Zubeldía revela que tem ex-árbitro como consultor

O argentino Luis Zubeldía, do São Paulo, revelou que tem um ex-árbitro internacional como consultor pessoal para se atualizar sobre as regras de futebol.

O treinador, que é constantemente alvo de cartões amarelos no futebol brasileiro, não revelou quem é o profissional com quem tira suas dúvidas, mas afirmou que essa troca de informações o deixa mais seguro para reclamar das decisões que considera erradas nas partidas do Tricolor.

– Tenho tipo um mentor, um árbitro internacional, um dos melhores, que já apitou Mundiais, que me dá um grande apoio. Ele me ajuda à distância. Um consultor de regulamentos – disse, ao UOL.

A relação de Zubeldía com esse profissional é antiga. Ainda no comando da LDU do Equador, o treinador pediu conselhos a ele para a final da Sul-Americana de 2023, contra o Fortaleza. Por conta disso, não fez a sexta substituição durante a prorrogação. O Fortaleza, porém, gastou todas.

– Antes da final da Sul-Americana, pedi sugestões a que situação eu devia estar atento. E entrei muito concentrado contra o Fortaleza naqueles 120 minutos. Um zagueiro deles se lesionou (Titi) e eles já tinham feito as seis substituições. Eu já fui para lá sabendo que tinha de cuidar das mudanças.

Em julho do ano passado, o Atlético-MG venceu o São Paulo por 2 a 1 na Arena MRV, pelo Brasileirão. Na entrevista coletiva, o técnico reclamou muito das decisões do árbitro Marcelo de Lima Henrique – a falta que gerou o primeiro gol do Galo e o toque de mão de Paulinho no segundo.

– Eu sabia que não podia ser gol, era mão de imediatez. Uma mão imediata que sai o gol tinha de ser sancionada. Eu como sabia do regulamento, atuei como atuei, sabia que não era gol. Mas o VAR não viu isso, não sei o que viu. Às vezes minha reação está ligada à minha preparação. Eu tenho a teoria.

O treinador citou, claro, o pênalti marcado na semifinal do Paulistão, contra o Palmeiras, em lance que Vitor Roque caiu numa disputa com Arboleda. O técnico disse que, como não viu as imagens ainda durante o jogo, não teve uma reação maior no clássico.

– Eu ia fazer o mesmo na coletiva contra o Palmeiras, ia explicar que não foi pênalti, mas a informação tive tarde. Vi que Arboleda apoia o pé, que o jogador do Palmeiras se deixa tropeçar e a comunicação gestual dos jogadores implicados. Conhecendo o Arboleda, vi que não tinha sido pênalti. Mas eu não tinha a imagem. Se eu tivesse visto, entrava em campo e mostrava toda a simulação ao árbitro explicando que não era pênalti. Não se pode cometer esse tipo de erro, nem ele nem o VAR.

Em 14 jogos no Campeonato Paulista, Zubeldía recebeu cinco cartões amarelos no Estadual. Ele cumpriu suspensão contra a Ponte Preta.

Recuperado de lesão, Luiz Gustavo avalia preparação do São Paulo

Depois de um longo período sem jogos, o São Paulo está próximo de retornar aos gramados. Neste sábado, o Tricolor recebe o Sport, a partir das 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela rodada de estreia do Campeonato Brasileiro.

O técnico Luis Zubeldía terá um reforço para o confronto. O volante Luiz Gustavo se recuperou de uma fratura no dedo do pé esquerdo, que o tirou da disputa do Paulistão, e deve ficar à disposição do treinador. De volta após dois meses, o jogador comemorou o sucesso no processo de recuperação.

“É uma sensação boa, porque deu tudo certo na recuperação. Trabalhei bastante para poder voltar e ajudar a equipe na estreia do Brasileirão. Que a gente possa entrar forte como equipe e como grupo para fazer um bom jogo”, declarou Luiz Gustavo.

O camisa 16 também avaliou o período de preparação do São Paulo. Com a eliminação polêmica na semifinal do Paulista, o elenco tricolor teve pouco mais de duas semanas para se preparar para a estreia na Série A.

“Foi um período proveitoso de preparação. O treinador teve mais tempo para colocar em prática as ideias de jogo, e agora temos a oportunidade de evoluir e melhorar jogo a jogo”, analisou o volante.

