São Paulo vence Náutico e vai às oitavas da Copa do Brasil

O São Paulo venceu o Náutico por 2 a 1 nesta terça-feira, no estádio dos Aflitos, no Recife, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols tricolor foram marcados por Luciano e Rodriguinho, mais um jovem revelado pelas categorias de base a decidir para a equipe comandada por Luis Zubeldía. Hélio Borges descontou no fim para o Náutico.

O São Paulo já havia vencido a partida de ida, no Morumbis, por 2 a 1, de virada. Na ocasião, Luciano também foi o autor dos gols que deram a vantagem de a equipe tricolor jogar pelo empate nesta terça-feira que, ainda assim, garantiria a classificação na Copa do Brasil.

A partida desta terça foi marcada por duas expulsões no primeiro tempo. Náutico e São Paulo tiveram de atuar a maior parte do tempo com um homem a menos em campo depois que Marquinhos e Ferraresi receberam cartão vermelho por duras entradas no adversário.

O São Paulo volta a entrar em campo no próximo sábado, quando enfrenta o Mirassol, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor aguarda o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil para descobrir quem será seu adversário nas oitavas de final.

 

São Paulo abre o placar no início

A primeira boa oportunidade aconteceu logo no primeiro minuto com Luca Ferreira, que recebeu de Luciano, invadiu a área e bateu cruzado, rasteiro, obrigando o goleiro Muriel a fazer grande defesa.

Pouco depois, porém, o Náutico não conseguiu evitar o gol do São Paulo. Aos três minutos Oscar bateu escanteio na medida para Luciano subir no meio da marcação e cabecear no cantinho, sem chances para o goleiro adversário, que apenas olhou a bola morrer no fundo das redes.
Expulsões para os dois lados

O clima nos Aflitos esfriou de vez quando, aos dez minutos, Marquinhos foi expulso após forte pisão em Cédric Soares e intervenção do VAR.

Só que a vantagem numérica do São Paulo em campo durou pouco. Aos 18, foi a vez de Ferraresi receber cartão vermelho depois de dar um imprudente carrinho em Igor Fernandes, lance que também contou com revisão do VAR.

Antes do intervalo Lucas Ferreira ainda teve mais uma chance de balançar as redes. Assim como no primeiro minuto de partida, o meia-atacante, aos 47, invadiu a área e bateu forte, cruzado, mas Muriel novamente fez ótima defesa.
Segundo tempo

No segundo tempo o São Paulo optou por não se expor e administrar a segura vantagem construída no jogo de ida e na etapa inicial da partida de volta. Com um homem a menos e o campo pesado devido à chuva, os comandados de Zubeldía cadenciaram mais o confronto.

Por isso, a primeira boa oportunidade de gol do Tricolor aconteceu somente aos 22 minutos. Cédric Soares desceu pela direita e cruzou na medida para André Silva, que completou dentro da pequena área, de carrinho, mandando para fora.
Base volta a marcar

Com a entrada de jovens da base, como Ryan e Rodriguinho, o São Paulo ganhou mais poder de fogo e foi justamente em uma jogada em que os dois estiveram envolvidos que o time ampliou o placar. Aos 29, Ryan Francisco recebeu passe em profundidade e, cara a cara com o goleiro, bateu de primeira. No rebote, Rodriguinho aproveitou o fato de Muriel estar fora do gol para bater com categoria e marcar um golaço, fechando os trabalhos nos Aflitos.
Náutico desconta no fim

Aos 37 minutos, o Náutico ainda marcou seu gol de honra com Hélio Borges, que aproveitou a casquinha após cobrança de escanteio para completar de primeira. Rafael defendeu, mas, no rebote, ele mandou para o fundo das redes. Inicialmente o gol foi anulado pela arbitragem por impedimento, mas, após revisão do VAR, o lance foi validado, dando números finais à partida.

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 1 X 2 SÃO PAULO

Local: estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Data: 20 de maio de 2025, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Luciano, aos 3 do 1ºT, Rodriguinho, aos 29 do 2ºT (São Paulo); Hélio Borges, aos 37 do 2ºT (Náutico)
Cartões amarelos: Enzo Díaz, Rodriguinho (São Paulo); Carlinhos (Náutico)
Cartões vermelhos: Marquinhos (Náutico); Ferraresi (São Paulo)

NÁUTICO: Muriel; Arnaldo (Marcos Ytalo), Carlinhos, Rayan e Igor Fernandes; Auremir, Marco Antônio (Hélio Borges) e Patrick Allan (Thalissinho); Marquinhos, Kelvin (Caio Vitor) e Bruno Mezenga.
Técnico: Helio dos Anjos.

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric Soares (Bobadilla), Alisson (Pablo Maia), Oscar e Enzo Díaz; Luciano (Ruan Tressoldi), Lucas Ferreira (Rodriguinho) e André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía.

Opinião de são-paulino: durante o jogo Náutico x São Paulo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a bola está rolando e você está com a palavra.

Seus comentários serão levados ao ar durante nossa transmissão pela Web Rádio São Paulo.

Após o jogo, um debate sobre a partida por aqui e pelas nossas redes sociais com imagem:

YouTube

Facebook

X (Twitter)

Instagram

Fim do Basquete do São Paulo: luto para uns, alegria para outros.

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o São Paulo anunciou oficialmente nesta segunda-feira o fim do time de Basquete Masculino, algo que já havia sido antecipado por nós há seis meses. A nota diz que a parada é provisória, a princípio por um ano, e deve-se à dificuldade de conseguir patrocínio. E aqui temos que homenagear a incompetência do nosso Departamento de Marketing.

Eu tive informação que o clube tentou obter recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, mas como está negativado (não conseguiu a Certidão Negativa de Débitos), o objetivo não foi alcançado.

Sei que muitos, como eu, estão de  luto. Afinal, somos – ou sou – defensores de que o São Paulo é muito grande para viver apenas de futebol. Vejam outros times como Corinthians, Flamengo, Vasco, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, que mantém o time de futebol e basquete (o Vasco e o Flamengo ainda mantém o Remo). Além do mais, era o maior barato ver jogos da NBB, tendo para quem torcer.

Vamos lembrar a campanha: desde que voltou, em 2021, foi campeão da Copa Ouro, Campeão Paulista em 2021, campeão da Champions League Americas (Libertadores) 2021-2022, vice-campeão da Copa Intercontinental 2023, duas vezes vice-campeão brasileiro (2020-2021/2020-2023), vice-campeão da Copa Super 8 (2022-2023) e vice-campeão Paulista (2022).

Há os que ficaram alegres, afinal o São Paulo vai gastar menos (ou nenhum) dinheiro com o Basquete, o que vai ajudar nas finanças do clube. Também dizem que o São Paulo é FUTEBOL Clube. Portanto, o futebol vem antes do clube. Nesse caso concordo plenamente.

Mas lembro que a camisa que nosso time usa quando entra em campo carrega um escudo com cinco estrelas. Duas delas são de Adhemar Ferreira da Silva,  no Atletismo. Ou seja: não são do futebol. E tivemos Eder Jofre, José João da Silva, Aurélio Miguel, enfim, o esporte dito amador do São Paulo sempre foi gigantes. Como eu disse, “foi”.

Aos que alardeiam os gastos, NENHUM, vou repetir NENHUM centavo empregado no basquete vem do futebol. A despesa é integralmente custeada pelo Social.

Mas há motivos que justificam o fim: a maléfica administração  Júlio Casares. que loteou o Basquete com cargos políticos, sem o menor conhecimento do esporte, e conseguiram colocar a modalidade do Tricolor na lama.

Então vejamos: gastos com basquete no ano de 2024:

São Paulo: R$ 9,848 mi

Pinheiros: R$ 5,348 mi

Paulistano: R$ 2,733 mi

Tem alguma coisa errada aí. Mas, como tudo foi loteado pela conveniência política, isso se explica facilmente.

Outra coisa que preciso salientar: vi pelas redes sociais que Carlos Belmonte, atual diretor de Futebol, criou o basquete para se promover no cargo de diretor Social e chegar ao futebol. Não se sustenta essa afirmação. Não bastasse a convivência que tive com Belmonte nos tempos de Jovem Pan e saber da paixão dele pelo esporte, desde sempre quis implantar isso no São Paulo. E naquele momento, na gestão Leco, nem de longe a hipótese do futebol passava pela sua cabeça.

