São Paulo encara Palmeiras precisando vencer para se afastar do Z4

Um clássico agita o Campeonato Brasileiro neste fim de semana. Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela oitava rodada da competição nacional.

As duas equipes chegam para o confronto vivendo situações distintas na tabela da Série A. O Palmeiras é o atual líder do torneio, com 16 pontos – são cinco vitórias, um empate e uma derrota. Já o São Paulo figura na 11ª posição, com nove pontos, e faz campanha de um triunfo e seis empates.

Mandante do duelo, o Palmeiras vive boa fase na temporada. O Verdão vem de três vitórias consecutivas entre todas as competições. A última delas veio na última quarta-feira, por 2 a 0, fora de casa, sobre o Cerro Porteño-PAR, pela fase de grupos da Libertadores.

Para o clássico, o técnico Abel Ferreira deve ter somente duas baixas. Micael (entorse no tornozelo esquerdo) e Bruno Rodrigues (transição física) estão entregues ao departamento médico e não jogam.

Do outro lado, o São Paulo também está em grande fase. O Tricolor defende uma invencibilidade de 12 partidas, com cinco vitórias e sete empates. Na última terça-feira, os comandados de Luis Zubeldía dominaram e venceram o Alianza Lima, em solo peruano, por 2 a 0, pela Libertadores.

Zubeldía não poderá contar com quatro jogadores no Choque-Rei. São eles: Calleri (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Igor Vinícius (lombalgia) e Henrique (lesão no tornozelo esquerdo). Oscar, recuperado de lesão na coxa esquerda, deve começar pelo menos no banco de reservas.

Por outro lado, Lucas, Arboleda e Pablo Maia serão reforços para o São Paulo. O camisa 7 vem ganhando tempo de jogo aos poucos e pode voltar ao time titular no clássico. Já o zagueiro e o volante, recuperados de lesão, estarão à disposição do treinador.

Palmeiras e São Paulo já se enfrentaram em duas ocasiões na atual temporada. Por enquanto, o Verdão leva a melhor, com uma vitória e um empate. O Tricolor, assim, busca seu primeiro triunfo no ano sobre o rival alviverde.

Rafael Rodrigo Klein (RS) apitará o Choque-Rei, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Stanislau (RS). O VAR ficará a cargo de Ilbert Estevam da Silva (SP).

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X SÃO PAULO

Data: 11 de maio de 2025, domingo
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)

PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos e Felipe Anderson; Estevão, Facundo Torres (Paulinho) e Vitor Roque.
Técnico: Abel Ferreira

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi (Cédric Soares), Alan Franco, Ruan (Arboleda) e Enzo Díaz; Alisson e Marcos Antônio; Lucas, Matheus Alves e Ferreira; André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía

Oscar retorna à lista, mas Lucas Moura será preservado no Choque-Rei

O meia Oscar está de volta à lista de relacionados do São Paulo para o clássico diante do Palmeiras, domingo, na Arena Barueri, às 17h30 (de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

O camisa 8 está recuperado de lesão na região posterior da coxa esquerda que o afastou das últimas dez partidas e deve começar o clássico no banco de reservas.

Quem será ausência é Lucas Moura. O jogador, que participou dos jogos contra Fortaleza e Alianza Lima, será preservado pela comissão técnica. Por estar voltando de lesão e a Arena Barueri contar com gramado sintético, o jogador não participará do Choque-Rei.

No caso de Oscar, por ter ficado fora por um problema muscular, o gramado sintético da Arena Barueri não é visto como empecilho. A tendência é que entre em campo por cerca de 30 minutos, no máximo, para que o ritmo seja recuperado gradualmente.

As atividades do dia começaram com o aquecimento orientado pela preparação física. Depois, com foco no Choque-Rei, o técnico Luis Zubeldía comandou um trabalho tático que simulou situações de jogo e ajustou as cobranças de bolas paradas defensivas e ofensivas.

Sem desfalques por cartão, o São Paulo pode jogar o clássico com: Rafael, Ferraresi, Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Matheus Alves; Cédric Soares, Ferreira e André Silva.

Com uma vitória e seis empates, o São Paulo acumula nove pontos na tabela de classificação.

São Paulo é derrotado pelo Tanabi em Cotia pelo Paulistão sub-20

O São Paulo foi derrotado pelo Tanabi, por 2 a 0, neste sábado, no CFA Laudo Natel, em Cotia, pela terceira rodada do Campeonato Paulista sub-20. Nelson Miguel e Carlos marcaram os gol dos visitantes.

Esse foi o primeiro revés do São Paulo na competição. Até então o Tricolor havia empatado com o Grêmio Prudente, em 0 a 0, e goleou o Flamengo de Guarulhos por 4 a 0.

Com o resultado, o São Paulo caiu para a nona colocação do Grupo C do Paulistão sub-20, figurando com quatro pontos. Já o Tanabi assumiu a vice-liderança da chave, indo a sete tentos, atrás apenas do Ibrachina.

O São Paulo volta a entrar em campo pelo Paulistão sub-20 no dia 18 de maio, contra o Oeste, às 15h (de Brasília), no Centro de Treinamento Vila Porto, em Barueri.
Os gols

Pouco antes do intervalo, já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 48, Guilherme Morais fez boa jogada individual e, da entrada da área, encobriu o goleiro do São Paulo, carimbando o travessão. No rebote, porém, a bola sobrou nos pés de Nelson Miguel, que completou de primeira, abrindo o placar para o Tanabi.

Já aos 44 minutos do segundo tempo o Tanabi “fechou o caixão” com um golaço de Carlos. O atacante, que havia acabado de entrar na partida, recebeu pela esquerda em jogada de contra-ataque, dominou, levou para o meio e bateu no ângulo, sem chances para o goleiro do São Paulo, garantindo a importante vitória para a equipe do Noroeste paulista.
Sistema de disputa

O Campeonato Paulista sub-20 é composto por três grupos com 16 clubes em cada um deles. Os dez primeiros de cada grupo avançam de fase, assim como os dois melhores 11º colocados.

A partir da segunda fase, começa o mata-mata com jogos de ida e volta.. O dono da melhor campanha enfrenta o time com pior campanha e assim por diante. Depois disso há as oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.

O São Paulo é o atual vice-campeão paulista sub-20. No ano passado, o Tricolor foi derrotado na final pelo Novorizontino. Após empate em 1 a 1 em Novo Horizonte, os meninos de Cotia perderam por 3 a 1 no estádio Novelli Júnior, em Itu, já que na época o gramado do Morumbis havia acabado de ser trocado.

Ferreirinha rasga elogios ao elenco do São Paulo antes do clássico

Ferreirinha rasgou elogios ao elenco do São Paulo antes do clássico deste domingo, contra o Palmeiras, às 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Invicto há 12 partidas, o time tricolor enfrentará justamente o responsável pela sua última derrota deste ano, na semifinal do Campeonato Paulista. Mas, se depender da postura do São Paulo em seus últimos compromissos, o Palmeiras não terá vida fácil para sair de campo com um novo triunfo sobre o rival.

“Estamos vindo de uma sequência muito grande sem perder, o time está batalhando muito, guerreando muito. Mesmo com todos os desfalques, todos os problemas, a gente vem se superando a cada jogo, e isso mostra que o grupo está trabalhando, tem resiliência. Fico muito feliz e isso é muito importante”, comentou Ferreirinha.

Um dos destaques da equipe na atual temporada, Ferreirinha soma cinco gols e duas assistências nos 20 jogos que disputou. Com o atacante em campo, o São Paulo saiu derrotado em apenas três oportunidades neste ano.

“Momento muito especial. Fico muito feliz por estar tendo essa sequência de jogos. Jogando bem, ajudando a equipe. O Zubeldía desde quando chegou sempre me deu liberdade para flutuar dentro de campo, não ficar preso em uma posição só, então isso também está sendo muito importante para mim”, prosseguiu.