Por fim, Luiz Gustavo ainda projeto a disputa do Brasileirão e valorizou o fato do São Paulo poder estrear em casa, diante de sua torcida.

“Todo jogo do Brasileirão é competitivo. Temos que aproveitar o fator casa, com a presença da nossa torcida, que sempre nos apoia a motiva. A presença dos torcedores nos ajuda muito no Morumbis”, finalizou o jogador.

Luiz Gustavo foi peça importante do São Paulo na última temporada. O volante formou dupla ao lado de Bobadilla em função das lesões de Alisson e Pablo Maia. Ao todo, o volante soma 46 partidas com a camisa tricolor, com cinco gols marcados e uma assistência.

São Paulo atropela Instituto 3B no Brasileiro feminino

Na tarde desta quinta-feira, o São Paulo atropelou o Instituto 3B, do Amazonas, e goleou por 8 a 0, no Estádio do Canindé, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro feminino. Dudinha (2x), Aline Milene, Serrana (2x), Ravena, Carol Gil e Day marcaram os gols da equipe tricolor.

Com o resultado, o São Paulo somou a segunda vitória consecutiva e assumiu a liderança da competição, chegando aos seis pontos. A equipe está empatada em pontos com Corinthians e Cruzeiro, mas leva a melhor no saldo de gols. Já o Instituto 3B amargou a segunda derrota seguida e está na lanterna da tabela.

Agora, as duas equipes retornam a campo pela terceira rodada do Brasileiro feminino. O São Paulo recebe o Cruzeiro neste domingo, às 15h (de Brasília), no CFA Laudo Natel, em Cotia (SP). Já o Instituto 3B visita o Flamengo no mesmo dia, a partir das 18h, no Estádio Luso-Brasileiro.

Os gols do jogo

O São Paulo abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, com Dudinha. A jogadora finalizou e não deu chances para a goleira rival, fazendo o primeiro gol da partida. Três minutos depois, o Tricolor ampliou a vantagem. Dudinha foi lançada em velocidade e ganhou da zagueira adversária. A atacante bateu na saída da goleira Katy e anotou o segundo do São Paulo.

E com 23 minutos no relógio, o São Paulo chegou ao terceiro gol. Karla Alves enfiou linda bola para Aline Milene dentro da grande área. A camisa 7 finalizou na saída da arqueira adversária e balançou as redes.

O Tricolor paulista transformou a vitória parcial em goleada na segunda etapa. Aos oito minutos, após cruzamento vindo do lado esquerdo, Serrana subiu sozinha para completar de cabeça e fazer o quarto das donas da casa.

O quinto gol são-paulino foi marcado aos 26 minutos do segundo tempo. Camilinha recebeu dentro da área e tocou para Serrana. A jogadora chutou e parou em defesa da goleira Katy, mas pegou o rebote e empurrou para o fundo das redes.

E com 38 minutos no relógio, o São Paulo aumentou ainda mais a vantagem no marcador. Crivelari tentou a finalização na entrada da área, mas a bola explodiu na zagueira adversária. Ravena ficou com a sobra, decidiu arriscar de fora e marcou o sexto gol tricolor.

Minutos depois, em cobrança de escanteio para dentro da área, Carol Gil se antecipou à zaga rival e mergulhou de cabeça para fazer o sétimo das donas da casa. Por fim, Day marcou o oitavo. A jogadora recebeu na área, fez o giro para tirar a marcação e finalizou para o fundo das redes.

São Paulo tem retorno de Bobadilla, e Zubeldía arma time sem Lucas

O elenco do São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira o penúltimo treino de preparação para estreia da equipe no Campeonato Brasileiro – sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Sport, no Morumbis.

O volante Bobadilla, que defendeu o Paraguai nas Eliminatórias, já se reintegrou ao elenco e participou do treino. O zagueiro Ferraresi, que fez jogos com a seleção da Venezuela, desembarcou no Brasil pela manhã e só treina com o grupo na sexta-feira.

Para a partida, o técnico Luis Zubeldía não contará com o meia Lucas Moura, que trata dores no joelho e já comunicou o torcedor que perderá também a estreia na Conmebol Libertadores.

