Alisson valoriza Cotia em meio à sequência invicta do São Paulo

Alisson foi só elogios aos garotos revelados pelas categorias de base do São Paulo após a vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, de virada, nesta terça-feira, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Morumbis.

Luciano foi o herói da noite, marcando os dois gols do Tricolor, mas os jovens recém-promovidos ao profissional, Lucas Ferreira e Alves, também foram muito bem, participando ativamente das jogadas ofensivas da equipe e não dando sossego para a defesa do Náutico.

Fato é que esses jovens atletas só passaram a ganhar mais espaço com as lesões dos medalhões do elenco, como Lucas, Oscar e Arboleda. O lado bom de os principais jogadores do São Paulo terem sofrido problemas físicos é de que agora o técnico Luis Zubeldía tem mais opções para montar a equipe.

“A gente fica bastante chateado porque não queremos perder nenhum companheiro, ainda mais jogadores tão importantes e líderes do nosso grupo. Temos que valorizar quem está entrando, os meninos de Cotia pegaram uma fogueira, substituir Lucas, Oscar, Calleri em Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro”, comentou Alisson.

“Isso só faz com que nosso grupo fique mais forte e ficamos na expectativa para que esses jogadores lesionados possam voltar o quanto antes. Quem ganha com isso é o São Paulo”, concluiu o volante tricolor.

Notas dos jogadores

Rafael: não teve culpa no gol. 5

Cedric: partida regular, fechando bem seu lado. 6

Ruan: não ganhou uma única bola no alto, nem lá atrás, nem lá na frente. 2

Alan Franco: tem que jogar por ele e pelo parceiro. 5

Wendel: conseguiu dar uma assistência para o adversário, que perdeu o gol. 2

Alisson: partida razoável. Está cansando e precisa ser poupado. 5

Marcos Antonio: sua melhor partida no São Paulo. 7

Alves: sua pior partida no profissional, errando todas as decisões. 3

Lucas Ferreira: jogador diferenciado, grande primeiro tempo. 7

Luciano: dois gols, decidiu o jogo. 10

Bobadilla: entrou para descansar Alisson e não comprometeu. 5

Enzo  Dias: é muuuuuuuuuuito melhor que Wendel. 5

Rodriguinho: esse a cigana enganou. 3

Ryan: jogou pouco tempo. Sem nota

Sabino: jogou pouco tempo. Sem nota

Zubeldia: conseguiu vencer, ainda que contra o pobre Náutico no Morumbi. Mas é isso o que conta. 6

 

Paulo Pontes

 

Luciano brilha, e São Paulo vence Náutico de virada pela Copa do Brasil

O São Paulo venceu o Náutico nesta terça-feira, por 2 a 1, de virada, no Morumbis, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. O destaque do jogo ficou por conta de Luciano, que marcou os dois gols tricolores no jogo para colocar sua equipe em vantagem no confronto eliminatório. Caio Vitor foi quem abriu o placar para o Timbu.

O jogo de volta entre São Paulo e Náutico acontece no dia 20 de maio, às 21h30 (de Brasília), nos Aflitos, em Recife, valendo a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.

O São Paulo volta a campo na próxima sexta-feira, quando recebe o Fortaleza, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Náutico, por sua vez, terá pela frente o Brusque, domingo, às 19h (de Brasília), nos Aflitos, pela Série C do Brasileirão.
O jogo

O primeiro tempo foi tranquilo para o São Paulo. O time não teve dificuldades para dominar o jogo e logo aos dois minutos deu seu cartão de visitas. Cédric Soares avançou pela direita e cruzou na medida para Luciano, que não conseguiu acertar a bola ao tentar cabecear, perdendo grande oportunidade.

Pouco depois, André Silva desarmou o zagueiro já no campo de ataque, arrancou, invadiu a área e bateu forte, mas o goleiro fez a defesa.

Com o domínio, mas sem eficiência, o Tricolor foi castigado aos 16 minutos. Caio Vitor recebeu pela esquerda, dominou, ajeitou e bateu no ângulo, sem chances para Rafael, marcando um golaço no Morumbis para abrir o placar para o Náutico.

Só que a vantagem do Timbu durou pouco. Cinco minutos depois, o São Paulo empatou a partida. Lucas Ferreira fez grande jogada individual pela direita e tocou para Luciano, que, dentro da área, dominou, girou e bateu cruzado, no cantinho, vendo a bola beijar a trave antes de morrer no fundo das redes.

