Rafael vira capitão em meio a ausências e tenta aumentar marca positiva

Num São Paulo em que cada vez mais jovens têm brilhado, como Lucas Ferreira, Matheus Alves e Ryan Francisco, a equipe tem contado com novos líderes na ausência dos que não têm conseguido ajudar o time dentro de campo.

Sem Calleri, que rompeu os ligamentos do joelho esquerdo, Lucas Moura como ausência nas últimas nove partidas e ainda com o desfalque do volante Luiz Gustavo pelo período de três meses, o goleiro Rafael cresceu em seu status de importância dentro do elenco.

O jogador de 35 anos, que em 2024 não havia recebido a tarja de capitão em nenhuma partida, foi o dono da faixa nos últimos três compromissos, diante de Santos, Libertad-PAR e Ceará.

No último jogo, nem a titularidade de Luciano tirou do goleiro o posto no empate na Arena Castelão. Nesta noite de terça-feira, contra o Náutico, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela Copa do Brasil, ele deve seguir nesta condição caso Lucas não retome sua vaga entre os 11. O zagueiro Arboleda, outro que foi ausência no período, também é candidato.

Titular absoluto da equipe, o goleiro tem feito defesas fundamentais que têm ajudado o São Paulo a somar pontos nas competições. No Brasileirão, boas atuações contra Atlético-MG (0 a 0 em BH) e Santos (vitória por 2 a 1 no Morumbis) foram decisivas para consolidação do resultado final.

Com 20 jogos oficiais no ano, ele tenta aumentar a marca de jogos sem ser vazado: até aqui, deixou o campo em nove partidas sem levar gols, a última delas na vitória por 2 a 0 contra o Libertad, em Assunção, pela Conmebol Libertadores.

Campeão da Copa do Brasil de 2023, o Tricolor estreia nesta noite na terceira fase diante do Náutico. Até aqui, o Timbu eliminou o Santa Cruz de Natal e o Vitória nas fases anteriores, em jogos únicos. Desta vez, o duelo terá duas partidas, a segunda delas no dia 20 de maio, no estádio dos Aflitos.

Náutico amarga jejum e zona de rebaixamento na Série C

O São Paulo recebe o Náutico nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor quer aproveitar o péssimo momento vivido pelo adversário na temporada para encaminhar classificação diante de sua torcida antes de viajar a Recife para a partida de volta.

No último sábado, o Náutico foi derrotado pelo CSA, fora de casa, pela Série C do Campeonato Brasileiro e ampliou o jejum de vitórias na competição. Passadas as três primeiras rodadas, o Timbu figura na zona de rebaixamento, tendo somado um empate e duas derrotas.

A equipe comandada por Hélio dos Anjos também não teve tempo para treinar de forma apropriada para essa partida. Com o jogo em Alagoas no último sábado, o Náutico teve de voltar a Recife para fazer alguns ajustes antes de embarcar para a capital paulista para o compromisso contra o São Paulo na Copa do Brasil.

Na Copa do Nordeste, o Náutico também não está em uma situação confortável. O time é o quarto colocado do Grupo B da Copa do Nordeste, com oito pontos, e pode perder a vaga nas quartas de final se não vencer o Bahia, líder da chave e já classificado, na última rodada.

Por essas e outras o São Paulo é o grande favorito neste confronto da terceira fase da Copa do Brasil. A partida de volta será no dia 20 de maio, nos Aflitos, no Recife. Por isso, o Tricolor precisa aproveitar essa oportunidade para encaminhar a sua classificação no torneio mata-mata.

São Paulo recebe Náutico pela Copa do Brasil

O São Paulo recebe o Náutico nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.

O Tricolor estreia na competição nesta fase por ter se classificado para a Libertadores via Campeonato Brasileiro do ano passado. Já o Náutico teve de passar pelo Santa Cruz de Natal e Vitória antes de enfrentar o São Paulo.

Para o duelo com o Náutico o técnico Luis Zubeldía não poderá contar com Lucas (trauma no joelho direito), Oscar (lesão na região posterior da coxa esquerda), Calleri (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Pablo Maia (cirurgia no tornozelo direito) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar).

Invicto há nove jogos, o São Paulo espera manter a toada nesta terça-feira para encaminhar sua classificação na Copa do Brasil. A última derrota do Tricolor aconteceu na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, por 1 a 0. De lá para cá foram seis empates e três vitórias.

O Náutico, por sua vez, vive um momento nada bom. O time ainda não venceu na Série C após as três primeiras rodadas, somando duas derrotas e um empate, e corre o risco de ficar de fora das quartas de final da Copa do Nordeste se não vencer o seu compromisso pela última rodada da fase de grupos.

Ainda buscando encontrar a melhor formação para a equipe, o técnico do Náutico, Hélio dos Anjos, não tem tido muito tempo para trabalhar com a sua equipe e, caso queira voltar para Recife ainda com chances de se classificar na Copa do Brasil, terá de torcer para que seus atletas façam um jogo de superação dentro do Morumbis.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X NÁUTICO

Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 29 de abril de 2025, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Leia Naiara da Cruz (DF) e Daniel da Silva Andrade (DF)
VAR: Elmo Resende Cunha (GO)

SÃO PAULO: Rafael; Cédric Soares, Ruan Tressoldi, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Alves; Lucas Ferreira, Ferreirinha e André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía.

NÁUTICO: Muriel; Buiú, Rayan, Carlinhos e Luiz Paulo; Marco Antonio, Patrick Allan e Auremir. Vinícius, Kelvin e Paulo Sérgio.
Técnico: Hélio dos Anjos.

Lucas se aproxima de retorno, mas seguirá como baixa na Copa do Brasil

A escalação do São Paulo para o duelo desta terça-feira, contra o Náutico, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, não contará com o retorno de Lucas Moura.

Internamente havia a esperança de que o atacante tricolor, em transição após se recuperar de um trauma no joelho direito, retornasse ao time contra o Náutico, mas não deve ser relacionado para o duelo por precaução.

Nesta segunda-feira, o elenco do São Paulo realizou o único treinamento no CT da Barra Funda antes de encarar o Náutico. Lucas Moura treinou ao lado de seus companheiros com uma proteção no joelho direito, mostrando que está cada vez mais próximo de voltar a ficar à disposição.

A provável escalação do São Paulo para enfrentar o Náutico conta com Rafael; Cédric Soares, Ruan Tressoldi (Ferraresi), Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Alves; Lucas Ferreira, Ferreirinha e André Silva.

Além de Lucas, o São Paulo continuará lidando com outros desfalques importantes como Calleri (ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Oscar (lesão na região posterior da coxa esquerda), Pablo Maia (transição após cirurgia no tornozelo direito), Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar).

Invicto há nove partidas, sendo seis empates e três vitórias, o São Paulo espera manter a toada, mas acumulando mais triunfos, a começar contra o Náutico, que vive um momento ruim na temporada, amargando o fato de ainda não ter vencido na Série C do Campeonato Brasileiro passadas as três primeiras rodadas.

Com salário de base, Lucas Ferreira recebe contato do Cruzeiro

O São Paulo apresentou uma oferta de renovação na semana passada ao atacante Lucas Ferreira, que nesta segunda-feira completa 19 anos.

O jogador analisa a proposta junto de sua família e estafe e deve avançar nas negociações nas próximas semanas. A tendência é de um acerto de novo contrato, com salário reajustado e vínculo prolongado. Hoje, ele acaba em 31 de julho de 2028.

Já com 11 jogos e um gol na equipe profissional, Lucas Ferreira ainda recebe cerca de R$ 20 mil mensais, o mesmo salário que recebia quando era do time sub-20. O número faz com que sua multa para o mercado nacional seja acessível para outras equipes. Por isso, já há assédio sobre ele.

Nos últimos dias, a diretoria do Cruzeiro entrou em contato direto com a família do jogador e se mostrou disposta a pagar a multa de cerca de R$ 40 milhões para tirá-lo de forma imediata do São Paulo. A informação, publicada pelo jornalista Jorge Nicola, foi confirmada pelo ge.

A sondagem foi comunicada ao São Paulo, que agora acelera para atualizar o contrato do jogador. O clube é dono de 80% dos direitos econômicos do jogador, que tem 20% nas mãos do Boavista-RJ.

Com problemas financeiros, o São Paulo vê Lucas Ferreira com enorme potencial de venda para a Europa nas próximas janelas. Neste ano, o clube vendeu William Gomes ao Porto por 9 milhões de euros (R$ 55 milhões) e já soma cerca de R$ 85 milhões em negociações de jogadores.

Alves comenta ascensão no São Paulo e projeta Copa do Brasil

Alves tem ganhado cada vez mais espaço no time profissional do São Paulo. Com a lesão de Oscar, o meio-campista revelado pelas categorias de base conquistou Zubeldía e agora vive a expectativa de fazer sua estreia na Copa do Brasil, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Náutico, no Morumbis.

“Sonho realizado para mim estar nesse elenco tão forte que é o do São Paulo. Gratificante treinar com todo mundo e agora jogando com eles ao meu lado. Muito importante para mim, para minha família. Um sonho realizado”, disse Alves.

Após cumprir suspensão no último sábado, contra o Ceará, o meio-campista são-paulino quer seguir com o nível de atuação de suas últimas duas partidas, contra Santos e Libertad. No San-São, aliás, Alves foi quem deu o passe para o segundo gol do Tricolor, marcado por André Silva.

“O São Paulo entra em todos os campeonatos para vencer. Em todos os jogos vamos com toda garra possível para ganhar o jogo. Vai ser um jogo muito difícil contra o Náutico, a gente sabe. Eles vão vir querendo muito, a gente tem que querer mais que eles, ainda mais no Morumbis”, prosseguiu.

Em meio a tantos jogos nesta temporada, Alves tem de se acostumar com o apertado calendário do futebol brasileiro. Mas, para o duelo com o Náutico, cansaço não será problema para o jovem de 20 anos, uma vez que não atuou no fim de semana.

“É um pouco difícil, um jogo atrás do outro, mas estamos acostumados com isso, temos todo o staff por trás também para preparar a gente para todos os jogos. Vamos com força máxima para, se Deus quiser, a gente conseguir a vitória”, concluiu.

São Paulo tem prejuízo de R$ 73 milhões com futebol em 2024

O São Paulo teve um prejuízo de R$ 72,8 milhões somente com futebol profissional e das categorias de base em 2024, ano em que o clube terminou sem títulos de expressão, mas se sagrou como campeão da Supercopa do Brasil. Os números foram divulgados pela diretoria tricolor no balanço financeiro relativo à temporada passada.

De acordo com os demonstrativos, o São Paulo arrecadou aproximadamente R$ 582,9 milhões somente com o futebol. Em contrapartida, o clube gastou R$ 655,7 milhões com a equipe profissional e juniores.

O clube teve uma despesa de R$ 204 milhões de gastos com pessoal (salários, benefícios e encargos sociais dos atletas, treinadores, técnicos e demais funcionários), além de R$ 109,8 mi somente em direitos de imagem e R$ 25 milhões, com encargos trabalhistas.

A arrecadação com futebol em 2024 foi maior do que a de 2023, quando o São Paulo terminou o ano como vencedor da Copa do Brasil, competição mais rentável do futebol nacional. Na ocasião, o clube embolsou R$ 579 milhões com os times profissional e de base, alcançando um superávit de quase R$ 60 mi, o que acabou não ocorrendo na temporada seguinte.

Entre as principais cifras da composição do montante arrecadado com o futebol estão direitos de transmissão de TV e premiações (R$ 239,4 mi) e arrecadação com bilheteria R$ 96 mi).

Considerada uma receita importante, a venda de atletas rendeu ao São Paulo R$ 93,3 milhões. O número ficou abaixo do valor alcançado em 2023, quando o cluberecebeu aproximadamente R$ 120,7 mi com a negociação de jogadores. A principal venda do clube em 2024 foi a do atacante William Gomes, vendido junto ao Porto, de Portugal, por R$ 61,4 milhões.

O São Paulo fechou 2024 com um déficit de R$ 287 milhões, enquanto a dívida total ficou em R$ 968,2 milhões. De acordo com o presidente Julio Casares, o aumento do passivo se deve ao pagamento de juros bancários, multas e tributos e a mudança na computação dos gastos com a categoria de base, que passou de “investimento” para “despesa”. Esse último ponto acrescenta R$ 40 milhões na dívida.

Entenda cautela do São Paulo com Lucas até retorno contra o Náutico

Lucas se lesionou após um choque no gramado do Allianz Parque no dia 10 de março. Desde então, o atacante do São Paulo perdeu nove partidas por causa de um trauma no joelho direito. Nesta terça-feira, ele deve ficar no banco de reservas do jogo contra o Náutico, pela terceira fase da Copa do Brasil, no Morumbis, às 21h30 (de Brasília).

Apesar de o São Paulo tratar externamente a lesão de Lucas apenas como um trauma no joelho direito, o problema não foi simples. Por isso, o longo período longe dos gramados. O impacto no solo do Allianz Parque causou danos internos no local do choque. Desde o primeiro exame de imagem realizado, o Tricolor sabia que o tempo de recuperação do atacante não seria curto.

O caso de Lucas foi tratado durante todo esse período como um trauma por não ter havido ruptura nos ligamentos do joelho direito, mas a força com que o atacante se chocou com o gramado causou um problema que preocupava o departamento médico.

O exame de imagem realizado logo depois do jogo mostrou ao São Paulo que era preciso cautela e tempo, já que o tratamento não seria cirúrgico, apenas conservador. O Tricolor sabia que um retorno de Lucas antes de os ligamentos estarem 100% recuperados seria um risco muito grande.

O São Paulo, portanto, lidou com o caso de Lucas com toda a cautela possível. O atacante só avançou no processo de recuperação ao apresentar todos os sinais de que estava se sentindo melhor, sem dor, para que não houvesse risco de uma lesão ainda mais grave.

Lucas também realizou, periodicamente, exames de imagem para o departamento médico do São Paulo acompanhar a recuperação dos danos internos.

Diante da evolução clínica, do fim das dores e da melhora nos exames de imagem, Lucas passou a treinar com os companheiros nos últimos dias e deve estar à disposição da comissão técnica nesta terça-feira. A intenção é que o atacante jogue alguns minutos diante do Náutico.

Após seis rodadas, São Paulo é o time mais indisciplinado do Brasileiro

O Campeonato Brasileiro de 2025 já completou seis rodadas e, até aqui, o São Paulo é a equipe que mais recebeu cartões. No total, três jogadores do Tricolor já receberam três cartões amarelos e quatro atletas já receberam a punição duas vezes. O único vermelho fica por conta de Calleri, que foi expulso diante do Atlético-MG.

Somando todos os jogadores, o São Paulo já recebeu 24 cartões amarelos e um vermelho no Brasileirão, liderando, com certa distância, o ranking. O top5 do quesito conta com: Cruzeiro (19), Grêmio (18), Mirassol (18) e Corinthians (16).

Os mais amarelados do Tricolor do Morumbis são Enzo Díaz, Marcos Antônio e Matheus Alves – todos com três cartões. Desta maneira, cada um já desfalcou o São Paulo uma vez por indisciplina. Além deles, receberam dois cartões amarelos: Ferreira, André Silva, Alisson e Rodriguinho.

Vale destacar, também, os cartões recebidos pelo comandante argentino Luis Zubeldía. O treinador são-paulino foi punido com cartão amarelo quatro vezes. Duas ocorreram contra o Galo, quando o técnico foi expulso no Mineirão. Além desta, ele também foi advertido contra Botafogo e Santos.

O São Paulo volta a entrar em campo nesta terça-feira, quando encara o Náutico, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela ida da terceira ase da Copa do Brasil.

A próxima partida do Tricolor pelo Brasileirão é nesta sexta-feira, às 21h30, no Morumbis, diante do Fortaleza. Após seis rodadas, os paulistas ocupam a oitava posição, com oito pontos e invictos, porém com apenas uma vitória.