São Paulo encerra preparação para o clássico contra o Santos

Neste sábado, no CT da Barra Funda, o São Paulo encerrou sua preparação para o clássico contra o Santos, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Morumbis.

As atividades começaram com exercícios de aquecimento e trabalhos com bola. Em seguida, sob o comando do treinador Luis Zubeldía, os jogadores realizaram um treinamento tático que promoveu ajustes na equipe e simulou situações de jogo, como construções de jogadas e cobranças de bolas paradas defensivas e ofensivas.

Por fim, o elenco terminou a sessão com um treino técnico, de cruzamentos e finalizações, além de uma atividade de enfrentamento em campo reduzido.

Para o duelo, Zubeldía segue lidando com diversos desfalques. Jonathan Calleri teve constatada uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo e terá que passar por cirurgia. Além dele, Lucas Moura (trauma no joelho direito), Oscar (lesão na região posterior da coxa esquerda), Pablo Maia (cirurgia no tornozelo direito) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), que já vinham sendo desfalques, seguem de fora.

O São Paulo chega pressionado para o clássico deste domingo. O Tricolor ainda não venceu na competição e tem quatro empates em quatro rodadas. Na última quarta-feira, o time ficou no 2 a 2 com o Botafogo, no Nilton Santos.

A equipe do técnico Luis Zubeldía ocupa apenas a 16ª posição, com quatro pontos conquistados.

Por outro lado, o Santos busca a segunda vitória seguida sob o comando interino de César Sampaio. Na última quarta-feira, o Peixe derrotou o Atlético-MG, na Vila Belmiro, por 2 a 0. O Alvinegro praiano é o 16º colocado, com quatro pontos somados.

São Paulo soma R$ 85 milhões em vendas no ano e deve ter saídas

A diretoria do São Paulo calcula que já realizou cerca de R$ 85 milhões em vendas desde o início da atual temporada. A meta orçamentária para 2025, porém, estipula uma arrecadação de cerca de R$ 170 milhões, valor que ajudará o Tricolor a conseguir fluxo de caixa e a pagar parte de suas dívidas.

Por conta disso, uma negociação na próxima janela de meio do ano é vista por pessoas próximas ao presidente Julio Casares como importante e praticamente inevitável.

Com um elenco reduzido, porém, o clube tem poucos jogadores com status de “negociáveis”. Nomes como Bobadilla e Ferraresi, que jogam em seleções de Paraguai e Venezuela, respectivamente, e Pablo Maia, que tem convivido com lesões e pode voltar a jogar ainda em maio, podem aparecer como opções de mercado, assim como jovens valores que acabaram de sair do CFA de Cotia.

Até aqui, o clube arrecadou com os seguintes jogadores:

William Gomes: R$ 55 milhões em venda ao Porto (9 milhões de euros);
Wellington Rato: R$ 5 milhões em venda ao Vitória;
Michel Araújo: R$ 15 milhões em venda ao Bahia;
Rodrigo Nestor: R$ 9,4 milhões pelo empréstimo ao Bahia;
Erick: R$ 1 milhão pelo empréstimo ao Vitória;
+ Leia mais notícias do São Paulo

Mais dinheiro em 2026
O São Paulo pode conseguir mais dinheiro com Rodrigo Nestor caso o jogador bata meta de jogos no Bahia para o empréstimo virar compra obrigatória por R$ 31,2 milhões (4,7 milhões de euros) em 2026 – ele foi utilizado em 16 partidas até agora.

William Gomes é outro que ainda pode reforçar o caixa tricolor. Na venda ao Porto, o São Paulo estabeleceu mais 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,6 milhões) em metas.

Cedido ao River Plate pelo período de uma temporada, Galoppo tem uma cláusula de compra de 60% dos direitos econômicos ativada automaticamente caso atue em 50% dos jogos do clube argentino em 2025.

