Como joia na mira do Bayern perdeu espaço e foi ‘atropelada’ no SP

O jovem Henrique Carmo, monitorado desde as categorias de base pelo Bayern de Munique, sumiu do time do São Paulo e voltou para o sub-20 por uma combinação de fatores.

O que aconteceu
Henrique optou por fazer a pré-temporada com o time profissional nos Estados Unidos. O atacante chegou a ser inscrito na Copinha, mas escolheu ficar com o time de cima.

Zubeldía foi quem pediu para que Henrique participasse do período de treinamentos, assim como revelou que fez com Lucas Ferreira, Ryan Francisco e Alves. O Tricolor, no entanto, explicou que gostaria de ter o grupo para a disputa da Copinha após eles serem protagonistas do título da Copa do Brasil sub-20.

No principal torneio de base do país, Lucas Ferreira foi um dos destaques do time só abaixo de Ryan Francisco. O São Paulo foi campeão da competição, o que fez com que o garoto ficasse nos braços do torcedor, começasse a pedir passagem no elenco profissional e atropelasse o espaço que, em teoria, seria de Henrique.

Enquanto isso, Henrique Carmo treinava com o grupo ‘que sobrava’ na Flórida. Zubeldía chegou a escalar o garoto como lateral-esquerdo para completar um treino antes da chegada de Enzo Díaz, mas foi o único coletivo que o jovem participou.

Em todas as outras atividades táticas, Henrique ficava no grupo de jogadores no fim da fila: Igão, Patryck Lanza, Santi, Bobadilla, Rodriguinho, Henrique. Desses, somente Bobadilla faz de fato parte dos planos de Zubeldía e o volante só estava neste grupo por causa de um quadro de influenza que o fez perder o começo da preparação. Do restante, somente Patryck, três vezes, e Rodriguinho, duas, entraram em campo.

Henrique não entrou em campo no  amistoso contra o Cruzeiro e, depois, voltou ao Brasil para participar do jogo contra o Botafogo-SP, a estreia recheada de reservas no Paulistão. De lá pra cá, nunca mais atuou e voltou a fazer parte do elenco do sub-20 recentemente.

O garoto monitorado pelo Bayern de Munique subiu no ano passado e poderia ser a primeira opção de Zubeldía para a carente posição de ponta dentro do elenco — o argentino hoje só tem Lucas e Ferreirinha entre os experientes após perder Erick e William Gomes, para citar somente quem fez a pré-temporada nos Estados Unidos. No entanto, diante de todos esses fatores, Henrique acabou atropelado por Lucas Ferreira, que já foi titular e fez boa partida contra o Alianza Lima enquanto Henrique não figura nem no banco de reservas, mesmo sem nenhuma outra opção de origem para a posição.

Ferreira foi substituído em todos os jogos que fez como titular em 2025

Luis Zubeldía foi criticado por torcedores do São Paulo e comentaristas pela substituição de Ferreirinha aos 18 minutos do segundo tempo no duelo contra o Alianza Lima. Autor dos dois gols do Tricolor, ele deu lugar a Wendell, e o time levou o empate por 2 a 2 da equipe peruana, na Libertadores.

Na entrevista coletiva, o treinador argentino disse que decidiu tirar o camisa 11 para evitar que o desgaste muscular causasse uma lesão. Foram os dois primeiros gols dele em 2025, em sua melhor atuação.

– Já tenho experiências com ele. No ano passado sofreu lesões musculares, neste ano também. Não posso dar ao luxo de perdê-lo – disse.

As substituições em 2025, porém, são comuns para Ferreirinha. Ele não atuou até o fim em nenhum dos seis jogos que fez como titular. O camisa 11 ainda disputou outros sete jogos começando no banco (veja abaixo).

Ao se defender das críticas, Zubeldía disse que não poderia correr riscos Ferreirinha depois de perder jogadores como Lucas Moura e Oscar por lesões. Neste momento, por causa dos desfalques, ele começou as partidas contra Talleres, Atlético-MG e Alianza Lima de forma consecutiva.

A tendência é que seja titular contra o Cruzeiro, domingo, às 17h30, pela terceira rodada do Brasileirão.

Nesta temporada, o meia-atacante desfalcou o time em fevereiro por quatro partidas por dores na posterior da coxa direita. Em 2024, foi ausência no São Paulo por dois meses, entre agosto e outubro, por conta de uma lesão do tendão do quadríceps da coxa esquerda.

Veja a minutagem de Ferreirinha em 2025:
Guarani: jogou 32 de 97 minutos;
Corinthians: jogou 21 de 100 minutos.
Portuguesa: titular, jogou 93 de 106 minutos;
Santos: jogou 39 de 104 minutos;
Mirassol: jogou 30 de 101 minutos;
Red Bull Bragantino: titular, jogou 72 de 100 minutos;
Inter de Limeira: titular, jogou 70 de 101 minutos;
Desfalque por quatro jogos
Novorizontino: jogou 9 de 99 minutos;
Palmeiras: jogou 35 de 103 minutos;
Sport: jogou 50 de 98 minutos;
Talleres: titular, jogou 81 de 97 minutos;
Atlético-MG: titular, jogou 72 de 101 minutos;
Alianza Lima-PER: titular, jogou 48 de 100 minutos.

Entre os times da Série A, SPtem o sexto pior aproveitamento em 2025

O São Paulo não começou o ano da melhor forma. Desde a primeira partida oficial de 2025, o Tricolor soma 51,9% de aproveitamento, o sexto pior entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro, segundo o Sofascore. São sete vitórias, sete empates e quatro derrotas.

No Paulistão, o time comandado por Zubeldía conquistou seis triunfos, quatro empates e quatro resultados negativos. Uma das derrotas foi para o Santos, ainda na fase de grupos, enquanto a outra, para o Palmeiras, custou a eliminação da equipe na semifinal da competição.

No Brasileirão, o São Paulo ainda não venceu. Foram dois empates sem gols, contra Sport, no Morumbis, e Atlético-MG, no Mineirão. O time vai em busca do primeiro triunfo neste domingo, contra o Cruzeiro.

Já pela Libertadores, o Tricolor até estreou com vitória diante do Talleres, na Argentina, mas na noite da última quinta-feira cedeu o empate ao Alianza Lima, dentro do Morumbis, após abrir 2 a 0 no placar.

O São Paulo tem aproveitamento melhor que apenas cinco times da Série A: Botafogo (37%), Mirassol (37,8%), Cruzeiro (38,1%), Red Bull Bragantino (39,2%) e Santos (45,8%).

SP defende 86% de aproveitamento contra o Cruzeiro nos últimos 5 jogos

O São Paulo entra em campo neste domingo, contra o Cruzeiro, para defender um ótimo aproveitamento em jogos válidos pelo Brasileirão. Nos últimos cinco duelos entre as equipes no Morumbis, foram quatro vitórias do Tricolor e um empate, gerando 86% de aproveitamento.

Além da invencibilidade, o número de gols marcados e sofridos também chamam a atenção. O São Paulo balançou as redes oito vezes e sofreu apenas três gols. Vale destacar que a equipe paulista não foi vazada em três dos cinco jogos.

O confronto mais recente aconteceu no dia 2 de junho do ano passado, pela sétima rodada. Com gols de Lucas Moura e Calleri, o Tricolor superou o Cabuloso por 2 a 0.

Já o duelo que o São Paulo anotou o maior número de gols ocorreu em 13 de agosto de 2017, quando bateu o Cruzeiro por 3 a 2, com dois tentos de Hernanes e um de Arboleda.

A nova partida entre eles acontece neste domingo, às 17h30 (de Brasília), no Morumbis, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira os últimos cinco jogos entre São Paulo e Cruzeiro no Morumbis:

São Paulo 3 x 2 Cruzeiro – 13/08/2017

São Paulo 1 x 0 Cruzeiro – 18/11/2018

São Paulo 1 x 1 Cruzeiro – 02/06-2019

São Paulo 1 x 0 Cruzeiro – 02/11/2023

São Paulo 2 x 0 Cruzeiro – 02/06/2024

Arboleda não tem lesão, mas deve ser desfalque contra o Cruzeiro

Arboleda não deve ficar à disposição do técnico Luis Zubeldía para o confronto do próximo domingo, contra o Cruzeiro, às 17h30 (de Brasília), no estádio do Morumbis, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Isso porque no intervalo da partida contra o Alianza Lima, o defensor foi substituído por Luis Zubeldía após sentir um desconforto na coxa esquerda.

O São Paulo confirmou nesta sexta-feira que Arboleda não teve nenhuma lesão diagnosticada, mas o núcleo de saúde do clube entende que o jogador vem lidando com uma sobrecarga física que pode acabar se transformando em lesão, se ele não for preservado.

Desta maneira, Arboleda é o quinto jogador presente no departamento médico do São Paulo. Lucas (dores no joelho direito), Oscar (lesão muscular na coxa esquerda), Pablo Maia (lesão ligamentar no tornozelo direito) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) são os outros quatro nomes que seguem de fora.

Sabino ou Ruan Tressoldi podem ser os substitutos para a partida contra o time mineiro. Ruan, que entrou no lugar do equatoriano na noite de ontem, fez seu sexto jogo com a camisa do São Paulo neste ano.

O jogo contra o Cruzeiro está marcado para este domingo, às 17h30 (de Brasília), no Morumbis.

Inspirada no Mundial de 2005, São Paulo divulga segunda camisa

O São Paulo anunciou nesta sexta-feira seu segundo uniforme para o restante da temporada. Assim como a primeira camisa deste ano, o manto listrado do São Paulo para 2025 será inspirada no Mundial de 2005, conquistado pelo Tricolor em cima do Liverpool, no Japão. Campeões naquele ano, Josué, Lugano e Mineiro foram usados como modelos do novo uniforme.

A estreia da nova vestimenta do São Paulo será feita já na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, quando a equipe paulista encara o Cruzeiro no Morumbis, neste domingo, às 17h30 (de Brasília).

A nova camisa traz muitos detalhes, como o selo “Um é pouco. Dois é bom. Três, só São Paulo” na barra interna das costas, fazendo referência ao tricampeonato mundial (1992, 1993 e 2005) do clube. Além disso, parte da gola e os punhos da manga são da cor dourada, outra referência ao feito do Tricolor.

Outros detalhes do segundo uniforme incluem elementos japoneses, como o detalhe no interior do escudo, que já é tradição da marca New Balance, a escrita em japonês “São Paulo FC / Tu és forte, tu és grande”, em referência ao hino do clube. Na barra, um brasão com flores de cerejeira, típicas do Japão, junto com outros ícones especiais, completam as homenagens.

“O ano de 2005 tem um significado muito especial para todos os são-paulinos, e a nova segunda camisa 2025 reflete isso muito bem, com o cuidado e atenção aos detalhes que fazem dela uma peça única em termos de representatividade e reforça de forma marcante o nosso orgulho em celebrar os 20 anos do tri mundial no Japão”, avalia Eduardo Toni, diretor executivo de Marketing do São Paulo.

O novo manto tricolor já está à venda a partir desta sexta-feira, pelo ecommerce da New Balance e na loja oficial do São Paulo, a SAO Store. Nas lojas físicas, o torcedor são-paulino só poderá comprar o novo uniforme a partir do dia 12 e a partir do dia 14 em lojas parceiras. A camisa masculina terá os preços de R$ 499,99 (versão jogador) e R$ 349,99 (versão torcedor). Por sua vez, o modelo feminino será vendido pelo valor de R$ 349,99 e o juvenil por R$ 329,99.

São Paulo se reapresenta após empate na Libertadores

Nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo se reapresentou após o empate por 2 a 2 contra o Alianza Lima, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, na noite da última quinta-feira. Agora, o foco dos treinamentos é o duelo contra o Cruzeiro, pela terceira rodada do Brasileirão.

Substituído no intervalo da partida após sentir um incomodo na coxa esquerda, Arboleda não foi diagnosticado com lesão. Agora o defensor depende da evolução muscular para retornar às atividades.

Os jogadores do São Paulo que atuaram por mais minutos no empate contra o time peruano, cumpriram um cronograma de recuperação na parte interna do CT.

Já o restante do elenco, sob o comando de Zubeldía, realizou um coletivo em campo reduzido.

Para o duelo, Lucas (dores no joelho direito), Oscar (lesão muscular na coxa esquerda), Pablo Maia (lesão ligamentar no tornozelo direito) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) seguem como desfalques.

Zubeldía chega pressionado para o confronto, já que além do empate contra o Alianza Lima, o treinador ainda não conseguiu vencer no Brasileirão. Na estreia, empatou sem gols com o Sport, no Morumbis, assim como contra o Atlético-MG, na segunda rodada, em partida disputada no Mineirão.

O duelo contra o Cruzeiro está marcado para este domingo, às 17h30 (de Brasília), no Morumbi.

Ferreira celebra fim de jejum, mas lamenta falta de maturidade

O São Paulo empatou em 2 a 2 com o Alianza Lima, nesta quinta-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Atuando no Morumbis, o Tricolor chegou a abrir 2 a 0, com dois gols de Ferreira, mas viu os peruanos reagirem na etapa final.

Ferreira até celebrou a noite artilheira, mas lamentou o resultado. Ele ainda comentou o que faltou aos brasileiros para conseguir deixar o estádio com os três pontos.

“Erro nosso, faltou maturidade, catimbar mais o jogo. A equipe deles foi melhor no segundo tempo e conseguiu o empate. Temos um bom time, faltou experiência. Fica o aprendizado para a próxima partida”, disse.

“Para mim é muito importante, venho buscando melhorar nessa temporada. Fiquei feliz, aliviado, mas triste pelo empate”, completou o atacante, que desencantou na temporada.

Ferreira acabou saindo aos 18 minutos do segundo tempo, ainda com a vantagem de 2 a 0 no placar para o São Paulo. O técnico Luis Zubeldía afirmou que o tirou para não correr nenhum risco de lesão.

O jogador de 27 anos afirmou que não estava com medo de se contundir, mas admitiu que estava cansado.

“A gente vem de uma maratona de jogos muito pesada. Jogamos na Argentina, depois contra o Galo, hoje e vamos ter contra o Cruzeiro, que é difícil também. Pelas lesões que tivemos recentes, com Lucas e Oscar… Eu estava cansado também, o campo estava pesado. Medo eu não tenho, vamos para a próxima”, finalizou.

O Tricolor volta a campo agora no domingo, às 17h30 (de Brasília), quando recebe o Cruzeiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Já o próximo desafio pela Libertadores será apenas no dia 23 de abril, às 21h30, contra o Libertad, fora de casa, pela terceira rodada.

Lucas Moura dá previsão de retorno ao time do São Paulo

Antes do confronto entre São Paulo e Alianza Lima, pela Conmebol Libertadores, nesta quinta-feira, no Morumbis, Lucas Moura revelou que espera voltar aos gramados pela equipe tricolor em um prazo de dez dias.

– Não vejo a hora de voltar. Difícil demais ficar longe. Espero que eu volte em uns dez dias, por aí, duas semanas no máximo… Quero voltar a jogar o mais rápido possível. A fisioterapia não é meu lugar. Meu lugar é dentro do campo – disse Lucas, em entrevista à “ESPN”.

O camisa 7 se tornou o principal desfalque do Tricolor no dia 10 de março, quando enfrentou o Palmeiras na semifinal do Paulistão. O meia iniciou tratamento no Reffis do clube após passar por uma série de de exames que constataram um problema no joelho direito e segue sendo ausência.