Sem Lucas, Ferreira deve ganhar chance como titular

O atacante Ferreira surge como o favorito para substituir Lucas Moura na estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro, contra o Sport, sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis.

Lucas não será relacionado pelo técnico Luis Zubeldía para a primeira partida do Tricolor no Brasileirão por ainda estar se recuperando de um trauma no joelho direito. O camisa 7 tem se limitado a tratamento fisioterápico nos últimos dias.

Desta forma, Luciano deverá exercer o papel de meio-campista ao lado de Oscar, com Ferreira e Calleri formando a possível dupla de ataque.

Foi com essa formação, aliás, que o São Paulo começou o jogo-treino contra o São Bernardo, no último fim de semana, com exceção de Calleri, que vinha um cronograma de trabalho individualizado para controle de carga e acabou sendo substituído por André Silva na ocasião.

Ferreira soma nove jogos pelo São Paulo na atual temporada, mas apenas três deles como titular. O jogador ainda não balançou as redes em 2025.

O São Paulo voltará a entrar em campo após 19 dias. O último jogo oficial da equipe foi a semifinal do Campeonato Paulista, marcada pela polêmica classificação do Palmeiras graças a um pênalti que a própria Federação Paulista de Futebol reconheceu não ter havido.

Saída de Erick abre espaço para jovens promessas de Cotia no São Paulo

O empréstimo de Erick ao Vitória tende a abrir espaço para jovens promessas formadas nas categorias de base do São Paulo, como Ryan Francisco e Lucas Ferreira.

Recém-promovidos ao profissional, os atacantes tricolores foram os grandes destaques da campanha do São Paulo que resultou no título da Copinha de 2025 em cima do Corinthians.

Após a conquista do principal torneio de base do Brasil, Ryan Francisco e Lucas Ferreira foram promovidos ao profissional de forma definitiva, porém, até agora não têm recebido muitas oportunidades do técnico Luis Zubeldía.

A avaliação da alta cúpula tricolor é de que Ryan Francisco e Lucas Ferreira tenham a possibilidade de serem mais utilizados com a saída de Erick, que, muitas vezes, era uma das primeiras opções para substituir um dos titulares do setor ofensivo da equipe.

Há também uma estratégia financeira relacionada à saída de Erick. Sem ele, o São Paulo corta custos com a folha salarial e pode “lançar” esses garotos para ter retorno esportivo e, posteriormente, lucrar com a venda desses atletas para clubes do exterior.

Ryan Francisco soma quatro jogos pelo profissional do São Paulo neste ano, atuando 99 minutos no total e marcando um gol. Lucas Ferreira, por sua vez, entrou em campo três vezes, contabilizando 52 minutos.

O São Paulo volta a entrar em campo no próximo sábado, quando recebe o Sport, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Resta saber se neste reinício de temporada para o Tricolor essas jovens promessas passarão a ser mais utilizadas pelo técnico Luis Zubeldía.

São Paulo vence Athletico-PR e vai às quartas da Copa do Brasil sub-17

O São Paulo se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil sub-17 nesta terça-feira ao vencer o Athletico-PR por 3 a 2, no CFA Laudo Natel, em Cotia. Os gols tricolores foram marcados por Lino, Renan e Tiago Santos. Ítalo e Bruninho balançaram as redes para o Furacão.

Como já havia vencido a partida de ida por 1 a 0, no Paraná, o São Paulo avançou para a próxima fase de forma convincente, provando sua superioridade em relação ao Athletico-PR, mesmo tendo permitido o empate em 2 a 2 nesta terça-feira após abrir 2 a 0 no placar.

O São Paulo aguarda a definição dos outros confrontos para descobrir quem será seu adversário na próxima fase da Copa do Brasil sub-17.
O jogo

O São Paulo abriu o placar aos 16 minutos. Calci fez boa jogada pela direita e tocou para Brenno, que, por sua vez, ajeitou para Lino chegar batendo de primeira, no ângulo, sem chances para o goleiro do Athletico-PR.

Logo no início do segundo tempo, mais precisamente aos três minutos, o Tricolor jogou um balde de água fria no Furacão ao ampliar. Brenno cruzou rasteiro, Calci fez o corta-luz e Renan precisou apenas completar de primeira para o fundo das redes, deixando os donos da casa ainda mais próximos da classificação para as quartas de final da Copa do Brasil sub-17.

Mas, quem imaginava que o Athletico-PR não reuniria mais forças para reagir se enganou. Pouco depois, aos nove minutos, o Furacão descontou com Ítalo, que recebeu na entrada da área, cortou a marcação e bateu cruzado, rasteiro, estufando as redes.

E não demorou muito para o Athletico-PR empatar. Aos 18, Murilo recebeu de Ítalo, invadiu a área e bateu forte, cruzado, vendo Bruninho completar de primeira para deixar tudo igual e incendiar o jogo.

Só que nos acréscimos o São Paulo tratou de acabar com qualquer esperança de classificação do Athletico-PR. Aos 47 minutos do segundo tempo, Tiago Santos bateu forte, de primeira, após passe de cabeça, marcando um belo gol em Cotia para assegurar a ida do Tricolor para as quartas de final da Copa do Brasil.

Zubeldía foca atividade de posse de bola nesta terça

O técnico Luis Zubeldía focou na posse de bola no treino do São Paulo desta terça-feira, no CT da Barra Funda, a quatro dias da estreia da equipe no Campeonato Brasileiro – sábado, às 18h30, contra o Sport, no Morumbis.

Depois, o treinador ainda realizou uma atividade de 11 contra 11 em espaço reduzido e, para finalizar, um exercício de ataque contra defesa.

O time tem treinado com três desfalques nesta semana, mas dois deles não devem ser problemas para a primeira rodada do Brasileiro: Bobadilla e Ferraresi, que estão com as seleções do Paraguai e da Venezuela, respectivamente.

Já o meia Lucas, com dores no joelho, não deve ser relacionado contra o Sport.

O time tende a ser parecido com o que foi escalado no primeiro tempo do jogo-treino contra o São Bernardo, no sábado: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Oscar, Luciano e Ferreira; André Silva.

Calleri, que estava sendo poupado, treinou nesta semana e pode ficar com a vaga de André Silva.

 

Erick é o 18º jogador a deixar o São Paulo nesta temporada; veja a lista

Emprestado ao Vitória até o fim de dezembro, o atacante Erick se tornou o 18º jogador a deixar o elenco do São Paulo desde o término das competições de 2024.

É o caso mais recente da grande reformulação pela qual passa o grupo de atletas do clube, que tenta se adequar às regras do fundo criado no ano passado para o pagamento de dívidas bancárias – o que inclui um teto de gastos no futebol de R$ 350 milhões.

A estimativa é de que o São Paulo esteja próximo de uma economia de R$ 2 milhões mensais em sua folha de pagamentos, comparada à de dezembro.

Na outra mão, foram contratados quatro reforços, todos livres no mercado – e, portanto, se custos de transferências: os laterais Enzo Díaz, Wendell e Cédric, além do meia Oscar.

A relação de ex-jogadores do São Paulo deve aumentar em breve: o volante Liziero, que treina separado do elenco, tem contrato até junho e não há intenção de renovar.

Veja a lista de jogadores que saíram do São Paulo nesta temporada:

Matheus Belém, zagueiro: emprestado à Chapecoense
Welington, lateral-esquerdo: fim do contrato
Rafinha, lateral: fim do contrato
Raí Ramos, lateral: rescisão de contrato
Jamal Lewis, lateral: rescisão de empréstimo
João Moreira, lateral: emprestado ao Porto
Orejuela, lateral: fim do contrato
Jhegson Méndez, volante: rescisão de contrato
Santiago Longo, volante: rescisão de empréstimo
Iba Ly, volante: emprestado ao Retrô
Nikão, meia: fim do contrato
Caio Matheus, meia: vendido ao Coritiba
Wellington Rato, meia: vendido ao Vitória
Galoppo, meia: emprestado ao River Plate
Rodrigo Nestor, meia: emprestado ao Bahia
Michel Araújo, meia: vendido ao Bahia
William Gomes, atacante: vendido ao Porto
Erick, atacante: emprestado ao Vitória

Fonte: Globo Esporte:

Nota do PP: percebam que destes 18, seis são crias da base, um veio na gestão Leco e os demais 12, sim, 12, foram contratados por essa diretoria. Isso sim é gestão eficiente.

Sabino pode enfrentar ex-clube pela primeira vez

O zagueiro Sabino, do São Paulo, pode jogar contra seu ex-clube pela primeira vez após sua saída. O Tricolor enfrenta no sábado o Sport, time pelo qual o jogador defendeu por três temporadas.

O defensor foi jogador do Leão da Ilha entre os anos de 2021 e 2023. Com a camisa do Sport, Sabino disputou 145 partidas e anotou sete gols, além de ter conquistado o título do Campeonato Pernambucano, em 2023.

Após a passagem pelo Sport, o zagueiro ficou sem clube, mas logo depois assinou com o São Paulo. Inicialmente, o jogador firmou vínculo de apenas três meses com o Tricolor. No entanto, ele ganhou espaço e teve seu contrato ampliado até o final de 2026.

Sabino soma 24 jogos com a camisa são-paulina, sendo 19 como titular. Na atual temporada, o zagueiro possui oito partidas, tendo iniciado em seis delas.

O jogador, no entanto, é considerado reserva do time de Luis Zubeldía, tendo em vista que a zaga titular na maioria dos jogos em 2025 teve Alan Franco e Arboleda, e sua participação contra o Sport ainda é incerta.

O que joga a favor de Sabino é a possibilidade de Zubeldía mandar a campo três zagueiros, formação que foi utilizada nos últimos três jogos da equipe. Além disso, no primeiro tempo do jogo-treino contra o São Bernardo, disputado no sábado, ele formou a dupla de zaga com Arboleda.

O duelo contra o Sport é válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola no Morumbis, em São Paulo, a partir das 18h30 (de Brasília).

Rafael inicia Brasileirão consolidado no gol do São Paulo e mira renovação

O São Paulo inicia neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, diante do Sport, o terceiro Campeonato Brasileiro consecutivo em que Rafael ocupa, de forma incontestável, a meta tricolor.

Aos 35 anos, o jogador que foi contratado pelo São Paulo para a temporada 2023 tem conseguido manter uma regularidade no gol são-paulino, causando sensação de confiança no torcedor, que comemorou com ele os títulos da Copa do Brasil de 2023 e da Supercopa de 2024.

Até aqui, ele tem 129 partidas disputadas. Em 2025, foi titular em 11 dos 14 jogos oficiais.

Problema no Morumbis depois da aposentadoria de Rogério Ceni, tendo Tiago Volpi como principal sucessor da função entre 2019 e 2022, o gol são-paulino hoje conta com um jogador que não é ameaçado. Reserva imediato, Jandrei tem a confiança do técnico Luis Zubeldía, mas não do torcedor.

– Eu sei muito bem qual desempenho o Jandrei pode ter porque ele demonstrou isso no ano passado, durante um momento importante do Brasileirão – disse o técnico após o empate por 3 a 3 contra o Velo Clube, tirando qualquer culpa do goleiro reserva nos gols sofridos pela sua equipe.

Além de Jandrei, o elenco conta com dois goleiros da base, mas apenas um disponível: Leandro, de 20 anos. Já Young, de 23, sofreu uma torção no pé direito num treino no FC Series, em janeiro, e está afastado dos treinos desde então. Nenhum deles, porém, tem jogos oficiais pelo São Paulo.

Rafael vai renovar
O contrato atual de Rafael com o São Paulo vai até 31 de dezembro deste ano e, desde o ano passado, o clube e o representante do jogador têm conversas adiantadas para uma renovação. Até agora, porém, o novo acerto ainda não saiu.

Rafael tem em seu contrato uma cláusula de renovação automática para mais um ano (até o fim de 2026), mas o clube quer dar a ele um vínculo maior, até o fim de 2027. As conversas são com o empresário Fábio Mello, de bom trânsito com a diretoria.

FPF responde ofício do São Paulo e reconhece erro em pênalti decisivo

Às vésperas da grande decisão entre Corinthians x Palmeiras, a Federação Paulista de Futebol admitiu, em ofício enviado ao presidente do São Paulo, que o lance capital que definiu a desclassificação do Tricolor na semifinal foi fruto de um erro:

“A FPF entende que o árbitro de campo deveria ter sido chamado para realizar a revisão no VAR e que a marcação do pênalti foi equivocada”, diz trecho do documento assinado por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

A carta é uma resposta ao ofício enviado pelo São Paulo no dia 11, quando o clube ameaçou não usar seus principais jogadores no Campeonato Paulista de 2026. Sem uma resposta imediata, o presidente Julio Casares chegou a dizer que a FPF tratava o clube com desprezo.

No documento da FPF, a entidade reforça a honestidade do árbitro Flávio Rodrigues de Souza e de Rodrigo Guarizo do Amaral, VAR da semifinal, e lembra que eles estão sujeitos a erros.

Ainda em sua resposta, a Federação promete melhorias na arbitragem. A entidade diz que, em 2024, investiu um total de R$ 6,5 milhões na formação e desenvolvimento dos árbitros:

“Continuaremos buscando a qualificação do quadro de árbitros, visando minimizar equívocos e que as partidas sejam sempre decididas pelos protagonistas do futebol: os atletas. E trabalharemos para aumentar cada ano o investimento na arbitragem, que, em 2024, já superou R$ 6.5 milhões”, diz a nota.

Veja a nota na íntegra:
“Prezado Presidente,

A Federação Paulista de Futebol recebeu o ofício enviado pelo São Paulo Futebol Clube e analisou de forma cautelosa os pontos apresentados, bem como todos os fatos relacionados à partida entre Palmeiras x São Paulo, válida pela Semifinal do Paulistão Sicredi 2025.

Como é de conhecimento do São Paulo e de todos os clubes filiados que frequentam os Conselhos Técnicos e reuniões do Futebol Paulista, a atual gestão da FPF fomenta o diálogo entre clubes e Federação, a fim de melhorar de forma contínua as competições e todo ecossistema do esporte no Estado.

Recebemos, sempre de forma humilde, toda e qualquer crítica e tomamos providências imediatas. Jamais poderemos ser reconhecidos como negligentes —fato que todos os clubes paulistas são testemunhas. Portanto, é com respeito que recebemos todas as críticas do São Paulo Futebol Clube.

Em relação ao lance do pênalti assinalado pelo árbitro de campo e referendado pelo VAR, embora seja um lance interpretativo, a FPF entende que o árbitro de campo deveria ter sido chamado para realizar a revisão no VAR e que a marcação do pênalti foi equivocada.

Importante frisar que Flavio Rodrigues de Souza e Rodrigo Guarizo do Amaral, que detêm os escudos FIFA e atuam em competições nacionais e internacionais há anos, são íntegros e, assim como qualquer ser humano, sofrem a cada situação de equívocos causada. Erros, infelizmente, podem acontecer, lamentamos profundamente todos os danos causados e trabalharemos intensamente para corrigi-los.

O Paulistão pertence aos clubes. Todos decidem as regras e são sócios do sucesso desta competição pioneira que acirra rivalidades locais, engaja mais de 100 milhões de torcedores no país e distribuiu mais de R$ 1 bilhão aos clubes nos últimos 4 anos.

A FPF tem plena convicção de que o São Paulo Futebol Clube, por meio de sua gestão profissional e de sucesso, seguirá contribuindo profundamente para a construção coletiva e para a constante evolução da competição.

Estaremos sempre abertos a elaborar soluções com o São Paulo e com todos os demais clubes para que os problemas e equívocos não se repitam.

A FPF ressalta que seguirá trabalhando incansavelmente por melhorias contínuas na arbitragem, que é notadamente a melhor do Brasil. Não por acaso, fomos pioneiros na implementação do VAR centralizado e, para as finais de 2025, trouxemos, de forma inédita ao país, o impedimento semiautomático.

Continuaremos buscando a qualificação do quadro de árbitros, visando minimizar equívocos e que as partidas sejam sempre decididas pelos protagonistas do futebol: os atletas. E trabalharemos para aumentar a cada ano o investimento na arbitragem, que, em 2024, já superou R$ 6.5 milhões.

Por fim, quero reiterar meu pedido de desculpas ao goleiro Rafael, o qual já foi feito por telefone e divulgado publicamente. Tratou-se uma manifestação mal colocada, dando a entender que Rafael seria o culpado pelo lance do pênalti, o que não é verdade.

Atenciosamente,

Reinaldo Carneiro Bastos”

Nota do PP: admitiu? Que bom. Mas e agora? Vai anular a partida?

 

São Paulo empresta o atacante Erick ao Vitória até o fim do Brasileirão

O Vitória acertou nesta segunda-feira o empréstimo do atacante Erick, que pertence ao São Paulo.

O jogador de 27 anos, que tem contrato com o São Paulo até o fim de 2026, foi cedido ao clube baiano sem preço de compra fixado. Ele chega quarta-feira em Salvador.

O Leão pagará um valor pelo empréstimo e arcará com 100% dos salários do jogador, o que traz mais uma economia para o Tricolor, que neste ano já fez mais de 15 negociações para diminuir a folha.

Reserva do São Paulo, Erick participou de oito partidas oficiais no ano, mas foi titular em apenas duas. Ele conseguiu uma assistência na temporada. Em 2024, foram 36 jogos oficiais, três gols e quatro assistências.

Erick retorna ao Vitória, onde atuou emprestado pelo Braga, de Portugal, nas temporadas 2018 e 2019. Na ocasião, somou 32 jogos e três gols.