Neste caso, o River terá de pagar 3,6 milhões de dólares (R$ 21 milhões na cotação atual) para ficar com o jogador em definitivo. O Tricolor, assim, manteria 40% dos direitos. Até aqui, ele tem só sete jogos no ano.

 

Fonte: Globo Esporte

Lesão de Calleri abre brecha para Ryan Francisco

Com a lesão de Calleri, sofrida na última quarta-feira, durante o duelo contra o Botafogo, o jovem atacante Ryan Francisco pode, enfim, conquistar seu espaço no elenco do São Paulo. No profissional desde a primeira rodada do Paulistão, o garoto foi titular somente contra o Botafogo-SP. Deste então, apesar de ter sido relacionado para outros 17 jogos, não saiu do banco em 12 deles.

Em sua segunda partida como profissional, contra a Portuguesa, Ryan foi o responsável por garantir a vitória do São Paulo por 2 a 1, pela quinta rodada do Estadual. Apesar de sair do banco aos 37 minutos do segundo tempo, o jovem anotou o seu primeiro e único gol até aqui no profissional, já nos acréscimos, e desempatou a partida.

No entanto, a atuação parece não ter convencido a comissão técnica, já que no jogo seguinte, contra o Santos, seguiu com pouca minutagem. Luis Zubeldía colocou o atleta apenas aos 44 minutos da etapa final. Pelo Paulistão, Ryan entrou somente mais uma vez, diante a Inter de Limeira. Desta vez, substituiu Alisson, aos 23 minutos do segundo tempo.

Na atual edição do Brasileirão, Zubeldía segue optando por colocar o garoto nos minutos finais, ou então mantê-lo no banco de reservas. Contra o Sport, na primeira rodada, entrou aos 54 minutos do segundo tempo, enquanto diante do Cruzeiro, recebeu a chance aos 32 minutos da etapa final.

Com a ausência de Calleri, Ryan, artilheiro e campeão da Copinha deste ano com o São Paulo, terá que lutar com André Silva. O camisa 17, maior goleador do Tricolor até aqui na temporada, com seis tentos anotados, é o favorito para ganhar a vaga de titular no clássico contra o Santos, pela quinta rodada do Brasileirão. Ryan, por sua vez, deve ficar agora como segunda opção de Zubeldía.

A partida, válida pela quinta rodada do Brasileirão, está marcada para este domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Morumbi.

São Paulo tenta quebrar jejum de quase 2 anos sem vencer o Santos

Neste domingo, o São Paulo entra em campo para tentar superar o Santos, algo que não acontece há quase dois anos. A última vitória sobre o rival aconteceu no dia 16 de julho de 2023, quando goleou o adversário por 4 a 1, em partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão daquele ano, no Morumbis. Desde então, são duas derrotas e um empate.

O jejum começou em 12 de novembro de 2023, pela 34ª rodada da Série A. Na Vila Belmiro, as equipes empataram sem gols.

Pouco mais de três meses depois, no dia 14 de fevereiro, pelo Paulistão, o Tricolor, desta vez no Morumbis, foi superado por 1 a 0, com o gol do rival marcado por Alfredo Morelos, de pênalti.

O duelo mais recente foi disputado em fevereiro deste ano, na Vila Belmiro, também pelo Estadual. Apesar do gol de Lucas Moura com assistência de Calleri, o São Paulo sofreu a virada com tentos de Guilherme (2) e Gabriel Bontempo.

Além do retrospecto ruim, o técnico Luis Zubeldía chega pressionado no cargo. O último triunfo foi diante do Talleres, no dia 2 de abril, pela Libertadores. Deste então, comandante argentino soma quatro empates. Assim, um novo tropeço diante do Santos pode colocar um ponto final na passagem do argentino no comando do São Paulo.

A partida, válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para este domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi.

