela frente e estamos nos preparando para encarar da melhor maneira. Temos esses dias para nos preparar, para terminar de afinar os detalhes que vimos nesse começo do ano. Agora começa um campeonato intenso, temos que estar todos preparados, à disposição do treinador, para quem for jogar poder fazê-lo da melhor maneira.

Além do zagueiro Ferraresi e do volante Bobadilla, que estão a serviço de suas seleções nesta data Fifa, não integraram as atividades o zagueiro Igão e o lateral-direito Maik, convocados para o jogo do sub-20 contra o Atlético-GO, às 16h desta quarta-feira, no CFA de Cotia, pelo Brasileiro da categoria.

O elenco volta a treinar na manhã de quarta-feira dando sequência à preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para as 16h do dia 30 de março, no Morumbis, contra o Sport.

São Paulo vence o Athletico-PR e larga em vantagem na Copa do Brasil

O São Paulo visitou o Athletico-PR, nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil sub-17. No CT do Caju, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Lino, e largou em vantagem por uma vaga nas quartas de final da competição.

Com o resultado, o São Paulo pode jogar pelo empate na partida de volta para garantir vaga na próxima fase. Por outro lado, o Athletico-PR vai precisar vencer por dois gols de diferença para se classificar. Uma vitória por um de vantagem leva a decisão para os pênaltis.

O segundo jogo acontece na próxima terça-feira, às 16 horas (de Brasília), no CT de Cotia.

O Athletico-PR foi melhor durante todo o primeiro tempo e dominou as ações ofensivas. A melhor oportunidade de gol do Furacão aconteceu aos 25 minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga do São Paulo afastou e a sobra ficou com Jaison. O jogador arriscou um chute de muito longe e acertou o travessão.

Já no segundo tempo, o São Paulo conseguiu abrir o placar aos 27 minutos. Luan recebeu na ponta esquerda e cruzou para Lino, que completou de carrinho para o fundo do gol. O Athletico-PR tentou seguir pressionando na reta final, mas não conseguiu evitar a derrota.

Déficit do São Paulo será de R$ 290 milhões em 2025

O déficit do São Paulo este ano será em torno de R$ 290 milhões, em números redondos. E, como havíamos dito semana passada, a dívida líquida do clube deve ficar em R$ 980 milhões de reais.

A diretoria ainda trabalha em algumas “pedaladas”, tanto que deixou para apresentar o balanço no último dia permitido pelo estatuto, que é o último dia útil de março.

O presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu, combinado com Júlio Casares, convocou uma reunião ordinária do Conselho para dia 24 de março, com duas pautas pequenas (aprovação de dois contratos) e não colocou o balanço.

Isso significa dizer que uma nova reunião ordinária será convocada para o dia 31 de março para discussão e aprovação do Balanço. Aí teremos, então, os valores oficiais de déficit e dívida do clube.

Júlio Casares e Carlos Belmonte já começaram a preparar a torcida ao dar declarações, aqui e acolá, do momento difícil que o clube atravessa.  Não por outro motivo, um grupo de conselheiros da base de apoio à diretoria já começa a pressionar Júlio Casares, fato confirmado esta semana pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho, e promete transformar os próximos dias em um verdadeiro corredor de tensão no Morumbi.

 

Paulo Pontes

São Paulo apoia reeleição de Ednaldo Rodrigues na CBF

O São Paulo apoia Ednaldo Rodrigues em seu projeto de reeleição na presidência da CBF, em pleito que ocorrerá dia 24 de março, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Representante da Libra, o presidente Julio Casares vem estreitando o laço com o presidente da CBF nas últimas semanas.

Ronaldo Fenômeno, que havia manifestado o desejo de concorrer à presidência, desistiu. Dias antes, o ex-jogador enviou um ofício ao São Paulo pedindo apoio, mas não obteve resposta do clube nem de Julio Casares, com quem mantém uma relação cordial.

Casares é um dos líderes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e tem atuado na reaproximação com a LFU (Liga Forte União) com o objetivo de que os clubes assumam a gestão do campeonato nacional em breve. O presidente do São Paulo diz ter o apoio de Ednaldo para isso, assim como no fortalecimento do CNC (Conselho Nacional de Clubes), órgão consultivo formado por clubes que busca mais protagonismo nas decisões da CBF.

Reeleição de Ednaldo
O estatuto da CBF prevê, no máximo, duas reeleições na presidência da entidade – a mudança estatutária foi aprovada em novembro do ano passado, por unanimidade, em votos das federações estaduais.