Também vi nas redes sociais que a decisão de Júlio Jack Pavão Casares de terminar com o basquete, foi para provar Carlos Belmonte. Não tenho essa informação, mas é só isso que esta faltando para esse presidente mequetrefe: usar a instituição para se vingar politicamente de alguém, a dano dela.

Respeito a opinião de todos, mas  me sinto órfão das noites e tardes de  basquete do São Paulo.

 

Paulo Pontes

Fantasma das lesões assombra o São Paulo mais uma vez e acende alerta

O São Paulo tem enfrentado um problema que desperta uma das maiores preocupações de toda comissão técnica: o alto número de jogadores lesionados. Desde 2020, a equipe sofre com esse fantasma e, agora, tem quatro jogadores titulares no departamento médico: Calleri, Ferreira, Marcos Antônio e Lucas Moura.

O Gato Mestre fez um levantamento considerando as lesões até o dia 20 de maio deste ano. De 2020 até aqui, o resultado aponta 2023 como o ano com mais problemas para o departamento médico do São Paulo, sendo 24.

Do número total, 11 foram musculares, uma das contusões mais comuns no clube. Na atual temporada, por exemplo, dos 16 desfalques por causa de problemas médicos, seis se encaixam nesse quadro clínico específico.

Em 2020, por outro lado, foram somente sete lesões e apenas uma foi muscular, sendo o período em que o time acumulou o menor número de incômodos gerais neste recorte. No ano seguinte, houve um aumento no departamento médico e 20 atletas passaram por ele, sendo 13 por questões nos músculos.

Em 2022, oito de 15 lesões foram musculares, enquanto em 2024 o clube são-paulino enfrentou 22 problemas no total, sendo que 12 deles estiveram dentro da mesma questão.

Agora, Calleri (ruptura do LCA), Marcos Antônio (lesão muscular na região posterior da coxa esquerda), Ferreira (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo) e Lucas Moura (estiramento na coxa esquerda) representam as principais ausências do São Paulo para os próximos confrontos.

Número de lesões no São Paulo desde 2020

Ano Lesões
2025 16
2024 22
2023 24
2022 15
2021 20
2020 7
Além deles, Lucca, com entorse no tornozelo direito, Henrique, com lesão no tornozelo esquerdo, e Igor Vinícius, diagnosticado com lombalgia, não estão à disposição de Luis Zubeldía.

O Tricolor terá quatro partidas na sequência antes da parada para a Data Fifa e precisa gerir o elenco para seguir brigando nas principais competições. O time está na 11ª colocação na tabela do Brasileirão, com 12 pontos, e já está classificado às oitavas da Libertadores.

Na Copa do Brasil, enfrenta o Náutico nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Recife, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. A equipe tem a vantagem do empate construída pelo placar de 2 a 1 na partida de ida.

 

Fonte: Globo Esporte

Objetivos do São Paulo até a parada para a Copa do Mundo de Clubes

O São Paulo começa nesta terça-feira, contra o Náutico, às 21h30 (de Brasília), uma sequência de cinco “finais” antes da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que vai paralisar as competições do futebol brasileiro por um mês, em junho e julho.

A partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, nos Aflitos, é o primeira dos cinco jogos que o São Paulo considera decisivos até 12 de junho. Nesse período, o Tricolor tem, também, três confrontos do Campeonato Brasileiro e o último da fase de grupos da Libertadores.

Depois de vencer o Náutico por 2 a 1 no Morumbis, o São Paulo tem a vantagem do empate na partida desta terça-feira. Esta, porém, é uma exceção. Nas outras quatro “finais” do Tricolor, apenas a vitória serve para que a pausa para a Copa do Mundo de Clubes seja de paz.

– São finais. Se não, tudo o que está falando, de superar momentos difíceis, não serve de nada. Temos de começar a ganhar como mandante, como hoje. (…) Vamos trabalhar para ter a maior quantidade de pontos até a pausa – disse Zubeldía, no último sábado, para resumir o momento tricolor.

