Herói do empate, Rafael valoriza desempenho defensivo do São Paulo

O São Paulo empatou com o Atlético-MG, neste domingo, em 0 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. O goleiro Rafael, destaque do Tricolor na partida, analisou o jogo e destacou o desempenho defensivo da equipe.

“Acho que tivemos nossas oportunidades. Tivemos uns quatro ou cinco contra-ataques ou bolas trabalhadas que a gente podia acertar o último passe. O Everson também fez umas duas ou três grandes defesas. Então, foi um jogo bem disputado. Claro que, quando a gente perde um jogador fora de casa, o time adversário vem com aquele ímpeto. Mas, graças a Deus, conseguimos fazer uma grande partida defensivamente, sem tomar gol”, disse Rafael em entrevista ao SporTV.

O São Paulo começou melhor na partida e criou suas melhores oportunidades de gol na primeira etapa. No entanto, o Atlético-MG melhorou no segundo tempo. Depois da expulsão de Calleri, aos 38 minutos, o Galo pressionou, mas parou em uma grande atuação de Rafael.

Segundo dados do Sofascore, o goleiro realizou seis defesas, sendo cinco delas em finalizações de dentro da área.

Além do centroavante argentino, Luis Zubeldía também foi expulso. O treinador recebeu dois cartões amarelos por reclamação ainda no primeiro tempo.

“Eu não gosto de falar de arbitragem. Ao meu ver, ele conduziu bem o jogo. Rogério Ceni falou um dia desses, e eu concordo, que todos nós somos muito chatos com o árbitro também. Criamos um clima que fica ruim para ele. Precisamos melhorar nisso. Ele conduziu como tinha que conduzir. São duas equipes grandes que brigam para ganhar, então é disputa. Faz parte”, completou Rafael.

Com o resultado, as duas equipes seguem sem vencer pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo chega aos dois pontos somados e assume, momentaneamente, a 10ª posição. Por outro lado, o Atlético-MG soma seu primeiro ponto na competição e ocupa a 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.

O Tricolor volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), quando recebe o Alianza Lima-PER, pela segunda rodada da Copa Libertadores, no Morumbis. A equipe do técnico Luis Zubeldía é a vice-líder do grupo D, com três pontos.

Notas dos jogadores

Rafael: partida perfeita. O melhor em campo. 10

Ferraresi: foi zagueiro e lateral. Fez uma excelente partida. 9

Arboleda: no mesmo nível de Ferraresi. 9

Alan Franco: no mesmo nível dos outros dois. 9

Cedric: o fato de ter aparecido alguém para tirar Igor Vinicius do time, já vale muito. 7

Alisson: quase marca um golaço e uma assistência perfeita para Lucas Ferreira, além da sua rotineira atuação. 8

Marcos Antonio: sua melhor partida no São Paulo. 7

Luciano: se fomos muito bem do meio para trás, fomos mal com os atacantes. 3

Wendel: continuo não entendendo tanta briga para trazê-lo. 4

André Silva: horrível. 2

Ferreira: tentou, tentou, tentou, mas não conseguiu nada. 5

Enzo Dias: o pouco que jogou mostrou que é titular. 5

Lucas Ferreira: jogou pouco tempo. Sem nota

Alves: jogou pouco tempo. Sem nota.

Calleri: jogou pouco tempo (e foi pessimamente expulso). Sem nota

Ruan: jogou pouco tempo.  Sem nota

Zubeldia: armou muito bem o time e foi expulso injustamente. 8

 

Paulo Pontes

São Paulo segura empate contra o Atlético-MG pelo Brasileiro

O São Paulo visitou o Atlético-MG, neste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. A partida terminou empatada em 0 a 0. O Tricolor ainda atuou com um homem a menos nos minutos finais, após a expulsão de Jonathan Calleri.

Com o resultado, as duas equipes seguem sem vencer pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo chega aos dois pontos somados e assume, momentaneamente, a 10ª posição. Por outro lado, o Atlético-MG soma seu primeiro ponto na competição e ocupa a 17ª colocação.

As duas equipes voltam a campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Tricolor recebe o Alianza Lima-PER, pela segunda rodada da Copa Libertadores, no Morumbis. O Atlético-MG encara o Deportes Iquique-CHI, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, no Mineirão.

O São Paulo começou melhor no jogo e até conseguiu balançar as redes aos 16 minutos. Após cobrança de falta, Alan Franco desviou de cabeça, a bola acertou a trave, bateu no goleiro Everson e entrou. Mas o zagueiro estava em posição irregular.

Aos 20, Alisson recebeu na entrada da área e bateu colocado para obrigar Everson a fazer boa defesa e mandar a bola pela linha de fundo.

A melhor chance do Atlético-MG foi apenas aos 37 minutos. Hulk recebeu de Gabriel Menino, invadiu a área e bateu forte. Rafael espalmou e a defesa do São Paulo afastou o perigo.

Na reta final da primeira etapa, após o zagueiro Lyanco, que já estava amarelado, cometer falta em Ferraresi, o Tricolor protestou pedindo a expulsão do jogador. O treinador Luis Zubeldía recebeu amarelo pela reclamação, invadiu o gramado, recebeu o segundo cartão e acabou expulso, aos 44 minutos.

O jogo ficou mais equilibrado no segundo tempo. O Galo chegou com perigo aos 20 minutos. Após levantamento de Hulk, Rony desviou e a bola sobrou para Gustavo Scarpa. O meia bateu no alto, mas Rafael apareceu novamente e mandou para escanteio.

A única chance do Tricolor na etapa final foi aos 25 minutos. Lucas Ferreira recebeu bom lançamento de Alisson, mas acabou finalizando em cima do goleiro Everson.

Aos 38, Jonathan Calleri, que tinha acabado de sair do banco, acertou uma cotovelada em Júnior Alonso e recebeu cartão amarelo. Após revisão no VAR, Ramón Abatti Abel mudou a decisão e expulsou o atacante.

Com a vantagem, o Galo pressionou o São Paulo nos minutos finais. Em lance pelo lado esquerdo, Scarpa cruzou e encontrou Lyanco, que desviou de cabeça e parou em Rafael, aos 42. Após jogada parecida, Júnior Santos apareceu para cabecear e obrigou o goleiro do Tricolor a fazer mais uma grande defesa, aos 48 minutos.

Ainda deu tempo de Lyanco receber o segundo cartão amarelo e ser expulso de campo, aos 54 minutos.

 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO

Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 06 de abril de 2025 (domingo)
Hora: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Ramón Abatti Abel (SC)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Wagner Reway (ES)

Cartões amarelos: São Paulo: Ferreirinha (aos 33′ do 1º tempo) e André Silva (aos 3′ do 2º tempo); Atlético-MG: Lyanco (aos 36′ do 1º tempo)

Cartões vermelhos: São Paulo: Luis Zubeldía (aos 45′ do 1º tempo) e Jonathan Calleri (aos 38′ do 2º tempo); Atlético-MG: Lyanco (aos 54′ do 2º tempo).

ATLÉTICO-MG: Everson; Natanael (Saravia), Lyanco, Junior Alonso (Igor Gomes) e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Rubens), Gustavo Scarpa e Cuello (Bernard); Rony (Júnior Santos) e Hulk.
Técnico: Cuca

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Alan Franco; Cédric Soares (Ruan), Marcos Antônio, Alisson, Luciano (Matheus Alves) e Wendell (Enzo Díaz); Ferreirinha (Lucas Ferreira) e André Silva (Jonathan Calleri).
Técnico: Luis Zubeldía

Opinião de são-paulino: durante o jogo Atlético-MG x São Paulo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a bola está rolando e você está com a palavra.

Seus comentários serão levados ao ar durante nossa transmissão pela Web Rádio São Paulo.

Após o jogo, um debate sobre a partida por aqui e pelas nossas redes sociais com imagem:

YouTube

Facebook

X (Twitter)

Instagram

CEO da Superbet anuncia renovação com São Paulo

O presidente do São Paulo, Julio Casares, compartilhou na noite do último sábado (05) um post no Instagram do CEO da Superbet confirmando a assinatura da renovação do patrocínio máster até 2030, ano do centenário do clube.

Segundo a publicação de Alexandre Fonseca, o CEO da casa de apostas, o contrato pode render até R$ 1 bilhão ao Tricolor.

O clube ainda não se manifestou oficialmente sobre a renovação. Entretanto, a proposta pode ser considerada a maior do futebol brasileiro, superando as do Corinthians, do Palmeiras e do Flamengo.

A casa de apostas estreitou recentemente a relação com o Tricolor ao se envolver na contratação do meia Oscar. Cria de Cotia, o jogador foi a principal compra para esta temporada.

O primeiro acordo com a casa de apostas foi acertado para ser válido a partir de 2024. Na época, foi fechado por R$ 156 milhões e duração de três anos. A marca substituiu um espaço que antes era ocupado por outra casa de apostas, a Sportsbet.io.

A Superbet foi a segunda empresa anunciada oficialmente como patrocinadora visando o ‘Projeto do Centenário’ do clube. Em outubro do ano passado, o São Paulo anunciou a renovação com a Ademicon.

A empresa de consórcios estampará a camisa tricolor pelos próximos seis anos. O vínculo também envolve os uniformes das categorias do Sub-17 e Sub-20.

Próximos jogos do São Paulo:
O São Paulo entra em campo neste domingo (06), contra o Altético-MG, às 16h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, encara o Alianza Lima, do Peru, na próxima quinta-feira (10), às 21h30, no Morumbi, pela segunda rodada da fase de grupos do torneio.

 

Fonte: Lance

Nota do PP: Vamos entender: isso é dividido por sete anos e depende de metas a serem atingidas, como alguns títulos e outras coisas mais. Entretanto, de que adianta tudo isso se, mesmo com R$ 760 milhões de receita em 2024, essa corja que administra o São Paulo conseguiu gastar mais de R$ 1 bilhão? Além do mais, conseguiu, em quatro anos, elevar em mais de R$ 400 milhões nossa dívida. Diretoria extremamente maléfica ao clube.

Quarteto esfarela em 3 meses, e São Paulo tenta se reinventar

O São Paulo abriu a temporada 2025 empolgado pelas atuações do “quarteto fantástico” com direito a vitória de gala em clássico, mas viu jogadores e esquema esfarelarem em três meses. Agora, Zubeldía tenta reinventar o time em meio à maratona de jogos da temporada.

O que aconteceu
Dos quatro, só dois estão à disposição de Zubeldía: Luciano e Calleri. Lucas está fora há quase um mês com trauma no joelho direito e ainda deve desfalcar o time por algumas semanas; Oscar teve constatada lesão na coxa esquerda e, depois ser poupado contra o Sport e sentir o problema diante do Talleres (ARG), deve desfalcar o Tricolor também por algumas semanas — ele está fora ao menos das próximas duas partidas.

Luciano nem sequer foi titular no jogo contra o Talleres. O “chilique” no banco de reservas após ser substituído no jogo contra o Sport não pegou bem, e Zubeldía teve uma conversa mais séria com o camisa 10 ainda na Argentina.

Calleri não vem em boa fase no comando de ataque, mas tem a confiança de Zubeldía. O camisa 9 desperdiçou um pênalti na estreia no Brasileirão e pode ser reserva de André Silva no jogo contra o Atlético-MG neste domingo.

Zubeldía passou a pré-temporada trabalhando um esquema tática para encaixar os quatro no time titular, com Oscar se posicionando pela esquerda, mas com liberdade de movimentação pelo centro. Sem o camisa 8, não há no elenco do São Paulo um reserva com características semelhantes para manter o esquema — Rodriguinho e Alves não são considerados prontos para assumirem a posição.

Apesar da atuação de gala nos 3 a 1 contra o Corinthians no início do Paulistão — quando

Lucas marcou duas vezes, Oscar fez um e deu uma assistência e Luciano e Calleri completaram a noite mágica do quarteto com uma assistência cada —, o São Paulo do “quarteto fantástico” demonstrou inconsistências defensivas durante o estadual. O brilho inicial sumiu em dado momento e Zubeldía já começou a ser forçado a mexer na equipe.

A solução encontrada pelo técnico argentino, até aqui, foi o sistema com três zagueiros. O Tricolor começou a adotar o desenho com uma variação pela direita que permite a formação da linha de quatro com Ferraresi sendo o lateral direito.

Além dos problemas com o quarteto, Zubeldía ainda teve que enfrentar duas perdas na profundidade do grupo: as saídas de William Gomes e Erick. Os pontas eram reservas imediatos e, agora com a lesão de Lucas, o treinador se viu obrigado a improvisar Cédric na ponta direita por falta de opções — Lucas Ferreira e Henrique, ambos de 18 anos, ainda não possuem a confiança de Zubeldía.

 

Ferraresi comemora sequência pelo São Paulo

O São Paulo encara o Atlético-MG, neste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. O zagueiro Nahuel Ferraresi comemorou as oportunidades recebidas e projetou uma partida difícil contra o Galo.

“Muito feliz. Feliz pela sequência de partidas que tenho tido aqui. E agora dar seguimento com vitória, que é o mais importante para o time. Sabemos que todos os jogos são difíceis, tanto no Campeonato Brasileiro, como na Libertadores e na Copa do Brasil. Temos que encarar como uma final para poder somar pontos e ainda mais como visitante, que sabemos que é difícil”, disse Nahuel Ferraresi em entrevista ao SPFC Play.

Titular em quatro dos últimos cinco jogos do Tricolor, Ferraresi passou a receber mais oportunidades no time titular desde que o treinador Luis Zubeldía adotou um esquema com três zagueiros. O jogador ficou na reserva na estreia do São Paulo no Brasileirão diante do Sport (0 a 0), no último sábado, no Morumbis.

No entanto, o venezuelano voltou ao time titular na última quarta-feira, quando o São Paulo derrotou o Talleres, da Argentina, por 1 a 0, pela primeira rodada da Copa Libertadores, no Estádio Mario Alberto Kempes.

“Sabemos que cada campeonato é diferente. Vamos encarar da mesma maneira, mas sabendo que no Campeonato Brasileiro vamos jogar fora de casa contra um bom adversário. Vamos entrar concentrados para poder trazer os três pontos ou pontuar, que também é importante. Todos os times brasileiros que jogam as três competições viajam toda semana. Não tem desculpa. Temos que recuperar, descansar bem e estar prontos para o jogo”, projetou Ferraresi.

Desde 2022 no Tricolor, o zagueiro de 26 anos já disputou 51 jogos, marcou um gol e deu duas assistências.

Com o resultado na estreia, o São Paulo é o 13º colocado, com um ponto somado. Por outro lado, o Atlético-MG começou no Brasileiro com derrota diante do Grêmio, fora de casa, por 2 a 1, e ocupa a 16ª posição.

Lucas e Oscar representam quase metade dos gols do São Paulo no ano

Sem poder contar com Lucas e Oscar, o treinador do São Paulo, Luis Zubeldía, precisa encontrar soluções para a partida deste domingo diante do Atlético-MG, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O camisa 7 tem ficado fora do time para tratar de dores no joelho direito e ainda não tem prazo de retorno determinado pelo departamento médico do clube.

Oscar, por sua vez, passou por exames clínicos e teve diagnosticada uma nova lesão muscular na coxa esquerda. O jogador atuou no sacrifício e foi substituído na segunda etapa da vitória sobre o Talleres no meio da semana, pela Conmebol Libertadores.

As baixas fazem com que Zubeldía precise encontrar uma alternativa que funcione nas ausências dos atletas que, juntos, representam praticamente metade dos gols do São Paulo no ano de 2025.

Lucas tem três bolas na rede e uma assistência até aqui, enquanto Oscar já marcou duas vezes e concedeu quatro passes para gols. Dos 21 totais da equipe, a dupla participou efetivamente de 10, totalizando 48%.

Com isso, Luciano e Ferreira devem ser os escolhidos do técnico argentino para a partida em Belo Horizonte. O camisa 10 soma quatro bolas na rede na atual temporada, além de uma assistência, enquanto o ponta-esquerda tem um passe para gol.

O São Paulo busca a primeira vitória no Brasileirão após ter ficado no empate em 0 a 0 com o Sport em casa, na estreia da competição.

São Paulo encara Atlético-MG no Mineirão pelo Brasileiro

Neste domingo, às 16h (de Brasília), o São Paulo visita o Atlético-MG, no Estádio Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Tanto os paulistas quanto os mineiros buscam a primeira vitória nesta edição do torneio nacional.

Visitante, o São Paulo chega animado após a vitória por 1 a 0 sobre o Talleres pela estreia na Libertadores. Com o triunfo, Zubeldía “respirou” no comando do Tricolor Paulista, visto que, no empate sem gols contra o Sport, o comandante saiu sob vaias de parte dos torcedores presentes no Morumbis. A partida foi válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Além de Pablo Maia e Young, Oscar e Luiz Gustavo são desfalques certos para Zubeldía. O meio-campista teve nova lesão na coxa esquerda contatada na última sexta-feira após a realização de exames no local. O camisa 8 saiu do último compromisso no segundo tempo com dores. Neste sábado, o volante de 37 anos se queixou de dores no tórax e, após ser encaminhado para o Hospital Albert Einstein, foi diagnosticado com um tromboembolismo pulmonar e internado para observação e tratamento.

Já Lucas, com problema no joelho direito, muito possivelmente será baixa.

Desta maneira, o São Paulo, caso mantenha a formação, deve ir a campo com um 3-5-2. Luciano entra no local do lesionado Oscar, assim como aconteceu na partida pela Libertadores. A dúvida fica na ala esquerda, já que Zubeldía tem as opções de Enzo Díaz e Wendell. A tendência é de que o argentino, titular nas últimas partidas, continue no 11 inicial.

Por sua vez, o Atlético-MG, campeão mineiro, não vence há três jogos. Em sua estreia no Campeonato Brasileiro, o Galo foi derrotado por 2 a 1 pelo Grêmio, no Rio Grande do Sul. Agora, no meio de semana, o time comandado por Cuca empatou em 0 a 0 com o Cienciano, na estreia da fase de grupos da Copa Sul-Americana, em Cusco, no Peru.

O Atlético-MG deve ir a campo com todos os titulares disponíveis. Para o confronto no Mineirão, o técnico Cuca deve manter a formação utilizada no empate contra os peruanos, pela Sul-Americana. Até o momento, três jogadores estão fora da partida por conta de lesão: Cadu e Caio Maia, que se recuperam de problemas no joelho, e Brahian Palacios, com uma contusão muscular na coxa.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO

Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 06 de abril de 2025 (domingo)
Hora: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Ramón Abatti Abel (SC)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Wagner Reway (ES)

ATLÉTICO-MG: Everson; Natanael, Lyanco, Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Cuello; Rony e Hulk.
Técnico: Cuca

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Alan Franco; Cédric Soares, Marcos Antônio, Alisson, Luciano e Enzo Díaz (Wendell); Ferreirinha e Calleri.
Técnico: Luis Zubeldía