O camisa 7 tem realizado tratamento individualizado no CT da Barra Funda por conta de um trauma que sofreu no joelho direito na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na semifinal do Paulistão.

O time da estreia pode ter Rafael; Cédric, Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Oscar, Luciano e Lucas Ferreira (Matheus Alves); Calleri.

O que falta para São Paulo e patrocinadora anunciarem renovação

O São Paulo espera anunciar ainda neste mês a prorrogação de contrato de patrocínio máster com a Superbet, casa de apostas que iniciou parceria com o clube em 2024 com um contrato até 2026, mas que esticará o vínculo até 2030, ano em que o clube do Morumbis celebra o centenário.

O acordo, que estava previsto para ser fechado na última semana, ainda passa por processos burocráticos neste momento, com troca de documentos dos dois departamentos jurídicos.

Os valores, segundo membros da diretoria do São Paulo, subirão bastante. No ato da assinatura com a Superbet, o São Paulo fechou um acordo de R$ 53 milhões fixos, com reajustes anuais e mais bônus por resultados. O novo acordo, porém, elevará bastante o patamar das cifras.

Há dez dias, no Paraguai, o presidente Julio Casares já celebrava o bom andamento do acordo:

– Com a Superbet esta muito avançado, vai nos colocar dentre os maiores valores de receita de patrocínio máster. Um acordo de longo prazo, até 2030. Temos a responsabilidade de deixar ao sucessor uma melhor condição. Espero deixar esse legado ao próximo presidente – disse.

De acordo com o site Poder360, o São Paulo receberá um fixo de R$ 678 milhões ao longo das seis próximas temporadas, incluindo a atual.

O valor inicial será de R$ 78 milhões ao longo de 2025, incluindo nesta conta os valores com pagamento de metade do salário do meia Oscar. Até 2030, o contrato anual terá reajustes progressivos que chegarão a R$ 140 milhões no último ano de parceria.

Além dos ganhos fixos, o contrato prevê bonificação em caso de conquistas esportivas.

Lucas diz que vai desfalcar SP em estreias de Brasileirão e Libertadores

O São Paulo não deve ter Lucas Moura em campo nas estreias do time no Campeonato Brasileiro e na Conmebol Libertadores. O Tricolor enfrenta o Sport neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, e depois viaja para pegar o Talleres, às 21h30 de quarta-feira, em Córdoba, Argentina.

Ainda em recuperação de um trauma no joelho direito, sofrido na semifinal do Paulistão contra o Palmeiras, Lucas tem feito tratamento no CT. Em evento em uma faculdade de São Paulo nesta quarta-feira, o camisa 7 disse que não estará presente nesses primeiros jogos.

– A gente teve um tempo bom para preparar o time, treinar, fazer avaliações, jogadas e sistemas, mas infelizmente não vou estar presente. Faz parte do futebol, estou focado totalmente em minha recuperação, tratando bastante para voltar o mais rápido possível. Tem que respeitar o processo, não adianta forçar – afirmou Lucas.

– Acho que o time vai chegar preparado para esse início de Campeonato Brasileiro e de Libertadores. Vou estar na torcida e trabalhando para voltar bem, que é o mais importante – completou.

Sem Lucas, o técnico Luis Zubeldía prepara o time para a estreia do Brasileirão e deve ter pelo menos dois reforços: Bobadilla e Ferraresi, que estiveram nas Eliminatórias com as seleções do Paraguai e da Venezuela, respectivamente, são aguardados de volta ao Brasil nesta quinta-feira.

Pelas formações utilizadas no jogo-treino contra o São Bernardo, a equipe deve voltar a usar linha de quatro. O time da estreia pode ter Rafael; Igor Vinícius (Cédric), Arboleda, Alan Franco (Sabino) e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Oscar, Luciano e Ferreirinha; André Silva (Calleri).

Reintegrado ao elenco, o volante Luan ainda não participou dos treinos com bola. Ele será inserido nas atividades de acordo com a sua evolução física. Por enquanto, não há previsão para uma reestreia.

 

Alguém me disse

Foi publicado o balanço do São Paulo para os conselheiros, na noite desta quarta-feira. O déficit do ano bateu exatamente com o que antecipei, há dez dias: R$ 289 milhões de reais. Errei por um milhão.

