“Rei dos empates”, São Paulo recebe Fortaleza no Morumbi

O Campeonato Brasileiro segue a todo vapor. Na noite desta sexta-feira, São Paulo e Fortaleza medem forças no Morumbis, a partir das 21h30 (de Brasília), pela sétima rodada da competição nacional.

As duas equipes fazem campanhas parecidas na Série A. O São Paulo ocupa a décima colocação, com oito pontos conquistados – são cinco empates e uma vitória. Já o Fortaleza figura na 15ª posição, com seis pontos, e soma um triunfo, três empates e dois reveses.

O São Paulo chega confiante para o embate depois de vencer o Náutico de virada, por 2 a 1, em casa, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor, inclusive, detém uma sequência invicta de dez partidas entre todas as competições, com seis empates e quatro vitórias.

Para o embate, o técnico Luis Zubeldía vive a expectativa de poder contar com o retorno de três jogadores: Lucas Moura, Alan Franco e Ferreira. O camisa 7 está recuperado de um trauma no joelho direito, enquanto o zagueiro e o atacante treinaram normalmente junto ao restante do elenco nesta quinta-feira.

Por outro lado, o São Paulo segue com muitas baixas. São elas: Calleri (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Pablo Maia (transição após cirurgia no tornozelo direito), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Oscar (transição após lesão na região posterior da coxa esquerda), Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda), Igor Vinícius (lombalgia) Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo).

 

Além disso, o Tricolor também não poderá contar com o lateral Enzo Díaz e com o volante Marcos Antônio. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo e terão de cumprir suspensão.

Do outro lado, o Fortaleza passa por um mau momento na temporada. Os comandados de Juan Pablo Vojvoda não sabem o que é vencer desde o último dia 10 de abril, quando foram dados como vitoriosos pela Conmebol em duelo contra o Colo-Colo, do Chile. De lá para cá, foram duas derrotas e quatro empates – o último deles contra o Retrô, pela Copa do Brasil.

Para o embate, o técnico Juan Pablo Vojvoda não poderá contar com o zagueiro Titi, suspenso após ter sido expulso na última rodada. Além disso, o Fortaleza também não terá Tinga, Diogo Barbosa, Brítez, Martínez e Moisés, que estão entregues ao departamento médico.

Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita a partida, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ). Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG) ficará no comando do VAR.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FORTALEZA

Data: 02 de maio de 2025, sexta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

SÃO PAULO: Rafael; Cédric Soares (Ferraresi), Ruan, Sabino (Alan Franco) e Wendell; Alisson e Bobadilla; Lucas Ferreira, Luciano e Ferreira; André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía

FORTALEZA: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, David Luiz e Bruno Pacheco; Matheus Rossetto, Lucas Sasha, Pol Fernández e Yago Pikachu; Lucero (Allanzinho) e Deyverson.
Técnico: Juan Pablo Vojovoda

Lucas Moura deve voltar ao banco do São Paulo contra o Fortaleza

Lucas Moura se recuperou de um trauma no joelho direito e agora vive a expectativa de retornar ao time do São Paulo após dez jogos fora. O camisa 7 treinou com bola nesta semana e deve ser relacionado para o confronto contra o Fortaleza, sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela sétima rodada do Brasileirão, no Morumbis.

– Muito feliz. Graças a Deus estou de volta. Muito difícil ficar só assistindo, louco para estar em campo, ajudando meus companheiros. Mas faz parte do futebol. O importante é que estou recuperado. Graças a Deus, pronto para estar em campo – disse o jogador.

Lucas é desfalque desde que se machucou em 10 de março, na eliminação do Tricolor contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão. No período, o time comandado por Luis Zubeldía acumulou quatro vitórias e seis empates.

– Graças a Deus têm sido bons os resultados, uma sequência sem perder. É importante. Espero que continue assim. Volto para agregar, ajudar. Elenco muito forte, competitivo, estando todo mundo disponível nossa capacidade melhora bastante – declarou.

Lucas projetou o jogo contra o Fortaleza e relembrou as dificuldades encontradas pelo São Paulo diante do adversário:

– Adversário dificílimo. Fortaleza tem uma equipe muito bem entrosada, montada, tem sido uma pedra no nosso sapato. Acho que o momento é bom, e dentro de casa temos que nos impor, fazer valer a força da nossa torcida para ter os três pontos – concluiu.

Vale lembrar que Alan Franco e Ferreira também podem ser utilizados por Zubeldía no confronto. Arboleda, por sua vez, ainda não tem retorno garantido por conta de uma sobrecarga muscular.

A lista de desfalques, portanto, tem Pablo Maia (transição após cirurgia no tornozelo direito), Oscar (transição após lesão na região posterior da coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda), Calleri (cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo) e Igor Vinícius (lombalgia).

Alan Franco treina normalmente e fica à disposição de Zubeldía

Alan Franco treinou integralmente com o elenco do São Paulo nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda. O zagueiro já havia realizado exames de imagem que não detectaram nenhuma lesão óssea em seu pé esquerdo e agora volta a estar à disposição de Luis Zubeldía.

O atleta está liberado pelo departamento médico do clube e pode entrar em campo contra o Fortaleza nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. A sua presença na partida, porém, depende de uma avaliação da comissão técnica.

Além dele, Ferreira participou das atividades sem restrições após ser preservado por conta de uma sobrecarga muscular, e Lucas Moura, recuperado trauma no joelho direito, mais uma vez treinou com bola e vive a expectativa de retornar à lista de relacionados.

Alan Franco foi substituído com dores no local depois de um lance na área defensiva do Tricolor, na vitória sobre o Náutico, pela Copa do Brasil. O zagueiro recebeu um carrinho do adversário e passou a mancar até ser trocado por Sabino. Ainda no banco de reservas, iniciou um tratamento com gelo.

A saída não passou de um grande susto e o defensor já trabalha visando os próximos desafios da equipe. Agora, Luis Zubeldía e comissão definem até o fim da tarde se ele será preservado, já que é a prioridade do clube passa pelo pensamento na viagem ao Peru para o jogo de terça contra o Alianza Lima, pela Libertadores.

Caso fique fora de algum compromisso, Alan Franco se juntará a uma grande lista de ausências do São Paulo neste momento da temporada.

Pablo Maia (transição após cirurgia no tornozelo direito), Oscar (transição após lesão na região posterior da coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda), Calleri (cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo) e Igor Vinícius (lombalgia) estão fora de combate.

Contra o Fortaleza, Zubeldía deve escalar o São Paulo com Rafael; Cédric, Ruan (Alan Franco), Ferraresi (Sabino) e Wendell; Alisson, Bobadilla e Matheus Alves; Lucas Ferreira, Luciano (Ferreira) e André Silva.

Luciano encerra jejum e abre concorrência por vaga de Calleri

Luciano foi o autor dos dois gols da vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Náutico, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. As bolas na rede marcaram o fim de um jejum de 12 jogos, algo que não acontecia desde 2022. Mais do que isso: recolocaram o camisa 10 na briga pela vaga deixada por Calleri, que rompeu ligamentos do joelho esquerdo.

A última vez que Luciano havia marcado foi no empate em 2 a 2 do São Paulo com o Velo Clube, no dia 12 de março, ainda pelo Campeonato Paulista, em Brasília – também duas vezes. De lá para cá, o camisa 10 viu seu espaço no time titular do Tricolor diminuir. Ele perdeu “casas” na disputa por uma vaga para os garotos Matheus Alves e Lucas Ferreira.

Nem mesmo a grave lesão de Calleri aumentou o prestígio de Luciano nas últimas partidas. Quando entrava, o atacante era utilizado como meio-campista, posição em que não costuma render o que se espera. Contra o Náutico, porém, isso foi diferente. O camisa 10 jogou em uma “nova” função.

Em sua melhor partida na temporada, na qual criou outras chances além dos dois gols, Luciano foi escalado como segundo atacante. Em outros momentos de sua já longa trajetória no São Paulo, o camisa 10 também atuou nesta posição.

No passado recente, porém, Luciano foi utilizado pelo técnico Luis Zubeldía como meia armador, para suprir a ausência de jogadores neste setor. Agora, a ascensão de Matheus Alves diminuiu a necessidade de o atacante ser improvisado por ali, mesmo com a lesão muscular do meia Oscar.

Luciano espera, ainda mais a partir dos dois gols sobre o Náutico, aumentar a concorrência com André Silva e Ryan Francisco pela vaga deixada por Calleri. Zubeldía já admite usar o atacante nesta posição.

– Sim, claro, Luciano vai ter que nos dar uma mão mais à frente, não só de meia-atacante, mas mais à frente pode acontecer nestas rodadas que teremos até terminar o primeiro semestre.

O que também pode ajudar Luciano é a possível ausência de Ferreira. O atacante, que costuma atuar pelo lado esquerdo, tem uma sobrecarga muscular na coxa esquerda e não estava à disposição contra o Náutico. Nesta quarta-feira, fez trabalhos à parte no CT da Barra Funda.

Agora reserva, Luciano tem 19 jogos, cinco gols e duas assistências nesta temporada pelo São Paulo. O atacante de 31 anos está à disposição de Luis Zubeldía para a partida de sexta-feira, contra o Fortaleza, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi

SP espera volta da maioria dos desfalques para enfrentar Alianza Lima

O São Paulo vive a expectativa de voltar a contar com a maioria de seus jogadores para o duelo da próxima terça-feira, com o Alianza Lima, no Peru, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Lucas Moura é o primeiro dos lesionados que deve voltar a ficar à disposição do técnico Luis Zubeldía. O atacante vem treinando com bola normalmente e deve ser relacionado para o jogo desta sexta-feira, contra o Fortaleza, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro.

Pablo Maia também está na reta final de seu processo de recuperação após passar por uma cirurgia no tornozelo direito. Inicialmente a previsão era de que o volante são-paulino retornasse apenas no segundo semestre, mas sua evolução tem surpreendido o Departamento Médico do Tricolor.

Oscar, se recuperando de uma lesão na região posterior da coxa esquerda, também é esperado para a próxima semana. A tendência, no entanto, é que o meia siga sendo preservado na partida contra o Fortaleza para evitar qualquer risco de problema físico que o tire do confronto com o Alianza Lima.

Arboleda e Ferreirinha, com sobrecargas musculares, estão em situação menos preocupante por não se tratar especificamente de lesão, mas, sim, de um desgaste na musculatura causado pela sequência de jogos.

Apenas Calleri, que passou por cirurgia no joelho esquerdo recentemente após romper o ligamento cruzado anterior, e Luiz Gustavo, com tromboembolismo pulmonar, tendem a seguir como desfalques do São Paulo no longo prazo.

O São Paulo é o líder do Grupo D da Libertadores, com sete pontos, e pode ficar muito próximo de confirmar sua classificação para as oitavas de final em caso de vitória em Lima. Por isso, a partida da próxima terça-feira tem caráter de final para o elenco tricolor.

SP vira sobre o Atlético-MG e ingressa no G8 do Brasileiro sub-20

Nesta quarta-feira, em Cotia, o São Paulo venceu o Atlético-MG de virada por 2 a 1, pela oitava rodada do Brasileirão sub-20. O Galo inaugurou o marcador com gol de Pascini, porém viu o Tricolor reverter o placar com tentos de Paulinho e Felisberto.

Desta maneira, diante a vitória em casa, o São Paulo chegou aos 12 pontos e pulou para a oitava colocação do Brasileirão da categoria. A equipe paulista volta a vencer após tropeçar nas últimas duas rodadas. O Atlético-MG, por sua vez, caiu para o 17º lugar, com sete unidades somadas.

O São Paulo retorna aos gramados neste sábado, às 15h (de Brasília), quando recebe o Flamengo de Guarulhos, pela segunda rodada da fase de grupos do Paulistão sub-20. Já a equipe mineira, na próxima quarta-feira (7), às 16h, recebe o Vasco, pela oitava rodada do Brasileirão sub-20.

Os gols do duelo

O Atlético-MG inaugurou o marcador aos 6 minutos da etapa inicial em Cotia. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo do campo de ataque, a defesa do São Paulo afastou e, de fora da área, Pascini acertou um foguete no ângulo esquerdo.

Ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, o São Paulo deixou tudo igual. A arbitragem assinalou uma penalidade em Felipe, e Paulinho assumiu a cobrança. O são-paulino não desperdiçou e balançou as redes.

A virada do São Paulo saiu 24 minutos do segundo tempo. Igor Felisberto, livre de marcação, completou de cabeça um cruzamento da esquerda e virou o marcador a favor do Tricolor.

Cédric Soares tem novo contrato com o São Paulo registrado no BID

O lateral-direito Cédric Soares, de 33 anos, teve seu novo contrato com o São Paulo publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF no fim da tarde desta quarta-feira.

O vínculo do jogador, que se encerrava neste 30 de abril, agora é válido até o final de 2027. O acordo é de dois anos e meio.

O ex-jogador do Arsenal se tornou peça importante na equipe do técnico Luis Zubeldía, atuando como lateral-direito ou até numa segunda linha. Até aqui, tem 16 partidas e deu uma assistência. O clube entendeu que o jogador mostrou comprometimento e bom futebol no período.

Contratação da diretoria, que resolveu dar uma chance ao jogador após um período de treinos no CT da Barra Funda, Cédric aos poucos foi convencendo o técnico Luis Zubeldía de sua capacidade e bom momento físico. Ele chegou inicialmente para um contrato de três meses, com baixo salário.

O contrato previa renovação automática até dezembro em caso de metas batidas. Nos últimos dias, porém, as partes fecharam novos termos e esticaram o contrato por dois anos e meio.

Além dele, o elenco conta com Igor Vinícius, que tem contrato até o final do ano e não deve ganhar renovação. O jogador, que tem sido reserva, trata uma pubalgia. Maik, do sub-20, aguarda chances.

Alan Franco não tem fratura no pé, mas vira dúvida no São Paulo

O zagueiro Alan Franco realizou nesta quarta-feira exames de imagem que não detectaram nenhuma lesão óssea em seu pé esquerdo, lesionado na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Morumbis, na última terça.

Alan Franco foi substituído com dores no local depois de um lance na área defensiva do Tricolor. O zagueiro recebeu um carrinho do adversário e passou a mancar até ser trocado por Sabino. No banco de reservas, iniciou um tratamento com gelo.

Sem fratura, Alan Franco não precisará passar por cirurgia, mas depende de evolução clínica para voltar a treinar normalmente no CT da Barra Funda. O zagueiro, portanto, vira dúvida no São Paulo.

Caso fique fora dos jogos, Alan Franco vai se juntar a uma grande lista de jogadores do São Paulo no departamento médico neste momento da temporada.

Pablo Maia (transição após cirurgia no tornozelo direito), Lucas (transição após trauma no joelho direito), Oscar (transição após lesão na região posterior da coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Arboleda(sobrecarga muscular na coxa esquerda), Calleri (cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo), Igor Vinícius (lombalgia) e Ferreira (sobrecarga muscular na coxa esquerda) não estão à disposição de Zubeldía neste momento.

O São Paulo entra em campo novamente na próxima sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Fortaleza, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbis.