Novos empréstimos, fim do basquete, Antonico…

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, vou colocar algumas notas resumidas de notícias que pintaram aqui e acolá, dando o que tenho de informação:

  1. Empréstimos: O Conselho Deliberativo foi convocado para uma reunião ordinária e uma extraordinária, no próximo dia 26, para aprovação de um aditivo no contrato com a Superbet, novos contratos com escolinhas (franquias) e quatro contratos com o Banco Rendimento SA. Dois deles são novos empréstimos, aumentando um pouquinho mais a nossa modesta dívida de R$ 1 bilhão;
  2. O São Paulo anunciou oficialmente algo que eu havia falado há seis meses: o basquete dará um tempo de um ano sem participar da NBB e pode voltar em 2026. Vi pelas redes sociais acusações de que ele foi lançado em 2021 pelo então diretor Social, Carlos  Belmonte, como uma forma dele se projetar para ser diretor de Futebol. Todos sabem  que sou um dos  mais ácidos críticos de toda essa diretoria, mas nessa não vou concordar, porque desde sempre, desde que o conheço, tinha sonho de ver Basquete e Futsal prosperarem no São Paulo;
  3. O prefeito Ricardo Nunes deu uma entrevista à Rádio Energia, com o meu amigo Sombra, e disse que o Córrego Antonico não será desviado nem canalizado. O que se está construindo é um piscinão para receber  a água que transbordar dele e evitar as enchentes. Então, em hipótese alguma o campo poderá ser rebaixado, pois ele já está no limite de profundidade. Quero dizer que foi mais uma das muitas mentiras contadas por Júlio Jack Pavão Casares.

Paulo Pontes

Torcedor do São Paulo atingido por placa recebe alta do hospital

Um dos torcedores do São Paulo atingidos por uma placa de ferro no jogo contra o Libertad, na última quarta-feira, no Morumbis, recebeu alta do hospital no último domingo.

Ryan estava na UTI, mas evoluiu bem nos últimos dias e foi liberado pelos médicos do Hospital Albert Einstein, para onde as vítimas foram transferidas após receberem um primeiro atendimento no Hospital Campo Limpo.

A notícia foi dada pelo irmão de Ryan, Alexandre Edward, que teve ferimentos mais leves. O pai deles, Ivan Bezerra, entretanto, segue entubado na UTI, mas também tem evoluído.

“Hoje [domingo] pela tarde meu irmão teve alta do hospital. Agradeço a todos pelas orações e apoio”, escreveu Alexandre Edward, que também deu notícias sobre seu pai, cujo quadro é mais preocupante.

“Graças a Deus, de ontem para hoje meu pai aparentemente vem apresentando melhoras, ele ainda está sedado e entubado, mas fazendo movimentos leves. Os exames estão saindo conforme esperado”.

Marcos Antônio e Lucca têm lesões constatadas e desfalcam o São Paulo

Nesta segunda-feira, o São Paulo confirmou uma lesão na coxa esquerda de Marcos Antônio, e uma entorse no tornozelo direito do atacante Lucca. Com isso, os atletas são baixas para o duelo contra o Náutico, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Titular contra o Grêmio no último sábado, Marcos Antônio teve que deixar o campo logo aos oito minutos após sentir dor muscular na região da coxa. Já Lucca, que substituiu Pablo Maia, sentiu desconforto na região do tornozelo durante o segundo tempo.

Diferentemente do volante, que segue em tratamento no REFFIS Plus, em São Paulo, Lucca viajará com a delegação para continuar a recuperação em Recife, a pedido do técnico Zubeldía.

Nesta temporada, Marcos Antônio soma 18 jogos pelo Tricolor, com duas assistências. Já o jovem atacante fez apenas o seu segundo jogo pelo profissional. A estreia aconteceu recentemente, contra o Libertad, pela Libertadores. Na ocasião, o atleta entrou e marcou o gol de empate do São Paulo, que ainda garantiu a classificação do time às oitavas da competição.

O duelo contra o Náutico acontece nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos. Com a vitória por 2 a 1 no Morumbis, o Tricolor joga por um empate para conquistar a vaga às oitavas da Copa do Brasil.

São Paulo oficializa fim do time de basquete por falta de recursos

O São Paulo oficializou nesta segunda-feira o encerramento das atividades do time de basquete. Por meio de um comunicado, o clube alegou falta de recursos para dar continuidade ao projeto.

“O São Paulo Futebol Clube comunica o encerramento das atividades da equipe de basquetebol masculino profissional. O projeto, que contou com grandes nomes do esporte no País e foi inicialmente idealizado e executado pelo diretor Carlos Belmonte, foi um sucesso da modalidade em âmbito nacional e internacional, com a coroação com títulos e inúmeros grandes jogos e disputas de finais das principais competições da modalidade”, escreveu o clube.

Nos últimos anos o São Paulo se consolidou como uma das principais equipes de basquete do Brasil. O time tricolor foi campeão da Liga das Américas, na temporada 2021/22, foi vice-campeão da Copa Intercontinental, perdendo para o Tenerife, da Espanha, na final, e também chegou a duas decisões do NBB, sendo derrotado pelo Flamengo em 2020/21 e pelo Franca em 2022/23.

“O São Paulo agradece a dedicação de todos os atletas, profissionais e dirigentes que contribuíram durante estes anos em que as cores do Tricolor foram defendidas com honra, garra e empenho dentro das quadras. O Clube também agradece o apoio incondicional de torcedores e sócios ao time ao longo de todo o projeto”, prosseguiu.

Apesar do comunicado de encerramento das atividades, o clube deixou em aberto um possível retorno do basquete, caso haja uma captação de recursos para retomar o projeto.

“Futuros projetos à parte do futebol, modalidade que é motivo da existência do São Paulo Futebol Clube, só serão iniciados a partir da prévia obtenção de recursos novos para a manutenção”, concluiu.

Zubeldía monta lista com três cobradores de pênaltis

O São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 1, no último sábado à noite, no Morumbis. O gol da vitória tricolor encerrou um problema que atrapalhava o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro: os pênaltis perdidos.

Justamente de pênalti, André Silva, no fim do segundo tempo, garantiu os três pontos do São Paulo contra o Grêmio. Antes, porém, as penalidades tinham tirado o sono do técnico Luis Zubeldía. O Tricolor desperdiçou cobranças contra Sport, com Calleri, e Fortaleza, com Ferreira.

O primeiro pênalti cobrado por André Silva, o da vitória contra o Grêmio, foi também o primeiro convertido pelo São Paulo no Brasileirão. No sábado, era o centroavante o primeiro da lista de três jogadores do Tricolor “escalados” para cobranças de penalidades.

O técnico Luis Zubeldía explicou que gosta que o centroavante de seus times seja o cobrador dos pênaltis. Contra o Sport, Calleri, justamente o camisa 9 em campo na ocasião, foi quem perdeu. Contra o Fortaleza, a regra não foi seguida: mesmo com André Silva em campo, Ferreira bateu e errou.

No jogo contra o Grêmio, o São Paulo tinha seus três principais batedores à disposição em campo quando Luciano foi derrubado dentro da área. André Silva, o primeiro da lista, foi o escolhido. Depois dele, o próprio camisa 10 (o segundo atacante) e Oscar (o meia-armador) eram as opções.

– Eu gosto que os pênaltis batam o centroavante, ou, neste caso, um meia-atacante. Ou o executor da bola parada. O especialista, nesse caso o Oscar. O atacante, ou um atacante que tem gol, o Lucas Moura. Ou o 10. Sempre gostei disso. Então, a responsabilidade era primeiro do André, depois do Oscar ou do Luciano para bater. Mas hoje o Luciano eu não considerava tanto porque o goleiro conhece ele. Então, não queria muito essa situação. Mas qualquer dos três poderia chutar – disse Zubeldía.

O São Paulo, portanto, se tiver pênalti para cobrar nas próximas rodadas, deve ter André Silva na marca da cal.

Última derrota do São Paulo no Estádio dos Aflitos foi em 2012

O São Paulo visita o Náutico nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor não perde para a equipe pernambucana no Estádio dos Aflitos há mais de 12 anos.

A última derrota aconteceu no dia 15 de agosto, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. O Náutico venceu por 3 a 0, com gols de Kieza e Araújo. O terceiro gol saiu após uma falha bizarra do goleiro Rogério Ceni, que marcou contra.

Desde então, as duas equipes se enfrentaram apenas mais uma vez no Estádio dos Aflitos. No dia 3 de setembro de 2013, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, Aloísio marcou o único gol da partida e garantiu a vitória do São Paulo fora de casa.

Nesta terça-feira, o Tricolor busca confirmar sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com a vitória no jogo de ida, no Morumbis, a equipe do técnico Luis Zubeldía tem a vantagem do empate para avançar na competição.

Por outro lado, o Náutico vai precisar repetir o desempenho do duelo de 2012 para se classificar. A equipe pernambucana precisa vencer por dois de diferença para eliminar o Tricolor. Uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis.

Enzo Díaz foi um dos destaques defensivos na vitória sobre o Grêmio

No último sábado, o São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 1, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbis. Enzo Díaz foi um dos destaques defensivos do Tricolor na partida, além de contribuir com uma assistência.

O lateral direito, segundo dados do Sofascore, foi líder em desarmes (5), interceptações (4) e duelos ganhos (10/17) entre todos os jogadores. Enzo Díaz ainda liderou o São Paulo em ações defensivas (10), acertou quatro cruzamentos, deu quatro passes decisivos e criou uma grande chance.

Emprestado pelo River Plate-ARG, Enzo Díaz tem 25 jogos disputados com a camisa do São Paulo, um gol marcado e três assistências.
Vitória e compromisso pela Copa do Brasil

No Morumbis, depois de Aravena abrir o placar para o Grêmio, o São Paulo buscou o empate na segunda etapa com gol de Robert Arboleda. Em cobrança de falta, Enzo Díaz cruzou e o zagueiro testou firme para o fundo das redes.

Na reta final, de pênalti, André Silva garantiu a vitória do Tricolor Paulista.