Agora, com o passar das horas, vou apurando mais  informações sobre esse balanço das trevas e passando para vocês.

 

Paulo Pontes

Lesão de Pablo Maia abre brecha para Luan dar volta por cima

Reintegrado ao elenco do São Paulo, Luan quer aproveitar a lesão de Pablo Maia para ganhar espaço no clube e provar ao técnico Luis Zubeldía de que pode ser útil em uma temporada repleta de desafios para a equipe.

De volta do empréstimo ao Vitória, o volante vinha trabalhando separadamente, em horários alternativos no CT da Barra Funda, mas o São Paulo decidiu dar uma oportunidade para que ele vivesse a rotina de trabalho ao lado dos demais jogadores e pudesse mostrar dentro de campo suas reais condições física e técnica.

Por enquanto Luan vem realizando apenas trabalhos físicos junto de seus companheiros. Como vinha trabalhando separado do grupo, o volante ainda não reúne condições para participar das atividades com bola, sejam elas técnicas ou táticas.

Com a lesão de Pablo Maia, que passou por uma cirurgia no tornozelo direito e só deve voltar no segundo semestre de 2025, Luiz Gustavo mais uma vez deverá ser titular como primeiro volante, assim como aconteceu no ano passado.

Mas, com o calendário apertado, cheio de competições, o técnico Luis Zubeldía precisará de um atleta para revezar com Luiz Gustavo, e é aí que Luan pode, enfim, reconquistar seu espaço no São Paulo.

Vale lembrar que há outros volantes no elenco que podem atuar, porém, possuem características menos defensivas. Bobadilla e Marcos Antônio têm capacidade de exercer a função de primeiro volante, mas também costumam subir ao ataque e participar com mais frequência da construção das jogadas ofensivas.

No ano passado, com a camisa do Vitória, Luan disputou 27 jogos, sendo titular em 22 deles. O volante só perdeu seu espaço entre os 11 iniciais na reta final da temporada passada, mas foi importante na campanha que manteve o clube na Série A do Brasileirão.

Possível demissão de Dorival Júnior aumenta pressão sobre Zubeldía

A possível de demissão de Dorival Júnior na Seleção Brasileira deve aumentar ainda mais a pressão sobre o técnico Luis Zubeldía no São Paulo. Bastante criticado por parte da torcida devido ao desempenho aquém das expectativas de sua equipe neste primeiro trimestre, o argentino sabe que precisa dar uma resposta rápida neste reinício de temporada para ter tranquilidade para trabalhar.

Os tropeços contra Inter de Limeira, Velo Clube e Ponte Preta na reta final da primeira fase do Campeonato Paulista não foram muito bem vistos pela torcida são-paulina. O Tricolor também teve bastante dificuldade para vencer o Novorizontino nas quartas de final, mesmo jogando no Morumbis, tendo de se conformar com o magro triunfo por 1 a 0, graças ao talento de Oscar e Lucas, que protagonizaram a linda jogada do gol marcado por Calleri.

Na semifinal do Paulistão, o São Paulo também não conseguiu gerar muito perigo ao Palmeiras no Allianz Parque. É verdade que a eliminação aconteceu devido a um pênalti marcado equivocadamente a favor do Verdão, entretanto, o Tricolor esteve longe de assustar o goleiro Weverton ao longo dos 90 minutos.

Por essas e outras que há uma grande dúvida em relação ao que o São Paulo de Luis Zubeldía pode entregar em 2025, ano em que novamente o time disputará a Libertadores. Com praticamente 20 dias para trabalhar e descansar seus jogadores desde a eliminação no Paulista, o treinador argentino precisará fazer com que a equipe, de alguma forma, apresente evolução.

Com Dorival Júnior praticamente fora da Seleção Brasileira, a paciência com Zubeldía pode acabar mais rapidamente. Campeão da Copa do Brasil de 2023 com o São Paulo, único título que faltava na galeria do clube, o ainda comandante do time canarinho é muito bem-quisto pela diretoria tricolor e naturalmente seria um nome cogitado caso houvesse a necessidade de troca de treinador e ele estivesse livre no mercado novamente.