Possível demissão de Dorival Júnior aumenta pressão sobre Zubeldía

A possível de demissão de Dorival Júnior na Seleção Brasileira deve aumentar ainda mais a pressão sobre o técnico Luis Zubeldía no São Paulo. Bastante criticado por parte da torcida devido ao desempenho aquém das expectativas de sua equipe neste primeiro trimestre, o argentino sabe que precisa dar uma resposta rápida neste reinício de temporada para ter tranquilidade para trabalhar.

Os tropeços contra Inter de Limeira, Velo Clube e Ponte Preta na reta final da primeira fase do Campeonato Paulista não foram muito bem vistos pela torcida são-paulina. O Tricolor também teve bastante dificuldade para vencer o Novorizontino nas quartas de final, mesmo jogando no Morumbis, tendo de se conformar com o magro triunfo por 1 a 0, graças ao talento de Oscar e Lucas, que protagonizaram a linda jogada do gol marcado por Calleri.

Na semifinal do Paulistão, o São Paulo também não conseguiu gerar muito perigo ao Palmeiras no Allianz Parque. É verdade que a eliminação aconteceu devido a um pênalti marcado equivocadamente a favor do Verdão, entretanto, o Tricolor esteve longe de assustar o goleiro Weverton ao longo dos 90 minutos.

Por essas e outras que há uma grande dúvida em relação ao que o São Paulo de Luis Zubeldía pode entregar em 2025, ano em que novamente o time disputará a Libertadores. Com praticamente 20 dias para trabalhar e descansar seus jogadores desde a eliminação no Paulista, o treinador argentino precisará fazer com que a equipe, de alguma forma, apresente evolução.

Com Dorival Júnior praticamente fora da Seleção Brasileira, a paciência com Zubeldía pode acabar mais rapidamente. Campeão da Copa do Brasil de 2023 com o São Paulo, único título que faltava na galeria do clube, o ainda comandante do time canarinho é muito bem-quisto pela diretoria tricolor e naturalmente seria um nome cogitado caso houvesse a necessidade de troca de treinador e ele estivesse livre no mercado novamente.

São Paulo inscreve 50 jogadores para a fase de grupos da Libertadores

O São Paulo divulgou nesta quarta-feira a lista com 50 jogadores inscritos para a fase de grupos da Conmebol Libertadores, que tem início para o Tricolor no dia 2 de abril, contra o Talleres, em Córdoba, na Argentina.

Reintegrado ao elenco principal nesta quarta, o volante Luan não foi inscrito. O jogador ainda passará por um processo de recondicionamento físico para só então começar a treinar com bola. A utilização dele por Zubeldía é vista como possível, mas ainda bem distante.

Além dos jogadores do elenco principal, a comissão relacionou vários atletas da categoria sub-20. Abaixo, você confere todos os jogadores que estão disponíveis para a competição:

Goleiros: Rafael, Jandrei, Leandro, Young, além de João Pedro, hoje na base;
Laterais: Igor Vinícius, Cédric, Wendell, Enzo Díaz, Patrick, Maik, além de Guilherme Reis, Igor Felisberto e Nicolas, hoje na base;
Zagueiros: Arboleda, Alan Franco, Ferraresi, Ruan, Sabino, Igão, além de Andrade, Isac e Osorio, todos hoje na base;
Meio-campistas: Oscar, Alisson, Matheus Alves, Bobadilla, Luiz Gustavo, Marcos Antonio, Negrucci, Pablo Maia, Rodriguinho, além de Bezerra, Djhordney, Guilherme Batista, Juan Potes, Matheus Ferreira e Pedro Ferreira, todos hoje na base;
Atacantes: Lucas Moura, Calleri, Luciano, André Silva, Ferreira, Henrique Carmo, Ryan Francisco, Lucas Ferreira, além de Lucca, Gustavo Santana, Paulinho e Tete, todos na base.

Zubeldía aguarda retorno de Bobadilla após Data Fifa; veja provável time

O elenco do São Paulo treinou na manhã desta quinta-feira em mais um dia de preparação para estreia da equipe no Campeonato Brasileiro – sábado, às 18h30, contra o Sport, no Morumbi.

Bobadilla e Ferraresi, que estiveram nas Eliminatórias com as seleções do Paraguai e da Venezuela, respectivamente, são aguardados de volta ao Brasil na quinta-feira. A tendência é que Bobadilla já integre a atividade da manhã. Ferraresi, que chega depois, só deve treinar na sexta-feira.