O São Paulo começou a oitava rodada do Brasileirão em 11º lugar, com nove pontos, e precisa voltar a vencer na competição para subir na tabela e, de quebra, atrapalhar o rival Palmeiras na briga pela liderança.

“É sempre importante somar no Campeonato Brasileiro, é sempre bom estar pontuando. Num clássico acho que é mais importante ainda a gente ir lá buscar a vitória, porque acho que a gente está faz tempo merecendo”, afirmou Ferreirinha.

“Sempre tem um peso vestir a camisa do São Paulo, ainda mais em um clássico, fica mais pesado ainda por ser dia das mães. Todo jogador acho que quer dar esse presente para as mães nesse dia”, concluiu.

Ruan Tressoldi aproveita espaço, ganha confiança e se firma como titular

Contratado em agosto de 2024, Ruan Tressoldi demorou para conseguir mostrar seu futebol no São Paulo, mas aproveitou as últimas chances que teve. O espaço deixado por Arboleda, que precisou se recuperar de uma sobrecarga muscular, fez o atual zagueiro titular ganhar confiança e moral no elenco tricolor.

Depois de ter feito apenas oito partidas na temporada passada, Ruan já entrou em campo 12 vezes em 2025. Desde que Arboleda se tornou desfalque para tratar sua sobrecarga muscular, o defensor foi titular e jogou 90 minutos em cinco dos seis jogos do São Paulo – ele só não foi utilizado contra o Ceará.

Alheio à desconfiança externa por ter jogado pouco em 2024, Ruan conquistou a confiança do elenco e da comissão técnica tricolor. O zagueiro é visto internamente como um jogador seguro, que tem dado conta do recado. Arboleda, inclusive, voltou a ficar à disposição de Luis Zubeldía na vitória por 2 a 0 sobre o Alianza Lima, mas não foi utilizado.

O problema é que o futuro de Ruan Tressoldi ainda é incerto no São Paulo. O zagueiro pertence ao Sassuolo, da Itália, e está emprestado ao Tricolor até 30 de junho deste ano. O clube tem a intenção de mantê-lo, mas enfrenta uma dificuldade financeira. Em situação semelhante, o volante Marcos Antônio, emprestado pela Lazio, tem acordo encaminhado para renovar por mais um ano.

O objetivo do São Paulo é estender o empréstimo de Ruan por mais pelo menos seis meses, para comprá-lo apenas na próxima temporada. Neste momento, o Tricolor não tem condições financeiras de confirmar a compra do zagueiro, que custará cerca de R$ 27 milhões. O valor seria parcelado.

O São Paulo entende que a permanência de Ruan seria importante para o elenco comandado pelo técnico Luis Zubeldía. O Tricolor vê potencial no zagueiro de 25 anos e acredita que ele ainda pode ser vendido por um valor mais alto no futuro.

Zubeldía pode alcançar maior série invicta desde chegada ao São Paulo

Vivendo bom momento na temporada, o São Paulo encara um compromisso complicado neste domingo. O Tricolor mede forças contra o Palmeiras, a partir das 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Técnico do São Paulo, Luis Zubeldía tem dois objetivos pessoais para alcançar no clássico deste fim de semana. Primeiro, ele tenta quebrar o ‘tabu’ de nunca ter vencido o Palmeiras de Abel Ferreira. Depois, ele também busca alcançar sua maior série invicta desde a chegada ao Tricolor.

Neste momento, o São Paulo defende uma invencibilidade de 12 partidas entre todas as competições. O clube soma cinco vitórias e sete empates e, neste período, conseguiu resultados expressivos – especialmente na Copa Libertadores, onde garantiu 100% de aproveitamento como visitante na fase de grupos.

O Tricolor, portanto, não sabe o que é perder desde o último dia 10 de março. Na ocasião, foi derrotado justamente pelo Palmeiras, por 1 a 0, graças a um pênalti polêmico, na semifinal do Campeonato Paulista. De lá para cá, foram dois meses de resultados positivos.