A principal preocupação é com o Campeonato Brasileiro. A vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Grêmio, no último fim de semana, aliviou a tensão tricolor na competição. O time está em 11º lugar, com 12 pontos, mas chegou a estar na zona de rebaixamento durante a rodada passada.

Para chegar à parte de cima na tabela de classificação do Brasileirão, o São Paulo entende que é importante encarar os próximos jogos antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes como finais, não apenas como partidas de meio de competição.

Até 12 de junho, o São Paulo enfrenta Mirassol (no Morumbis), Bahia (na Fonte Nova) e Vasco (no Morumbis). O Tricolor entende que é importante vencer, pelo menos, todos os jogos em casa para poder ter uma pausa tranquila, distante da zona de rebaixamento e mais perto da parte de cima da tabela.

Em meio aos jogos do Brasileirão, o São Paulo se despede da fase de grupos da Libertadores. Já classificado para o mata-mata, o Tricolor encara o Talleres, na próxima terça, às 19h (de Brasília), no Morumbis, para confirmar a liderança do Grupo D.

O São Paulo está garantido nas oitavas de final da Libertadores, com 11 pontos, mas ainda precisa de pelo menos um empate para não ter chances de ser alcançado pelo Libertad, que tem oito.

Apesar de já estar no mata-mata, o Tricolor entende que precisa somar o máximo de pontos possível para ter a vantagem de decidir duelos em casa a partir das oitavas de final.

Com desfalques no ataque, Zubeldía pode mudar esquema contra o Náutico

O técnico Luis Zubeldía ganhou duas dores de cabeça para montar o São Paulo contra o Náutico, pelo duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Isso porque o clube informou nesta segunda-feira que o jovem atacante Lucca sofreu entorse no tornozelo direito e, assim, é baixa confirmada. Além dele, Ferreira, que também atua pelos lados do campo, segue em recuperação de uma lesão na fáscia plantar do pé esquerdo.

Com ambos fora de combate, o Tricolor perde duas opções de velocidade pelas pontas, o que deve forçar uma mudança estratégica por parte do treinador. Diante deste cenário, Zubeldía pode optar por um esquema com três zagueiros e cinco meio-campistas, apostando no 3-5-2 como alternativa.

O treinador argentino já mostrou familiaridade com esse modelo tático, tendo optado por utilizar o esquema no último dia 6 de maio, no duelo contra o Alianza Lima, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Na ocasião, o Tricolor venceu por 2 a 0, com dois gols de André Silva.

 

Quem pode acabar se beneficiando é o jovem Ryan Francisco. Com poucas chances até aqui no time principal, o atacante ganha espaço como possível opção no ataque — seja para iniciar jogando ou como alternativa no banco.
Com isso, Zubeldía pode optar por ir a campo com: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Alisson, Pablo Maia, Oscar e Enzo Díaz (Wendell); André Silva e Luciano.

O duelo contra o Náutico está marcado para esta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos, em Recife.

O São Paulo joga por um empate para ir às oitavas, já que venceu o confronto de ida por 2 a 1. Se perder por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis.

SP joga por um empate contra o Náutico para seguir na Copa do Brasil

O São Paulo visita o Náutico nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos, em Recife, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

O Tricolor, que entrou na competição já nesta fase, por ter se classificado para a Libertadores via Campeonato Brasileiro do ano passado, venceu por 2 a 1 o confronto de ida. Deste modo, basta um empate para a equipe de Zubeldía avançar às oitavas. Já o Náutico, que eliminou Santa Cruz e Vitória antes de enfrentar o São Paulo, terá que superar o time paulista por dois gols de diferença. Em caso de triunfo por apenas um, a vaga será decidida nos pênaltis.

Para o duelo, o técnico Luis Zubeldía não poderá contar com Lucas (trauma no joelho direito), Calleri (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo), Igor Vinícius (lombalgia), Ferreira (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Marcos Antônio (lesão muscular na coxa esquerda) e Lucca (entorse no tornozelo direito).

Por outro lado, o zagueiro Ruan, que vinha com dores no joelho direito, e o meia Rodriguinho, com uma entorse no tornozelo direito, se recuperaram de suas respectivas lesões e podem retornar ao elenco.

O São Paulo chega para o duelo com um empate e uma vitória. A última derrota do Tricolor foi no clássico contra o Palmeiras, por 1 a 0, pela oitava rodada do Brasileirão.

O Náutico, por sua vez, vem se recuperando na Série C do Campeonato Brasileiro. Nas últimas três partidas, foram dois triunfos e um empate. Sem desfalques, o técnico Hélio dos Anjos deve repetir a escalação do confronto de ida.

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO X SÃO PAULO

Local: Estádio dos Aflitos, em Recife
Data: 20 de maio de 2025, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Maíra Mastella Moreira (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

NÁUTICO: Muriel; Buiú, Felipe Santana, Carlinhos e Igor Fernandes; Marco Antonio, Patrick Allan, Marco Antônio e Caio Victor; Paulo Sérgio e Kelvin
Técnico: Hélio dos Anjos.

SÃO PAULO: Rafael, Cédric, Arboleda, Alan Franco e Enzo Diaz (Wendell); Alisson, Pablo Maia (Bobadilla) e Oscar; Lucas Ferreira, André Silva e Luciano.
Técnico: Luis Zubeldía.

São Paulo encerra preparação para pegar o Náutico

Na manhã desta segunda-feira, o elenco do São Paulo encerrou a preparação para o duelo contra o Náutico, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.

A boa notícia é o retorno do meia Rodriguinho, liberado ao se recuperar de uma entorse no tornozelo direito. O jogador realizou trabalhos técnicos e de bolas paradas. O zagueiro Ruan, que já havia participado do último treino, também está recuperado, desta vez de dores no joelho direito.

Por outro lado, o São Paulo confirmou uma lesão na coxa esquerda de Marcos Antônio, e uma entorse no tornozelo direito do atacante Lucca. Com isso, os atletas são baixas para o duelo contra o Náutico.

Diferentemente do volante, que segue em tratamento no REFFIS Plus, em São Paulo, Lucca viajará com a delegação para continuar a recuperação em Recife, a pedido do técnico Zubeldía.

Além dos dois, Zubeldía segue sem poder contar com Lucas (trauma no joelho direito), Calleri (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo), Igor Vinícius (lombalgia) e Ferreira (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo).

Deste modo, o São Paulo deve ir a campo com: Rafael, Cédric, Arboleda, Alan Franco e Enzo Diaz (Wendell); Alisson, Pablo Maia (Bobadilla) e Oscar; Lucas Ferreira, André Silva e Luciano.

O Tricolor joga por um empate para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. Isso porque venceu o jogo de ida, no Morumbis, por 2 a 1.

A delegação embarca para Recife ainda nesta segunda-feira. O duelo acontece nesta terça, às 21h30 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos.

São Paulo atrasa pagamento por Ruan e vê negociação complicar

O São Paulo tenta destravar a negociação para conseguir a permanência do zagueiro Ruan, que pertence ao Sassuolo, da Itália.

As conversas emperraram nos últimos meses. O Tricolor atrasou o pagamento de uma das duas parcelas, no valor de 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão), pelo empréstimo do defensor.

Depois do atraso, São Paulo ainda tenta convencer o Sassuolo a renovar o empréstimo de Ruan até o ano que vem. O atual contrato do defensor com o Tricolor vai apenas até o dia 30 de junho. Ele havia virado titular.

O Sassuolo ficou irritado com o atraso da parcela, que deveria ter sido paga em março, e as negociações para que o empréstimo seja prorrogado ficaram mais complexas. Mesmo assim, o São Paulo trabalha para efetuar o pagamento o quanto antes.

Por causa de seus problemas financeiros, o São Paulo tenta estender o empréstimo de Ruan até o ano que vem, quando teria condições de concretizar a compra. É exatamente a mesma situação de Marcos Antônio.

No caso do volante, o Tricolor encontrou menos resistência da Lazio. As negociações com os italianos estão avançadas para que o meio-campista permaneça por mais um ano emprestado antes de ser comprado.

Se não conseguir renovar com Ruan, o São Paulo deve ir ao mercado em busca de outro zagueiro.