O meia Lucas, com dores no joelho, ainda não deve ser relacionado contra o Sport.O camisa 7 tem realizado tratamento individualizado no CT da Barra Funda por conta de um trauma que sofreu no joelho direito na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na semifinal do Paulistão.

Pelas formações utilizadas no jogo-treino contra o São Bernardo, a equipe deve voltar a usar linha de quatro. O time da estreia pode ter Rafael; Igor Vinícius (Cédric), Arboleda, Alan Franco (Sabino) e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Oscar, Luciano e Ferreirinha; André Silva (Calleri).

Reintegrado ao elenco, o volante Luan ainda não participou dos treinos com bola. Ele será inserido nas atividades de acordo com a sua evolução física. Por enquanto, não há previsão para uma reestreia.

 

Luan é reintegrado ao elenco do SP e pode voltar a ter oportunidades

A diretoria do São Paulo resolveu dar uma chance ao volante Luan, de 25 anos.

Na manhã desta quarta-feira, o meio-campista já participou do primeiro treinamento junto dos companheiros. Ele deixa de trabalhar em horários alternativos e agora buscará um recondicionamento físico para poder estar à disposição nos jogos.

Sob o aval de Luis Zubeldía, ele terá a chance de provar sua capacidade nos treinamentos do CT da Barra Funda.

Luan agora passará por uma transição para se recondicionar fisicamente e, no dia a dia, terá a chance de lutar por uma vaga na equipe. Ele não será relacionado nos primeiros jogos. Para conseguir essa conquista, terá de cumprir uma série de metas e objetivos traçados pela comissão técnica.

Depois de um empréstimo para o Vitória no Brasileirão, Luan retornou ao São Paulo, mas não fez parte dos planos iniciais para 2024. Sem propostas para deixar o clube, será reintegrado, já que ele tem vínculo bastante longo com o Tricolor, até o fim de 2026.

O caso de Luan difere do de Liziero, que tem contrato apenas até 30 de junho e deixará o São Paulo.

Martínez, Ferraresi e Savarino são destaques em vitória da Venezuela

Três jogadores que atuam no futebol brasileiro tiveram participação importante na vitória da Venezuela sobre o Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O volante José Martínez (Corinthians), o zagueiro Nahuel Ferraresi (São Paulo) e o meia Jefferson Savarino (Botafogo) foram destaques dos venezuelanos no duelo desta terça-feira.

O corintiano Martínez dominou o meio-campo no confronto. Segundo dados da SofaScore, o volante liderou sua equipe em desarmes (quatro) e interceptações (duas).

Já o são-paulino Nahuel Ferraresi comandou a defesa venezuelana. Ele foi o melhor em ações defensivas, cortes e chutes bloqueados.

Mas o melhor desempenho em campo ficou com o botafoguense Savarino. O meia mostrou o seu talento nas ações ofensivas e terminou a partida com 4 passes decisivos.

A vitória levou a Venezuela ao sétimo lugar das Eliminatórias Sul-Americanas, posição na qual o país disputaria a Repescagem para a Copa do Mundo de 2026.

Alguém me disse

Conselho Deliberativo convocou agora há pouco Assembleia Ordinária para votar o Balanço de 2024, a ser realizada no dia 02 de abril, quarta-feira, às 19h, com segunda chamada para 19h30.

Notem duas coisas:

  1. Está fora da data máxima prevista pelo Estatuto, que determina que isso deve ser feito no último dia de março. Pisaram, mais uma vez, no Estatuto e não deram a menor explicação, até porque, o que mais essa diretoria maléfica faz é ignorar o Estatuto;
  2. Dia 2 de abril, quarta-feira da próxima semana, é dia de jogo do São Paulo na Libertadores. Nesse caso, de duas uma: proposital para ninguém discutir os números e votar rapidamente para assistir o jogo ou ratificação de um grande número de conselheiros torcedores de outros times, que não estão nem aí para  o que vai acontecer duas horas depois de iniciada a sessão, na Argentina.

 

Paulo Pontes

 

Atenção: bastou o Tricolornaweb publicar essa matéria chamando a atenção para a aberração da data, saiu uma nova convocação da Assembleia para dia  8 de abril, 18h30. Aí pelo menos não tem jogo da Libertadores, mas está oito dias além do prazo máximo determinado pelo Estatuto. 

 

Paulo Pontes

Pedro Vilhena pode retornar ao São Paulo

O São Paulo pode ter o retorno de Pedro Vilhena em breve. Revelado na base do Tricolor, o jogador está emprestado à Ponte Preta desde o começo do ano, mas seu contrato termina no final do mês. O Lance! apurou que ainda não existem conversas pensando em uma renovação ou um interesse de outra equipe.

