São Paulo soma 100% de aproveitamento contra o Alianza Lima

O São Paulo volta a campo pela Libertadores nesta quinta-feira, contra o Alianza Lima-PER, no Morumbis, às 21h30 (de Brasília). Em embates contra o time peruano, o Tricolor jamais foi derrotado.

São Paulo e Alianza Lima-PER se enfrentaram apenas quatro vezes na história. A equipe são-paulina venceu todas as partidas e, portanto, possui 100% de aproveitamento no confronto. Ao todo, foram dez gols marcados pelo time brasileiro e dois sofridos.

Os primeiros encontros entre os clubes aconteceram pela fase de grupos da Libertadores de 2004. O Tricolor venceu o primeiro duelo, que ocorreu no Peru, por 2 a 1, e venceu a segunda partida, por 3 a 1, no Morumbis. O São Paulo parou na semifinal daquela edição, enquanto os peruanos caíram antes do mata-mata.

Três anos depois, o clube paulista voltou a encarar o Alianza Lima na fase de grupos da Libertadores. No primeiro duelo, o time, na época comandado por Muricy Ramalho, goleou o adversário por 4 a 0, no Morumbis. Depois, no Peru, venceu pelo placar mínimo, com gol de Borges. O Tricolor foi eliminado nas oitavas de final, e o clube peruano novamente não se classificou ao mata-mata.

O time de Luis Zubeldía espera vencer o Alianza Lima-PER para conquistar o segundo triunfo na Libertadores. O São Paulo lidera o Grupo D, com três pontos, mesma pontuação do Libertad-PAR, enquanto os peruanos dividem a lanterna com o Talleres, ainda sem pontuar.

Libertad bate Talleres e se isola na liderança do grupo do São Paulo

Nesta terça-feira, em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, o Libertad recebeu o Talleres no Estádio La Huerta, venceu por 2 a 0 e se isolou na liderança do Grupo D, onde se encontra o São Paulo. Iván Franco e Adrián Alcaraz balançaram as redes para a equipe mandante.

Com a vitória, o Libertad chegou aos seis pontos e se isolou na primeira colocação da chave, seguido pelo Tricolor paulista, que se encontra com três somados e receberá o Alianza Lima nesta rodada do torneio continental. Já o Talleres, com a derrota, permaneceu com nenhuma unidade, na quarta posição.

O Libertad volta aos gramados nesta sexta-feira, às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Nacional, pela 13ª rodada do Campeonato Paraguaio. No domingo, às 20h15, o Talleres visita o River Plate, no Monumental de Nuñez, pela 13ª rodada da primeira fase do Campeonato Argentino.

O placar foi inaugurado pelo Libertad aos oito minuto do primeiro tempo. Ao receber na área, Ivan Fránco emendou finalização forte, de primeira, e marcou para os mandantes.

Aos 11 minutos da etapa complementar, o Libertad aumentou a diferença. Em jogada e cruzamento pela direita, Adrián Alcaraz se antecipou ao marcador na área e desviou para balançar as redes.

Sem Lucas, Oscar e Luiz Gustavo, Zubeldía dá coletivo no São Paulo

O São Paulo treinou nesta terça-feira e deu sequência à preparação para o jogo contra o Alianza Lima-PER, quinta-feira, às 21h30, pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.

Ainda sem Lucas Moura e Oscar, que tratam lesões, e também sem poder contar com Luiz Gustavo, com um quadro de tromboembolismo pulmonar, o elenco foi dividido em dois para os treinos do dia.

Os atletas que atuaram por mais minutos no empate com o Atlético-MG, domingo, pelo Brasileirão, fizeram exercícios de mobilidade, força preventiva, fundamentos técnicos e posse de bola.

Com os demais, Luis Zubeldía comandou um coletivo de 11 contra 11. O treinador mais uma vez contou com a presença de atletas base, que costumam completar os coletivos.

A preparação para o jogo será encerrada com mais um treino no CT da Barra Funda, na manhã de quarta-feira.

Luiz Gustavo recebe alta, mas segue como baixa pelos próximos dez dias

O São Paulo informou que o volante Luiz Gustavo, diagnosticado com tromboembolismo pulmonar, recebeu alta do Hospital Albert Einstein nesta terça-feira. O jogador, entretanto, segue como desfalque pelos próximos dez dias.

De acordo com comunicado do clube, o atleta de 37 anos apresenta quadro clínico estável, mas continuará sendo medicado e deverá permanecer em repouso e sem atividades físicas pelos próximos dez dias. Após o prazo, uma nova avaliação médica será realizada no hospital.

Assim, o volante ficará de fora pelo menos dos três próximos jogos da equipe são-paulina. O Tricolor enfrenta o Alianza Lima nesta quinta-feira, o Cruzeiro no domingo e o Botafogo no próximo dia 17.

No treino do último sábado, o volante se queixou de dores no tórax e, após avaliação do departamento médico do clube, foi imediatamente encaminhado para o Hospital Albert Einstein. O jogador foi diagnosticado com um tromboembolismo pulmonar e foi internado para observação e tratamento.

Na última segunda-feira, o São Paulo comunicou que o jogador ainda estava internado no hospital. Ele permaneceu para tratamento e novas avaliações de seu quadro médico.

Luiz Gustavo desfalcou a equipe no empate sem gols com o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo.

O São Paulo volta a campo nesta quinta-feira, contra o Alianza Lima-PER, pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores. A bola rola no Morumbis a partir das 21h30 (de Brasília).

Pato desabafa sobre última passagem pelo São Paulo

O atacante Alexandre Pato está sem clube desde o final de 2023, quando colocou ponto final em sua terceira passagem pelo São Paulo. Na última segunda-feira, o jogador de 35 anos desabafou sobre o período no Tricolor.

Pato assinou um contrato de produtividade com o clube são-paulino em maio de 2023. O atacante teve um bom início, marcando gol em clássico contra o Santos, mas depois perdeu espaço no time tricolor, na época comandado por Dorival Júnior. Ele revelou não saber o motivo pelo qual não jogava.

“Do que eu vivi ali, eu não gostei, vi umas coisas que não gostei. E aquilo me deixou um pouco desiludido. Eu fui com um contrato de produtividade. Tinha um fixo (salário) e, dependendo daquilo que eu fizesse naquele período, eu teria uma renovação de contrato automático recebendo mais do que ganhava. Só que eu não consegui jogar o tanto de jogo para renovar automaticamente. Eu me preparei bastante, conversava com o Dorival, com o presidente… e no final das contas eu não entendia por quê não jogava. Contra o Bragantino eu entrei rapidinho. Depois joguei contra o Santos, fiz um gol. Joguei de titular contra o Flamengo. Eu performei, mas não entrava, jogava cinco minutos”, afirmou Pato, ao canal Duda Garbi, no Youtube.

“Eu cheguei para o Dorival, e ele falava: ‘Pato, eu não tenho nada pessoal com você’. Eu estava preparado. O treinador faz suas escolhas, o presidente faz o trabalho que tem que fazer. O Julio sempre me tratou super bem, tem feito coisas bacanas no São Paulo. Eu estava louco para jogar, eu falava que ia me preparar. O Dorival me dizia que eu tinha que ir para a Seleção, mas eu não jogava. Depois, chegou um período que eu comecei a ver uns movimentos, eu não estava jogando e tinha que completar 40% ou 60% dos jogos. Começou uma movimentação, venda de jogador. Eu falei que não queria passar mais por isso. Se eu estou ali dentro, quero jogar por méritos do que estou fazendo. Eu amo o São Paulo, quero que meu filho torça por esse clube”, completou.

O titular do São Paulo no momento já era Calleri, dono da posição até os dias de hoje. Pato, por sua vez, havia acabado de se recuperar de uma lesão no joelho. Por esses motivos, o ex-atacante são-paulino tinha consciência de que seria reserva.

“Quando eu retornei (ao São Paulo), eu estava voltando de uma lesão no joelho. Me falaram que o Calleri era o titular e que eu vinha para ficar no banco. Eu concordei. O Calleri estava bem na função, e eu entendia isso. Mas tinham momentos em que eu poderia jogar, e não jogava. Nunca discordei da posição dele, o combinado estava certo. Aconteceu, tudo bem, mas isso me desiludiu para tomar decisões mais para frente”, disse.

Pato encerrou sua terceira e última passagem pelo São Paulo com apenas 10 jogos e dois gols marcados. Ao todo, o jogador soma 49 gols e 20 assistências em 143 partidas com a camisa do Tricolor.

Muricy revela papo com Zubeldía após expulsão contra o Galo

Muricy Ramalho revelou que teve uma conversa particular com Luis Zubeldía após a expulsão do treinador no empate sem gols com o Atlético-MG, no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. O coordenador técnico do São Paulo comentou sobre o gênio forte do comandante argentino, que se acostumou a colecionar cartões desde que chegou ao futebol brasileiro.

“Fui na sala dele visitá-lo. Ele ficou muito nervoso [contra o Atlético-MG], deu um chute no banco, machucou o pé. É difícil o gênio que ele tem, ele vive o jogo, não aceita essas arbitragens. É difícil. Eu falo para ele que se ele não mudar, os árbitros já entram em campo já sabendo quem é quem. O árbitro já entra em campo olhando o banco. O jeito dele é difícil. Falei bastante com ele e conversamos várias outras coisas, sobre o jogo”, revelou Muricy Ramalho no Galvão e Amigos, da Band.

Zubeldía acabou sendo expulso pelo árbitro Ramon Abatti Abel por reclamação em um lance em que o zagueiro Lyanco, do Atlético-MG, que já tinha um cartão amarelo, atingiu Ferraresi.

Por causa das reclamações, Zubeldía inicialmente foi advertido com um cartão amarelo. Porém, ao continuar se queixando da decisão do árbitro, recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho.

“Eu era nervoso, mas eu falava muito mais com meus jogadores do que com a arbitragem. Era difícil me expulsarem. A diferença é essa. Não adianta [berrar com o árbitro]. Ele apitou, acabou”, completou Muricy.

Apesar do gênio forte de Zubeldía, Muricy Ramalho ressaltou a boa relação que construiu com todos os treinadores que passaram pelo São Paulo desde que ele passou a atuar como coordenador técnico na gestão do presidente Julio Casares.

“Estou há quatro anos nessa função, trabalhei com vários treinadores e nunca tive problema com ninguém. Por que? Porque eu me posiciono. Zubeldía no primeiro dia foi igual aos outros. ‘Olha, Zubeldía, minha função aqui é fazer a ponte entre diretoria e comissão técnica. Você escala. No meu contrato tem uma cláusula que pode qualquer um ser treinador, menos eu’. Eu sei como é o futebol, tem aqueles momentos difíceis que sempre tem a tentação, até jogadores já me chamaram [para treinar o São Paulo]. Eu não quero mais ser treinador. Eu converso com o Zubeldía todos os dias, ele tem confiança”, concluiu.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: esse “faz nada e ganha muito” só esqueceu de falar que Zubeldia só foi expulso por ter reclamado da não expulsão do Lyanco. Ou seja: Muricy, o “faz nada e ganha muito” continua fazendo m…

Calleri mira superar Ceni e Luis Fabiano para se isolar na artilharia

O atacante Jonathan Calleri espera alcançar uma de suas principais marcas pelo São Paulo nesta quinta-feira, contra o Alianza Lima-PER, no Morumbis, pela Libertadores. Caso balance as redes, o argentino se isolará como o maior artilheiro do clube paulista na história do torneio sul-americano.

Com 14 gols marcados, o centroavante está empatado na artilharia com Rogério Ceni e Luis Fabiano. O argentino tem 21 jogos de Libertadores pelo Tricolor e é dono da melhor média entre os principais artilheiros. O atual treinador do Bahia disputou 90 jogos, enquanto o ex-atacante soma 24 aparições.

Se marcar contra o Alianza Lima-PER, Calleri também irá igualar outra marca dos mesmos ídolos são-paulinos. O camisa nove é o segundo jogador com mais gols pelo São Paulo na Libertadores no Morumbis, com nove tentos, um a menos que Ceni e Luis Fabiano. O argentino está empatado com Muller na segunda posição.

Outra marca que o argentino busca alcançar nesta edição é se isolar como o jogador do São Paulo com mais artilharias na Libertadores. Ele foi o principal goleador em duas ocasiões (2016 e 2024) e está empatado com Luis Fabiano, artilheiro do Tricolor em 2004 e 2013.

Calleri disputou apenas duas Libertadores com o São Paulo, sendo a primeira em 2016 e a segunda no ano passado. Na primeira edição, o argentino marcou nove gols. Já em 2024, foi às redes cinco vezes.

O centroavante são-paulino foi titular na vitória da equipe de Luis Zubeldía contra o Talleres, na estreia, fora de casa, mas não balançou as redes.

São Paulo acumula 63% de aproveitamento nos últimos dez jogos em casa

O São Paulo faz sua estreia em casa na Libertadores nesta quinta-feira, contra o Alianza Lima-PER. Para vencer o duelo, o Tricolor se apega ao bom aproveitamento nos últimos dez jogos como mandante pelo torneio continental.

A equipe são-paulina possui cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota nas últimas dez partidas de Libertadores no Morumbis. Os números geram um aproveitamento positivo de 63,3%.

A única derrota neste período ocorreu em maio de 2021, quando o Tricolor, na época comandado por Hernán Crespo, perdeu para o Racing-ARG, por 1 a 0, pela fase de grupos. Naquela ocasião, o São Paulo entrou em campo com um time alternativo, já que brigava pelo título do Campeonato Paulista.

Entre as partidas mais marcantes, estão um clássico contra o Palmeiras e a eliminação para o Botafogo. Ambos os jogos terminaram em empate em 1 a 1 e foram válidos pelas quartas de final. O Choque-Rei aconteceu em 2021, enquanto o embate contra o time carioca em 2024.

O time de Luis Zubeldía busca ampliar o bom aproveitamento em casa para conquistar a segunda vitória nesta edição da Libertadores. O Tricolor venceu o Talleres fora de casa na estreia, por 1 a 0, e lidera o Grupo D, com três pontos.

O duelo contra o Alianza Lima-PER é válido pela segunda rodada da competição continental. A bola rola no Morumbis a partir das 21h30 (de Brasília).

Ryan segue com pouco espaço e vê dupla da base ganhar mais minutos

O ano de 2025 começou animador para Ryan Francisco, artilheiro e principal destaque da campanha vitoriosa do São Paulo na Copinha. O jovem atacante foi promovido de vez ao profissional, mas ainda não conseguiu encontrar seu espaço com o técnico Luis Zubeldía.

O jogador de 18 anos começou bem e jogou dois dos quatro primeiros compromissos do Tricolor no Campeonato Paulista. Contra a Portuguesa, ele marcou o gol da vitória são-paulina por 2 a 1, seu primeiro como profissional e, até o momento, único.

Após o duelo contra Lusa, Ryan disputou apenas três dos 13 jogos em que foi relacionado por Zubeldía e perdeu espaço. A jovem promessa de Cotia ganhou minutos contra Santos, Inter de Limeira e Sport. No confronto contra o time pernambucano, entrou nos acréscimos, em uma substituição extra que o treinador ganhou por conta do protocolo de concussão da CBF.

Além de não conseguir uma maior minutagem em campo, Ryan vem ficando para trás de outros jovens da base que também se destacaram na Copinha. O meia Matheus Alves e o atacante Lucas Ferreira estiveram em campo por mais de 20 minutos contra Sport e Atlético-MG, último jogo do São Paulo. Francisco, por sua vez, permaneceu no banco de reservas contra o Galo.

A pouca minutagem pode ser explicada pela alta concorrência no setor de ataque. Calleri e André Silva têm sido as principais escolhas de Zubeldía, e Ryan surge como a última alternativa.

O jovem poderia ter recebido uma oportunidade no empate com o Atlético-MG. Titular, André Silva não foi bem e foi sacado pelo treinador, que preferiu colocar Calleri em campo. O camisa nove, no entanto, foi expulso, com pouco mais de dez minutos no jogo, e Ryan, por sua vez, amargou mais um jogo na reserva.

Ryan Francisco já demonstrou que pode somar no São Paulo, que sofre com um elenco enxuto após a saída de 19 jogadores em 2025. Além disso, um maior tempo de jogo ao atleta extrapola o âmbito futebolístico e entra no lado financeiro. O atacante é uma das principais promessas da base e, tendo em vista a necessidade do clube de fazer caixa, a entrada do jogador nas partidas pode atrair possíveis interessados na sua contratação.

O jovem mira ganhar minutos nesta quinta-feira, quando o São Paulo recebe o Alianza Lima-PER, no Morumbis. O duelo, válido pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores, está marcado para as 21h30 (de Brasília).