SP pode encaminhar vaga nas oitavas da Libertadores contra o Alianza

O São Paulo pode encaminhar sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores em caso de vitória diante do Alianza Lima-PER. A partida acontece nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), pela quarta rodada, no Estádio Alejandro Villanueva.

Com sete pontos, o Tricolor é o líder do grupo D. Enquanto o Alianza Lima ocupa a 3ª posição, com quatro pontos somados. Em caso de vitória nesta terça-feira, o São Paulo vai abrir seis de vantagem sobre o time peruano.

Assim, a equipe brasileira não poderá ser ultrapassada pelo Talleres-ARG, lanterna da chave com três derrotas em três jogos, e terá duas rodadas para conquistar apenas um ponto e garantir sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores.

Na penúltima rodada, o São Paulo recebe o Libertad-PAR, no dia 14 de maio, quarta-feira, às 21h30, no Morumbis. Por fim, o Tricolor encerra sua participação na fase de grupos contra o Talleres no dia 27 de maio, terça-feira, às 19 horas, novamente no Morumbis.

Próximo adversário na Libertadores, São Paulo nunca perdeu para o Alianza

O São Paulo encara o Alianza Lima-PER, nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), pela quarta rodada da Copa Libertadores, no Estádio Alejandro Villanueva. O Tricolor tem 100% de aproveitamento atuando fora de casa contra a equipe peruana.

O primeiro duelo entre as duas equipes no Peru aconteceu no dia 11 de fevereiro, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2004, no Estádio Nacional, em Lima. O São Paulo venceu por 2 a 1, com gols de Rogério Ceni e Fabão. Enquanto Vilchez descontou para o Alianza Lima.

A partida marcou a primeira vez que o ex-goleiro balançou as redes pela competição continental.

Três anos depois, os times voltaram a se enfrentar, novamente na fase de grupos. O jogo aconteceu no dia 18 de abril, pela quinta rodada da Copa Libertadores de 2007, no Estádio Alejandro Villanueva. Borges marcou o único gol da partida e garantiu a vitória do Tricolor.

Ao todo, foram cinco duelos entre São Paulo e Alianza Lima na história, com quatro vitórias do clube brasileiro e um empate.

Em 2025, o último encontro entre as equipes, no dia 10 de abril, no Morumbis, terminou empatado em 2 a 2, pela segunda rodada da competição continental. Ferreirinha marcou duas vezes para dar a vantagem para o São Paulo, mas Eryc Castillo e Kevin Quevedo buscaram o empate.

Nesta terça-feira, uma vitória deixa a equipe do técnico Luis Zubeldía muito perto de uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. O Tricolor lidera o grupo D, com sete pontos. O Alianza Lima é o 3º colocado, com quatro pontos conquistados.

Rádio São Paulo faz Especial Musical com Dick Farney

A Rádio São Paulo apresenta, neste final de semana, seu Especial Musical. Vamos mostrar Dick  Farney, uma  grande voz que marcou na Bossa Nova, no Jazz e na MPB como um todo. Sempre trazido no Bossa Jazz Time por Waldir  Albieri, agora vamos contar sua história num Especial só seu.

 

Sexta-feira, às 10h e 20h

Sábado às 10h e 20h

Domingo, às 10h e 20h

Pablo Maia e Arboleda podem voltar, e Oscar estica transição

O São Paulo pode voltar a contar com Arboleda e Pablo Maia nas próximas partidas. O mesmo, porém, não acontece com Oscar, que precisa esticar o período de transição física por causa de dores frequentes.

Em entrevista coletiva após empate com o Fortaleza, o técnico Luis Zubeldía revelou que o zagueiro e o volante devem estar à disposição para o confronto contra o Alianza Lima na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Peru, pela Libertadores.

A tendência é que Arboleda entre em campo após ter sido desfalque dos últimos jogos apenas por uma sobrecarga muscular. Pablo Maia, por sua vez, pode viajar com a delegação, mas sua presença na equipe irá depender de uma sequência na evolução apresentada até lá.

– Oscar e Pablo Maia estão trabalhando, mas é provável que Oscar ainda não esteja conosco. Ele ainda necessita de mais tratamento e treinamento. No caso do Maia, é possível que viaje, mas também necessita de mais tratamento. Arboleda já está disponível – disse o treinador.

O camisa 29 passou por uma cirurgia ligamentar no tornozelo direito em fevereiro deste ano e voltou a treinar com bola nas últimas semanas, indicando uma recuperação surpreendente, já que a previsão de retorno estava marcada somente para junho.

Oscar vive situação diferente. O jogador se recupera de uma lesão muscular e ainda sente algumas dores. Mesmo intensificando o tratamento nos últimos dias no Reffis do clube, o incômodo na coxa pode voltar a ser sentido, e o atleta só será liberado para retornar ao time quando não sentir mais nada.

O ge apurou que a ideia do São Paulo é não forçar a situação do meia para não perdê-lo novamente, administrando tratamento e treinamento com mais cautela. Assim, espera poder contar com o camisa 8 somente daqui três jogos ao menos, algo que também depende da evolução e liberação do departamento médico.

Vale lembrar que, além de Oscar, o treinador Luis Zubeldía ainda não poderá contar com Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo) e Igor Vinícius (lombalgia).

São Paulo goleia o Flamengo de Guarulho no Paulistão sub-20

O São Paulo recebeu o Flamengo de Guarulhos, neste sábado, pela segunda rodada do Campeonato Paulista sub-20. No CFA Laudo Natel, o Tricolor venceu por 4 a 0, com gols de Felipe Carneiro (dois), Gustavo Santana e Matheus Menezes.

Com o resultado, o São Paulo conquistou sua primeira vitória na competição e assumiu a 4ª posição do grupo 3, com quatro pontos. Por outro lado, o Flamengo de Guarulhos, que ainda não venceu, fica na 14ª colocação da chave, com um ponto conquistado.

O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, às 15 horas (de Brasília), quando visita o Fluminense, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro sub-20, no Estádio Marcelo Vieira. O Flamengo de Guarulhos recebe o Grêmio Prudente na próxima sexta-feira, às 15 horas, pela terceira rodada do Campeonato Paulista sub-20, no Prudentão.

Logo aos três minutos de jogo, o Tricolor abriu o placar. Após jogada pela ponta esquerda, Enzo Juan foi até a linha de fundo e cruzou para Felipe Carneiro, que apareceu livre para balançar as redes. Aos dez, em rápida troca de passes, Perroni fez lindo passe de letra e deixou Carneiro na cara do gol. O atacante tirou do goleiro e ampliou.

Na reta final da primeira etapa, após cobrança de escanteio, Gustavo Santana subiu mais alto que a marcação e, de cabeça, marcou o terceiro gol do São Paulo, aos 43 minutos.

Já no segundo tempo, o Tricolor aproveitou um vacilo da zaga do Flamengo de Guarulhos e arrancou pela ponta direita para servir Matheus Menezes. O ataque limpou a marcação e bateu no cantinho para fechar a goleada, aos 32 minutos.

São Paulo é o primeiro time a ter seis empates nas sete rodadas iniciais

O São Paulo acumula seis empates em sete rodadas de Campeonato Brasileiro até aqui. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, o Tricolor é o primeiro time com essa marca, que impede que a equipe engrene na competição.

Somente em 2021 o clube teve uma campanha semelhante após esses primeiros jogos da reta inicial da competição.

Naquele ano, o São Paulo não havia conseguido nenhuma vitória após sete partidas — foram quatro empates e três derrotas. Na atual temporada, porém, tem um triunfo sobre o Santos, conquistado na quinta rodada, no Morumbis.

– No Brasileirão, competimos, mas são muitos empates. Talvez fosse melhor perder e ganhar, já que isso soma mais pontos. Faz parte. Precisamos concluir as chances que criamos nos jogos. Por detalhes não temos mais pontos. Estamos fazendo esforços muito grandes – disse Zubeldía, em entrevista coletiva após a partida contra o Fortaleza.

Com esse acúmulo de resultados, o time comandado por Luis Zubeldía soma nove pontos e ocupa a oitava colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

O próximo confronto será pela Conmebol Libertadores, na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Alianza Lima no Peru.

Rafael lamenta empate “frustante” do São Paulo e comenta vaias

O São Paulo chegou ao sexto empate no Campeonato Brasileiro. Na noite da última sexta-feira, Ferreirinha desperdiçou um pênalti na etapa final e o Tricolor só empatou sem gols com o Fortaleza, em pleno Morumbis, pela sétima rodada da competição nacional.

O goleiro Rafael, titular mais uma vez na temporada, fez uma breve análise do empate que classificou como “frustrante”. Na visão do goleiro, o Tricolor poderia ter saído com os três pontos, e de fato: os donos da casa tiveram quatro finalizações ao gol, contra apenas uma do Fortaleza.

E o São Paulo teve, ao menos, duas chances claras de gols no empate desta sexta-feira: o pênalti de Ferreirinha e um lance de Lucas Ferreira, que ficou cara a cara com João Ricardo no início do segundo tempo, mas teve a finalização defendida pelo adversário.

“Todo jogo que temos empatado, nosso sentimento pós-jogo é de frustração, porque queríamos a vitória e entramos para ganhar todas as partidas. Hoje, saímos de campo chateados mais uma vez, porque acho que poderíamos ter ganhado. Fizemos por merecer. Jogamos melhor do que a equipe do Fortaleza, então saímos chateados por não ter vencido, mas tranquilos também por saber que estamos no caminho certo. Em todos os empates pelo Brasileiro, acho que fomos superiores e merecíamos ganhar grande parte deles. É essa sorte virar para o nosso lado, ou então os detalhes bem pequenos fazerem com que a gente busque os três pontos”, disse Rafael na zona mista.

Com o resultado, o São Paulo somou seu sexto empate no Brasileirão. A equipe tricolor alcançou os nove pontos e pulou para a oitava colocação, mas ainda pode perder posições ao longo da rodada, que foi aberta nesta sexta-feira.

Em função da nova igualdade, parte da torcida vaiou a equipe após o apito final no Morumbis. O goleiro, então, questionado sobre tal insatisfação dos torcedores. Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que os torcedores vaiaram o time em 2025.

“O torcedor sai chateado, como nós também dentro de campo, porque sabemos o quão importante é vencer e conquistar os três pontos em casa. O Campeonato Brasileiro é muito difícil. Acho que a maior chateação do torcedor é por não ter conquistado os três pontos, não pelo o que o time produziu. Eu quase não fiz nenhuma defesa, no ataque nós tivemos chances de fazer o gol. A frustração maior não é pelo que a gente vem produzindo, contra a equipe, mas pelos três pontos que não conquistamos”, explicou o jogador.

Rafael ainda deu um pouco mais de detalhes sobre o papel de liderança que exerce dentro e fora de campo no São Paulo. O goleiro utilizou a braçadeira nesta sexta-feira na ausência de Calleri, que sofreu uma grave lesão no joelho e deve perder o restante da temporada.

“O nosso grupo é feito de vários líderes, e para mim é uma honra muito grande poder ser um líder dentro do São Paulo e poder usar algumas vezes a braçadeira de capitão, porque grandes jogadores já usaram e representaram. Nosso grupo é fantástico, trabalhamos muito, temos um ambiente maravilhoso, e isso tem refletido dentro de campo. Para mim, sempre vai ser um prazer muito grande representar o São Paulo como capitão, mas o mais importante de tudo é que sempre vou dar o meu melhor”, destacou o atleta.

O São Paulo de Rafael, agora, volta suas atenções para a Copa Libertadores. Nesta terça-feira, o Tricolor visita o Alianza Lima, do Peru, às 19h (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva, pela quarta rodada do Grupo D da competição continental.

“Encaramos cada jogo como uma final. Lá vai ser mais um grande duelo, uma grande final, e temos que entrar para vencer. Quando vestimos a camisa do São Paulo, sempre entramos em campo para vencer e para fazer o nosso melhor, e não vai ser diferente dessa vez”, finalizou o arqueiro.

Zubeldía vê falta de efetividade em novo empate do São Paulo

O São Paulo conheceu seu sexto empate no Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, o Tricolor só empatou com o Fortaleza, em 0 a 0, no Morumbis, em compromisso válido pela sétima rodada da competição. Ferreira perdeu um pênalti para o Tricolor na etapa final.

Zubeldía precisou realizar alterações forçadas na escalação do São Paulo nesta sexta-feira. Uma delas, por exemplo, foi a entrada de Bobadilla na vaga de Marcos Antônio, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Além disso, o treinador também optou por colocar Ferraresi na lateral direita.

O São Paulo, além disso, teve uma lista extensa de desfalques para o embate contra o Fortaleza. Enzo Díaz também cumpriu suspensão, enquanto Calleri, Arboleda, Oscar, Pablo Maia, Henrique, Igor Vinícius e Luiz Gustavo seguem entregues ao departamento médico. Com isso, o técnico precisou resolver um quebra-cabeça para decidir o 11 inicial.

“Não parece que estamos trabalhando para encontrar soluções? Parece que a aparição de vários jogadores, como de Lucas Ferreira, Alves, Marcos Antônio, não tem sido soluções? A presença de Ferraresi? Foram soluções que tivemos para todos essas inconveniências. Hoje, lamentavelmente falhamos um pênalti claro. Nosso primeiro tempo foi complicado. No segundo tempo já encontramos mais espaços. Sempre são partidas muito duras contra o Fortaleza, assim indica a história recente. Falhamos dois pênaltis nesse campeonato, mas acontece. Todos estão fazendo um esforço enorme e, por pequenos detalhes, não temos mais pontos”, afirmou o técnico.

Zubeldía também fez uma breve análise da partida e entendeu que faltou efetividade para que o São Paulo deixasse o Morumbis com os três pontos. Além do pênalti desperdiçado por Ferreira, o Tricolor também teve uma chance de ouro com Lucas Ferreira, que perdeu cara a cara com João Ricardo.

 

“Estamos competindo no Brasileirão. São muitos empates, e até preferiria perder e ganhar do que empatar. Mas isso não se planeja. Não pensávamos que poderíamos perder dois pênaltis, e no futebol é assim, se falha. O contexto que vivemos em todos esses jogos, a equipe sempre deu a cara. Hoje, o primeiro tempo nos custou muito. A resposta é simples. O Fortaleza é um time aguerrido, tem bons jogadores, nome a nome. Eles se sentiram um pouco mais cômodos no primeiro tempo. Tínhamos que começar o segundo tempo como fizemos. Era óbvio que, no segundo tempo, eles poderiam sentir um pouco, e nos primeiros minutos do segundo tempo, encontramos os espaços que queríamos. Mas depois de perder o pênalti, não é fácil se reacomodar. Contra equipes como o Fortaleza, se ganha sendo eficaz. Tivemos três grandes chances e tínhamos que ter convertido uma. Ganhar dessas equipes não é fácil, são programadas para competir. E com um futebol simples, tínhamos que ter aproveitado as nossas chances. Não foi como queríamos, mas acontece e temos que virar a página”, avaliou Zubeldía.

Por fim, o técnico também deu uma previsão sobre o retorno de alguns lesionados para o duelo contra o Alianza Lima, do Peru, pela Copa Libertadores. O torcedor são-paulino pode, portanto, ter algumas boas notícias.

“Sobre Oscar e Pablo Maia, temos que rever nesses dias. É provável que Oscar não esteja. Ele está bem, mas precisa de mais treinamentos. Já o caso de Pablo Maia, acho que sim, pode viajar. Também necessita mais tempo (de treino), mas pode viajar. E no caso de Arboleda, já está disponível”, explicou o argentino.

Com o resultado desta sexta-feira, o São Paulo somou seu sexto empate no Brasileirão, mas apesar disso, se manteve invicto no torneio. O Tricolor paulista alcançou os nove pontos e figura na oitava colocação, mas pode perder posições com o decorrer da rodada, que foi aberta nesta sexta-feira.

O São Paulo, agora, volta suas atenções para a disputa da Copa Libertadores. Nesta terça-feira, o Tricolor visita o Alianza Lima, do Peru, a partir das 19h (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva, pela quarta rodada do Grupo D do torneio continental.

“A equipe está trabalhando, se sacrificando. Estamos dando frente com o que temos, como podemos, e com um monte de dificuldades, que não podemos nos esquecer. Estivemos muito perto de ganhar hoje. Falhamos um pênalti. Era converter e ganhávamos. Mas estamos fazendo um esforço muito grande”, finalizou o treinador.

Lucas fala sobre retorno e novo empate do São Paulo

Lucas Moura voltou ao time do São Paulo nesta sexta-feira, no empate sem gols com o Fortaleza, em pleno Morumbis, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 7 foi acionado no segundo tempo após mais de um mês afastado dos gramados por causa de uma lesão no joelho, mas não conseguiu evitar mais um tropeço do Tricolor na temporada.

“Maravilhoso receber esse carinho da torcida, é muito recíproco. Estava com muita saudade de poder jogar. Esse carinho motiva muito. Não foi o retorno que imaginava, ainda falta um pouco de ritmo, de algumas coisas. Parece que a gente está há um ano sem jogar, mas pouco a pouco vou recuperando minha melhor forma. Feliz de ter voltado”, comemorou Lucas Moura em entrevista ao Premiere.

Lucas Moura vinha tratando um trauma no joelho direito sofrido na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. De lá para cá, o atacante teve de acompanhar sua equipe à distância e viu seus companheiros chegarem a uma invencibilidade de 11 jogos, mas com muitos empates nesta sequência.

“Incomoda, estamos também sem perder, mas temos que pontuar mais. Temos performado bem em alguns jogos, mas não conseguimos os três pontos. Não podemos perder, mas alguns jogos poderíamos ter ganhado. Hoje é um exemplo disso. Temos que melhorar em todos os aspectos”, prosseguiu.

Em 11 jogos de invencibilidade, o São Paulo soma sete empates e quatro vitórias. Justamente por isso, após o apito final boa parte dos torcedores que compareceram no Morumbis vaiou a equipe comandada por Luis Zubeldía.

“Jogo muito difícil contra uma equipe muito bem montada, nos ofereceu bastante risco. Tivemos algumas oportunidades para matar o jogo, não conseguimos. Normal a insatisfação da torcida, estamos frustrados, porque a noite estava maravilhosa, a torcida lotou o estádio, era para ter conseguido os três pontos. Infelizmente, não aconteceu”, concluiu Lucas.