O jogador foi anunciado pelo time do interior paulista no começo do ano, com oitos jogos disputados, mas sem gols ou assistências. A tendência é que o futuro de Pedro Vilhena seja resolvido em breve, só precisando saber se Luis Zubeldía teria planos de aproveitar o jogador ou se outra equipe será buscada.

 

O contrato com a Ponte Preta atendia justamente o período do Campeonato Paulista. O time disputará a Série C do Campeonato Brasileiro, mas Pedro já não deve estar mais presente visando a estreia. A Cria de Cotia tem contrato com o São Paulo até o final de 2026.

 

Pedro Vilhena foi revelado em Cotia, chamando atenção nas categorias de base. Em 2023, começou a ser integrado no profissional, disputando somente um jogo.

Antes de ser emprestado para a Ponte Preta, o meia vestiu a camisa do Sport, em campanha que levou o time à Série B do Campeonato Brasileiro. Na época, disputou 28 partidas.

Luiz Gustavo vive expectativa de estrear oficialmente em 2025 após fratura

Luiz Gustavo vive a expectativa de, enfim, fazer sua estreia oficial em 2025. Após fraturar um dedo do pé esquerdo na pré-temporada do São Paulo, em Orlando, nos EUA, o volante pode pintar como novidade no duelo do próximo sábado, contra o Sport, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Luiz Gustavo sofreu a fratura em questão no confronto com o Cruzeiro, que terminou empatado em 1 a 1, no Inter&Co Stadium, em Orlando. A ausência do experiente volante, contudo, foi menos sentida pelo fato de Pablo Maia, desfalque durante boa parte de 2024, ter se recuperado de lesão e recuperado seu posto de titular da equipe.

Fato é que Pablo Maia voltou a sofrer um grave problema físico neste início de ano, tendo de ser submetido a uma cirurgia para reparar o ligamento do tornozelo direito, torcido na vitória por 3 a 1 sobre o São Bernardo, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. O volante deve retornar aos gramados somente no segundo semestre.

Com passagens por Bayern de Munique e Seleção Brasileira, chegando a ser titular na Copa do Mundo de 2014, Luiz Gustavo decidiu voltar ao seu país no ano passado, escolhendo o São Paulo para continuar sua carreira após passar os últimos anos no futebol árabe.

Inicialmente Luiz Gustavo estava disposto a cumprir um contrato de um ano, sem grandes perspectivas em relação ao futuro, mas aceitou renovar com o São Paulo ao fim da última temporada pelo bom desempenho demonstrado em campo, se consolidando como um dos líderes do elenco no vestiário.

Neste sábado, Luiz Gustavo, caso seja escalado por Zubeldía, terá a oportunidade de mais uma vez mostrar que pode ser muito útil ao Tricolor, sobretudo em uma temporada com grandes desafios e um calendário apertado.

No jogo-treino contra o São Bernardo, no último fim de semana, o experiente volante começou jogando, fazendo parte de uma formação considerada titular. A tendência é que contra o Sport ele novamente seja escolhido para figurar entre os 11 iniciais, desta vez em uma partida oficial.

Sem Lucas, Ferreira deve ganhar chance como titular

O atacante Ferreira surge como o favorito para substituir Lucas Moura na estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro, contra o Sport, sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis.

Lucas não será relacionado pelo técnico Luis Zubeldía para a primeira partida do Tricolor no Brasileirão por ainda estar se recuperando de um trauma no joelho direito. O camisa 7 tem se limitado a tratamento fisioterápico nos últimos dias.

Desta forma, Luciano deverá exercer o papel de meio-campista ao lado de Oscar, com Ferreira e Calleri formando a possível dupla de ataque.

Foi com essa formação, aliás, que o São Paulo começou o jogo-treino contra o São Bernardo, no último fim de semana, com exceção de Calleri, que vinha um cronograma de trabalho individualizado para controle de carga e acabou sendo substituído por André Silva na ocasião.

Ferreira soma nove jogos pelo São Paulo na atual temporada, mas apenas três deles como titular. O jogador ainda não balançou as redes em 2025.

O São Paulo voltará a entrar em campo após 19 dias. O último jogo oficial da equipe foi a semifinal do Campeonato Paulista, marcada pela polêmica classificação do Palmeiras graças a um pênalti que a própria Federação Paulista de Futebol reconheceu não ter havido.