Ednaldo completou mandato como interino, depois da destituição de Rogério Caboclo, e se elegeu em 2022 para mandato até março de 2026. Ele é, no momento, candidato único ao pleito e pode ficar no poder até 2034.

 

Fonte: Globo Esporte

Nota do PP: eles se merecem. Eles se entendem.

Veja três jovens talentos do São Paulo que podem ganhar espaço no elenco

Com a temporada em andamento, o técnico Luis Zubeldía ainda não definiu qual será o espaço dos jovens da base no elenco profissional do São Paulo. Apesar do perfil cauteloso com promessas, alguns jogadores podem ganhar minutos na sequência do ano. Entre eles, Ryan Francisco, Henrique do Carmo e Matheus Alves.

O atacante Ryan já mostrou personalidade tanto na Copinha quanto no profissional. No torneio sub-20, foi o artilheiro da competição com dez gols e classificou o São Paulo para a final ao virar o jogo contra o Criciúma com duas cavadinhas em cobranças de pênalti.

No profissional, foi relacionado para 12 partidas, mas entrou em campo apenas quatro vezes. Em sua segunda oportunidade, contra a Portuguesa, pelo Paulistão, marcou o gol da vitória do Tricolor nos acréscimos, após atuar por apenas dez minutos.

Com contrato renovado até o fim de 2028, Henrique do Carmo é outra joia que pode ganhar espaço no elenco. Na Copinha, o atacante marcou um gol e deu uma assistência em cinco jogos.

No profissional, foi relacionado para 12 partidas da Série A do Brasileirão de 2024, mas entrou em campo apenas uma vez, no dia 25 de agosto, contra o Vitória. Antes disso, ficou no banco em jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Paulistão. Já na edição deste ano do estadual, começou entre os suplentes em quatro partidas e foi titular apenas na estreia contra o Botafogo-SP.

Apesar da forte concorrência no meio-campo, Matheus Alves, um dos destaques da Copinha, também pode ganhar minutos com Zubeldía. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o camisa 10 marcou um gol e deu três assistências.

No profissional, estreou na primeira rodada do Paulistão contra o Botafogo-SP. Depois, entrou em campo diante do Red Bull Bragantino e ficou no banco contra Portuguesa, Inter de Limeira, Ponte Preta e São Bernardo. Com baixa minutagem no time principal, segue atuando pelo sub-20.

Na estreia do Brasileirão da categoria, brilhou ao participar diretamente dos cinco gols da goleada por 5 a 1 sobre o Grêmio, marcando dois e dando três assistências.

 

Athletico-PR x SP: veja onde assistir às oitavas da Copa do Brasil sub-17

Nesta terça-feira, o São Paulo visita o Athletico-PR, no CAT Caju, em Curitiba, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil sub-17. A bola rola às 15h (de Brasília).

Onde assistir: a partida não teve transmissão oficial confirmada.

Prováveis escalações

Athletico-PR: Pedro Lopes; Marcos, Murilo, Victão e Matheus Navarro; Gustavo Afonso, Italo e Leonardo Cerci; Bruno, Richey e Davi
Técnico: Guilherme Nascimento

São Paulo: João Paulo; Nicolas, Angelo, Igão e Hugo; Pedro Bezerra, Otavio e Pedrinho; Lucca Marques, Gustavo Miranda e Perivan
Técnico: Mário Ramalho

Belmonte diz que vai renovar com Cédric Soares

O São Paulo espera oficializar em breve a renovação de contrato do lateral-direito Cédric Soares, que chegou ao clube em janeiro e acertou inicialmente um vínculo de três meses, até 30 de abril.

O ex-jogador do Arsenal se tornou titular da equipe do técnico Luis Zubeldía e esticará seu vínculo até 31 de dezembro. Até aqui, ele atuou em sete partidas com a camisa do São Paulo.

Em Luque, no Paraguai, para o sorteio dos grupos da Libertadores, o diretor Carlos Belmonte confirmou a intenção de renovação de contrato:

– Cédric renova. Estamos muito felizes com o rendimento dele. Na verdade, já temos uma renovação automática, ambas as partes podem recusar, mas a gente já tem um acerto inclusive financeiro para após esses três meses. Então a expectativa é de que ele renove – disse, ao site Arquibancada Tricolor.

O jogador estava sem clube desde a saída do Arsenal, ao fim da temporada 2023/2024.

Quem é Cédric Soares?
Nascido na Alemanha, mas com nacionalidade portuguesa, Cédric começou a carreira no Sporting, de Portugal. Ele fez todas as categorias de base no seu primeiro clube, até ser negociado com o Southampton, da Inglaterra, em 2015.

Até chegar ao Tricolor, Cédric só havia jogado por um clube fora da Inglaterra nos últimos anos, quando foi emprestado à Inter de Milão, da Itália, na temporada 2018/2019. Lá, ele entrou em campo apenas nove vezes e deu uma assistência. Depois, voltou ao Southampton.

No ano seguinte, em 2019, foi para o Arsenal. Entre idas ao profissional e voltas a times inferiores, Cédric jogou pouco até a temporada 2022/2023, quando foi emprestado para o Fullham.

Foram 25 jogos (24 pelo profissional e um pelo sub-23) em 2020/2021, 26 (todos pelo profissional) em 2021/2022 e só cinco (quatro pelo profissional e um pelo time B) na temporada em que foi negociado.

Pouco utilizado pelo Arsenal, Cédric foi emprestado ao Fullham, mas só entrou em campo oito vezes e voltou para o antigo clube. Na temporada seguinte, 2023/2024, disputou apenas seis partidas (cinco pelo profissional e uma pelo time B) e viu seu contrato terminar.

Com a seleção portuguesa, Cédric chegou a disputar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O lateral-direito foi titular nos três jogos da fase de grupos, contra Espanha, Marrocos e Irã, mas não enfrentou Uruguai, nas oitavas de final, fase em que seu país foi eliminado.

Cédric também teve convocações para Copa das Confederações em 2017 e Eurocopa em 2016, além de participações em competições de base pela seleção portuguesa.

Casares diz que FPF “desprezou” São Paulo

A diretoria do São Paulo diz que se sentiu desprestigiada com a forma como a Federação Paulista de Futebol reagiu às suas insatisfações com a atuação da arbitragem no clássico contra o Palmeiras, pela semifinal do Campeonato Paulista.

Em Luque, no Paraguai, para o sorteio dos grupos da Conmebol Libertadores, o presidente Julio Casares reforçou que pode não usar seus principais jogadores no Campeonato Paulista de 2026.

O Tricolor enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol na terça-feira, mas não teve respostas.

– Não colocamos como uma ameaça, colocamos porque respeitamos sempre o Campeonato Paulista, mas de repente eu posso fazer deste campeonato uma pré-temporada. Quem tem que dar valor é arbitragem e organização. E senti que não houve valorização – declarou o dirigente.

– Houve um desprezo contra uma grande marca que é o São Paulo – completou.

No documento, o São Paulo pede a exclusão do árbitro Flávio Rodrigues de Souza do quatro de árbitros da FPF e diz que vai analisar como vai se portar em relação ao Campeonato Paulista de 2026. O Tricolor cogita a possibilidade de não utilizar força máxima na competição.

– Não recebi nenhum tipo de desculpas pelo ocorrido. Pelo contrário. Recebi a justificativa de um VAR completamente tendencioso. O comandante do VAR parece que torce pelo choque e lamentavelmente não recebemos nada. Eu vi a final do Carioca e achei uma arbitragem muito boa, o VAR entrou e agiu. É isso que esperamos. O futebol paulista é economicamente muito forte. Deixou uma marca ruim. Não é porque foi o São Paulo, é que teve unanimidade sobre esse erro absurdo cometido pelo VAR. Nós lamentamos até hoje – disse.

As principais reclamações do São Paulo, no ofício, são sobre a arbitragem, o VAR e a Federação Paulista de Futebol. O clube também ficou muito incomodado com a declaração de Reinaldo Carneiro Bastos, que, em entrevista coletiva disse que o goleiro Rafael poderia ter evitado o pênalti sofrido por Vitor Roque “se ele chuta para a frente” a bola. Depois, o dirigente se desculpou com Rafael.

As reclamações do São Paulo não são somente sobre o lance do pênalti. No ofício, o Tricolor critica a postura da arbitragem na condução do clássico e na marcação de outras faltas, relembrando, inclusive, que Flávio Rodrigues de Souza havia sido afastado pela CBF de seu quadro de árbitros em 2024 por causa de um erro na partida entre Vitória e Fluminense, pelo Brasileirão. À época, ele ficou quatro rodadas longe dos jogos.

Na visão do São Paulo, a Federação Paulista de Futebol se omitiu em relação ao episódio do clássico da semifinal.