Notas dos jogadores

Rafael: não fez uma única defesa. 5

Ferraresi: o melhor em campo. Ganhou todas na defesa. 9

Ruan: mais uma vez nos causou grandes emoções. 2

Alan Franco: não fez uma grande partida, mas não comprometeu. 5

Wendel: fez sua melhor partida pelo São Paulo. 5

Alisson: muito mal no primeiro tempo, melhorou no segundo. 5,5

Bobadilla: horrível, desestruturou o meio de campo. 2

Alves: horrível. Tenho esperança, mas pelo jogo de hoje fica com 3

Lucas Ferreira: acho que tem um futuro brilhante, mas hoje foi mal. 3

André Silva: o melhor do ataque, se movimentando, dando assistências. 6

Ferreira: perdeu o gol da vitória. 0

Luciano: jogou pouco tempo. Sem nota

Lucas: jogou pouco tempo. Sem nota

Ryan: jogou pouco tempo. Sem nota

Zubeldia: está colocando a garotada para jogar. Por isso fica com 6

 

Paulo Pontes

Ferreira perde pênalti, e São Paulo só empata com o Fortaleza em casa

O São Paulo empatou mais uma no Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, com direito a pênalti desperdiçado por Ferreirinha e vaias da torcida, o São Paulo ficou no empate em 0 a 0 contra o Fortaleza, no Morumbis, pela sétima rodada do torneio nacional.

O duelo também marcou o retorno de Lucas aos gramados após quase dois meses. O camisa 7 do Tricolor paulista entrou na etapa final no lugar de Ferreira. O atacante não disputava uma partida desde o último dia 10 de março em função de um trauma no joelho direito.

Apesar de não ter conseguido a vitória, o São Paulo somou seu sexto empate e se manteve invicto no Brasileiro. O Tricolor foi aos nove pontos e ocupa a oitava colocação, mas pode perder posições com o decorrer da rodada. Já o Fortaleza aparece no 15ª posto, com sete pontos, e torce por maus resultados de Vitória, Atlético-MG, Santos e Grêmio para evitar terminar a rodada no Z4.

Agora, as duas equipes voltam a campo nesta terça-feira, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Pelo Grupo D, o São Paulo visita o Alianza Lima, do Peru, às 19h (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva. Já o Fortaleza encara o Colo-Colo, do Chile, a partir das 21h30, na Arena Castelão, pelo Grupo E.

O jogo

A primeira oportunidade de gol veio aos seis minutos de jogo, pelo lado do Fortaleza. Pikachu cobrou escanteio na segunda trave e Kuscevic cabeceou, mas mandou pela linha de fundo.

Com oito minutos, Breno Lopes recebeu bola em profundidade, saiu cara a cara com Rafael e teve a chance de abrir o placar no Morumbis, mas demorou para finalizar e foi desarmado por Wendell bem na hora do chute. Quatro minutos depois, foi a vez do atacante bater de fora da área, mas para fora.

Aos 19 minutos, o Fortaleza chegou com perigo novamente em outro contra-ataque. Alisson perdeu e Breno Lopes arrancou com ela. O atacante virou o jogo e encontrou Lucero. O camisa 9 invadiu a grande área e bateu para o gol, porém Alan Franco desviou e ela foi pela rede do lado de fora.

Com 21 minutos, Matheus Alves tentou de voleio, mas pegou mal e mandou para fora. Quatro minutos depois, o São Paulo criou sua primeira chance mais clara de gol. Ferreira alçou bola para dentro da área e André Silva subiu de cabeça, mas pela linha de fundo.

Aos 47 minutos, o São Paulo quase inaugurou o marcador no Morumbis. Alisson cobrou falta da entrada da área e mirou o ângulo direito do goleiro João Ricardo, mas viu a bola passar perto à trave e ir para fora.

No primeiro minuto da segunda etapa, o São Paulo teve, talvez, a melhor chance do jogo. André Silva lançou Lucas Ferreira em velocidade e saiu cara a cara com João Ricardo, mas o arqueiro levou a melhor no lance e defendeu. Minutos depois, o garoto arriscou de fora da área para nova defesa do goleiro do Fortaleza.

Com 14 minutos, André Silva fez o pivô e serviu lindo passe para Ferreira. O camisa 11 arrancou em velocidade, invadiu a grande área. Na hora de driblar o goleiro, o atacante foi derrubado por João Ricardo, e Wagner do Nascimento Magalhães assinalou pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança, mas o arqueiro do Fortaleza caiu no canto direito e defendeu.

Aos 29 minutos, o Fortaleza voltou a assustar o São Paulo. Pikachu recebeu do lado esquerdo da área e finalizou ao gol, porém a bola desviou e foi por cima do travessão. Com 40 minutos, Deyverson ficou com sobra de bola dentro da área e apareceu livre para finalizar, mas Ruan foi providencial e conseguiu o desvio.

Nos minutos finais do jogo, o São Paulo ainda finalizou de fora da área com Luciano, mas sem sucesso. Com isso, as equipes ficaram no empate sem gols pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 FORTALEZA

Data: 02 de maio de 2025, sexta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Público: 39.502 torcedores
Renda: R$ 2.015.029,00

Cartões amarelos: Lucas Ferreira e Bobadilla (São Paulo) / João Ricardo e Gustavo Mancha (Fortaleza)
Cartão vermelho: nenhum

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Wendell; Alisson e Bobadilla; Lucas Ferreira (Ryan Francisco), Matheus Alves (Luciano) e Ferreira (Lucas); André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía

FORTALEZA: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Gustavo Mancha (David Luiz) e Bruno Pacheco; Martínez, Matheus Rossetto (Pochettino) e Lucas Sasha; Yago Pikachu, Lucero (Deyverson) e Breno Lopes (Marinho).
Técnico: Juan Pablo Vojovoda

Opinião de são-paulino: durante o jogo São Paulo x Fortaleza

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a bola está rolando e você está com a palavra.

Seus comentários serão levados ao ar durante nossa transmissão pela Web Rádio São Paulo.

Após o jogo, um debate sobre a partida por aqui e pelas nossas redes sociais com imagem:

YouTube

Facebook

X (Twitter)

Instagram

Entenda planos do São Paulo para Lucas depois de trauma no joelho

O atacante Lucas está de volta. Depois de 10 jogos e um trauma no joelho direito, o camisa 7 do São Paulo está à disposição da comissão técnica para o jogo contra o Fortaleza, nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor vai continuar tratando o retorno do jogador com cautela.

Lucas se lesionou na derrota do São Paulo por 1 a 0 para o Palmeiras, no início de março, pela semifinal do Campeonato Paulista. O joelho direito do atacante se chocou com o gramado do Allianz Parque, causando um trauma no local. Apesar de não ter havido ruptura de nenhum ligamento, o caso foi delicado.

O camisa 7 passou a realizar tratamento no CT da Barra Funda para se recuperar das dores que sentia e os ligamentos afetados pela pancada no gramado. Lucas também realizou constantes exames de imagem para acompanhar a evolução de sua recuperação, a fim de evitar que o problema fosse agravado durante os treinamentos.

Durante todo este período, o São Paulo se cercou de cuidados para que Lucas não tivesse uma lesão mais grave no joelho direito. Havia a expectativa de que o atacante, por exemplo, ficasse à disposição da comissão técnica para o jogo contra o Náutico, na última terça-feira, pela Copa do Brasil, mas o Tricolor foi mais uma vez cauteloso.

Nos últimos dias, Lucas ainda treinava com uma proteção no joelho direito (veja na imagem acima). Ele só deixou de usar o equipamento na quarta-feira, durante atividade no CT da Barra Funda.

Nesta sexta, Lucas ficará no banco de reservas do Morumbis e deve ser utilizado por no máximo 20 minutos, no segundo tempo. O São Paulo manterá a cautela em relação ao atacante mesmo com ele à disposição do técnico Luis Zubeldía.

A intenção é que Lucas volte gradualmente ao time titular, se essa for a vontade da comissão técnica. Mas o atacante não será “forçado”, porque o Tricolor entende que o problema no joelho direito, apesar de não ter havido ruptura, não foi simples.

De volta contra o Fortaleza, Lucas deve ficar no banco de reservas também contra o Alianza Lima, na terça-feira, às 19h30 (de Brasília), em Lima, no Peru, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

De aposta a solução: por que São Paulo renovou contrato de Cédric

Cédric Soares tem se firmado cada vez mais na lateral direita do São Paulo. O contrato recém-renovado até o fim de 2027 reflete a confiança recebida por ele e expõe os motivos encontrados pela diretoria e pela comissão técnica para a extensão do vínculo.

Uma das principais razões para a renovação é o exemplo dado aos jovens. O clube entende que, convivendo com ele, os meninos da base (Maik e Igor Felisberto) possuem uma maior inspiração e um bom espelho para crescerem na posição.

Contratação da própria diretoria, que resolveu dar uma chance ao jogador após um período de treinos no CT da Barra Funda, Cédric aos poucos foi convencendo o técnico Luis Zubeldía de sua capacidade e bom momento físico. Ele chegou inicialmente para um contrato de três meses, com baixo salário.

O contrato previa renovação automática até dezembro em caso de metas batidas, e todas elas foram. Porém, em conversas recentes, as partes fecharam novos termos e concordaram em esticar o acordo por dois anos e meio.

A proatividade e assiduidade do atleta, que ficou disponível em todos os jogos desde que estreou e só não entrou em um deles, fazem dele um dos jogadores com maior comprometimento dentro do elenco, algo essencial e visto com bons olhos por todos. Isso também entrou na balança durante as conversas.

Além dos citados, outro motivo é que Cédric Soares já estava despertando interesse de outros clubes e a lateral direita é uma posição carente do mercado. Igor Vinicius tem contrato somente até o fim do ano e pode sair, o que obrigaria o São Paulo a ir até o mercado em busca de uma peça de reposição com maior urgência.

Com isso, o ex-jogador do Arsenal se torna peça cada vez mais importante na equipe do técnico Luis Zubeldía, atuando como lateral-direito ou até numa segunda linha. Até aqui, soma 16 partidas e uma assistência.

 

Fonte: Globo Esporte

São Paulo busca findar jejum de quatro anos sem vencer o Fortaleza

Na noite desta sexta-feira, o São Paulo tentará expulsar uma “pedra no sapato”. O Tricolor recebe o Fortaleza a partir das 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela abertura da sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O São Paulo terá uma difícil missão para somar três pontos diante de sua torcida no embate desta sexta. A equipe são-paulina precisará findar um longo jejum de cinco anos se quiser vencer o Fortaleza, algo que não acontece desde 2020 – ano do futebol pandêmico.

O atacante Lucas Moura, inclusive, destacou o tamanho do desafio da equipe e vê o adversário como uma “pedra no sapato” do Tricolor. O camisa 7, recuperado de um trauma no joelho direito, vive a expectativa de voltar a ser relacionado pela comissão técnica após mais de um mês longe dos gramados.

“É um adversário complicadíssimo. O Fortaleza tem uma equipe muito bem entrosa, montada. Tem sido uma pedra no nosso sapato aí, mas acho que o momento é bom e, dentro de casa, temos que nos impor, fazer valer a força da nossa torcida para conseguir os três pontos”, projetou Lucas em entrevista à SPFC Play.

A última vitória do São Paulo contra o Fortaleza aconteceu no dia 14 de novembro 2020. Na ocasião, o Tricolor venceu o Leão do Pici por 3 a 2, na Arena Castelão, pela 21ª rodada da Série A. Gabriel Sara e Luciano (2x) anotaram os gols do time visitante.

O São Paulo, à época, ainda era comandado por Fernando Diniz – o último treinador tricolor a ganhar do Fortaleza. De lá para cá, outros cinco técnicos chegaram a comandar o Tricolor: Crespo, Rogério Ceni, Dorival Jr. e Carpini. Nenhum deles, porém, foi capaz de superar o time de Juan Pablo Vojvoda.

De novembro de 2020 para cá, então, São Paulo e Fortaleza se enfrentaram em dez oportunidades. O Leão do Pici saiu vitorioso em seis delas, enquanto outros quatro duelos terminaram empatados. O Tricolor marcou sete gols e sofreu 14, o dobro.

Os placares não foram tão elásticos. A grande maioria das vitórias do Fortaleza veio com um gol de diferença. O resultado de maior destaque foi em 2021, quando o São Paulo de Hernán Crespo foi derrotado por 3 a 1, fora de casa, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2021.

O último encontro entre os times foi em julho do ano passado e terminou com derrota do São Paulo. Na Arena Castelão, o Tricolor foi superado pelo Leão do Pici, por 1 a 0, pela 20ª rodada do Brasileirão. Renato Kayzer anotou de pênalti e decretou o revés são-paulino.

Agora, o São Paulo reencontra o Fortaleza em busca de tentar quebrar tal jejum. O desafio de Luis Zubeldía, entretanto, será grande. O técnico terá, ao todo, nove desfalques: os lesionados Calleri, Oscar, Pablo Maia, Luiz Gustavo, Arboleda, Igor Vinícius e Henrique, e os suspensos Marcos Antônio e Enzo Díaz.

Por outro lado, o argentino espera poder contar com os reforços de Lucas Moura, Alan Franco e Ferreira, que podem vir a ser peças importantes para a quebra do jejum.

“Rei dos empates”, São Paulo recebe Fortaleza no Morumbi

O Campeonato Brasileiro segue a todo vapor. Na noite desta sexta-feira, São Paulo e Fortaleza medem forças no Morumbis, a partir das 21h30 (de Brasília), pela sétima rodada da competição nacional.

As duas equipes fazem campanhas parecidas na Série A. O São Paulo ocupa a décima colocação, com oito pontos conquistados – são cinco empates e uma vitória. Já o Fortaleza figura na 15ª posição, com seis pontos, e soma um triunfo, três empates e dois reveses.

O São Paulo chega confiante para o embate depois de vencer o Náutico de virada, por 2 a 1, em casa, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor, inclusive, detém uma sequência invicta de dez partidas entre todas as competições, com seis empates e quatro vitórias.

Para o embate, o técnico Luis Zubeldía vive a expectativa de poder contar com o retorno de três jogadores: Lucas Moura, Alan Franco e Ferreira. O camisa 7 está recuperado de um trauma no joelho direito, enquanto o zagueiro e o atacante treinaram normalmente junto ao restante do elenco nesta quinta-feira.

Por outro lado, o São Paulo segue com muitas baixas. São elas: Calleri (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Pablo Maia (transição após cirurgia no tornozelo direito), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Oscar (transição após lesão na região posterior da coxa esquerda), Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda), Igor Vinícius (lombalgia) Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo).

 

Além disso, o Tricolor também não poderá contar com o lateral Enzo Díaz e com o volante Marcos Antônio. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo e terão de cumprir suspensão.

Do outro lado, o Fortaleza passa por um mau momento na temporada. Os comandados de Juan Pablo Vojvoda não sabem o que é vencer desde o último dia 10 de abril, quando foram dados como vitoriosos pela Conmebol em duelo contra o Colo-Colo, do Chile. De lá para cá, foram duas derrotas e quatro empates – o último deles contra o Retrô, pela Copa do Brasil.

Para o embate, o técnico Juan Pablo Vojvoda não poderá contar com o zagueiro Titi, suspenso após ter sido expulso na última rodada. Além disso, o Fortaleza também não terá Tinga, Diogo Barbosa, Brítez, Martínez e Moisés, que estão entregues ao departamento médico.

Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita a partida, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ). Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG) ficará no comando do VAR.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FORTALEZA

Data: 02 de maio de 2025, sexta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

SÃO PAULO: Rafael; Cédric Soares (Ferraresi), Ruan, Sabino (Alan Franco) e Wendell; Alisson e Bobadilla; Lucas Ferreira, Luciano e Ferreira; André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía

FORTALEZA: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, David Luiz e Bruno Pacheco; Matheus Rossetto, Lucas Sasha, Pol Fernández e Yago Pikachu; Lucero (Allanzinho) e Deyverson.
Técnico: Juan Pablo Vojovoda

Lucas Moura deve voltar ao banco do São Paulo contra o Fortaleza

Lucas Moura se recuperou de um trauma no joelho direito e agora vive a expectativa de retornar ao time do São Paulo após dez jogos fora. O camisa 7 treinou com bola nesta semana e deve ser relacionado para o confronto contra o Fortaleza, sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela sétima rodada do Brasileirão, no Morumbis.

– Muito feliz. Graças a Deus estou de volta. Muito difícil ficar só assistindo, louco para estar em campo, ajudando meus companheiros. Mas faz parte do futebol. O importante é que estou recuperado. Graças a Deus, pronto para estar em campo – disse o jogador.

Lucas é desfalque desde que se machucou em 10 de março, na eliminação do Tricolor contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão. No período, o time comandado por Luis Zubeldía acumulou quatro vitórias e seis empates.

– Graças a Deus têm sido bons os resultados, uma sequência sem perder. É importante. Espero que continue assim. Volto para agregar, ajudar. Elenco muito forte, competitivo, estando todo mundo disponível nossa capacidade melhora bastante – declarou.

Lucas projetou o jogo contra o Fortaleza e relembrou as dificuldades encontradas pelo São Paulo diante do adversário:

– Adversário dificílimo. Fortaleza tem uma equipe muito bem entrosada, montada, tem sido uma pedra no nosso sapato. Acho que o momento é bom, e dentro de casa temos que nos impor, fazer valer a força da nossa torcida para ter os três pontos – concluiu.

Vale lembrar que Alan Franco e Ferreira também podem ser utilizados por Zubeldía no confronto. Arboleda, por sua vez, ainda não tem retorno garantido por conta de uma sobrecarga muscular.

A lista de desfalques, portanto, tem Pablo Maia (transição após cirurgia no tornozelo direito), Oscar (transição após lesão na região posterior da coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda), Calleri (cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo) e Igor Vinícius (lombalgia).