Luiz Gustavo é internado com tromboembolismo pulmonar

O volante Luiz Gustavo, do São Paulo, está internado no Hospital Albert Einstein por causa de um tromboembolismo pulmonar. O jogador havia se queixado de dores na região torácica e foi encaminhado para exames de imagem que detectaram o problema.

Em comunicado divulgado à imprensa neste sábado, o São Paulo informou que Luiz Gustavo seguirá internado para observação e tratamento nos próximos dias, “até novas avaliações”. O volante, portanto, não enfrenta o Atlético-MG neste domingo.

No treinamento deste sábado, no CT da Barra Funda, o técnico Luis Zubeldía fez testes para decidir qual será o time titular do São Paulo contra o Atlético-MG. Existe a possibilidade de mudanças para que os jogadores mais desgastados sejam preservados depois da vitória na Libertadores.

O São Paulo, portanto, deve enfrentar o Atlético-MG com: Rafael, Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco (Sabino) e Wendell (Enzo Diaz); Alisson, Bobadilla e Marcos Antônio (Alves); Luciano, Calleri e Ferreira.

Alguém me disse

Luiz Gustavo passou mal durante o treino deste sábado e foi levado com urgência para o hospital. Foi problema pulmonar (possivelmente tromboembolismo). Ficará internado alguns dias. O São Paulo, como sempre, não dá qualquer tipo de informação. A captação tem que ser através de fontes e de amigos.

Em tempo: o clube acaba de divulgar uma nota oficial confirmando o tromboembolismo.

 

Paulo Pontes

Alianza Lima tem jogador suspenso por xenofobia

Na última sexta-feira, a Conmebol anunciou que o uruguaio Pablo Ceppelini, do Alianza Lima, terá que cumprir uma pena de quatro meses sem disputar jogos de qualquer competição organizada pela confederação sul-americana. Isso porque o jogador chamou um torcedor do Boca Juniors de “boliviano”, segundo o jornalista argentino Germán García Grova.

De acordo com a Conmebol, o atleta infringiu o artigo 15.1 do código disciplinar da entidade, o qual estabelece a proibição de qualquer forma de discriminação, ofensa ou ataque à dignidade humana de indivíduos ou grupos, com base em cor da pele, raça, religião, origem étnica, gênero ou orientação sexual.

Através de suas redes sociais, o Allianza Lima escreveu que foi notificado sobre a punição. No entanto, afirmou que “não se ajusta à realidade dos fatos e provas”, e ainda concluiu dizendo que vai correr ao Comitê de Apelações da Conmebol.

Com a punição, Pablo Ceppelini não poderá entrar em campo contra o São Paulo, pela segunda rodada do Grupo D. A partida está marcada para a próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: tá bom. Parabéns à Conmebol. Não pode chamar ninguém de boliviano que é suspenso quatro meses. Imitar macaco ou jogar banana pode. Tá bom. Só queria entender.

SP vê dívida explodir em mais de R$ 400 milhões em 4 anos sob Casares

O São Paulo atravessa momento delicado do ponto de vista financeiro. A dívida aumentou em mais de R$ 400 milhões nos quatro anos de gestão do presidente Júlio Casares, no cargo desde 2021. A diretoria deve apresentar um passivo total de R$ 968,2 milhões no balanço referente ao ano de 2024 que será divulgado neste mês, a maior cifra já registrada pelo clube.

Em 2024, o São Paulo fechou o ano com um impressionante déficit de R$ 287 milhões, em uma temporada marcada pelo título da Supercopa do Brasil diante do rival Palmeiras. O time caiu nas quartas de final da Libertadores, para o Botafogo, e Copa do Brasil, para o Atlético-MG, e encerrou o Brasileirão na sexta colocação.

 

O número chama atenção porque bastante superior ao de 2023, quando o clube fechou com um déficit de R$ 62,2 milhões, e maior ainda em relação ao de 2021, temporada marcada pela ausência de público causada pela pandemia da covid-19, em que a diretoria fechou o ano deficitária em R$ 106,4 milhões. A único ano da gestão Casares no qual o São Paulo apresentou superávit foi 2022, quando o clube embolsou R$ 37,4 milhões.

Cabe ressaltar que o valor da dívida total a ser apresentada no balanço de 2024 já leva em consideração o abatimento de R$ 117,3 milhões, valor captado junto ao Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC). Caso contrário, o montante ultrapassa a marca de R$ 1bi.

O FIDC visa justamente a quitação de dívidas do clube com com bancos e instituições financeiras. Até 2023, o número mais do que dobrou em cinco anos, passando de R$ 107 milhões para R$ 226 mi.

Um caso peculiar é a dívida do São Paulo com Daniel Alves, que ficou 14 meses preso, mas foi absolvido da acusação de agressão sexual na Espanha. Com passagem discreta pelo clube, entre 2019 e 2021, e incomodado com o atraso no pagamento dos direitos de imagem, o atleta fez um acordo com a diretoria, em 2022, pela rescisão contratual. O valor acordado foi R$ 25 milhões, em 60 parcelas de R$ 400 mil.

O São Paulo não pode nem pensar em atrasar o pagamento da dívida. Em 2021, ainda antes de rescindir, Daniel Alves acionou a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por salários atrasados. Na época, o clube poderia perder pontos em caso de punição. Se o acordo não for cumprido, o processo pode ser reaberto. O jogador chegou a atuar em 18 partidas enquanto o processo corria.

Apesar do endividamento preocupante, cabe ressaltar que o São Paulo alcançou cifras recordes em receitas totais pelo terceiro ano consecutivo, arrecadando R$ 731 milhões em 2024.

 

Para conseguir aumentar as receitas e amenizar a situação das contas, o São Paulo está explorando cada vez mais o potencial comercial do MorumBis. O clube vendeu o naming rights do estádio para a Mondelez, conglomerado multinacional de alimentos dono de marcas de chocolate como Bis, Sonho de Valsa e Oreo, por R$ 90 milhões em um acordo por três temporadas. A diretoria também assinou um contrato com a produtora LiveNation, em 2024, para a realização de 20 shows até o fim deste ano.

A diretoria também engatilhado a renovação de contrato com Superbet, patrocinadora máster, até 2030, e prevê receber até R$ 678 milhões ao fim do contrato. O clube recebe anualmente R$ 78 milhões, valor que vai progredir até R$ 130 mi no último ano de acordo.

Júlio Casares assumiu o São Paulo em 2021, sucedendo Carlos Augusto de Barros e Silva, mais conhecido como Leco, com o discurso de austeridade. Ele foi reeleito no ano passado para novo mandato e vai comandar o clube até 2026.

 

Fonte: O Estado de São Paulo

Nota do PP: depois de dez dias que antecipamos os números, ao que parece, a grande imprensa começa a acordar.

Crias de Cotia, “aprendizes” de Oscar não jogaram nem 10% da temporada

Com a ausência de Oscar, que teve diagnosticada uma nova lesão muscular, a tendência é de que Luciano reassuma a vaga de titular no São Paulo, formando um ataque com Ferreirinha e Calleri contra o Atlético-MG, às 16h (de Brasília) deste domingo, no Mineirão.

No dia a dia do CT da Barra Funda, porém, dois jovens da base são tratados como “aprendizes” de Oscar, mas ainda não conseguiram jogar nem 10% dos minutos do time na temporada 2025.

Até aqui, o São Paulo jogou 1.596 minutos no ano. Mais antigo no elenco profissional, Rodriguinho entrou em campo duas vezes e somou 137. Um ano mais jovem, Matheus Alves teve três chances e acumulou 122 minutos. Aposta para o futuro, Alves renovou seu contrato na última semana.

Rodriguinho
Com 21 anos recém-completos, Rodriguinho foi mantido no elenco para 2025 e teve sondagens de empréstimo recusadas porque, na visão da diretoria, ele tinha margem de grande crescimento se colasse em Oscar no dia a dia do CT.

O meia, porém, não conseguiu sequer engatar uma sequência. Ele foi titular no primeiro jogo oficial do ano, no empate sem gols contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão, numa atuação ruim. Três rodadas depois, saiu do banco na vitória contra a Portuguesa, na Arena Pacaembu, e teve boa atuação para ajudar a vitória por 2 a 1, ganhando elogios de torcedores e jornalistas pelo que mostrou.

Dez dias depois, porém, sentiu dores no joelho esquerdo, iniciou tratamento no CT e nunca mais foi sequer relacionado. São quase dois meses sem jogar. Assim, até aqui, fez só dois jogos em 2025.

Matheus Alves
A lesão deu brecha para Matheus Alves, de 20 anos, camisa 10 da Copinha, passar a ganhar atenção. Ele havia estreado e jogado 30 minutos no jogo contra o Botafogo-SP e voltou a ter chance como titular 20 dias depois, contra o Red Bull Bragantino, quando foi titular e jogou por 65 minutos.

Alves ficou por sete jogos sem ser aproveitado, até que reapareceu na estreia do Brasileirão, contra o Sport, em seu terceiro jogo no ano, quando entrou ao lado de Lucas Ferreira no segundo tempo para tentar ajudar o time a vencer. Foram 27 minutos e alguns lances de iniciativa.

Depois do empate por 0 a 0, Zubeldía disse que não é o ideal usar jovens como “salvadores”. Questionado se devia ter dado mais minutos aos garotos no Paulistão, disse que não teve possibilidades para isso:

– Era impossível provar todos, por mais que sejam 12 jogos. Comecei usando quarteto ofensivo, depois mudamos sistema, e tínhamos de ganhar, tinha de ganhar a última rodada (contra o São Bernardo), tivemos também três clássicos. É muito difícil provar. Não dá para fazer tudo, fizemos algumas coisas, mas não se pode. Agora começou o Brasileirão e colocamos dois meninos.

Oscar e São Paulo foram para “sacrifício” em Córdoba cientes do risco

A comissão técnica do São Paulo e o próprio Oscar estavam cientes do risco que o camisa 8 corria ao apressar a recuperação para estar em campo na estreia do time da Conmebol Libertadores, na última quarta-feira, em Córdoba, na Argentina, diante do Talleres.

Poucos dias depois de sofrer uma pequena lesão muscular na coxa esquerda e desfalcar o time no empate sem gols contra o Sport, sábado passado, Oscar foi a campo, apresentou uma melhora clínica e não teve mais a lesão diagnosticada em exames.

Com tempo curto de tratamento, porém, ele e a comissão técnica assumiram um risco. Na planificação do técnico Luis Zubeldía, a ideia era mantê-lo em campo por 70 minutos. O jogador foi substituído aos 20 do segundo tempo, dando lugar a Luciano, totalizando 65 minutos.

– Tive pouco tempo de recuperação da minha lesão. Lógico que estava treinando, dei meu melhor ali. A gente já tinha programado os minutos de jogo. Está tudo certo. Consegui jogar, jogar bem e ajudar com a vitória também – disse ele ao ge, ainda na Argentina.

A decisão de Zubeldía de colocá-lo em campo passou pela liberação dos médicos, pelo aval do próprio jogador e pelo peso do jogo. Ameaçado no cargo, o argentino montou uma estratégia de jogo que tinha em Oscar o jogador mais criativo para acionar Ferreirinha e Cédric nas pontas, além de Calleri à frente.

O São Paulo, como é praxe, não divulgou um período aproximado de recuperação para a lesão de Oscar e nem a gravidade do problema. O meia iniciou tratamento no Reffis e não encara o Atlético-MG no próximo domingo, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Fonte: Globo Esporte

São Paulo visa quebrar jejum de 34 anos contra o Atlético-MG no Mineirão

Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo visita o Atlético-MG, às 16h (de Brasília) deste domingo. O duelo acontecerá no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), estádio onde o Tricolor Paulista encontra dificuldades para bater o Galo.

O São Paulo não vence o Atlético-MG no Mineirão há 34 anos. A última vitória do Tricolor Paulista sobre o rival mineiro no principal palco do estado aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1991, por 3 a 1. Na ocasião, o time paulista que contava com Zetti, Cafu e Raí superou o Galo com gols de Flávio e Eliel, que foi às redes duas vezes. A partida foi válida pela primeira rodada da Fase 1 da competição.

Desde então, em 15 encontros entre as equipes no Mineirão, o São Paulo não venceu nenhum. São, no total, sete vitórias do Atlético-MG e oito empates. A última partida no palco aconteceu em dezembro de 2023, quando o Galo marcou no fim e venceu o Tricolor por 2 a 1. Hulk e Paulinho marcaram para os mandantes e Luciano deixou o único dos visitantes.

Além disso, o Atlético-MG mostra-se um rival indigesto para o São Paulo em outra estatística. A última vitória do Tricolor Paulista no duelo foi em 2020, pela 26ª rodada do Brasileirão. No Morumbis, a equipe de Fernando Diniz, que brigava pelo título, triunfou com gols de Igor Gomes, Gabriel Sara e Jonas Toró.

Desde então, foram dez duelos. Destes, o Galo venceu cinco e empatou outros cinco, além de eliminar o São Paulo na última Copa do Brasil pelo placar agregado de 1 a 0.

O jogo deste domingo acontecerá no Mineirão por conta da reforma do gramado da Arena MRV, casa do Atlético-MG. Tanto os paulistas quanto os mineiros buscam a primeira vitória nesta edição do torneio nacional.

São Paulo se reapresenta após vitória na Libertadores

Nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo se reapresentou após a vitória por 1 a 0 sobre o Talleres, pela estreia na Libertadores, na última quarta-feira. Agora, o foco dos treinamentos é o duelo contra o Atlético-MG, pela segunda rodada do Brasileirão.

Oscar, meio-campista do Tricolor, ficou na parte interna do CT acompanhado pelo departamento médico. Isso porque, após a realização de uma série de exames, uma nova lesão na coxa esquerda do atleta foi constatada. Assim, o camisa 8, que deixou o último duelo com dores, é desfalque do time paulista para encarar o Galo.

Os jogadores do São Paulo que atuaram por mais minutos na vitória sobre os argentinos em Córdoba cumpriram um cronograma de recuperação muscular, com exercícios de força e mobilidade.

O restante dos jogadores realizaram um treino de posse de bola, comandado por Luis Zubeldía e seus auxiliares. Após isso, a comissão propôs um coletivo de 11 contra 11, em espaço reduzido, com a participação de garotos das categorias de base do São Paulo. Houve, ainda, um complemento de jogadas ofensivas e finalizações com parte do elenco.

O São Paulo fecha a preparação na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda. A delegação tem viagem marcada para Belo Horizonte (MG) no período da tarde, em voo fretado. A bola rola para o duelo diante do Atlético-MG no domingo, às 16h (de Brasília), no gramado do Mineirão.

Oscar passa por exames e tem lesão muscular diagnosticada

O meia Oscar passou por exames clínicos e teve diagnosticada uma nova lesão muscular na coxa esquerda. Assim, ele desfalcará o São Paulo contra o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte, na segunda rodada do Brasileirão. O jogador já iniciou tratamento no Reffis.

O camisa 8 foi a principal novidade do São Paulo na estreia da Conmebol Libertadores. Depois de perder a estreia contra o Sport por causa de uma lesão na mesma coxa esquerda, ele fez tratamento intensivo e conseguiu participar da vitória por 1 a 0 sobre o Talleres, na última quarta-feira, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. No segundo tempo, sentiu e deu lugar a Luciano.

Depois da partida em Córdoba, o jogador já havia demonstrado preocupação com o seu caso:

– Tive pouco tempo de recuperação da minha lesão. Lógico que estava treinando, dei meu melhor ali. A gente já tinha programado os minutos de jogo já. Está tudo certo. Consegui jogar, jogar bem e ajudar com a vitória também.

– Não sei ainda (a gravidade do problema). Estava programado sair com 70 minutos. Agora é chegar no CT, ver como foi, se está tudo bem e depois a gente programa a semana – completou Oscar.

A tendência é que Luciano ocupe a vaga de Oscar contra Atlético-MG, no Mineirão.

 

Fonte: Globo Esporte

Nota do PP: Falei ontem no Jornal Tricolornaweb que tinha informações de fontes dando conta desta lesão. Falei mais: que Lucas ficará mais um mês fora e que Oscar ficará por volta de dois meses. Tudo isso se ambos não tiverem que passar por cirurgia. Se isso ocorrer, oito meses. Como se vê, aos poucos, minhas informações vem sendo confirmadas.