Semana do São Paulo tem estreia na Copa do Brasil e “pedra no sapato”

O São Paulo tem dois compromissos nesta semana, ambos por competições diferentes. O Tricolor estreará na Copa do Brasil e tentará reencontrar o caminho das vitórias pelo Campeonato Brasileiro.

O elenco são-paulino ganhou folga no domingo já que, no sábado, empatou com o Ceará, pela sexta rodada do Brasileirão. Desta forma, o Tricolor do Morumbis se reapresenta já no nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, e faz o único dia de treinamentos para enfrentar o Náutico, pela Copa do Brasil.

Nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), o São Paulo recebe o Náutico, às 21h30 (de Brasília), pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A bola rola no gramado do Morumbis.

Após o duelo, o time paulista não terá tempo de descansar e, na quarta-feira, deve abrir a preparação para o próximo compromisso pelo Brasileirão, também em seu CT. Na quinta, os comandados de Luis Zubeldía fecham os preparativos para enfrentar o Fortaleza – adversário considerado como “pedra no sapato” do Tricolor. Isso porque, dos últimos dez confrontos entre as equipes, o São Paulo não venceu: empatou quatro e perdeu seis.

Na sexta-feira, no Morumbis, às 21h30, São Paulo e Fortaleza medem forças pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Contra o Ceará, o São Paulo manteve sua invencibilidade no Brasileirão, mas a falta de vitórias continua. Agora, em seis jogos, são cinco empates e apenas um triunfo do Tricolor na competição por pontos corridos. Desta maneira, o Tricolor é o oitavo lugar, com oito pontos.

Ryan Francisco faz gol na estreia como titular e aumenta lista de jovens

Chegou a vez de Ryan Francisco. Depois de ver Matheus Alves e Lucas Ferreira brilharem, o garoto de apenas 18 anos foi titular pela primeira vez entre os profissionais no empate do São Paulo em 1 a 1 com o Ceará, no sábado à noite, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. E foi bem.

Em sua terceira partida no Brasileirão, Ryan Francisco não só foi titular, mas também fez o gol do São Paulo no empate fora de casa, no Castelão. De cabeça, após cruzamento de Ferreira, o garoto mal precisou sair do chão para balançar as redes adversárias e garantir o ponto para o Tricolor. Assim como nas outras vezes em que foi utilizado, o atacante provou que pode ser (muito) útil.

Agora segunda opção para o ataque do São Paulo, depois da grave lesão no joelho esquerdo de Calleri, Ryan Francisco tem, neste momento, apenas André Silva como concorrente para ser o “camisa 9” tricolor na temporada. E, assim como seus amigos também de Cotia, o garoto deve ganhar cada vez mais espaço com o técnico Luis Zubeldía.

Nas últimas semanas, Ryan Francisco viu Lucas Ferreira e Matheus Alves, outros campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano com o Tricolor, ganharem espaço entre os profissionais. O trio foi promovido logo depois da conquista do troféu mais importante para as categorias de base de um clube.

Lucas Ferreira fez o primeiro gol do São Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Libertad, na última quarta-feira, pela Libertadores. Dias antes, pelo Campeonato Brasileiro, saiu dos pés de Matheus Alves a assistência para André Silva balançar as redes contra o Santos.

Agora, Ryan Francisco também provou para Luis Zubeldía que merece mais oportunidades. Contra o Ceará, mesmo fora de casa, com uma escalação alterada por causa do desgaste de alguns titulares, o garoto deu conta do recado. Fez o gol e participou da partida.

Na terça-feira, o São Paulo entra em campo novamente para enfrentar o Náutico, pela terceira fase da Copa do Brasil, no Morumbis, às 21h30 (de Brasília). Ryan Francisco vai dar lugar a André Silva no time titular.

São Paulo se movimenta nos bastidores por renovação de Lucas Ferreira

O São Paulo tem se movimentado nos bastidores para renovar o contrato de Lucas Ferreira. O jovem revelo em Cotia possui vínculo com o Tricolor até julho de 2028, porém, a intenção da alta cúpula do clube e fazer um novo acordo com o atleta por causa de sua multa rescisória para times brasileiros.

Por causa das boas atuações neste início de trajetória no time profissional, Lucas Ferreira tem recebido interesse de outros clubes do País, cientes de que sua multa rescisória para o mercado nacional não é tão alta quanto a cláusula para equipes estrangeiras. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista André Hernan e confirmada pela Gazeta Esportiva.

Um dos principais interessados em Lucas Ferreira é o Cruzeiro. A SAF, que pertence ao empresário Pedro Lourenço, tem feito altos investimentos para montar um elenco competitivo, mas agora, aparentemente, a estratégia passou a consistir na contratação de jovens promissores ao invés do plano inicial, que foi de trazer atletas mais tarimbados, experientes, para o Cabuloso, como Dudu e Gabigol.

Em relação aos clubes estrangeiros, o São Paulo está bem resguardado, uma vez que a multa rescisória para o mercado internacional é superior a R$ 400 milhões.

A diretoria do São Paulo já está em contato com os agentes de Lucas Ferreira e crê que não terá de lidar com uma verdadeira novela para manter uma de suas maiores promessas no elenco comandado por Luis Zubeldía. O treinador, aliás, tem se rendido cada vez mais ao futebol do meia-atacante.

Lucas Ferreira soma 11 jogos pelo time profissional do São Paulo, quatro deles como titular. Ele começou jogando, inclusive, nas partidas contra o Alianza Lima, do Peru, e Libertad, do Paraguai, ambas válidas pela Copa Libertadores, o que reforça a confiança do técnico Luis Zubeldía em seu futebol.

Foi dos pés de Lucas Ferreira, aliás, que saiu o primeiro gol do São Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Libertad, fora de casa, na última semana, em um confronto direto pela liderança do Grupo D da Libertadores.

Bobadilla deve ganhar sequência com suspensão de Marcos Antônio

Damián Bobadilla deverá ganhar sequência como titular do São Paulo graças à suspensão de Marcos Antônio, fora do próximo compromisso da equipe no Campeonato Brasileiro, sexta-feira, contra o Fortaleza, após receber seu terceiro cartão amarelo neste sábado, no empate em 1 a 1 com o Ceará, no Castelão.

Bobadilla iniciou a partida em Fortaleza como titular, já que Luis Zubeldía decidiu preservar alguns atletas devido à sequência desgastante de jogos. O paraguaio teve um bom desempenho, participou da construção das jogadas e, ao lado de Alisson, protegeu o meio-campo tricolor.

Marcos Antônio entrou no segundo tempo justamente na vaga de quem tem sido sua dupla de volantes: Alisson. Mas, com poucos minutos em campo, acabou sendo advertido com o único cartão amarelo que faltava para ele ter de cumprir suspensão na próxima rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos 23 anos, Damián Bobadilla foi contratado pelo São Paulo com status de promessa do futebol paraguaio. O volante chamou atenção atuando pelo Cerro Porteño, time do seu país, e disputa sua segunda temporada com a camisa tricolor.

Resta saber se Bobadilla será mantido na equipe titular para o duelo da próxima terça-feira, contra o Náutico, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Por se tratar de outra competição, Marcos Antônio poderá ser titular no meio-campo.

Zubeldía lamenta erro em gol do Ceará e festeja ascensão de jovens

O técnico Luis Zubeldía está feliz. Apesar do empate em 1 a 1 e de um erro que causou o gol do Ceará neste sábado à noite, o treinador do São Paulo se diz satisfeito com a ascensão dos jovens no elenco profissional. O gol tricolor no Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcado por Ryan Francisco, de apenas 18 anos.

Em entrevista coletiva depois da partida, Zubeldía lamentou o erro nos minutos iniciais da partida, que custou o primeiro gol, mas comemorou o que fez Ryan Francisco.

– É algo importante para todos nós. São jogadores de 18 anos e, há um tempo atrás, eu já dizia a vocês que eles teriam oportunidades. Estou muito orgulhoso de toda a equipe. Tivemos um erro no gol do Ceará, mas depois fomos protagonistas durante 60 minutos do jogo, pelo menos. A parte física pegou depois. Mas dentro da equipe estão os jovens.

– William Gomes fez o primeiro gol dele nesse processo, Lucas Ferreira também, agora o Ryan… Acho que falta o Alves (risos). O que sempre digo é para ter calma com todos os jovens. Fazer as coisas com planejamento. Promover os jovens é planejamento, por isso eles estão jogando agora. Estamos felizes. O São Paulo está jogando bem. Faltam mais vitórias para que estejamos melhores, mas estamos num bom caminho – disse Zubeldía.

O resultado deste sábado manteve o São Paulo invicto no Brasileirão. Zubeldía evitou comemorar o empate, mas destacou a importância de pontuar fora de casa na competição. O Tricolor é o oitavo colocado na tabela de classificação, com oito pontos.

– É um empate. Mas um empate fora no Brasileirão não é ruim. Acho que, quando jogamos fora, temos que ser eficazes. Precisamos matar o jogo. Tivemos que trocar o Ferreirinha por questões físicas e isso nos tirou um pouco da força ofensiva, mas mesmo assim tivemos boas chances. O Ceará também teve. O empate foi justo – completou.

Independentemente do resultado, Zubeldía também está feliz com o desempenho tricolor. O treinador festejou a evolução nas últimas rodadas.

– Fomos encontrando jogadores que nos permitem com que façamos outro tipo de futebol. Já havia dito que o Paulistão seria preparatório, onde buscaríamos alternativas que nem sempre saem bem. Tivemos 14 jogos e em quase nenhum jogamos bem. Acho que estamos jogando melhor há uns 3 ou 4 jogos. Difícil se manter 100% nos 90 minutos de um jogo do Brasileirão. Vamos seguir trabalhando em busca das principais competições.

O São Paulo volta a campo na terça-feira, para enfrentar o Náutico pela partida de ida da terceira rodada da Copa do Brasil, às 21h30, no Morumbis.

Enzo Díaz e Marcos Antônio recebem terceiro amarelo e viram desfalques

Enzo Díaz e Marcos Antônio serão desfalques do São Paulo na partida contra o Fortaleza na próxima sexta-feira, dia 2 de maio, às 21h30 (de Brasília), pela sétima rodada do Brasileirão no Morumbis.

Os atletas tinham dois cartões amarelos na competição, receberam a terceira advertência no empate com o Ceará e terão de cumprir suspensão.

Com Enzo e Marcos Antônio, o Tricolor já teve três jogadores suspensos pelo acúmulo de amarelos na atual edição do torneio – o primeiro foi o garoto Matheus Alves.

Vale lembrar que, antes, o São Paulo recebe o Náutico no Morumbis pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O confronto será na terça-feira, às 21h30 (de Brasília).

Rafael comenta excesso de empates do São Paulo e elogia crias

O São Paulo chegou a nove jogos de invencibilidade após empatar com o Ceará neste sábado, em 1 a 1, no Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O número de partidas sem perder é expressivo, entretanto, o Tricolor saiu com a igualdade no placar na maioria das ocasiões (sete).

“Claro que a gente veio para ganhar, acredito que na minha análise é difícil de fazer logo saindo de campo, mas jogamos melhor, tivemos mais oportunidades que o time deles, saímos com um placar adverso. Jogar aqui é muito difícil, calor muito grande, jogos a cada três dias. Apresentamos um excelente jogo, com muitas trocas e mesmo assim o time foi muito competitivo dentro de campo”, disse o goleiro Rafael ao Prime Video.

“Faltou muito pouco mais uma vez para a gente sair de campo com os três pontos. O time não vem perdendo. Quando você não consegue ganhar jogando bem, leva o empate. Estamos fazendo bons jogos, se continuarmos assim, estaremos sempre muito próximos da vitória”, completou.

O goleiro do São Paulo também falou sobre a ascensão dos jovens revelados pelas categorias de base. Neste sábado, Ryan Francisco, que recebeu sua primeira oportunidade como titular no Brasileirão, foi quem marcou o gol de empate da equipe. Lucas Ferreira também teve uma boa atuação.

“O Zubeldía falou uma coisa conosco há um tempo que é verdade. Eles já não são mais da base, são profissionais, compõem nosso grupo. Tenho certeza que vão nos ajudar muito, como vêm ajudando. Ganhamos muito com a chegada deles. O time tem correspondido e feito bons jogos. Assim que temos que continuar. Se ganha campeonatos com um grupo forte”, concluiu.

Ryan Francisco “tira de leite de pedra” e pede passagem no São Paulo

Ryan Francisco foi o autor do gol do São Paulo no empate em 1 a 1 com o Ceará, neste sábado, no Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante tricolor foi às redes na reta final do primeiro tempo, mostrando que realmente tem estrela.

Com o tento anotado no Castelão, Ryan Francisco soma dois gols em dois jogos como titular. O atacante de 18 anos soma oito partidas pelo profissional do São Paulo e tem acumulado excelentes estatísticas.

Mesmo recebendo pouquíssimos minutos – a partida deste sábado foi excessão -, Ryan Francisco leva em média 91 minutos para marcar um gol. Ou seja, o atacante precisa de somente um jogo para ir às redes.

“Ressaltar o grupo, tomamos o gol cedo, mas continuamos de cabeça erguida, dando nosso máximo. Graças a Deus, conseguimos empatar o jogo”, comemorou Ryan Francisco em entrevista ao Prime Video.

Na celebração do gol, Ryan Francisco fez sinal para a torcida do Ceará se calar, rebatendo as provocações que vinha recebendo das arquibancadas e mostrando personalidade. Ele também se dirigiu ao banco de reservas para vibrar com o técnico Luis Zubeldía, apontado até pouco tempo atrás como uma espécie de carrasco dos jovens da base por não dar tantas chances aos meninos vindos de Cotia.

“O abraço no Zubeldía é de gratidão pela oportunidade. Venho sempre trabalhando forte, hoje ele me deu a oportunidade e, graças a Deus, consegui ajudar o grupo com um gol”, concluiu.