Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, aqui o espaço é seu. Diga o que espera para o jogo de estreia do São Paulo no Brasileiro esta noite, contra o Sport, no Morumbi.
Arquivos
São Paulo recebe Sport na abertura do Brasileiro
O São Paulo estreia no Campeonato Brasileiro neste fim de semana. O Tricolor encara o Sport neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela primeira rodada do torneio nacional.
O São Paulo foi eliminado do Campeonato Paulista no início do mês e, em função disso, teve pouco mais de duas semanas de preparação para o duelo contra o Sport. O técnico Luis Zubeldía aproveitou o período para ajustar a equipe e recuperar jogadores lesionados.
O Tricolor, inclusive, fez um jogo-treino contra o São Bernardo, no Morumbis, como forma de preparação para a estreia na Série A. O time são-paulino venceu o adversário por 4 a 2, com gols de André Silva, Lucas Ferreira, Matheus Alves e Ryan Francisco.
Para o confronto, Zubeldía terá um desfalque de peso. Lucas Moura, com um trauma no joelho direito, não estará à disposição. Em contrapartida, o comandante tricolor deve poder contar com o Alan Franco e Calleri, já que ambos tem treinado normalmente com o grupo após problemas físicos.
O Sport, por sua vez, chega para a partida vindo de uma derrota na Copa do Nordeste. Os comandados do técnico Pepa foram derrotados pelo Altos-PI na última quarta-feira, em casa, por 1 a 0. Nos últimos três jogos, o time amargou dois reveses e teve uma vitória.
O técnico Pepa terá praticamente força máxima para o embate. O próprio comandante, inclusive, poderá voltar a comandar a equipe na beira do gramado – na derrota para o Altos-PI, ele estava suspenso.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X SPORT
Local: Morumbis, São Paulo (SP)
Data: 30 de março de 2025 (domingo)
Hora: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
SÃO PAULO: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco (Sabino) e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Oscar, Luciano e Ferreira; Calleri.
Técnico: Luis Zubeldía
SPORT: Caíque; Hereda, Silva, Chico e Carius; Rivera, Lucas Lima e Oliveira; Romarinho, Barletta e Lobato
Técnico: Pepa
Jornal Tricolornaweb
No ar a edição nº 1614 desta sexta-feira, 28 de março de 2025. Em destaque a análise dos principais assuntos do dia. Ouça comigo.
Oscar tem lesão muscular e se junta a Lucas como desfalque na estreia
O São Paulo não terá dois de seus principais jogadores na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro, sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Sport, no Morumbis.
Além de Lucas Moura, que já havia anunciado sua ausência, outro desfalque será o meia Oscar, que sentiu uma incômodo na região posterior da coxa esquerda, passou por exame e teve diagnosticada uma pequena lesão no local. Ele já iniciou tratamento no CT da Barra Funda.
Lucas trata dores no joelho e já comunicou o torcedor que perderá também a estreia na Conmebol Libertadores. O camisa 7 tem realizado tratamento individualizado no CT da Barra Funda por conta de um trauma que sofreu no joelho direito na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na semifinal do Paulistão.
Sem eles, o time da estreia pode ter Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino (Ferraresi); Cédric, Luiz Gustavo, Alisson, Matheus Alves e Enzo Díaz; Luciano e Calleri.
São Paulo encerra longa preparação para a estreia
O elenco do São Paulo encerrou na manhã desta sexta-feira a longa preparação que teve para estreia da equipe no Campeonato Brasileiro – sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Sport, no Morumbis. Foram 18 dias sem jogos desde a eliminação na semifinal do Paulistão.
O zagueiro Ferraresi, que fez jogos com a seleção da Venezuela nas Eliminatórias, juntou-se ao elenco na atividade desta manhã. A tendência é de que fique no banco de reservas no jogo deste sábado.
Para a partida, o técnico Luis Zubeldía não contará com o meia Lucas Moura, que trata dores no joelho e já comunicou o torcedor que perderá também a estreia na Conmebol Libertadores.
O camisa 7 tem realizado tratamento individualizado no CT da Barra Funda por conta de um trauma que sofreu no joelho direito na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na semifinal do Paulistão.
O time da estreia pode ter Rafael; Cédric, Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Oscar, Luciano e Lucas Ferreira (Matheus Alves); Calleri.
São Paulo acerta renovação de contrato de Matheus Alves
O São Paulo acertou nesta sexta-feira a renovação de contrato do meia Matheus Alves, de 20 anos.
Camisa 10 da equipe no título da Copa São Paulo, o garoto foi integrado ao elenco principal e participou de dois jogos no Paulistão. Ele tinha contrato só até 1º de janeiro de 2026.
Depois de uma longa negociação, as partes fecharam um novo acordo até o fim de 2028, com aumento salarial para o garoto. A informação, publicada pela Trivela, foi confirmada pelo ge.
As conversas para Alves renovar seu contrato com o São Paulo caminham desde o fim do ano passado. O Tricolor, à época, fez uma proposta considerada baixa pelo estafe do jogador, que voltou a conversar com o clube somente depois da conquista do início de 2025.
Depois da Copinha, equipes da Europa e da Arábia Saudita procuraram o estafe do jogador para saber suas condições, mas a vontade de Alves e de quem trabalha com ele era renovar com o São Paulo.
Welberlieskott: conheça o garoto da base que joga na Indonésia Sub-20
As nove consoantes e cinco vogais deixam o nome dele um pouco complicado: Welberlieskott. O apelido, porém, facilitou as chamadas de presença na sala de aula entre professores e é como ele é conhecido nas categorias de base do São Paulo: Well.
Presença constante nas convocações de base da seleção da Indonésia e com o seu primeiro contrato profissional recém-assinado com o São Paulo, o garoto da Cotia atendeu a reportagem do ge nesta semana para uma entrevista, na qual contou a sua história.
A um mês de completar 18 anos e vivendo seu primeiro ano de categoria sub-20, sob o comando do técnico Alan Barcellos, o jogador que atua como lateral-direito e volante sonha em construir uma história dentro do clube. Em março, assinou contrato até o fim de 2026:
– Foi uma alegria inexplicável, ver que o clube confia em mim, só tenho a agradecer. Meu sonho no São Paulo é trazer alegrias para o torcedor e ganhar títulos no São Paulo – disse, em português e em indonésio (confira no vídeo).
A relação com a Indonésia
A história de Well começa com seu pai, Elisângelo de Jesus Jardim. Campeão da Série B2 do Paulistão pela Jalense, de Jales, interior de São Paulo, em 2003, o volante recebeu proposta para jogar na Indonésia, onde passou por clubes como Persekaba Bandung e Persiba Balikpapan.
Por lá, foi apresentado a uma jovem de nome Lielyana Halim, que mostrou a ele o país e a cultura local. O encontro deu em casamento em 2006, e um ano depois nasceu Well, o primeiro dos três filhos do casal. Eles são pais ainda da menina Wenlie, que também joga futebol, e do caçula Warleywew.
Na Indonésia e na Malásia, onde atuou na reta final da carreira, o meio-campista Elisângelo começou a treinar o garoto nas praias e sentiu nele um potencial de evolução no futebol. Para conseguir desenvolvê-lo, porém, o caminho seria voltar ao Brasil. Assim, em 2012, eles retornaram ao país.
– Quando eu tinha cinco anos, voltamos ao Brasil e meu pai me levou numa escolinha chamada M10. Joguei por seis meses ali e fui para o futsal do Palmeiras. Fiquei quatro anos, e na transição do salão para o campo eu vim para o São Paulo, já com nove anos – contou o jogador.
Alojado no São Paulo, o garoto conquistou seu primeiro título em 2018, quando foi campeão paulista sub-11. Com o passar dos anos, ao disputar torneios pelo São Paulo na Suécia, Dinamarca e França, chamou a atenção de olheiros da Indonésia, que buscavam talentos para a sua seleção.
– Eu estava treinando (em Cotia) e meu Instagram do nada bombou de seguidor, a mídia da Indonésia falando que eu seria convocado. Chegou a convocação em 2023 e estou até agora no sub-20.
Hoje, dos 463 mil seguidores que possui no Instagram, 70% também seguem a página da seleção da Indonésia, o que indica uma boa fama em seu país materno. Convocado para o Mundial Sub-17 sediado na Indonésia em 2023, participou de jogos contra Marrocos, Panamá e Equador.
– Jogar uma Copa do Mundo foi um sonho realizado, consegui dar uma assistência contra o Panamá, foi o jogo mais especial. Mas também tenho o sonho de jogar na seleção do Brasil. Até agora estou recebendo convocações da Indonésia, mas na hora de decidir lá na frente vou ver com meus familiares se seguimos ou se defendo o Brasil – disse ele, que é agenciado pelo empresário Giuliano Bertolucci e está ciente da possibilidade de troca futura.
Ainda com familiares da mãe no país, Well tem uma vida dividida até dentro de casa, já que a comunicação com os pais e irmãos às vezes ocorre em português e às vezes em indonésio.
– Gosto muito das pessoas na Indonésia, são pessoas muito felizes. Ele pode estar com a maior dificuldade, mas sempre está feliz, alegre, dando bom dia. A culinária é diferente, gosto de um arroz amarelo que eles têm, de pato. Só que é tudo apimentado. E gosto muito das praias também que tem em Bali. Minha mãe vai todo ano sozinha pra lá. Agora, quando vou para a seleção, visito a família.
Aproveitamento contra times da Série A em 2025 preocupa São Paulo
Após um extenso período de preparação, São Paulo está cada vez mais próximo de voltar a atuar em jogos oficiais. O Tricolor enfrenta o Sport neste sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela rodada de estreia do Campeonato Brasileiro.
O técnico Luis Zubeldía teve pouco mais de duas semanas para preparar a equipe e o elenco chega descansado para o confronto, diferente do Sport, que atuou na última quarta-feira. No entanto, para superar o time pernambucano e estrear com o pé direito, o Tricolor precisará superar uma estatística um tanto preocupante.
O São Paulo amarga mau aproveitamento contra equipes da Série A em 2025. O time são-paulino não acumula bons números na atual temporada – ao todo, foram seis embates, com três derrotas, um empate e apenas duas vitórias, o que representa um aproveitamento de 38,8%.
Neste ano, o Tricolor enfrentou cinco times distintos da Série A durante a campanha no Campeonato Paulista: Palmeiras (duas vezes), Corinthians, Santos, Red Bull Bragantino e Mirassol.
O primeiro encontro da temporada contra clubes que disputam o Brasileirão foi em um Majestoso. O São Paulo recebeu e venceu o Corinthians, por 3 a 1, no Morumbis, logo no começo do Estadual. Lucas Moura brilhou com dois gols e Oscar completou o placar.
A partir daí, o São Paulo encarou três rivais de Série A em sequência. Primeiro, teve outro clássico com o mesmo resultado, mas para o outro lado. Os comandados de Zubeldía foram derrotados pelo Santos, por 3 a 1, fora de casa. Lucas Moura anotou o único gol na derrota tricolor.
Logo em seguida, o São Paulo encarou o Mirassol no Morumbis e não deu chance para o adversário – que disputará a Série A pela primeira vez em sua história. O time são-paulino goleou por 4 a 1, com gols de Oscar, Calleri, Enzo Díaz e André Silva.
Só que, depois disso, o Tricolor entrou em um mau momento e, nos três últimos jogos, não venceu mais os adversários do Brasileirão. Primeiro, perdeu para o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, por 1 a 0. Depois, empatou sem gols com o Palmeiras no Allianz Parque.
Por fim, a terceira derrota contra equipes da Série A neste ano veio no Choque-Rei, contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão. Com um pênalti polêmico assinalado pela arbitragem, o São Paulo foi superado por 1 a 0 no Allianz Parque e deu adeus ao Estadual.
Dessa forma, o São Paulo precisará superar a preocupação com o aproveitamento ruim contra times do Brasileirão em 2025 para estrear com vitória no jogo contra o Sport. Para isso, o Tricolor contará com a força da Torcida que Conduz, que promete apoiar o time.
Após a polêmica eliminação na semifinal do Paulista, o São Paulo vem tendo mais de 15 dias para descansar e se preparar para os próximos desafios da temporada. O elenco voltará a entrar em campo após exatos 19 dias, período que o torcedor espera ter sido bem aproveitado por Zubeldía.
SP tem apenas quatro remanescentes de último encontro com o Sport
Após um longo período sem jogos, o São Paulo retorna aos gramados para fazer sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2025. O Tricolor enfrenta o Sport neste sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela primeira rodada da competição.
Sob o comando do técnico Luis Zubeldía, o elenco teve pouco mais de duas semanas para se preparar para o embate. No entanto, dos 28 jogadores que integram o plantel profissional são-paulino, poucos podem dizer que tiveram a oportunidade de enfrentar o Sport, pelo Brasileirão, vestindo a camisa tricolor.
Após passar por uma reformulação, o São Paulo conta com apenas quatro remanescentes do último encontro com o Sport válido pela Série A. Dos 23 relacionados para aquela partida, somente quatro ainda permanecem no Tricolor: Igor Vinícius, Robert Arboleda, Jonathan Calleri e Igor Liziero.
A última vez que o São Paulo mediu forças contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro foi em 2021. No dia 27 de novembro daquele ano, o Tricolor bateu o adversário pernambucano, no Morumbis (que ainda era somente Morumbi), pela 36ª rodada do torneio nacional.
À época, a equipe ainda era comandada pelo técnico Rogério Ceni, hoje no comando do Bahia. Três dos quatro remanescentes – Igor Vinícius, Arboleda e Calleri – foram titulares. Os defensores atuaram os 90 minutos, enquanto Calleri deixou o campo aos 15 minutos da etapa final. Já Liziero não foi utilizado.
O São Paulo foi escalado com a seguinte formação: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Gabriel Sara, Nestor, Igor Gomes e Vitor Bueno; Rigoni e Calleri. No segundo tempo, receberam chances Gabriel Neves, Bruno Alvez, Benítez, Marquinhos e Juan.
O Tricolor de Ceni venceu o Sport por 2 a 0 na ocasião, graças a gols de Calleri e Gabriel Sara. O argentino abriu o placar no Morumbis, enquanto o Cria de Cotia completou o triunfo.
De lá para cá, assim, o São Paulo passou por uma reformulação, que teve desde a troca de técnico até a venda e a contratação de jogadores. Miranda, por exemplo, se aposentou ao fim de 2022. Já Vitor Bueno rescindiu com o São Paulo no começo de 2022, enquanto Gabriel Sara foi vendido ao Norwich-ING meses depois.
Outros atletas que estiveram no plantel naquela partida, por exemplo, demoraram mais a deixar o clube. Igor Gomes, por exemplo, foi vendido para o Atlético-MG em janeiro de 2023. Enquanto isso, Gabriel Neves só se transferiu em definitivo para o Estudiantes em julho de 2024. Por fim, Welington e Juan Santos só deixaram o clube ao fim da última temporada.
Outro fato que também chama a atenção é que, naquela partida, Sabino, atualmente no São Paulo, foi titular e atuou os 90 minutos pelo Sport. O zagueiro foi contratado pelo Tricolor em março do ano passado e, neste sábado, terá a oportunidade de enfrentar o ex-clube pela primeira vez.
Dos quatro remanescentes, Arboleda e Calleri são titulares do São Paulo com Zubeldía, enquanto Igor Vinícius disputa posição com Cédric Soares. Liziero, por outro lado, não foi utilizado nesta temporada e não está nos planos da comissão técnica do argentino. O volante tem contrato com o clube somente até o fim de junho.
Após a polêmica eliminação na semifinal do Campeonato Paulista para o Palmeiras, o São Paulo vem tendo mais de 15 dias para descansar e se preparar para os próximos desafios da temporada. O elenco voltará a entrar em campo após exatos 19 dias, período que o torcedor espera ter sido bem aproveitado por Zubeldía.
Santos vira sobre o São Paulo e segue invicto no Brasileiro sub-20
O Campeonato Brasileiro sub-20 segue a todo vapor. Nesta quinta-feira, o Santos venceu o São Paulo de virada, por 4 a 2, no CFA Laudo Natel, em Cotia (SP), pela terceira rodada da competição. Henrique e João Alencar (contra) marcaram para o Tricolor, enquanto Pepê, Luca Meirelles e Enzo Boer (2x) viraram para o time santista.
Com o resultado, o Santos manteve a invencibilidade no torneio, alcançou os sete pontos e assumiu a terceira colocação na tabela de classificação. Já o São Paulo amargou sua primeira derrota e chegou ao segundo jogo sem vencer, parando nos quatro pontos e ficando em oitavo lugar.
As duas equipes, agora, voltam a campo pela quarta rodada do Brasileiro sub-20. O São Paulo encara o Fortaleza, fora de casa, às 15h (de Brasília) desta quarta-feira. Já o Santos pega o Palmeiras nesta quinta-feira, no CT Rei Pelé, também a partir das 15h.
Os gols do jogo
O primeiro gol do clássico saiu aos 24 minutos do primeiro tempo. A zaga santista perdeu a bola na intermediária e Henrique ficou com a bola. O camisa 11 partiu em velocidade, invadiu a grande área, tirou dois jogadores e bateu por cobertura, abrindo o placar no jogo.
Com 39 minutos no relógio, o São Paulo ampliou a vantagem no marcador. Felipe avançou pelo lado esquerdo e cruzou para dentro da área. O zagueiro do Santos, João Alencar, tentou fazer o corte, mas a bola subiu demais e encobriu o goleiro santista.
Já na segunda etapa, aos sete minutos, o Santos diminuiu a diferença. Vinícius Lira partiu pelo lado esquerdo e adentrou a grande área. O lateral cruzou para trás e encontrou Pepê, que completou para o fundo das redes.
E minutos depois, com 13′ no relógio, os Meninos da Vila deixaram tudo igual. Luca Meirelles carregou pelo lado esquerdo e se aproximou da entrada da área. O garoto cortou para o meio e finalizou colocado, superando o goleiro tricolor.
Com 29 minutos, o Santos virou o jogo no CFA Laudo Natel. Luca Meirelles recebeu próximo à meia-lua e finalizou colocado, acertando o ângulo do gol são-paulino. Já nos minutos finais, Enzo Boer ficou com a bola dentro da área, fez o giro e acertou um bonito chute, fechando a virada santista em 4 a 2.