Luciano vira com gol relâmpago

O São Paulo voltou para o segundo tempo determinado a virar o jogo e conseguiu o objetivo antes do primeiro minuto. Marcos Antônio levantou na área e Luciano, livre, completou de primeira, no cantinho, sem chances para o goleiro Muriel, marcando seu segundo gol na partida.

Ao longo da etapa complementar o técnico Luis Zubeldía foi promovendo mudanças na equipe. Uma delas foi a entrada de Ryan Francisco, outro promissor jogador formado nas categorias de base do São Paulo. E com pouco tempo em campo ele quase foi às redes novamente, recebendo bom passe de Luciano, mas chutando por cima do travessão.

Nos minutos finais o São Paulo ainda tentou ampliar sua vantagem para ir mais confortável para o jogo de volta, que acontece apenas dia 20 de maio, mas não foi capaz de furar o sistema defensivo do Náutico. Assim, coube aos comandados de Luis Zubeldía se conformarem com a vitória por 2 a 1 no Morumbis.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 NÁUTICO

Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 29 de abril de 2025, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Leia Naiara da Cruz (DF) e Daniel da Silva Andrade (DF)
VAR: Elmo Resende Cunha (GO)

Público: 29.291 torcedores
Renda: R$ 1.078.518,00

Gols: Caio Vitor, aos 16 do 1ºT (Náutico); Luciano, aos 21 do 1ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Carlinhos, Auremir, Igor Fernandes (Náutico); Luciano (São Paulo)

SÃO PAULO: Rafael; Cédric Soares, Ruan Tressoldi, Alan Franco (Sabino) e Wendell (Enzo Díaz); Alisson (Bobadilla), Marcos Antônio e Alves (Rodriguinho); Lucas Ferreira (Ryan Francisco), Ferreirinha e André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía.

NÁUTICO: Muriel; Marcos Ytalo, Felipe Santana (Rayan), Carlinhos e Igor Fernandes; Auremir (Wenderson), Marco Antonio Batistussi, Patrick Allan (Dudu) e Caio Vitor (Marco Antônio); Kelvin e Paulo Sérgio (Bruno Mezenga)
Técnico: Hélio dos Anjos.

Opinião de são-paulino: São Paulo x Náutico

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a bola está rolando e você está com a palavra.

Seus comentários serão levados ao ar durante nossa transmissão pela Web Rádio São Paulo.

Após o jogo, um debate sobre a partida por aqui e pelas nossas redes sociais com imagem:

YouTube

Facebook

X (Twitter)

Instagram

Olten cria comissão para apurar “estouro orçamentário”

O presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu, criou uma comissão para apurar o estouro orçamentário apontado no Balanço patrimonial de 2024. O pedido de apuração foi feito por conselheiros da oposição.

Só que Olten nomeou cinco conselheiros, todos ligados a Júlio Casares. São eles:  Jonathan Celso Rodrigues Ferreira, José Augusto Genofre Martins, Daurio Speranzini,  José da Costa Muniz Netto e Luiz Augusto Lia Braga.

Partindo-se do princípio que estes cinco conselheiros votaram SIM, ou seja, aprovaram o pavoroso e escabroso Balanço, o que eles vão contestar nessa análise?

Lembrando que o simples fato de ter havido estouro orçamentário, ou seja, o clube ter gasto mais do que o previsto no orçamento aprovado pelo próprio Conselho Deliberativo, já é suficiente para iniciar o processo de impeachment do presidente. Mas nosso Conselho não está com vontade disso, tanto que Olten Ayres de Abreu, que já formou uma comissão “julista”, definiu que ela não pode prever nem sugerir punição.

Nesse ponto tenho inveja do Conselho Deliberativo do Corinthians. Lá rejeitaram as contas e agora partem para o impeachment do presidente. Independente de ser ato político, o fato é que estatutariamente a consequência é lícita e o presidente deles vai ser deposto.

Ah se nosso Conselho fosse assim…

Paulo Pontes

Avanço na Copa do Brasil é estratégico para o orçamento do São Paulo

O São Paulo tem a Copa do Brasil como um caminho para atingir as metas orçamentárias de 2025. Na competição, é esperado que o time chegue até as quartas de final do campeonato. O Tricolor estreia na terceira fase, contra o Náutico, nesta terça-feira (29).

A meta é importante por conta da premiação. A Copa do Brasil é uma das competições que melhor paga. Na fase que o São Paulo estreia, a premiação é unificada independente da divisão que o clube está.

A equipe que avançar da terceira fase, arrecada R$ 2.315.250. O valor cresce a cada fase. O campeão, por exemplo, leva mais de R$ 77 milhões pelo título.

O São Paulo busca compensar o orçamento por conta da eliminação do Campeonato Paulista. Entre as metas, era previsto que o clube chegasse até a final, mas acabou caindo na semi em um jogo polêmico contra o Palmeiras. Recentemente, o Tricolor também divulgou seu balanço orçamentário.

O clube encerrou a temporada com uma dívida de R$ 968,2 milhões, com R$ 287,6 milhões de déficit. Em relação ao balanço orçamentário de 2023, o Tricolor apurou um aumento de R$ 301,5 milhões na dívida. Ou seja, o campeonato pode ser uma boa estratégia para o time aliviar as contas.

São Paulo – Copa do Brasil
São Paulo foi campeão em 2023 (Foto: Fernando Roberto/Lance!)
Veja todos os valores que o São Paulo pode arrecadar na Copa do Brasil
Terceira Fase: R$ 2.315.250
Oitavas de Final: R$ 3.638.250
Quartas de Final: R$ 4.740.750
Semifinal: R$ 9.922.500
Vice-campeão: R$ 33.075.000
Campeão: R$ 77.175.000

Luan e planos no São Paulo: entenda a reintegração e a evolução física

Luan está próximo de retornar aos gramados. O volante viu sua rota no São Paulo mudar completamente ao longo do ano. No início da temporada, a previsão era de que ele não fizesse mais parte dos planos do clube.

Após o Campeonato Paulista, o cenário virou outro. Luan foi reintegrado ao elenco, mas ainda não reestreou. O Lance! apurou com pessoas próximas ao jogador como ocorreu o processo de reintegração e qual é a atual situação física do atleta.

 

Desde a lesão sofrida no passado, ainda com Rogério Ceni no comando do clube, Luan mantém um cuidado especial com a parte física. O autocuidado sempre fez parte da rotina do volante desde a base, mas se intensificou após esse período. Em 2022, ele passou por cirurgia no músculo adutor da coxa esquerda e só retornou aos gramados no ano seguinte.

O Lance! apurou que Luan treina em dois períodos do dia e conta com um preparador físico particular. Esse profissional o acompanha diariamente e esteve presente em diferentes fases da carreira do jogador.

Durante o período em que Luan atuou pelo Vitória, fontes do L! relataram que o preparador viajava com frequência para acompanhá-lo. A rotina do volante era focada apenas em treinar e jogar, sem qualquer outra atividade além disso.

A incerteza começou em seu retorno ao São Paulo, no início desta temporada. Luan e Liziero não estavam mais nos planos da comissão técnica. A intenção do clube era negociar a dupla, e os treinos aconteciam à parte. Mesmo que Luan se dedicasse nos trabalhos isolados, havia um diferencial.

Treinar com o restante do elenco é bem diferente em termos de intensidade, competitividade, cobrança e motivação. Luan também não participou da pré-temporada do São Paulo, e nem viajou com o grupo para os Estados Unidos no começo do ano.

Com o passar do tempo, o plano do Tricolor mudou. Luan foi chamado e informado que seria reintegrado.

O Lance! apurou que, mesmo com a mudança de ritmo, a adaptação foi rápida. Muito porque Luan vinha se condicionando fisicamente desde antes, o que facilitou a retomada. Atualmente, o volante está com o físico praticamente ideal e aguarda apenas o momento certo para ser relacionado novamente, o que não deve demorar.

O entendimento interno no São Paulo é de que a dedicação do jogador desde o período anterior foi fundamental para todo esse processo e isso é bem visto.

Qual o plano de Luan com o São Paulo?
O São Paulo mudou a rota de Luan no final de março. Desde o começo do ano, o jogador estava treinando no CT da Barra Funda, mas não chegou a entrar em campo nenhuma vez. O meia não estava nos planos da comissão e a intenção seria uma negociação. Como citado, a rota mudou completamente.

O Lance! apurou que agora os planos do próprio Luan são diferentes. A intenção do jogador é voltar a se consolidar no clube, sendo relacionado e agradando a comissão técnica.

 

Fonte: Lance

Premiação da Copa do Brasil: quanto vale vaga nas oitavas?

A terceira fase da Copa do Brasil 2025 começa nesta terça-feira (29) com partidas de ida espalhadas pelo país. Além da busca pela classificação, os clubes têm outro grande estímulo: as premiações milionárias distribuídas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em cada etapa da competição.

Nesta fase, cada equipe já garantiu R$ 2.315.250 apenas por disputar os confrontos. Porém, quem avançar às oitavas de final vai engordar ainda mais os cofres: a classificação vale mais R$ 3.638.250 em premiação.

Premiação em jogo na Copa do Brasil 2025:
Terceira Fase: R$ 2.315.250
Oitavas de Final: R$ 3.638.250
Quartas de Final: R$ 4.740.750
Semifinal: R$ 9.922.500
Vice-campeão: R$ 33.075.000
Campeão: R$ 77.175.000
Ou seja, quem chegar até o título poderá acumular mais de R$ 120 milhões em premiações ao longo da competição, sem contar as receitas com bilheteria e patrocínios.

Jogos da terceira fase: partidas de ida
Terça-feira | 29 de abril

Internacional x Maracanã-CE – 19h
Retrô-PE x Fortaleza – 19h
Maringá-PR x Atlético-MG – 19h30
Fluminense x Aparecidense-GO – 21h30
São Paulo x Náutico – 21h30
Quarta-feira | 30 de abril

Botafogo x Capital-DF – 19h
Ceará x Palmeiras – 19h30
Paysandu x Bahia – 21h30
Novorizontino x Corinthians – 21h30
CSA x Grêmio – 21h30
Quinta-feira | 1º de maio

Operário-PR x Vasco – 16h
Brusque-SC x Athletico – 16h
Santos x CRB – 18h
Criciúma x Red Bull Bragantino – 18h30
Botafogo-PB x Flamengo – 20h
Cruzeiro x Vila Nova – 21h30
Os jogos de volta estão previstos para acontecer entre 20 e 22 de maio.

São Paulo reduz dívidas com Daniel Alves, Ceni e Dorival

Divulgado nesta semana com déficit de R$ 287,6 milhões, dívida total de R$ 968,2 milhões e novo recorde de arrecadação (R$ 731,8 milhões em receitas em 2024), o balanço do São Paulo traz atualizações sobre algumas dívidas que o clube ainda tinha até 31 de dezembro de 2024.

O balanço aponta um valor de R$ 55,8 milhões em obrigações referentes a acordos trabalhistas e processos cíveis na data do fechamento do documento. Números menores do que os de um ano atrás, já que no fim de 2023 o balanço apontava R$ 71,5 milhões. A redução foi de R$ 15,7 milhões.

Absolvido em março da acusação de agressão sexual que enfrentava na Espanha , o ex-jogador Daniel Alves teve sua dívida bem reduzida pelo Tricolor. Na quebra de contrato, em setembro de 2021, o clube assumiu com ele um acordo para pagamento de parcelas de R$ 450 mil mensais.

A dívida com ex-lateral, que era de R$ 20,1 milhões no fim de 2022 e havia caído para R$ 10,1 milhões no fim de 2023, terminou 2024 em R$ 6,7 milhões. Ou seja, o clube pagou R$ 3,4 milhões no ano passado. Há também valores abertos com a ex-esposa de Daniel Alves, Dinorah Santa Ana Bastos, que em 31 de dezembro ainda tinha a receber R$ 2,9 milhões do clube.

Uma das dívidas zeradas pelo clube foi com o ex-volante Jucilei. Num processo antigo com o clube, ele recebeu R$ 673 mil do São Paulo e encerrou suas pendências com o Tricolor. Houve também redução de dívidas com o ex-jogador Richarlyson, de R$ 5,3 milhões para R$ 2,5 milhões.

Ídolo do São Paulo, o técnico Rogério Ceni, hoje no Bahia, também tinha valores abertos ao término da última temporada. Demitido em abril de 2023, ele fechou o ano com dois valores a receber do clube: R$ 300 mil em pessoa física e R$ 1,1 milhão em pessoa jurídica.

Dorival Júnior, que acertou nesta semana com o rival Corinthians, fechou a temporada passada com R$ 2,2 milhões em aberto na pessoa física. Em pessoa jurídica, mais R$ 2,4 milhões.

A maior dívida do São Paulo, assim como no balanço de 2023, segue com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET): cerca de R$ 25 milhões, em acordo realizado em 2019 para pagamento em 15 anos.