Com o resultado, o São Paulo deu uma respirada na tabela do Campeonato Brasileiro e subiu para a 11ª posição, com 12 pontos conquistados. Agora, a equipe volta a campo nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), diante do Náutico, pela terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio dos Aflitos.

Por conta da vitória na partida de ida, no Morumbis, por 2 a 1, o Tricolor joga pelo empate para se classificar. O Náutico precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Uma vitória simples da equipe pernambucana leva a decisão para os pênaltis.

São Paulo se reapresenta e inicia preparação para o duelo contra o Náutico

O São Paulo se reapresentou, na manhã deste domingo, no CT da Barra Funda, e deu início à preparação para o duelo contra o Náutico, pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida acontece nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos.

Os titulares da vitória do São Paulo sobre o Grêmio, neste sábado, fizeram um trabalho regenerativo no REFFIS Plus, com um circuito de exercícios e um complemento na bicicleta. O restante do elenco realizou um exercício técnico no campo, sob o comando do treinador Luis Zubeldía.

A atividade contou com a presença de jogadores das categorias de base.

O zagueiro Ruan, desfalque na partida contra o Grêmio, se recuperou das dores no joelho direito e treinou normalmente neste domingo. Assim, o jogador deve estar à disposição de Zubeldía para a decisão pela Copa do Brasil.

Por outro lado, o volante Marcos Antônio, substituído ainda no primeiro tempo neste sábado, por conta de dores na região posterior da coxa esquerda, ficou no REFFIS Plus e vai passar por exames de imagem nesta segunda-feira.

Além dele, o atacante Lucca também ficou sob cuidado da fisioterapia do São Paulo, depois de sofrer uma entorse no tornozelo direito, durante a vitória sobre o Imortal.
Decisão nos Aflitos contra o Náutico

Nesta terça-feira, o São Paulo vai até o Estádio dos Aflitos em busca da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Por conta da vitória na partida de ida, no Morumbis, por 2 a 1, o Tricolor joga pelo empate para se classificar.

O Náutico precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Uma vitória simples da equipe pernambucana leva a decisão para os pênaltis.

O São Paulo tem mais uma sessão de treino nesta segunda-feira, antes de embarcar para o Recife na parte da tarde.

São Paulo x Grêmio: CBF divulga áudio de checagem de pênalti em Luciano

A CBF divulgou a conversa entre o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima e VAR Paulo Renato Moreira da Silva Coelho na checagem do lance do pênalti assinalado para o São Paulo contra o Grêmio. Convertido por André Silva, a penalidade foi decisiva na vitória por 2 a 1 dos paulistas. Os gaúchos reclamam da decisão da arbitragem.

O árbitro de vídeo Paulo Renato Moreira da Silva Coelho aciona Pereira de Lima para avaliar uma possível falta de Arboleda em Jemerson na hora da cobrança do escanteio. Ronald afasta, a bola sai da área gremista e depois volta em novo cruzamento. A equipe de arbitragem entendeu que já se configurava uma nova jogada.

Na sequência do cruzamento, Luciano dominou a bola no peito dentro da área e Camilo chegou pelo lado para tentar o desarme e tocou a perna do atacante, que caiu na área. Na conversa, Paulo cita a falta do volante gremista como “clara”. O árbitro diz que há um calço do jogador na canela de Luciano.

– Ele calça no meio da canela – diz o árbitro sobre o lance.

– O pênalti está confirmado. Porém, quando o jogador bate o escanteio, tem um braço no rosto do Jemerson que você não vê no campo. Preciso que veja e avalie se está dentro do APP, o braço de ação faltosa é muito claro no rosto, aí você avalia – disse Paulo na conversa.

No Troca de Passes, do sportv, o comentarista PC de Olivera discordou da marcação do pênalti para o São Paulo que garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, na noite deste sábado, no Morumbis. Para o comentarista do Grupo Globo, o contato não foi suficiente para impedir o atacante Luciano de seguir na jogada.

 

Com Gabriel Sara Galatasaray é campeão turco

O Galatasaray conquistou o seu 25º título turco neste domingo, o terceiro consecutivo, deixando o Fenerbahce, treinado nesta temporada por José Mourinho, como vice-campeão pela quarta temporada consecutiva.

O título teve a participação importante de Gabriel Sara, ex-São Paulo. No Campeonato Turco, o ex-São Paulo, de 25 anos, disputou 30 jogos, com 2 gols marcados e 8 assistências.

Com duas partidas restantes, o clube mais vitorioso da Turquia venceu o Kayserispor por 3 a 0 neste domingo, abrindo oito pontos de vantagem sobre o Fenerbahce, que não conquista o título há 11 anos, a maior seca de sua história.

Domínio

O Galatasaray, que se classificou para os playoffs da Liga dos Campeões, lidera o campeonato desde a terceira rodada, impulsionado por Victor Osimhen, que chegou do Napoli no início de setembro por empréstimo sem opção de compra que expira no final de junho.

Artilheiro de 25 gols no campeonato, o atacante nigeriano conseguiu fazer o argentino Mauro Icardi, ausente desde o início de novembro devido a uma ruptura no ligamento cruzado, ser esquecido por torcedores.