MP-SP cobra R$ 117 milhões do São Paulo e quer revisão de acordo por CT

O Ministério Público de São Paulo acionou a Justiça em março, cobrando do São Paulo valores que podem chegar a R$ 117 milhões, pelo que considera uso indevido do terreno do Centro de Treinamento da Barra Funda.

O órgão ainda pede que a Prefeitura reveja o acordo com o clube, estabelecendo novas obrigações e retomando a área em caso de descumprimento.

O CT do São Paulo fica em um terreno da Prefeitura, cedido ao clube nos anos 1980, em troca de contrapartidas. O acordo original terminou em 2023, mas foi renovado por tempo indeterminado. O UOL teve acesso à ação judicial.

O MP afirma à Justiça que o São Paulo descumpriu duas contrapartidas:

  • a construção de duas creches, estabelecida em acordo de fevereiro de 2022
  • o uso periódico, por alunos da rede pública, das instalações esportivas do clube, estabelecido em 1982
  • O órgão exige à Justiça que o São Paulo pague um aluguel retroativo de R$ 3 milhões mensais pelo período em que usou o terreno sem ter entregue as creches. Aplicado até fevereiro de 2022, o valor chegaria a R$ 117 milhões. O MP também pede indenizações para o que chama de “dano social” causado pelo uso do terreno, a serem arbitradas pela Justiça.

Caso o clube não pague, o pedido é para que a Justiça promova a retomada do terreno pela prefeitura em 90 dias.

Ainda na ação, a promotoria alega que as creches não constituem contrapartida suficiente à cessão do terreno ao clube. A construção delas está avaliada em R$ 5 milhões —o terreno do CT, segundo a ação, vale R$ 300 milhões. Por isso, o promotor Marcus Vinicius Monteiro dos Santos pede a definição de novas obrigações pela prefeitura.

Prefeitura até hoje não cedeu terrenos para as creches

Além da ação movida pelo MP, a reportagem também teve acesso ao processo administrativo interno da Prefeitura de São Paulo, que trata da cessão do CT da Barra Funda. Nele, documentos mostram que o São Paulo está pronto para iniciar as obras desde 2023.

O acordo pela construção das creches previa que o clube seria responsável pelas obras, mas que elas aconteceriam em terrenos indicados e cedidos pela Prefeitura. Só que, até hoje, a administração municipal não disponibilizou as áreas.

Uma delas, no Grajaú, pertence ao Governo do Estado, e ainda não foi transferida pela Prefeitura. Outra, em São Mateus, havia sido comprometida com um projeto de habitação popular. O São Paulo, inclusive, chegou a fazer projetos das creches e submetê-los à aprovação municipal.

O próprio Ministério Público reconhece a demora da Prefeitura, mas afirma que a omissão beneficia — e não isenta o São Paulo.

“No caso em tela a omissão (dolosa ou não) da administração pública, que não viabilizou em tempo razoável as áreas públicas para que o concessionário construísse as duas creches, causou (e vem causando) prejuízo à sociedade, pois o uso privado de tão valiosa área pública onde podiam ter sido construídos equipamentos públicos como posto de saúde, escola, creche etc., serve apenas aos interesses particulares e econômicos do São Paulo Futebol Clube”, diz o órgão.

Procurado pela reportagem, o São Paulo disse que, no momento, não irá se pronunciar sobre o tema, mas está em conversa direta com a Prefeitura para o cumprimento integral de todas as contrapartidas.

A Prefeitura não se posicionou até a publicação da reportagem. Ela será atualizada caso haja um posicionamento.

 

Fonte: Uol

Expulsão de Calleri abre brecha para André Silva

Artilheiro do São Paulo na temporada com cinco gols marcados, André Silva será titular da equipe pelo segundo jogo consecutivo do Campeonato Brasileiro neste domingo, diante do Cruzeiro, às 17h30 (de Brasília), pela terceira rodada, no Morumbis.

Titular também no empate sem gols com o Atlético-MG, ele foi beneficiado pela expulsão de Calleri, que entrou na segunda etapa contra o Galo e recebeu a advertência 11 minutos depois.

Em sua segunda temporada de São Paulo, André Silva soma 16 jogos oficiais no ano, mas foi titular apenas em situações pontuais: contra Portuguesa e Red Bull Bragantino, quando só reservas jogaram, contra o São Bernardo, quando marcou dois gols na vitória por 3 a 1, e neste jogo contra o Atlético-MG.

Aos 27 anos, o jogador tem convivido com o status de reserva, já que Zubeldía faz questão de dizer que Calleri, que é seu capitão, tem cadeira praticamente cativa entre os 11. As recentes atuações ruins do argentino, porém, colocam pressão na comissão técnica para uma mudança neste setor.

Ryan Francisco na fila
Como reserva imediato da posição, André ganha a disputa com o jovem Ryan Francisco, de 18 anos. Segundo Zubeldía, o garoto receberá oportunidades ao longo da temporada.

– Quando Calleri não está, vai André. Não vamos acumular atacantes. Ryan vai ter oportunidades como tiveram Alves e Lucas Ferreira. Está começando a temporada, falta muito, ele vai jogar – disse.

Com apenas cinco jogos no ano, o garoto tem demonstrado certa ansiedade por chances no dia a dia do CT da Barra Funda, mas tem recebido conselhos para aguardar sua oportunidade sem desespero. Agente do atleta e ex-meia do Tricolor, Fabiano Costa tem tido conversas neste sentido com o garoto, que na maior chance que teve no Paulistão, marcou o gol da vitória contra a Portuguesa.

São Paulo fará estreia do novo uniforme II contra o Cruzeiro

O São Paulo vai estrear seu novo uniforme II para a temporada de 2025 neste domingo, contra o Cruzeiro, no Morumbis, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Homenageando os 20 anos do tricampeonato mundial, em 2005, contra o Liverpool, no Japão, a New Balance, fornecedora de material esportivo do São Paulo, apostou em detalhes dourados em meio às tradicionais listras tricolores para fazer alusão à glória conquistada em Yokohama.

A nova camisa traz muitos detalhes, como o selo “Um é pouco. Dois é bom. Três, só São Paulo” na barra interna das costas, fazendo referência ao tricampeonato mundial (1992, 1993 e 2005) do clube.

Há também elementos japoneses, como a frase no interior do escudo do São Paulo que significa “São Paulo FC / Tu és forte, tu és grande”, fazendo referência ao hino do clube. Já na barra da camisa há um brasão com flores de cerejeira, típicas do Japão, assim como no uniforme I.

A camisa versão torcedor pode ser adquirida por 349,99, mesmo preço da versão feminina. Já a versão jogador sai por R$ 499,99. O modelo juvenil custa R$ 329,99.

Destaque da base do São Paulo fará intercâmbio no Stuttgart, da Alemanha

Um dos destaques das categorias de base do São Paulo, o lateral esquerdo Nicolas Bosshardt fará um intercâmbio no Stuttgart, da Alemanha, após a disputa da Dallas Cup, torneio que será disputado neste mês de abril nos EUA e terá a participação de clubes como Real Madrid e Newcastle.

Nicolas foi um dos escolhidos para viajar à Alemanha após a disputa da Dallas Cup e deverá participar da rotina de treinos no Stuttgart até maio. Desde o ano passado ele vem sendo monitorado pelo Barcelona justamente por se destacar na base do São Paulo.

Após chamar atenção no sub-17, categoria na qual disputou 38 jogos, marcou sete gols e deu sete assistências, Nicolas Bosshardt foi promovido ao sub-20 e também tem tido boas atuações. Em três partidas ele já balançou as redes uma vez e anotou uma assistência. Na última segunda-feira, foi ele quem marcou o primeiro dos três gols do São Paulo sobre o Corinthians na vitória, de virada, por 3 a 2, pelo Brasileirão da categoria.

A ida de Nicolas ao Stuttgart faz parte da parceria firmada entre o clube da Suábia e o São Paulo. Recentemente, representantes da equipe estiveram no CFA Laudo Natel, em Cotia, conhecendo as instalações da base e no mês de julho as equipes sub-17 e sub-20 do time alemão são esperadas no completo de base tricolor para um período de treinamentos. Um torneio com outros times brasileiros também está em pauta, mas não confirmado.

Contra o Cruzeiro, São Paulo tenta sua primeira vitória no Brasileiro

Neste domingo, às 17h30 (de Brasília), o São Paulo recebe o Cruzeiro, no Estádio do Morumbi, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os paulistas buscam o primeiro triunfo no torneio, enquanto os mineiros buscam o segundo nesta edição da competição nacional.

O São Paulo chega ao confronto após o empate por 2 a 2 contra o Alianza Lima, em casa, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Com isso, a torcida pressiona Zubeldía. No Brasileirão, foram dois empates, contra Sport e Atlético-MG.

Substituído no intervalo da partida contra o Alianza Lima após sentir um incomodo na coxa esquerda, Arboleda não foi diagnosticado com lesão. No entanto, o defensor deve desfalcar a equipe.

Além dele, Lucas (dores no joelho direito), Oscar (lesão muscular na coxa esquerda), Pablo Maia (lesão ligamentar no tornozelo direito) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) seguem como baixas confirmadas.

O Cruzeiro, por sua vez, vem de três derrotas seguidas. Em sua última partida pelo Campeonato Brasileiro, foi derrotado por 3 a 0 pelo Internacional, no Rio Grande do Sul. Agora, no meio de semana, o time comandado por Leonardo Jardim perdeu para o Mushuc Runa por 2 a 1, no Mineirão, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Para o duelo, Leonardo Jardim não poderá contar com o zagueiro Jonathan Jesus, expulso contra o Internacional. Além dele, João Marcelo (lesão multiligamentar no joelho), Japa (lesão no tendão da coxa esquerda) e Juan Dinenno (transição física) seguem como desfalques.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X CRUZEIRO

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data: 13 de abril de 2025 (domingo)
Hora: às 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Francisco Chaves Bezerra Junior
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson e Marcos Antônio; Luciano, Lucas Ferreira e Ferreirinha; Calleri (André Silva)
Técnico: Luis Zubeldía

CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Mateo Gamarra e Marlon; Matheus Henrique, Lucas Romero e Eduardo; Matheus Pereira, Dudu e Gabriel Barbosa
Técnico: Leonardo Jardim

São Paulo vence Minas e encerra sequência de derrotas

O São Paulo conquistou uma vitória importantíssima neste sábado, ao bater o líder Minas por 71 a 67, no Ginásio do Morumbis, em partida válida pela 33ª rodada do NBB. O resultado encerrou uma sequência de sete derrotas seguidas da equipe paulista e marcou a estreia com o pé direito do técnico Fabrício Fernandes.

Com o triunfo, o São Paulo chega a 12 vitórias em 43 partidas, ocupando a 13ª colocação da tabela e encaminhando sua classificação para os playoffs da temporada 2024/25. Apesar da derrota, o Minas segue isolado na liderança, com 28 vitórias e apenas cinco derrotas.

O Tricolor volta à quadra no próximo sábado (19), às 17h, novamente no Ginásio do MorumBIS, para enfrentar o Brasília na última rodada da primeira fase da competição.

O São Paulo começou bem o jogo, vencendo o primeiro quarto por 16 a 11. No segundo período, o Minas reagiu e empatou a partida em 27 a 27 ao fim do primeiro tempo. Na volta do intervalo, os comandados de Fabrício Fernandes cresceram em quadra, dominaram o terceiro quarto por 25 a 16 e abriram 14 pontos de vantagem.

O time mineiro ainda esboçou uma reação no último período, vencendo por 24 a 19, mas o Tricolor soube administrar o relógio e garantiu a vitória diante de sua torcida.

Pelo lado são-paulino, Bennett foi o destaque, com 16 pontos, seis rebotes e duas assistências. Já o cestinha da partida foi Wini Silva, do Minas, com 20 pontos, 11 rebotes e três assistências.

São Paulo terá pelo menos duas mudanças para enfrentar o Cruzeiro

O São Paulo treinou na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda, encerrando a preparação para a partida contra o Cruzeiro, pela terceira rodada do Brasileirão, que será no domingo, às 17h30 (de Brasília), no Morumbi. A partida terá transmissão da TV Globo.

A novidade no treino foi a participação parcial de Lucas Moura e Pablo Maia, que correram no gramado pela primeira vez desde que se lesionaram. O atacante se recupera de um trauma no joelho direito e o volante de uma cirurgia no tornozelo direito.

Zubeldia orientou um treinamento tático, que simulou situações de jogo e encerrou a preparação do time são-paulino.

O zagueiro Arboleda, com sobrecarga muscular, seguiu tratamento e não treinou com o elenco. A tendência é que não atue contra o Cruzeiro.

Suspenso por ter sido expulso no empate com o Atlético-MG, o centroavante Calleri está fora da partida deste domingo. André Silva deve ser o titular ao lado de Ferreira.

Uma provável escalação do São Paulo contra o Cruzeiro tem: Rafael; Ferraresi, Ruan e Allan Franco; Cédric Soares, Alisson, Marcos Antônio, Luciano e Enzo Díaz; Ferreira e André Silva.

O Tricolor busca a primeira vitória na atual edição do Campeonato Brasileiro. Até aqui, foram dois empates sem gols em dois jogos disputados, contra Sport e Atlético-MG.

Lucas e Pablo Maia correm no gramado e avançam em recuperação

O sábado de trabalho do São Paulo no CT da Barra Funda contou com boas novidades. Lucas e Pablo Maia, que se recuperam de lesão, correm em volta do gramado pela primeira vez desde que sofreram seus respectivos problemas físicos, avançando no processo de reabilitação.

Supervisionados pelos fisioterapeutas do clube, Lucas e Pablo Maia puderam se movimentar após se limitarem a trabalhos nas dependências internas do CT nas últimas semanas.

Lucas se recupera de um trauma no joelho direito sofrido na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. Pablo Maia, por sua vez, teve de passar por uma cirurgia para reparar uma lesão ligamentar no tornozelo sofrida contra o São Bernardo, também pelo Estadual.

Arboleda, por sua vez, realizou tratamento no Reffis Plus. O zagueiro não teve constatada qualquer lesão na coxa esquerda após a realização de exames, porém, com uma sobrecarga física, passou a seguir um cronograma individualizado de tratamento.

O São Paulo entra em campo neste domingo, às 17h30 (de Brasília), contra o Cruzeiro, no Morumbis, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Luis Zubeldía vai em busca de sua primeira vitória na competição, já que nos dois primeiros compromissos teve de se conformar com o 0 a 0 no placar, contra Sport, em casa, e Atlético-MG, fora.

Lucas Ferreira celebra estreia na Libertadores e visa nova chance

Lucas Ferreira não escondeu a felicidade por estrear na Libertadores na última quinta-feira, contra o Alianza Lima, no Morumbis lotado. O atacante revelado em Cotia foi a aposta do técnico Luis Zubeldía para esse jogo, começando como titular, e não decepcionou, sendo bastante elogiado por boa parte da torcida após o empate em 2 a 2.

“Uma noite de Libertadores no Morumbis é inesquecível, né? Pude estrear ainda como titular, só tenho a agradecer a Deus”, disse Lucas Ferreira.

O meia-atacante foi um dos destaques do time sub-20 do São Paulo que se sagrou campeão da Copinha em janeiro. Após o torneio, Lucas Ferreira foi promovido para o elenco profissional e agora começa a ganhar mais oportunidades da comissão técnica.

“Fico muito feliz que a torcida gostou do meu jogo. Toda vez que eu jogar com esse símbolo aqui na camisa eu vou dar minha vida”, prosseguiu.

“Só tenho a agradecer a Deus, é tudo o que pedia para ele, chegar no profissional, ainda mais do lado desses caras, como Lucas Moura, Calleri, Oscar, sempre estão dando dicas para eu melhorar sempre”, completou.

Neste domingo, o São Paulo volta a entrar em campo, desta vez contra o Cruzeiro, às 17h30 (de Brasília), no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. Passada a estreia na Libertadores, Lucas Ferreira espera receber uma nova chance para seguir mostrando que pode ser muito útil ao Tricolor ao longo da temporada, que será cheia de desafios.

“Se eu jogar [contra o Cruzeiro], vou dar meu máximo sempre e mostrar a todos os torcedores tricolores que no próximo jogo eu também posso ser titular”, concluiu.