São Paulo x Santos: CBF define arbitragem do clássico

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu, nesta sexta-feira, a arbitragem para o clássico entre São Paulo e Santos pelo Campeonato Brasileiro. A partida terá Wilton Pereira Sampaio no apito, com os assistentes Neuza Ines Back e Alex Ang Ribeiro. Carlos Eduardo Nunes Braga será o comandante do VAR.

O São Paulo chega para o confronto com quatro empates em quatro jogos na competição. Na última quarta-feira, o Tricolor ficou no 2 a 2 com o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. A equipe ocupa apenas a 16ª posição, com quatro pontos somados.

Por conta da sequência ruim de resultados, o treinador Luis Zubeldía está pressionado no cargo. Um novo tropeço diante do Santos pode colocar um ponto final na passagem do argentino no comando do São Paulo.

Já o Santos, sob o comando do técnico interino César Sampaio, busca sua segunda vitória seguida no Brasileirão. Na última quarta-feira, o Peixe superou o Atlético-MG por 2 a 0, na Vila Belmiro. A equipe ocupa a 13ª posição, com quatro pontos somados.

São Paulo se reapresenta e terá mudança no ataque para o clássico

O elenco do São Paulo se reapresentou na manhã desta sexta e iniciou a preparação para o clássico contra o Santos, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, domingo, às 16h, no Morumbis. O técnico Luís Zubeldía será obrigado a fazer pelo menos uma mudança no ataque.

Os atletas que atuaram por mais tempo na partida contra o Botafogo fizeram atividades de mobilidade, força preventiva e uma corrida no gramado, além de concluírem o cronograma de recuperação muscular.

O meia-atacante Lucca, que atuou pela equipe sub-20 na quarta-feira, no empate sem gols também contra o Botafogo, participou destes exercícios. Ele será integrado ao elenco e pode começar a ser relacionado por Zubeldía.

O restante do elenco fez um trabalho de posse de bola. Na sequência, houve uma atividade de enfrentamentos de ataque contra defesa e por fim um jogo em espaço reduzido.

O atacante Calleri, que será submetido na próxima semana a cirurgia para correção de ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, fez tratamento no Reffis Plus. O técnico Luís Zubeldía avalia opções para assumir a vaga do argentino.

Um possível São Paulo pode ter Rafael; Ferraresi, Arboleda, Alan Franco e Wendell (Enzo Díaz); Alisson, Marcos Antônio e Matheus Alves; Lucas Ferreira (Cédric Soares), Ferreira e André Silva.

O elenco volta a treinar na manhã de sábado, no CT. Com quatro pontos em quatro jogos, o Tricolor buscará sua primeira vitória na competição neste fim de semana.

São Paulo integra atacante Lucca, do sub-20, para o profissional

A comissão técnica do São Paulo integrou nesta sexta-feira o atacante Lucca, que completa 18 anos em junho, ao elenco profissional. O garoto passará a frequentar os treinamentos com maior regularidade e pode começar a ganhar uma chance na lista de relacionados.

Bem avaliado por Luis Zubeldía, o jogador chamou a atenção em treinos recentes que fez no CT da Barra Funda. Com perna direita dominante, o jogador atua como um extremo pelo lado esquerdo jogando “com a pena invertida”, exatamente como Ferreira, de 27 anos, hoje titular da posição.

Desde os 11 anos no São Paulo, Lucca ficou no banco na estreia do Paulistão deste ano, no empate sem gols contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, em jogo sob o comando do auxiliar Maxi Cuberas.

Com Allan Barcellos, participou de nove jogos na conquista da Copa São Paulo e foi campeão também da Copa do Brasil Sub-20 no fim do ano passado.

Com primeiro contrato profissional válido até o meio de 2026, ainda não iniciou conversas com a diretoria para um novo vínculo, mas a tendência é que ao longo do ano exista um novo acerto caso o clube apresente um projeto futuro para o jogador.

 

São Paulo se aproxima de acerto definitivo por Marcos Antônio

O São Paulo está próximo de acertar com Marcos Antônio em definitivo. O volante tem contrato até julho de 2025 e conta com uma cláusula que torna a compra obrigatória em caso de uma meta de 50% dos jogos com 45 minutos batida. Quanto a valores, gira em torno dos R$ 25 milhões.

Com a lesão de Pablo Maia e Luiz Gustavo se recuperando de um tromboembolismo pulmonar, Marcos Antônio começou a ganhar espaço entre os titulares. Atualmente, tem sido a dupla de Alisson no meio-campo.

Como os dois citados não tem prazo de retorno, Marcos Antônio seguirá sendo a opção para a posição por enquanto, tendo correspondido as expectativas da comissão técnica. Desta forma, a expectativa é que, de fato, o jogador seja adquirido em definitivo.

continua após a publicidade acordo com a Lazio prevê um parcelamento em até três vezes anuais, sendo a primeira no ato da compra. O que pode acontecer é o Tricolor tentar uma negociação quanto ao início do pagamento destes valores.

Pablo Maia evolui bem no tratamento, mas deve demorar um pouco mais que o companheiro para voltar aos gramados. Ainda em fevereiro, o volante passou por cirurgia ligamentar no tornozelo após torção sofrida na vitória sobre o São Bernardo, pela fase de grupos do Campeonato Paulista.

Existia a chance que Maia retornasse apenas após o Mundial de Clubes, na metade do ano, mas o jogador tem respondido bem ao tratamento e pode ser liberado pelo departamento médico antes do previsto.

Quanto a Luiz Gustavo, o jogador segue de repouso, sem poder treinar. Em casos parecidos no futebol nacional, a recuperação demorou meses. Por enquanto, Marcos Antônio seguirá como principal caminho.

CBF divulga tabela detalhada da terceira fase

A CBF divulgou a tabela detalhada da terceira fase da Copa do Brasil nesta quinta-feira à tarde. As partidas de ida serão disputadas nos dias 29 e 30 de abril, além de 1º de maio. Os jogos de volta serão realizados entre os dias 20 e 22 de maio (confira lista detalhada com horários e estádios abaixo).

Por participar da terceira fase, as equipes recebem R$ 2.315.250. Caso passem às oitavas de final, a premiação é de R$ 3.638.250.

Confira os jogos de ida:
Terça-feira | 29 de abril

Internacional x Maracanã-CE – 19h – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Retrô-PE x Fortaleza – 19h – Arena Pernambuco, S. Lourenço da Mata (PE)
Maringá-PR x Atlético-MG – 19h30 – Willie Davids, Maringá (PR)
Fluminense x Aparecidense-GO – 21h30 – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo x Náutico – 21h30 – Morumbis, São Paulo (SP)

Quarta-feira | 30 de abril

Botafogo x Capital-DF – 19h – Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Ceará x Palmeiras – 19h30 – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Paysandu x Bahia – 21h30 – Mangueirão, Belém (PA)
Novorizontino x Corinthians – 21h30 – Jorge I. de Biasi, Novo Horizonte (SP)
CSA x Grêmio – 21h30 – Rei Pelé, Maceió (AL)

Quinta-feira | 1 de maio

Operário-PR x Vasco – 16h – Germano Kruger, Ponta Grossa (PR)
Brusque-SC x Athletico – 16h – Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Santos x CRB – 18h – Vila Belmiro, Santos (SP)
Criciúma x Red Bull Bragantino – 18h30 – Heriberto Hulse, Criciúma (SC)
Botafogo-PB x Flamengo – 20h – Almeidão, João Pessoa (PB)
Cruzeiro x Vila Nova – 21h30 – Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Confira os jogos de volta:

Terça-feira | 20 de maio

Vasco da Gama x Operário-PR – 19h – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Athletico x Brusque – 19h30 – Ligga Arena, Curitiba (PR)
Náutico x São Paulo – 21h30 – Aflitos, Recife (PE)
Grêmio x CSA – 21h30 – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Quarta-feira | 21 de maio

Fortaleza x Retrô-PE – 19h – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Aparecidense x Fluminense – 19h30 – Serra Dourada, Goiânia (GO)
Bahia x Paysandu – 19h30 – Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Atlético-MG x Maringá – 21h30 – Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Flamengo x Botafogo-PB – 21h30 – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Corinthians x Novorizontino – 21h30 – Neo Química Arena, São Paulo (SP)

Quinta-feira | 22 de maio

Maracanã-CE x Internacional – 19h – Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
Vila Nova x Cruzeiro – 19h – Serra Dourada, Goiânia (GO)
Palmeiras x Ceará – 19h30 – Allianz Parque, São Paulo (SP)
Capital-DF x Botafogo – 21h30 – Mané Garrincha, Brasília (DF)
CRB x Santos – 21h30 – Rei Pelé, Maceió (AL)
Red Bull Bragantino x Criciúma – 21h30 – Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)

Equipes na terceira fase
Vinte clubes classificaram-se após disputar a primeira e segunda fase. São eles: CSA, Vila Nova, Athletico, Ceará, Maracanã-CE, Náutico, Grêmio, Capital-DF, Retrô-PE, Operário-PR, Botafogo-PB, Red Bull Bragantino, Criciúma, Novorizontino, Maringá, Brusque, Fluminense, Atlético-MG, Vasco e Aparecidense-GO.

Doze times entraram diretamente: Botafogo (via Libertadores), Palmeiras (via Libertadores), Bahia (via Libertadores), CRB (vice-campeão da Copa do Nordeste 2024), Internacional (via Libertadores), Paysandu (campeão da Copa Verde 2024), Flamengo (campeão da Copa do Brasil 2024), Santos (campeão da Série B 2024), São Paulo (via Libertadores), Corinthians (via Libertadores), Fortaleza (via Libertadores) e Cruzeiro (via Brasileiro 2024).

Veja como estão as opções para substituir Calleri no São Paulo

A grave lesão de Calleri abrirá caminho para que André Silva, artilheiro do São Paulo na temporada, se consolide como titular da equipe em um primeiro momento. Aos 27 anos, ele será escalado mais uma vez no comando de ataque da equipe no domingo, contra o Santos, no Morumbis, pelo Brasileiro.

Autor de seis gols em 2025, André tem média superior à da primeira temporada, quando marcou oito em 43 jogos (média de 0,18 por jogo). A média atual após 18 partidas oficiais é de 0,33 por jogo.

 

Contratado no ano passado para ser o reserva imediato da posição, o jogador deve emendar partidas como titular daqui para a frente. Em 2024, também por conta de uma lesão de Calleri, foi titular nos últimos cinco jogos da equipe no Brasileirão. Contra o Santos, fará seu terceiro consecutivo.

Além de André, o elenco conta hoje com Ryan Francisco, de 18 anos. Campeão e artilheiro da Copinha com dez gols marcados, o garoto participou de quatro jogos do Paulistão e de dois no Brasileirão. No Estadual, marcou um gol na vitória por 2 a 1 contra a Portuguesa, mas não teve mais sequência.

– Ryan vai ter oportunidades como tiveram Alves e Lucas Ferreira. Está começando a temporada, falta muito, ele vai jogar – disse Zubeldía após o empate contra o Alianza Lima-PER, pela Libertadores.

Nas últimas semanas, o garoto chegou a demonstrar certa ansiedade pela falta de chances no dia a dia do CT da Barra Funda, mas recebeu conselhos para aguardar sua oportunidade sem desespero. Agente do atleta e ex-meia do Tricolor, Fabiano Costa tem tido conversas nesse sentido com o garoto.

Apesar de contar com as duas opções, a diretoria decidiu que buscará um reforço para a função. Como o ge mostrou na quinta-feira, o presidente Julio Casares pretende viajar para a Europa nos próximos dias para negociar com clubes e agentes. A ideia é achar um jogador livre no mercado.