São Paulo assina pré-contrato com empresário grego para a base

A longa negociação entre o São Paulo e o empresário grego Evangelos Marinakis caminha para as últimas etapas.

Nos últimos dias, clube e Marinakis assinaram memorando de entendimento (MOU, no termo em inglês) para a parceria que envolve as categorias de base do clube paulista em Cotia.

O documento não significa que o acordo está fechado, mas reforça a intenção da parceria entre o clube e o grego. Além disso, coloca no papel os números da operação:

– O memorando é para ter a discussão, números mais aproximados, é uma saída jurídica só para que as pessoas tenham números mais aprofundados para ver se o negócio tem andamento – explicou Márcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo ao canal “Arnaldo e Tirone”.

O MOU não é vinculante nem tem multa prevista em caso do acordo não ser concluído, mas é um dos últimos passos antes da assinatura do contrato, que depende do aval dos poderes do São Paulo. O presidente Julio Casares ainda precisa levar o assunto ao Conselho Deliberativo do clube.

A informação do MOU assinada entre o São Paulo e o empresário que é proprietário do Olympiacos, na Grécia, e do Nottinghan Forest, na Inglaterra, foi publicada inicialmente pelo Blog do São Paulo.

O que tem sido discutido nos últimos meses são detalhes de um acordo complexo. O São Paulo não pretende vender o controle de suas categorias de base para Marinakis. Os termos ainda não são conhecidos, mas a intenção do Tricolor é ter um alto investimento nos próximos anos oferecendo uma contrapartida para o empresário. Nos bastidores, fala-se num investimento de R$ 350 milhões.

O Tricolor mira um aumento no poder de captação de jovens jogadores. Hoje, o São Paulo, por falta de poder de investimento, evita tirar atletas da base de outros times e prioriza a formação completa em Cotia. Se a parceria com Marinakis sair do papel, o clube acredita que vai conseguir dobrar seu potencial de contratar garotos antes do profissional.

Quem é Marinakis
O empresário de 57 anos fez a maior parte da sua fortuna no setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é apreciado em R$ 22 bilhões.

O primeiro investimento no futebol veio em 2010 com a compra do Olympiacos, um dos dois maiores clubes da Grécia. Com ele, o time conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de levantar quatro vezes a taça da Copa Nacional.

Em maio de 2017, Marinakis virou sócio-majoritário do Nottingham Forest, da Inglaterra – depois de 23 temporadas fora da primeira divisão inglesa, o clube voltou à Premier League em 2022. O último movimento do empresário no futebol foi a aquisição do Rio Ave, de Portugal, em 2023.

Evangelos Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas terminou absolvido em ambos os casos.

 

Fonte: Globo Esporte

Calleri treina no campo no início da semana de estreia no Brasileiro

Ausência no jogo-treino do São Paulo contra o São Bernardo, no último sábado, no Morumbis, o atacante Calleri participou de todo o treinamento no campo do CT da Barra Funda junto dos companheiros nesta segunda-feira, na reapresentação do elenco depois da folga de domingo.

O camisa 9, que cumpriu cronograma de carga individualizada nos últimos dias, integrou as atividades e não deve ser problema para a estreia do Brasileirão, sábado, contra o Sport, no Morumbis. O meia Rodriguinho, em transição física após dores no joelho esquerdo, cumpriu o mesmo cronograma.

Nesta segunda, a comissão técnica armou um trabalho que priorizou os fundamentos técnicos, com um treinamento de trocas de passes. Por fim, divididos em pequenos grupos, os atletas fizeram um complemento que envolveu cruzamentos e finalizações.

O meia Lucas, que trata dores no joelho, segue fora das atividades de campo. Bobadilla e Ferraresi, com as seleções de Paraguai e Venezuela, respectivamente, também seguem como desfalques.

No sábado, o Tricolor iniciou o jogo-treino com Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Oscar, Luciano e Ferreira; André Silva.

Zubeldía tem cinco opções para duas vagas no meio campo do São Paulo

Recuperado de uma fratura no dedo do pé esquerdo, Luiz Gustavo está próximo de retornar aos gramados. Com isso, o treinador Luis Zubeldía terá pelo menos cinco opções de volantes para duas vagas no meio-campo do São Paulo.

Luiz Gustavo se lesionou ainda no dia 15 de janeiro, no amistoso contra o Cruzeiro, pela FC Series, nos Estados Unidos. No último dia 27, o jogador iniciou o processo de transição física e, neste sábado, atuou durante 45 minutos no jogo-treino contra o São Bernardo, no Morumbis.

Com isso, Luiz Gustavo se torna mais uma opção para Zubeldía entre os volantes no meio-campo do Tricolor, junto com Alisson, Pablo Maia e Marcos Antônio. Além deles, Damián Bobadilla também atua na posição, mas, dos nove jogos disputados em 2025, foi titular apenas três vezes.

 

Com três zagueiros em campo, esquema utilizado por Luis Zubeldía em dois dos últimos três jogos do São Paulo, os cinco atletas brigam por apenas duas vagas no time titular. Contra o São Bernardo, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, Pablo Maia e Marcos Antônio começaram entre os titulares.

No jogo seguinte, diante do Novorizontino, pelas quartas de final do Estadual, Alisson e Marcos Antônio formaram a dupla de volantes.

Contra o Palmeiras, na última partida que o São Paulo disputou na temporada, Zubeldía optou por escalar o “Quarteto Mágico”, com Oscar, Luciano, Lucas Moura e Jonathan Calleri no time titular. Nessa situação, sobra apenas uma vaga para os volantes, ocupada por Alisson no jogo contra o Verdão.

Desde janeiro de 2024 no Tricolor, Luiz Gustavo já disputou 46 jogos, sendo titular em 37 oportunidades, marcou cinco gols e deu uma assistência.

O São Paulo volta a campo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Sport, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi.

Calleri e Luciano lutam por marca de cem gols pelo clube

Os atacantes Luciano e Calleri estão numa disputa para bater uma marca que não é alcançada no São Paulo desde 2011: os 100 gols com a camisa tricolor.

O último a conquistar o feito foi o goleiro Rogério Ceni, com o gol de falta marcado sobre o Corinthians em Barueri.

Luciano tem uma vantagem considerável sobre o colega: tem 89 gols marcados pelo clube em 273 partidas – ele estreou em 2020 e tem sido titular com regularidade.

Calleri, que teve uma passagem curta em 2016 e retornou em 2021, tem 79 gols em 223 jogos no São Paulo.

Do atual elenco, são os únicos capazes de chegar aos 100 gols num futuro próximo – Lucas, com 53, e Arboleda, com 21, aparecem na sequência da lista de goleadores do time.

Depois de Rogério Ceni, em 2011, Luis Fabiano chegou aos 200 gols em 2015. O Fabuloso, porém, tinha feito o 100º em 2004.

Por seu histórico, é possível prever que Luciano chegar aos 100 gols no São Paulo ainda nesta temporada. Desde que chegou ao clube, seu pior ano foi em 2021, quando fez dez gols, mas sofreu com lesões. Em 2020 e 2022, anotou 21 vezes em cada. Em 2025, tem três gols em dez jogos.

Para Calleri, a caminhada tende a ser mais longa. A 21 gols da marca, só em 2022 ele conseguiu números desse porte – foram 27 gols, a melhor temporada da carreira. Assim como Luciano, tem três gols neste ano.

A distância para os 10 maiores artilheiros do clube também é grande. Hoje, a 10ª posição é justamente de Rogério Ceni, com 131 gols.

Veja a lista:

Serginho Chulapa: 242 gols
Gino Orlando: 233 gols
Luís Fabiano: 212 gols
Teixeirinha: 188 gols
França: 182 gols
Luizinho: 176 gols
Müller: 160 gols
Leônidas da Silva: 144 gols
Maurinho: 136 gols
Rogério Ceni: 131 gols

SP vai estrear no Brasileiro com um treinador diferente pelo 3º ano seguido

O São Paulo faz sua estreia no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), diante do Sport, no Morumbis. Com Luis Zubeldía no comando, o Tricolor vai começar a competição com um treinador diferente pelo terceiro ano seguido.

O último técnico a comandar o São Paulo em duas estreias seguidas de Brasileirão foi Rogério Ceni. O ex-goleiro estava à beira do campo na vitória sobre o Athletico-PR, por 4 a 0, no Morumbis, em 2022, e na derrota contra o Botafogo, por 2 a 1, no Nilton Santos, no ano seguinte.

Inclusive, essa foi a única partida que Ceni comandou o Tricolor no Campeonato Brasileiro de 2023.

Em 2024, depois de Dorival Júnior, sucessor de Rogério Ceni, deixar o São Paulo para assumir a Seleção Brasileira, o Tricolor começou o Brasileirão com Thiago Carpini como treinador. Em sua estreia na competição, a equipe paulista perdeu para o Fortaleza, por 2 a 1, no Morumbis.