Zubeldía, por enquanto, repete a sua maior sequência invicta desde que chegou ao São Paulo. Em 2024, em seus primeiros 12 jogos no comando da equipe, ele também acumulou uma invencibilidade que durou cerca de dois meses, do fim de abril à metade de junho.

Na época de tal série, o treinador também esteve à beira do gramado em três competições diferentes: Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. O Tricolor embalou e o trabalho inicial do argentino animou os torcedores do São Paulo, que vinham preocupados pelos resultados anteriores.

Na atual temporada, Zubeldía já soma os mesmos 12 jogos de invencibilidade. Portanto, ele pode superar tal marca em caso de empate ou vitória sobre o Palmeiras neste domingo. O comandante, entretanto, sabe que não terá vida fácil, uma vez que o rival também chega confiante.

São Paulo e Palmeiras, por exemplo, vivem situações opostas na tabela do Brasileirão. O Tricolor ocupa a 11ª colocação, com apenas nove pontos, enquanto o Verdão é o atual líder da competição, com 16.

Com isso, Zubeldía terá a missão de vencer o Palmeiras – algo que não aconteceu nos últimos quatro jogos – para manter a boa sequência no comando do São Paulo e levar a equipe às primeiras posições da tabela.

Russos preparam oferta de quase R$ 100 milhões por Matheus Alves

O CSKA Moscou demonstrou interesse na contratação de Matheus Alves e já avisou nos bastidores que tem preparado uma oferta para enviar ao São Paulo que pode atingir até 15 milhões de euros (quase R$ 98 milhões, na cotação atual).

O clube russo ainda não oficializou nada, mas está disposto a colocar em cima da mesa um valor fixo de 10 milhões de euros (R$ 64 milhões), com outros 5 milhões de euros (R$ 32 milhões) por objetivos, pelo jovem meia-atacante.

Ciente da necessidade de fazer uma grande venda em 2025, o Tricolor, vale lembrar, é dono de 90% dos direitos econômicos do jogador de 20 anos, cujo contrato atual é válido até dezembro de 2028.

Matheus Alves foi revelado pelo próprio São Paulo e fez até agora 12 jogos oficiais e duas assistências em 2025.

 

Fonte: Uol

Nota do PP: pelo texto e pelos valores, já foi. No São Paulo, que aparecer com um dolar ou um euro na mão, balançando, leva. Afinal, tem pomposas comissões.

Como a WTorre planeja liderar mercado de estádios com reforma do Morumbi

A WTorre, enfim, está sentindo o gosto do investimento em estádios de futebol. O faturamento com a Allianz Parque passou a deslanchar, ajudado pelo acordo com o Palmeiras firmado em outubro, após mais de uma década de peleja. Em paralelo, a construtora está adiantada nas negociações para a reforma da Vila Belmiro e do Morumbis. Se os projetos forem confirmados, colocarão a empresa na liderança absoluta no negócio de arenas.

“Esse é um mercado em crescimento no mundo todo”, afirmou o presidente da WTorre, Marco Siqueira, em entrevista exclusiva à Coluna. Como exemplo, citou as modernizações dos estádios de Real Madrid e Barcelona, que se transformaram em empreendimentos multiúso, algo ainda pouco comum por aqui.

“O Brasil melhorou muito o seu parque de arenas pela Copa do Mundo, mas a maioria dos projetos foi deficitário. Tinham a visão de abrigar o evento, mas sem garantir a viabilidade. Hoje, o custo da arena é pesado”, observou. “Na nossa estratégia, buscamos o maior número possível de usos para garantir essa viabilidade”.

A Real Arenas, braço de atuação da WTorre no setor, vem numa crescente. A empresa teve receita bruta de R$ 124 milhões em 2022, R$ 199 milhões em 2023 e R$ 241 milhões em 2024. Trata-se de um avanço relevante para o negócio, que viu o faturamento despencar para menos de R$ 50 milhões na pandemia. Para 2025, a projeção é beirar os R$ 300 milhões, fruto de mais shows, vendas de cadeiras e camarotes, além de valorização dos patrocínios. “É um conjunto de coisas que está sendo potencializado para gerar um resultado ainda mais robusto”, destacou o diretor financeiro, André Ackermann.

Para esse avanço, foi fundamental o acordo de outubro com o Palmeiras para encerrar disputas judiciais a respeito do contrato de exploração do Allianz Parque. O acordo envolveu concessões de ambas as partes, restando como saldo um crédito de R$ 117 milhões para o clube. Desse total, R$ 50 milhões foram pagos à vista, e o restante, na forma de repasse do direito de exploração de uma área no estádio correspondente a 1 mil lugares.

Cadeira Cativa
O acordo ainda definiu a quantidade de cadeiras que cabem à WTorre comercializar nos jogos da temporada (programa ‘passaporte’). A construtora reclamava o direito de vender 10 mil cadeiras, mas só conseguia faturar com 7 mil em função dos impasses. Agora, poderá usufruir dos 10 mil assentos. “O principal evento para a Real Arenas ano passado foi o acordo com o Palmeiras, encerrando uma disputa de dez anos”, disse Siqueira. “Com o acordo, vimos a reversão de provisões, além do regramento de coisas que estavam dúbias. Foi um ganha-ganha”, disse.

Com mais harmonia na gestão do Allianz Parque, as disputas pelas datas de jogos e shows tende a parar, o que dará mais segurança para produtores e patrocinadores. Na ponta, isso deve aumentar a quantidade de eventos e valorizar o estádio, estimam os executivos. Exemplo disso foi o fim de semana de março que teve concerto do Simply Red no sábado e final do Paulistão no domingo. “Essa logística só foi possível por uma boa relação das partes”, comentou Ackermann.

Pela frente, a WTorre tem duas negociações de peso em andamento. Em abril, ela assinou memorando de entendimento com o Santos para modernizar a Vila Belmiro. O investimento será na ordem de R$ 700 milhões. Quando pronta, a nova arena terá 30 mil lugares (hoje são 16 mil), 700 vagas de estacionamento (hoje não tem), camarotes, lounge, lojas, restaurante e estrutura para shows. “Ainda é um memorando, mas que já tem o plano de negócios totalmente definido. Se atingir metas de vendas, o projeto se torna firme”, contou o presidente da WTorre, que espera uma confirmação do projeto até o fim deste ano.

O projeto será financiado por meio das pré-vendas de cadeiras, camarotes e naming rights – que já tem interessados – além de aportes do clube e da construtora. A comercialização está prevista para começar no segundo semestre. O modelo de negócios prevê a criação de uma joint venture que tem o Santos como majoritário. As receitas serão partilhadas de modo proporcional, evitando o conflito de interesses.

Já o outro negócio de peso da WTorre é com o São Paulo. O projeto de reforma do Morumbis foi entregue à diretoria do clube e está sujeita a deliberações internas. “O acordo com o São Paulo está numa fase anterior ao do Santos. Nós ainda vislumbramos mais um período de negociação sobre o modelo de negócio e a estrutura física. O São Paulo tem um estádio grande, com muito potencial para receber eventos, mas precisamos estruturar uma equação correta”, comentou Siqueira.

A modernização do Morumbis tem custo estimado na faixa de R$ 1,5 bilhão e deve seguir o mesmo modelo de joint venture. O projeto inclui cobertura, 85 mil lugares (hoje são 60 mil), demolição do anel inferior e extensão das cadeiras até a beira do campo, uma ou duas fileiras de camarotes, mais bares e restaurantes, além de quartos de hotel. “A cobertura é uma vontade nossa e do clube, mas é o também o principal item de custo. Então, estamos analisando se é mandatória ou não”, relatou Siqueira.

Apesar das indefinições, o presidente da WTorre acredita que o São Paulo pode ter um novo estádio a tempo de celebrar o centenário, em 2030. “Dá tempo. E é estratégico, porque se o clube não fizer nada diferente, não tem como entrar em outro patamar de receitas. Com certeza, o estádio pode agregar”.

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo