Zubeldía lamenta chances perdidas do São Paulo no clássico

O treinador do São Paulo, Luis Zubeldía, lamentou as chances perdidas do Tricolor na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Barueri, neste domingo.

— Na primeira parte, eles saíram como saem sempre, verticais, colocaram um time rápido, com os nomes que vocês conhecem. Eles tratavam de sair rápido, aproveitavam o gramado que conhecem bem, mas não tiveram situações claras. E, para a gente, nos custou administrar a bola, as transições foram a favor deles, mas não nos incomodaram. O segundo tempo mais aberto, eles tiveram situações claras, nós também, passa a ser importante a eficácia. O rival ganhou bem, mas tenho de parabenizar meus jogadores, jogamos bem com nossos recursos — disse o técnico são-paulino em entrevista coletiva.

Em outro momento, Zubeldía voltou a citar o gramado sintético da Arena Barueri como favorável ao Palmeiras e a lamentar as oportunidades não convertidas em gol.

— Estes são jogos que não são fáceis, mas batalhamos dentro dos recursos que temos. Um jogo disputado. Se pretendíamos a vitória, tínhamos de ter convertido as chances que tivemos. O gramado na primeira parte fez seu trabalho, há um time acostumado e outro não. Um time físico, com inversões, não deixa fácil a partida. Quem sabe os enfrentamos em alguma Copa Libertadores e Copa do Brasil no Morumbis.

Com oito rodadas, o São Paulo tem nove pontos, obtidos em uma vitória, seis empates e uma derrota. O time está próximo da zona de rebaixamento.

Para Zubeldía, o Tricolor poderia ter três ou quatro pontos a mais. O técnico ressaltou, contudo, que o campeonato é longo.

— São 38 datas, é uma maratona, terá êxito o time de melhor elenco, com mais recursos… Quiçá podemos estar nisso. As copas se podem ganhar equipes que não necessariamente têm elencos grandes. Vamos em busca do mais alto possível no Brasileirão e veremos no último mês, mês e meio, onde estaremos. O objetivo sempre é entrar na próxima Libertadores.

Outros trechos da entrevista coletiva
Sobre gol sofrido no fim

— Creio que tentaram por todos os lados, tivemos um bloco forte, demonstramos ser um time forte em bola parada, em cruzamentos, em vários pontos. Nos custou a ficar com a bola. Entre gramado, pressões individuais que eles fizeram, são dois aspectos a resolver. E não foi tão sensível para nós, tivemos de ter precisão, saber sair da pressão. E, na segunda etapa, cada um teve duas ou três chances claras. Quando pensamos que poderíamos ganhar, apareceu o goleiro deles. Eles têm recursos, apareceram Lopes, Roque… Temos de trabalhar para mais adiantar poder ganhar deles.

Sobre ausência do Lucas

— Não sei se vai ser titular, temos de pensar no jogo. Ao respeito do que aconteceu, ele falou comigo, está num processo de recuperação do joelho, essa lesão foi num gramado sintético, ele não teve boa experiência no gramado. Falou comigo, para jogar 10, 15, 30 minutos neste processo de estar bem, é correr riscos. Chamamos o departamento médico, a última coisa que queríamos era uma nova lesão no sintético. É algo a controlar nessa parte. Se vai jogar contra Libertad, vamos analisar a equipe.

Sobre Oscar e Pablo Maia

— Lamentavelmente, como não temos semanas longas, temos de botar os jogadores dentro dos jogos oficiais, não é o ideal. Poderia ter jogos mais leves, mas aqui não existe isso. A falta de jogo vão sentir, Lucas sentiu contra o Fortaleza, foi um pouco melhor contra Alianza. Oscar só com um treino de 30 minutos, não me deixaram usar mais isso. Ferreirinha hoje não era mais que 60 minutos. Coisas que falamos portas adentro, tomamos decisões em conjunto. Não é o cenário ideal.

Sobre lesões em jogadores

— Lesionaram jogadores, quando se está conhecendo um elenco, muda tudo e tem de pensar em outra estrutura. Mas vejo as coisas positivas. Quando eu era jogador e me lesionei, aconteceu algo bom para mim: ser treinador. Sou de olhar o copo cheio, sou otimista, busco soluções com análises. Demos chance a alguns jogadores e assim formamos um elenco que compete. Pode melhorar, mas compete. Hoje competimos com um time que está em primeiro de visitante. Competimos de igual para igual. Seguiremos trabalhando. Com os jogadores se recuperando, vamos estar mais fortes.

Ruan lamenta derrota no Choque-Rei e vê falta de eficiência do São Paulo

O São Paulo conheceu sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, o Tricolor sofreu um gol na reta final do clássico e foi derrotado pelo Palmeiras, por 1 a 0, na Arena Barueri, pela oitava rodada da competição nacional.

Após a partida, o zagueiro Ruan valorizou a atuação do São Paulo mesmo em meio à derrota, mas avaliou que o Tricolor pecou em finalizar as chances que teve.

“Nós sabíamos das dificuldades que era jogar aqui, pela questão do gramado, de ser um clássico. Acho que fizemos uma boa partida, tivemos chance de matar o jogo. Nos defendemos bem, infelizmente tomamos um gol no final. Agora é trabalhar para voltar a somar três pontos no campeonato, o que é muito importante”, disse em entrevista ao Premiere.

Com o resultado deste domingo, o São Paulo ficou em situação complicada na tabela da Série A. O time são-paulino aparece na 15ª colocação, com os mesmos nove pontos do início da rodada. Apenas dois pontos separam o Tricolor da zona de rebaixamento.

“Cada jogo é um jogo. Estamos buscando, trabalhando todos os dias, mas infelizmente os resultados não têm vindo. Mas tenho certeza que, se a gente continuar nessa batida, vamos melhorar no campeonato e voltar a somar”, finalizou Ruan.

O São Paulo de Ruan, agora, volta suas atenções para a disputa da Copa Libertadores. O Tricolor recebe o Libertad, do Paraguai, nesta quarta-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela quinta rodada do Grupo D do torneio continental.

Notas dos jogadores

Rafael: fez uma grande defesa no lance do gol, na única das duas bolas que foram ao gol do São Paulo. 5,5

Ferraresi: uma ótima partida, mas participou da falha no gol do Palmeiras. 7,5

Ruan: o melhor em campo, apesar de também ter tido uma ligeira falha no gol. 8,5

Cedric: prefiro quando ele joga mais  recuado. 5

Alisson: está lutando sozinho no meio de campo. 6

Marcos Antonio: não tenho má vontade. Ele é que não se ajuda nem me ajuda a ter boa vontade. 3

Alves: não estou queimando garotos. Mas hoje ele parecia uma barata tonta em campo. 2

Wendel: tomou um verdadeiro banho do Estevão. 0

Ferreirinha: perdeu um gol, mas deu boa assistência para Oscar perder outro. 6

André  Silva: se não foi bem lá na frente, tirou várias bolas pelo alto em nossa defesa. 5,5

Enzo Dias: resolveu o problema na lateral quando entrou. 7

Pablo Maia: jogou pouco tempo. Sem nota

Lucas Ferreira: jogou pouco tempo. Sem nota

Luciano: jogou pouco tempo, mas não poderia perder a oportunidade que perdeu. 2

Oscar: jogou pouco tempo, mas perdeu um gol, que seria o da vitória e perdeu a bola de forma idiota, que originou o ataque e o gol do  Palmeiras. 0

Zubeldia: reconheceu que temos menos time, menos banco, menos elenco que eles. Montou uma estratégia para jogar por uma bola. Tivemos duas e não aproveitamos. 9

 

Paulo Pontes

Palmeiras bate São Paulo com gol de Vitor Roque e é líder isolado

No apagar das luzes, o Palmeiras venceu o São Paulo, por 1 a 0, na Arena Barueri e encerrou a sequência invicta do rival no Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo, válido pela oitava rodada do torneio, foi marcado por Vitor Roque. O resultado deixa o Verdão na liderança isolada da competição nacional.

Com 19 pontos, o Palmeiras deixa para trás o Flamengo e Red Bull Bragantino, com 17 pontos cada um. Já o São Paulo ocupa o 15° lugar, com nove pontos.

Antes de darem sequência ao Brasileirão, Palmeiras e São Paulo voltam a campo no meio de semana para disputa da Libertadores. O Tricolor entra em campo na quarta-feira, quando enfrenta o Libertad, no Morumbis, pela quinta rodada da fase de grupos. A bola rola às 21h30 (de Brasília). O Palmeiras duela com o Bolívar, na quinta-feira, a partir das 19 horas, no Allianz Parque.

Depois, no fim de semana, ambos os times duelam pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo duela com o Grêmio, a partir das 21h30, no Morumbis. Já o Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP), às 18h30.
O jogo

Primeiro tempo

O Palmeiras começo o jogo fazendo pressão no São Paulo e conseguiu levar perigo antes mesmos dos cinco minutos. O Verdão ia chegando pela direita após passe de Estêvão, que lançou Flaco no ataque, com um minuto de jogo. Contudo, o atacante foi desarmado por Ruan, que mandou para escanteio. Na cobrança, Estêvão tocou para Giay, recebeu de volta e cruzou na área, Paulinho desviou de cabeça, e Fuchs quase conseguiu completar para o gol

Na sequência, em nova cobrança de escanteio, Paulinho ficou com a sobra, mas acabou mandando em cima da marcação. Aos três minutos, o São Paulo respondeu com o chute de longe de André Silva. Weverton caiu e defendeu a pancada. Por volta dos 20, Flaco López aproveritou erro na saída de bola do São Paulo e passou para Estêvão, que mandou muito por cima do gol.

Depois disso, Richard Ríos recebeu de Allan e avançou na área do São Paulo trazendo a marcação, ele bateu para o gol, mas viu a bola desviar em Ruan e sair pela linha de fundo. A partida então seguiu morna, com marcação acirrada. O Verdão, que conseguia levar mais perigo teve boa chegada com Estêvão, aos 41. Ele tabelou com Allan e bateu cruzado, mandando perto da meta de Rafael. Aos 45, Piquerez errou e deixou a bola com o São Paulo. Cédric levantou na área e Ferreirinha cabeceou por cima do gol de Weverton.

 

Segundo tempo

Voltando do intervalo, o Palmeiras teve chance perigosa aos seis minutos. Paulinho carregou a bola e soltou uma pancada de fora da área para defesa de Rafael. Na sequência, o São Paulo respondeu. O Tricolor recuperou de Giay, Ferreirinha puxou contra-ataque, finalizou e viu Weverton defender. Aos dez minutos, Piquerez mandou um cruzamento na área, mas Flaco cabeceou por cima. Pouco depois, Paulinho arriscou mais uma, levando perigo.

Aos 18, Felipe Anderson cruzou do fundo da área e Enzo Díaz desviou, quase mandando contra. Na sequência, após cobrança de escanteio, Evangelista bateu de fora da área, por cima da meta de Rafael. Quatro minutos depois, após jogada de Estêvão e Evangelista, Felipe Anderson recebeu livre e bateu de primeira, por cima do gol. Na sequência, o camisa 7 cobrou falta no meio e ficou fácil para Rafael defender.

O São Paulo não tinha muitas chances, mas deu uma resposta perigosa aos 28 após saída errada de Bruno Fuchs. Ferreirinha deu bom passe na área para Oscar, que chegou batendo cara a cara com Weverton, que saiu bem para evitar o gol. Nos acréscimos, o Luciano recebeu de frente para o gol, mas não conseguiu finalizar. Em seguida, Felipe Anderson bateu para o gol e Rafael defendeu. No rebote, Vitor Roque bateu para o fundo do gol para garantir os três pontos.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 SÃO PAULO

Data: 11 de maio de 2025, domingo
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Público: 29.709 torcedores
Renda: R$ 990.708,00

GOL: Vitor Roque, aos 50′ do 2ºT (Palmeiras)

Cartões amarelos: Ruan e Ferraresi (São Paulo) / Piquerez (Palmeiras)
Cartão vermelho: Abel Ferreira (Palmeiras) / Maxi Cuberas (São Paulo)

PALMEIRAS: Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno (Vitor Roque), Richard Ríos (Felipe Anderson) e Allan (Lucas Evangelista); Estêvão (Raphael Veiga), Paulinho (Maurício) e Flaco López.
Técnico: Abel Ferreira

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Wendell (Enzo Díaz); Alisson, Marcos Antônio (Pablo Maia) e Matheus Alves (Oscar); Cédric Soares (Lucas Ferreira), Ferreira (Luciano) e André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía

Opinião de são-paulino: durante o jogo Palmeiras x São Paulo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a bola está rolando e você está com a palavra.

Seus comentários serão levados ao ar durante nossa transmissão pela Web Rádio São Paulo.

Após o jogo, um debate sobre a partida por aqui e pelas nossas redes sociais com imagem:

YouTube

Facebook

X (Twitter)

Instagram

Corinthians é o clube mais endividado do Brasil; São Paulo é o quarto

Dos vinte times de futebol com as maiores receitas do Brasil, as dívidas dos clubes superaram os R$ 12 bilhões em 2024, superando em 22% o débito do ano anterior. É o que indica um levantamento da Sportsvalue, que revela que o Corinthians é o clube de futebol mais endividado do País.

O Crinthians apresentou uma dívida de quase R$ 2 bilhões em 2024; a receita do ano foi de R$ R$ 1,14 bilhão. De acordo com o balanço financeiro divulgado pelo Corinthians em abril de 2025, a crise financeira aumenta a cada ano.

Apenas na última temporada, foram R$ 107 milhões em investimentos no futebol, R$ 192 milhões em contas a pagar (bancos, fornecedores, agentes), reconhecimento de R$ 191 milhões em dívidas anteriores e R$ 150 milhões abatidos com recursos da LFU, referente aos direitos de TV.

No ranking, o Atlético-MG vem logo atrás do Alvinegro, com R$ 1,4 bi em dívidas, enquanto o Cruzeiro, Vasco e São Paulo completam o ranking dos 5 clubes mais endividados do País. Vale ressaltar que os valores foram atualizados pela inflação.

Os clubes de futebol mais endividados do Brasil
Corinthians (R$ 1,9 bilhão);
Atlético Mineiro (R$ 1,4 bilhão);
Cruzeiro (R$ 981,1 milhões);
São Paulo (965,8 milhões)
Vasco da Gama (R$ 928,5 milhões);
Internacional (R$ 834,8 milhões);
Palmeiras (R$ 825,3 milhões);
Bahia (R$ 821 milhões);
Santos (R$ 645,2 milhões);
Fluminense (R$ 632,8 milhões);
Grêmio (R$ 562,3 milhões);
Red Bull Bragantino (R$ 414,2 milhões);
Flamengo (R$ 353 milhões);
Vitória (R$ 307,2 milhões);
Fortaleza ( R$ 115,3 milhões);
Ceará ( R$ 56,9 milhões);
Atlético-GO ( R$ 30,9 milhões);
Athletico-PR (R$ 0);
Cuiabá (R$ 0)

 

Fonte: InfoMoney

 

O que fez o São Paulo deixar Lucas Moura fora contra o Palmeiras

O São Paulo não conta com Lucas Moura no clássico deste domingo, às 17h30 (de Brasília), contra o Palmeiras, pela oitava rodada do Brasileirão, na Arena Barueri.

O camisa 7, que perdeu dez partidas por causa de um trauma no joelho direito após um impacto contra o solo do gramado sintético do Allianz Parque, na semifinal do Paulistão, foi preservado pela comissão técnica do Tricolor.

Nos últimos dias, Zubeldía, o departamento médico e o próprio jogador chegaram a um entendimento de que jogar em um solo mais duro poderia trazer prejuízos ao jogador, que acumulou cerca de 60 minutos nos jogos contra Fortaleza e Alianza Lima, do Peru, na última semana.

Caso não enfrente essas equipes nos jogos mata-mata da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, o São Paulo pode não ter mais jogos em grama artificial no ano de 2025.

Um dos porta-vozes do movimento dos jogadores contra o sintético, Lucas Moura prefere não apontar esse como o motivo de sua lesão, mas acredita que ela teria proporções diferentes caso a batida tivesse ocorrido contra um gramado natural.

Em entrevista ao ge no Peru, ele manteve sua posição:

– Ter gramado sintético num futebol tão importante como o nosso acho que desvaloriza nosso esporte. Nenhuma das principais ligas usa gramado sintético, e acho que a gente tem condições de fazer um gramado natural decente para que o nosso futebol seja valorizado – disse ele.

Sem Lucas, a tendência é que o time siga com Matheus Alves na criação, Ferreira na esquerda e André Silva na referência. Na direita, Cédric Soares e Lucas Ferreira duelam por uma vaga entre os 11.

Abel defende invencibilidade no Palmeiras contra São Paulo de Zubeldía

Palmeiras e São Paulo se enfrentam pela terceira vez nesta temporada. O Choque-Rei, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, está marcado para acontecer neste domingo, a partir das 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri. O duelo coloca frente a frente os técnicos Abel Ferreira e Zubeldía pela quinta vez. O treinador do Verdão defende uma invencibilidade contra o comandante tricolor.

Ao todo, com Abel e Zubeldía como técnicos de Palmeiras e São Paulo, os clubes se enfrentaram em quatro oportunidades. Foram duas vitórias para o Verdão e dois empates, ambos por 0 a 0.

O primeiro encontro entre os dois foi pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, em abril daquele ano. O duelo, que aconteceu no Morumbis, terminou empatado. As equipes voltaram a se enfrentar pela 23ª rodada, no Allianz Parque, e o Verdão venceu por 2 a 1, com dois gols de Flaco López. Luciano fez para o Tricolor.

Depois, o Choque-Rei voltou a acontecer pela fase de grupos do Paulista deste ano, novamente no Allianz Parque. Dessa vez, os times voltaram a empatar sem gols. Na sequência, Palmeiras e São Paulo decidiram a semifinal do Estadual. O Verdão levou a melhor e venceu por 1 a 0, com gol de Raphael Veiga, também na casa palmeirense.

De um lado, Abel Ferreira está no Palmeiras desde outubro de 2020 e já enfrentou o São Paulo em 26 oportunidades. Já Zubeldía comanda o São Paulo desde abril de 2024.

O Choque-Rei deste domingo tem o Palmeiras querendo se manter na ponta do Campeonato Brasileiro, e o São Pauo tentando manter sua invencibilidade no torneio. Até aqui, o Verdão conquistou cinco vitórias, sofreu um empate e uma derrota. O Tricolor tem uma vitória e seis empates.

SP tem invencibilidade posta à prova contra rival de sua última derrota

O São Paulo tem sua invencibilidade posta à prova neste domingo, no clássico contra o Palmeiras, às 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Invicto há 12 partidas, o Tricolor reencontrará o time responsável pela sua última derrota, na semifinal do Campeonato Paulista, em que o Palmeiras venceu por 1 a 0 graças a um polêmico pênalti de Arboleda sobre Vitor Roque.

Desde então, o São Paulo conquistou cinco vitórias e sete empates. O time não figura nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro – atualmente está na 11ª posição -, mas na Libertadores briga com o Palmeiras pela melhor campanha geral da primeira fase.

Justamente por isso, o clássico deste domingo vale muito mais que três pontos. Caso vença, o São Paulo pode subir na tabela do Brasileirão, enfraquecer o rival na briga pela liderança do torneio por pontos corridos e mandar a todos o recado de que também pode sonhar alto, uma vez que é capaz de competir de igual para igual com as principais potências não só do País, mas do continente sul-americano.

No entanto, o São Paulo não terá que lidar apenas com a qualidade dos jogadores palmeirenses. A equipe comandada por Luis Zubeldía também terá o gramado sintético como adversário.

Contrário a esse tipo de superfície, o técnico são-paulino decidiu preservar Lucas do Choque-Rei. O jogador recentemente se recuperou de uma lesão no joelho que aconteceu justamente contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão, no Allianz Parque, estádio que também conta com gramado sintético.