No entanto, o técnico durou apenas duas rodadas, sendo demitido logo em seguida.

Contratado no último mês de abril, Luis Zubeldía sucedeu Carpini no restante da temporada e agora se prepara para iniciar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez no comando do Tricolor.

Em 2025, o São Paulo tem seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 14 jogos disputados, com 52,3% de aproveitamento. No Campeonato Paulista, a equipe foi eliminada na semifinal, após perder para o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque.

 

São Paulo não começa o Brasileirão com vitória desde 2022

No próximo sábado, o São Paulo faz sua estreia pelo Campeonato Brasileiro, às 18h30 (de Brasília), contra o Sport, no Morumbis. O Tricolor não tem uma vitória na primeira rodada da competição desde 2022.

Na ocasião, o São Paulo recebeu o Athletico-PR no dia 10 de abril, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. O Tricolor goleou por 4 a 0, com gols de Luciano e Jonathan Calleri, que balançou as redes três vezes.

No ano seguinte, a equipe paulista iniciou sua caminhada no Brasileirão no dia 15 de abril, quando visitou o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. Tiquinho Soares abriu o placar para o Glorioso, mas Calleri empatou para o Tricolor. Na reta final, Eduardo garantiu a vitória do Alvinegro, por 2 a 1.

No dia 23 de março de 1930, às 16h20, Barthô marcou o primeiro gol da história do São Paulo em partidas oficiais, em um duelo com o Juventus na Rua Javari.

O gol saiu aos 10 minutos da primeira etapa, após pênalti marcado em… pic.twitter.com/wcDz0Hru0J

Por fim, em 2024, o São Paulo foi até o Castelão encarar o Fortaleza, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 13 de abril. O time da casa venceu por 2 a 0, com gols de Juan Martín Lucero e Imanol Machuca. André Silva desconto para o Tricolor.

Sem atuar desde o dia 10 de março, quando foi eliminado na semifinal do Campeonato Paulista para o Palmeiras, o São Paulo ainda tem a semana completa para se preparar para a estreia no Brasileirão. Em seguida, a equipe do técnico Luis Zubeldía também começa sua caminhada na Copa Libertadores.

O Tricolor visita o Talleres, da Argentina, no dia 2 de abril, quarta-feira, às 21h30, pela primeira rodada do grupo D, no Estádio Mario Alberto Kempes.

Matheus Alves recebe sondagens, mas prioriza renovação com o São Paulo

Sem espaço com o técnico Luís Zubeldía, o meia Matheus Alves, campeão da Copinha pelo São Paulo, entrou no radar de times europeus em meio a indefinição da renovação de contrato com o Tricolor.

Clubes da Alemanha, Espanha, França e Arábia Saudita fizeram contatos para demonstrar interesse no jovem, que foi incorporado no time principal após a conquista da Copinha e atuou em dois jogos. Matheus Alves tem contrato com o São Paulo até o dia 1º de janeiro de 2026 e prioriza uma renovação com o Tricolor, mas a falta de oportunidades faz com que o estafe do atleta adote cautela por um novo acordo.

O time do Morumbis fez uma primeira oferta, mas com valores considerados abaixo do esperado. Agora, os representantes do jovem preparam uma contraproposta para apresentar ao São Paulo. A ideia de ambas as partes seria um novo contrato até o fim de 2028.

No jogo-treino realizado pelo São Paulo neste sábado (22), Matheus Alves marcou um dos gols da vitória por 4 a 2 diante do São Bernardo. Ferreira, Ryan Francisco e André Silva completaram o placar.

Na última temporada pelo time sub-20, Matheus Alves disputou 34 jogos, com oito gols marcados e 12 assistências distribuídas. Recentemente, o meia trocou de empresário e agora é agenciado pela Bertolucci Sports, em parceria com o agente Lecca de Camargo e a FD Sports.

 

São Paulo pode terminar 2025 com até 78 jogos oficiais; entenda conta

O São Paulo pode terminar a temporada de 2025 com 78 partidas oficiais disputadas, dez a mais do que teve em 2024, ano em que venceu a Supercopa contra o Palmeiras, mas caiu nas quartas de final do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e também da Conmebol Libertadores.

Fora das finais do Paulistão, o São Paulo já entrou em campo em 14 partidas oficiais no Estadual: as 12 rodadas da fase classificatórias e os jogos únicos de quartas (Novorizintino) e semifinal (Palmeiras).

A partir do próximo dia 29, o clube dá largada nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, sendo a primeira num duelo contra o Sport, dentro do Morumbis.

Depois, dia 2 de abril, o clube começa a busca pelo tetracampeonato da Conmebol Libertadores, torneio que prevê 13 jogos a quem chegar na decisão no dia 29 de novembro, ainda sem sede definida.

Na Copa do Brasil, o São Paulo entrará na disputa na terceira fase. São, portanto, cinco fases com dez partidas de ida e volta a quem chegar à decisão.

Para coroar um possível ano perfeito, o São Paulo tem a chance, caso vença a Libertadores, de poder disputar a Copa Intercontinental da Fifa, que prevê até três jogos em seu atual formato: o Derby das Américas, a semifinal (Copa Challenger) e a grande decisão contra o campeão europeu.

Veja, abaixo, a conta para os 78 jogos:
Paulistão: 14 jogos disputados;
Brasileirão: 38 jogos previstos;
Copa do Brasil: 10 jogos caso chegue à final;
Libertadores: 13 jogos caso chegue à final;
Copa Intercontinental: três jogos caso chegue à final.

Confira o desempenho de Bobadilla e Ferraresi nas Eliminatórias

O São Paulo teve apenas dois jogadores convocados nesta data-Fifa. Veja como foi o desempenho de Damián Bobadilla, com o Paraguai, e Nahuel Ferraresi, com a Venezuela, pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Na última quinta-feira, a seleção paraguaia recebeu o Chile, no Defensores del Chaco. O time da casa venceu por 1 a 0, com gol de Omar Alderete. Bobadilla foi titular no duelo, mas foi substituído no intervalo, para a entrada de Matías Galarza.

O volante do Tricolor terminou o jogo com 93% de passes certos (13/14), completou um passe longo e cometeu três faltas, além de perder a posse de bola quatro vezes, segundo dados do Sofascore.

Com a vitória, o Paraguai foi aos 20 pontos e assumiu a 5ª posição. Os paraguaios voltam a campo na próxima terça-feira, às 21 horas (de Brasília), quando visitam a Colômbia, pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez.

Nesta sexta-feira, Nahuel Ferraresi também foi titular na derrota da Venezuela diante do Equador, por 2 a 1, no Estádio Rodrigo Paz Delgado. O zagueiro atuou durante os 90 minutos e, segundo o Sofascore, teve 71% de passes certos (17/24), deu um passe decisivo, cometeu uma falta e perdeu a posse de bola oito vezes.

O jogador ainda teve cinco cortes, dois chutes bloqueados, uma interceptação, três desarmes, venceu quatro duelos no chão e um aéreo.

Com o resultado, a Venezuela segue na 8ª posição nas Eliminatórias, fora da zona de classificação, com 12 pontos conquistados. A equipe volta a campo na próxima terça-feira, às 21 horas, quando recebe o Peru, pela 14ª rodada, no Estádio Monumental de Maturín.

Confira o retrospecto recente do São Paulo contra o Talleres

O São Paulo estreia na Copa Libertadores no dia 2 de abril, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Talleres, da Argentina, no Estádio Mario Alberto Kempes. As duas equipes se encontraram na competição duas vezes nos últimos anos.

O primeiro encontro aconteceu na segunda fase da pré-Libertadores de 2019. O Talleres venceu por 2 a 0 na partida de ida, no Estádio Mario Alberto Kempes, e segurou o empate sem gols na partida de volta, no Morumbis, para eliminar o São Paulo.

Cinco anos depois, as duas equipes voltaram a se encontrar, mas dessa vez na fase de grupos da Copa Libertadores em 2024. Novamente, o Talleres venceu na Argentina por 2 a 1. No entanto, no Morumbis, o São Paulo deu o troco e bateu o clube argentino, por 2 a 0.

As duas equipes disputaram a primeira colocação do grupo B até a última rodada. Ambos terminaram com 13 pontos somados, mas o Tricolor garantiu a liderança da chave no saldo de gols.

Em 2025, depois do duelo no dia 2 de abril, São Paulo e Talleres voltam a se encontrar no dia 27 de maio, terça-feira, às 19 horas, pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, no Morumbis.

Antes disso, o Tricolor volta a campo no próximo sábado, às 18h30, quando recebe o Sport, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbis.