Flamengo vence São Paulo e segue caça ao líder Minas no NBB

Nesta quinta-feira, pelo NBB, o Flamengo recebeu o São Paulo no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e venceu por 105 a 86.

Com o resultado positivo, o time carioca, vice-líder da competição, chegou a 76,7% de aproveitamento, com 53 pontos, e seguiu na caça ao líder Minas, que por sua vez bateu o Pato, também nesta noite. Assim, alcançou 56 somados e 86,7% de aproveitamento. O São Paulo, por sua vez, continuou em 14º, agora com 42 conquistados, mas 35,5% de aproveitamento.

O Flamengo retorna às quadras no próximo domingo, contra o Pauliistano, pelo NBB. A partida acontece às 11h (de Brasília), novamente no Maracanãzinho. Já o São Paulo visita o Botafogo, no sábado, no Ginásio Oscar Zelaya. O jogo, também válido pelo NBB, está marcado para às 16h.

O jogo

No primeiro quarto, o Flamengo viu o São Paulo abrir cinco pontos. Porém, o time carioca diminuiu o prejuízo para somente um, deixando 17 a 18.

Assim, no segundo, o Rubro-Negro se recuperou e, apesar do equilíbrio, a equipe conseguiu a virada. Com seis cestas de dois pontos, três cestas de três pontos e sete lances livres convertidos, o Flamengo fez 45 a 41.

Até que no penúltimo, a vantagem que era de quatro pontos se estendeu para 17. A principal razão da diferença foi o número de cestas de três convertidas. O Flamengo, que terminou com 75 pontos, acertou seis, enquanto o Tricolor, que fechou com 58, arremessou apenas duas no alvo.

Em certo momento do último quarto, o São Paulo até tirou parte do prejuízo, mas o Flamengo voltou a pontuar e fechou a vitória por 105 a 86.

Veja outros resultados desta quinta-feira pelo NBB:

Pato 72 x 75 Minas

Botafogo 64 x 75 Paulistano

Rafael não foi vazado em mais da metade dos jogos que disputou no ano

Rafael alcançou na última quarta-feira, na vitória por 1 a 0 do São Paulo sobre o Talleres, pela Libertadores, o sétimo jogo sem ser vazado no ano. O goleiro tricolor não sofreu gols em mais da metade das partidas que fez na temporada.

Dono da posição no Tricolor, Rafael disputou 13 jogos em 2025. Além do duelo contra o Talleres, ele não foi vazado diante de Botafogo-SP, Guarani, Inter de Limeira, Palmeiras, Novorizontino e Sport.

O arqueiro sofreu apenas nove gols nas 13 partidas que disputou. O goleiro são-paulino foi vazado contra Corinthians, Santos, Mirassol, Ponte Preta, São Bernardo e Palmeiras.

Rafael não jogou em apenas três partidas do São Paulo no ano. Ele viu do banco de reservas a vitória a contra a Portuguesa, a derrota para o Red Bull Bragantino e o empate com o Velo Clube. Nesta partidas, a equipe levou cinco gols e teve Jandrei como titular.

O goleiro deve voltar a campo no próximo domingo, quando o Tricolor visita o Atlético-MG, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A bola na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 16h (de Brasília).

Como o São Paulo reencontrou bom momento defensivo

O São Paulo reencontrou, nas últimas partidas, um bom momento defensivo na temporada.

Nos últimos quatro jogos, sofreu apenas um gol: o do pênalti polêmico marcado na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na semifinal do Campeonato Paulista. Contra Novorizontino (1 a 0), Sport (0 a 0) e Talleres (1 a 0), não foi vazado.

Goleiro titular do Tricolor, Rafael também defende bons números. Dos 13 jogos oficiais que fez no ano, ele conseguiu não ser vazado em sete. Os sete gols que levou saíram nos jogos contra Corinthians, Santos, Mirassol, Ponte Preta, São Bernardo e Palmeiras.

Outro detalhe que chama a atenção é que dos 15 gols sofridos no ano, nenhum saiu em jogadas de escanteio. Até aqui, elas vêm sendo neutralizadas pela defesa. Contra o Talleres, curiosamente, o clube argentino chegou perto, num quase gol contra de Alan Franco, mas a bola carimbou o travessão.

Ofensivamente, o time fez gols duas vezes em 2025 em cobranças de escanteios, contra o Corinthians, de Lucas Moura, e diante da Ponte Preta, com Calleri. Em ambos, o cobrados foi o meia Oscar.

O Tricolor volta a campo no domingo, às 16h, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, pela segunda rodada do Brasileirão.

São Paulo acumula 55% de aproveitamento contra argentinos fora de casa

O São Paulo venceu o Talleres por 1 a 0, na última quarta-feira, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, pela estreia na Libertadores. Com a vitória, a equipe melhorou seu retrospecto fora de casa contra times argentinos na década atual.

Desde 2021, o Tricolor Paulista disputou seis partidas em solo argentino contra rivais do país vizinho. O time do Morumbis acumulou três vitórias, um empate e duas derrotas no período, o que gera um aproveitamento de 55%.

Em 2021, a equipe visitou o Racing pela Libertadores duas vezes e somou um empate e uma vitória. Dois anos depois, o time são-paulino superou o Tigre e perdeu para o San Lorenzo, pela Sul-Americana. Em 2024, derrota para o Talleres na estreia no principal torneio sul-americano.

A vitória contra o Talleres aconteceu graças a Alisson que, na reta final do segundo tempo, venceu o goleiro adversário e balançou as redes para o Tricolor. O time argentino reagiu nos últimos minutos, mas não conseguiu a igualdade no placar.

O São Paulo volta a campo pela Libertadores na próxima quinta-feira, quando recebe o Alianza Lima-PER, no Morumbis, às 21h30 (de Brasília). Antes, a equipe foca no embate contra o Atlético-MG neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A bola rola na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 16h.

São Paulo vive maior sequência invicta na Libertadores no século

Com a vitória sobre o Talleres na última quarta-feira, pela estreia na Libertadores, o São Paulo alcançou uma marca significativa. A equipe superou a série de jogos de 2005 e alcançou sua maior sequência invicta no torneio continental neste século.

O triunfo marcou a décima partida seguida do Tricolor sem perder na Libertadores. Entre os anos de 2024 e 2025, o time são-paulino conquistou seis vitórias e quatro empates. A última derrota ocorreu justamente para o Talleres, em abril do ano passado.

A série supera a conquistada em 2005, quando o Tricolor Paulista ficou nove jogos invictos na Libertadores. Neste ano, inclusive, o clube do Morumbi sagrou-se campeão e comemorou seu terceiro título na competição.

Na série recente, o São Paulo acumulou vitórias contra Cobresal (2), Barcelona-EQU, Talleres (2) e Nacional-URU. Além disso, a equipe ainda somou empates com Barcelona-EQU, Nacional-URU e Botafogo – nos dois jogos das quartas de final.

Além de superar a maior série invicta do século, o time de Luis Zubeldía também igualou a segunda maior sequência de invencibilidade da história do clube na Libertadores. Em 1992, ano do primeiro título do São Paulo, a equipe, comandada por Telê Santana, ficou dez jogos sem perder no torneio.

O Tricolor pode igualar a maior série invicta de sua história na competição na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Alianza Lima-PER. Caso não perca, a equipe chegará a 11 partidas sem derrota, marca alcançada em 1974, quando foi vice-campeão em sua segunda participação na Libertadores.

O duelo contra o Alianza Lima-PER está marcado para as 21h30 (de Brasília), no Morumbi, e é válido pela segunda rodada do Grupo D. Antes, o São Paulo visita o Atlético-MG no domingo, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 16h (de Brasília).

Santi Longo diz que não ganhou a confiança de Zubeldía no São Paulo

De volta ao Belgrano depois uma passagem frustrada pelo São Paulo, o argentino Santiago Longo lamentou o fato de não ter conseguido conquistar a confiança de Luis Zubeldía. O volante de 26 anos disse que sempre soube que não foi uma escolha do técnico, mas sim da diretoria tricolor.

No curto período no Brasil, Santi fez três partidas em 2024 e mais duas neste ano, iniciando como titular contra Botafogo-SP e Portuguesa, jogos em que o time foi a campo com reservas. Em fevereiro, ele rompeu o contrato e voltou ao Belgrano, onde tem contrato até o fim de 2027.

– Não me ligou (antes do acerto), não me chamou, eu sabia que quem tinha me contratado era o Rui Costa (gerente de futebol), por isso também a decisão de voltar. Quando o treinador não tem total confiança em você, sendo minha primeira experiência fora do país, então fica um pouco mais difícil. E por eu não me adaptar mais rápido ao futebol brasileiro também, é uma autocritica que faço – disse ele, ao site “Arquibancada Tricolor” em Córdoba.

Cedido ao Tricolor em setembro de 2024 para um empréstimo que teria validade até 29 de agosto, o jogador de 26 anos pediu a antecipação do seu retorno por entender que não estava nos planos.

– Neste ano, na pré-temporada, me senti melhor, mais adaptado ao grupo, joguei dois jogos no Paulistão, mas quando veio a oportunidade de voltar, falei com o Rui Costa, que foi quem me trouxe. E ano passado também tinha falado com o treinador. Por não ser um pedido do treinador, ia ser difícil eu ter os minutos que eu queria, então decidi voltar – explicou.

Além de Santi Longo, o São Paulo devolveu o irlandês Jamal Lewis no início do ano. O jogador, que não vinha agradando torcedores e membros da comissão técnica, sofreu uma lesão e teve seu retorno antecipado ao Newcastle, dono dos seus direitos. Foram apenas seis jogos pelo Tricolor.

Alguém me disse

São cada vez mais fortes os rumores do que antecipei lá atrás, de que Júlio Jack Casares está preparando o  São Paulo para uma SAF, e com o próprio grego Evangelos Marinakis. O contrato para que ele fique com 50% de Cotia já está pronto, só faltando as assinaturas. Edu Gaspar foi visto visitando o CT. É o tiro inicial para ele tomar conta do São Paulo por completo. Tomar conta, não. O CEO será Júlio Casares.

Repito: tenho falado isso há algum tempo. E o caos está se aproximando.

 

Paulo Pontes

Explicando algo que parece inexplicável

A Rádio São Paulo está fora do ar. Não transmitimos o jogo contra o Talleres, não fizemos Mesa Redonda e nem Jornal das 8 hoje. O motivo? Bem, vamos à explicação:

Ontem, por volta das 9h15, eu estava tomando meu café, após o Jornal das 8, quando toca meu interfone: fui atender, a pessoa se identificou como sendo da CPFL. E o diálogo se seguiu:

  • Sou da CPFL e preciso que o senhor abra o quartinho para fazer a leitura
  • Eu não tenho a chave, está com a síndica que fica no apartamento tal
  • Já liguei lá e ninguém atende
  • Provavelmente ela não esteja.
  • Mas o senhor tem obrigação de ter a chave
  • Não, eu não tenho essa obrigação
  • É a segunda vez que eu venho aqui e o senhor não tem essa chave
  • Repito: eu não tenho essa obrigação. A CPFL deve avisar quando fará a leitura
  • A CPFL não faz isso, não marca, não agenda nada
  • Sim, a CPFL pode fazer o faturamento pela média e, na conta, indicar a data da nova leitura para que tenha alguém esperando.
  • Vai se fuder

E desligou o interfone na minha cara. Corri para a sacada do meu quarto, que dá para a rua e gritei:

  • O senhor deve respeitar uma pessoa mais velha e, ainda mais, seu cliente
  • Vai tomar no cu

A partir daí, desci ao nível do elemento, que estava numa viatura da CPFL número 778, na Praia Grande, e virou uma grande baixaria.

Quando foi por volta da 16h, a luz se apagou. Ouvi um barulho de um carro cantando os pneus, corri para ver, era o mesmo elemento que voltou, cortou a energia do prédio todo lá no poste, e saiu arrancando em alta velocidade.

Detalhe: ninguém no prédio menos ainda o próprio condomínio, tem sequer uma conta em atraso.

No mínimo, é caso de polícia.

Por isso peço desculpas aos leitores, ouvintes e tele internautas pela ausência.

 

Paulo Pontes

Conmebol abre procedimento disciplinar e pode punir Talleres

A Conmebol abriu procedimento disciplinar para apurar a manifestação de um torcedor do Talleres após a partida contra o São Paulo, disputada na última quarta-feira, em Córdoba, na Argentina. Depois da vitória tricolor, na estreia da Libertadores, uma pessoa foi flagrada fazendo gestos racistas na direção dos torcedores brasileiros.

Ao ge, a entidade sul-americana confirmou a abertura de apuração sobre o caso. Um vídeo feito por são-paulinos presentes no estádio Mário Kempes que mostra o torcedor imitando macaco viralizou nas redes sociais.

regulamento da Conmebol Libertadores prevê aplicação de multas e até a atuação em casa com portões fechados em jogos da competição organizada pela entidade sul-americana, caso a punição seja confirmada.

O episódio ocorre uma semana depois de reuniões na Conmebol que tiveram como tema o combate ao racismo – encontro motivado pelo incidente ocorrido com o atacante Luighi, do Palmeiras, que também foi alvo de racismo em jogo da Libertadores Sub-20.

O ex-atacante Ronaldo será o coordenador de um grupo de trabalho permanente da Conmebol para debater e buscar formar de coibir o racismo, a discriminação e a violência nos estádios da América do Sul.

A Conmebol informou também que criará uma lista de pessoas envolvidas em atos de violência e racismo que serão proibidas de entrarem nos estádios do continente.