Com reforço, São Paulo se reapresenta de olho no Mirassol

O elenco do São Paulo se reapresentou nesta quinta-feira no CT da Barra Funda após a vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, na última terça, no Recife, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. A novidade ficou por conta de Henrique, que voltou a trabalhar sem restrições ao lado de seus companheiros.

Henrique vinha se recuperando de uma lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo e nesta quinta participou do enfrentamento em campo reduzido promovido pela comissão técnica de Luis Zubeldía.

 

Já os jogadores que atuaram na maior parte do tempo contra o Náutico se limitaram a exercícios regenerativos nas dependências internas do CT da Barra Funda.

O São Paulo volta a treinar nesta sexta-feira, quando encerra sua preparação para o jogo contra o Mirassol, sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor é o atual 11º colocado, com 12 pontos. O time soma duas vitórias, deis empates e uma derrota na competição. O Mirassol, por sua vez, aparece logo atrás, em 12º, com 11 tentos.

São Paulo recebe notificação do Sassuolo por atraso relativo a Ruan

O Sassuolo, da Itália, buscou a Fifa e notificou o São Paulo sobre o atraso no pagamento da segunda e última parcela do empréstimo de Ruan, que deveria ter sido paga em março.

O Tricolor reconhece a dívida e busca recursos para o acerto de 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão). Por causa de outros pagamentos prioritários, a quitação acabou sendo adiada pela diretoria.

Nos últimos dias, o presidente Julio Casares entrou no circuito e teve conversas diretamente com o presidente do Sassuolo, Carlo Rossi. Ele apresentou um prazo para o pagamento.

O atraso, porém, pode causar impacto na negociação para permanência do zagueiro. Nas conversas iniciais, a diretoria sugeriu que o valor aberto fosse incluído na aquisição do jogador, mas o Sassuolo brecou tudo até que os atrasados sejam colocados em dia como anteriormente combinado.

Sob contrato com o Tricolor até o dia 30 de junho, Ruan tem demonstrado desejo de seguir no São Paulo, mas ao mesmo tempo tem recebido assédio de vários clubes que atuam na Série A do Brasileirão. Com só cinco jogos disputados, ele ainda pode se transferir para qualquer rival da competição.

Embora na negociação tenha fixado um valor de compra para caso Ruan batesse meta de jogos, o São Paulo agora tenta estender o empréstimo de Ruan até o ano que vem, quando teria condições de concretizar a compra. É exatamente a mesma situação de Marcos Antônio.

No caso do volante, o Tricolor encontrou menos resistência da Lazio. As negociações com os italianos estão avançadas para que ele permaneça por mais um ano emprestado antes de ser comprado.

Se não conseguir renovar com Ruan, o São Paulo deve ir ao mercado em busca de outro zagueiro.

Luciano e assume vice-artilharia do São Paulo em 2025

O São Paulo está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite da última terça-feira, o Tricolor venceu o Náutico, por 2 a 1, no Estádio dos Aflitos, e garantiu vaga na próxima fase da competição. Luciano foi decisivo ao abrir o placar para a equipe são-paulina.

O camisa 10 do São Paulo anotou o gol que inaugurou o marcador logo aos quatro minutos de jogo. O atacante subiu de cabeça após cobrança de escanteio de Oscar e completou para o fundo das redes. Com isso, ele assumiu o posto de vice-artilheiro do time em 2025.

Luciano chegou ao seu sexto gol na temporada e ultrapassou Ferreira, que balançou as redes cinco vezes neste ano. Agora, o jogador fica atrás apenas de André Silva, que soma 11 gols com a camisa tricolor em 2025. Lucas e Calleri, ambos com três gols, completam o top 5.
Poder de decisão

Nos últimos jogos, Luciano tem sido peça importante para o São Paulo. Embora tenha perdido o status de titular absoluto, o atleta tem contribuído mesmo saindo do banco de reservas. Nos últimos sete jogos, foram quatro participações em gols (três gols e uma assistência).

No jogo de ida contra o Náutico, por exemplo, Luciano foi o autor dos dois gols que colocaram o São Paulo em vantagem na eliminatória da Copa do Brasil. Depois, contra o Alianza Lima-PER, entrou no segundo tempo e deu a assistência para o gol de André Silva, que definiu o placar em 2 a 0.

Além disso, na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio no último sábado, Luciano foi decisivo ao sofrer o pênalti que levou à virada do São Paulo no Morumbis. O camisa 10 foi tocado e derrubado por Camilo dentro da área. André Silva foi para a cobrança e converteu, o que resultou em três pontos importantes para o Tricolor.

Luciano e a (boa) relação com a Copa do Brasil

A participação decisiva de Luciano no mata-mata contra o Náutico, claro, voltou a chamar atenção após o triunfo da última terça-feira. Segundo dados do Sofascore, nos dois jogos do duelo, ele registrou seis passes decisivos e completou quatro dribles (4/5).

As atuações em ambos os jogos, inclusive, lhe renderam elogios de Zubeldía.

“Nesses dois jogos, ele voltou ao nível que mostrou quando o conheci. Como sempre falei, é um jogador importante em todos os aspectos do time. Assim, é uma alegria que, nesses últimos dois jogos, tenha estado em um grande nível”, declarou o treinador em coletiva na última terça-feira.

Os números de Luciano em Copa do Brasil, de fato, impressionam. Peça fundamental da conquista inédita em 2023, o camisa 10 do São Paulo soma 15 gols e cinco assistências em 33 jogos. Ele é o terceiro maior artilheiro do clube na história da competição nacional.
Próximo jogo do São Paulo

Com Luciano à disposição, o São Paulo retorna aos gramados contra o Mirassol. A bola rola neste sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

São Paulo anuncia renovação de contrato do atacante Lucca

O São Paulo anunciou nesta quarta-feira a renovação de contrato do atacante Lucca, de 17 anos, que estreou no profissional no empate do São Paulo por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, pela Conmebol Libertadores, na semana passada. Ele tem dois jogos pelo profissional.

O atacante tinha vínculo com o São Paulo válido até o meio de 2026 e poderia firmar um pré-contrato com outra equipe a partir de janeiro.

O novo contrato do jogador, que conta com reajuste salarial, será válido até 30 de abril de 2028.

– Eu estou muito feliz com essa renovação. O São Paulo é meu clube de infância, estou realizando um sonho aqui. Posso dizer que, no São Paulo, encontrei a minha segunda família. É como diz o trecho de música da torcida que eu mais gosto: São Paulo é sentimento que jamais acabará.

Cria de Cotia, Lucca chegou ao clube aos nove anos.

Ao longo de sua trajetória na base, o garoto foi campeão paulista sub-11 em 2018, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 no ano passado e teve participações importantes nos títulos da Copa do Brasil Sub-20 de 2024 – marcando um gol na semifinal contra o Bahia – e da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025. Em abril, após bons jogos pelo sub-20, o garoto chamou atenção do técnico Luis Zubeldía em treinos no CT da Barra Funda e foi promovido.

Destro, está acostumado a jogar pelo lado esquerdo, justamente na posição em que bateu para o gol contra o Libertad. Ele jogou também contra o Grêmio, mas sofreu uma torção no tornozelo direito.

Internamente, o jogador é visto como uma joia que poderá render bons frutos desportivos e também para uma negociação futura.

Ao balançar as redes contra o Libertad, quando finalmente estreou, Lucca protagonizou um feito histórico. Ele se tornou o jogador mais jovem, aos 17 anos, a fazer um gol pelo São Paulo na Libertadores. Este gol, inclusive, foi decisivo para o Tricolor: classificou o time para as oitavas de final desta edição da competição continental com uma rodada de antecedência.

Grupo de 20 clubes decide boicotar eleição da CBF

Vinte clubes do futebol brasileiro, dentre eles Corinthians, São Paulo e Santos, divulgaram nesta quarta-feira um manifesto em que anunciam o boicote à eleição presidencial da CBF, marcada para o próximo domingo. As equipes criticam o atual modelo eleitoral e pedem reformas estruturais na entidade.

“Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente”, declararam em parte da nota intitulada “Sem clube não há futebol”.

O movimento reúne clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e da Liga Forte União (LFU), frentes que disputam espaço na organização do futebol nacional. Apesar disso, o Palmeiras, um dos principais nomes da Libra, não assinou o documento.

Segundo a presidente Leila Pereira, o candidato Samir Xaud representa pautas defendidas pelo clube, como governança e transparência. A única chapa é a “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, que tem Xaud como candidato a presidente.

Os clubes signatários alegam que a eleição ocorre sem garantir a devida representatividade das agremiações. Na última semana, eles publicaram, através de suas redes sociais, um documento com oito exigências, como a revisão do colégio eleitoral e a criação de um conselho de integridade, mas não obtiveram retorno prático.

Assinaram o manifesto: Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino e Sport.
Confira o manifesto completo

“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”

Adaptação tática de Zubeldía funciona, e Oscar vai bem como volante

Na noite da última terça-feira, o São Paulo garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor bateu o Náutico, por 2 a 1, no Estádio dos Aflitos, graças a gols de Luciano e Rodriguinho. Com isso, a equipe paulista avançou com o placar agregado de 4 a 2.

Em meio ao grande número de desfalques para a partida – oito, no total -, o técnico Luis Zubeldía se viu obrigado a promover mudanças na escalação. No meio-campo, por exemplo, entrou com apenas um volante de origem. Quem formou dupla com Alisson foi Oscar, que mostrou suas credenciais na ‘nova’ posição.

A lesão de Marcos Antônio, que vinha em bom momento, abriu a brecha para o treinador voltar a escalar o camisa 8 mais recuado. O argentino poderia ter escalado Bobadilla ou até Pablo Maia, que são volantes de origem, mas optou por Oscar, que correspondeu com toda sua qualidade e, agora, versatilidade.

O jogador é um meia-atacante de origem, que geralmente atua mais próximo da área, com a função de municiar os atacantes. No entanto, na vitória da última terça-feira, a adaptação tática do treinador fez com que Oscar, portanto, jogasse um pouco mais recuado, como uma espécie de segundo volante.

No duelo contra o Náutico, por exemplo, o jogador teve grande atuação – talvez uma de suas melhores desde o retorno ao clube. Além da assistência para o gol de Luciano, ele criou duas grandes chances e distribuiu cinco passes decisivos, mesmo atuando um pouco mais atrás.

Em termos defensivos, Oscar também se destacou pelo São Paulo: foi o segundo jogador do embate com mais desarmes, com cinco e realizou dez ações defensivas, além de ter ganhado oito dos 13 duelos que disputou pelo chão. Em suma, foi um jogo de muita movimentação do atleta como volante.

Esta, porém, não foi a primeira vez que Oscar atuou mais recuado. O camisa 8 já havia desempenhado tal função no clássico contra o Palmeiras, pela semifinal do Campeonato Paulista, em que o Tricolor perdeu por 1 a 0 graças a um pênalti polêmico. Assim como contra o Náutico, quem exerceu a função de meia armador na ocasião foi Luciano.

Já na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no último sábado, Oscar também chegou a atuar como volante, mesmo que por menos tempo. Após a volta do intervalo, com a saída de Pablo Maia e a entrada do garoto Lucca, ele foi recuado por Zubeldía e jogou ao lado de Alisson novamente.

A tendência é que, caso Oscar atue como volante em mais oportunidades, ganhe ainda mais experiência na posição. Dessa forma, ele pode se tornar peça importante para situações como a da última terça-feira, em que Zubeldía optou por ter um volante mais construtor.

100% recuperado de lesão muscular na região posterior da coxa esquerda, Oscar fica à disposição do técnico são-paulino, seja para jogar como meia ou como volante. Na atual temporada, o atleta soma dois gols e cinco assistências com a camisa do São Paulo.

Com Oscar disponível, o São Paulo volta a campo no próximo sábado, quando encara o Mirassol, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Veja quanto o SP faturou por classificação às oitavas da Copa do Brasil

Na noite da última terça-feira, o São Paulo garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor superou o Náutico mais uma vez, por 2 a 1, no Estádio dos Aflitos, e avançou para a próxima fase do torneio com 4 a 2 no placar agregado.

Com a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o São Paulo faturou uma bolada. Conforme antecipado pela CBF, todos os clubes que chegam à tal fase levam o valor de R$ 3.638.250,00. O valor é importante para o São Paulo, que vive situação complicada financeiramente.

Vale lembrar que, por ter entrado diretamente na terceira fase do torneio de mata-mata, o São Paulo já havia garantido outros R$ 2.315.250,00. No total, portanto, o Tricolor já embolsou quase R$ 6 milhões disputando apenas duas fases da Copa do Brasil.

Na atual temporada, a CBF reajustou os valores de premiação. O campeão, por exemplo, receberá o valor milionário de R$ 77.175.000, enquanto o vice leva R$ 33.075.000. Para efeito de comparação, em 2023, o São Paulo ergueu o título em cima do Flamengo e ganhou R$ 70 milhões para os seus cofres.

A Copa do Brasil, além do aspecto esportivo, costuma ser visada pelos clubes justamente pelos altos ganhos financeiros. Neste sentido, o São Paulo, cuja dívida está na casa dos R$ 968,2 milhões, pode, quem sabe, fazer um bom uso da alta premiação.

O Tricolor paulista fechou 2023 com uma dívida de R$ 666,6 milhões. Ao longo de 2024, portanto, o clube acabou aumentando seu débito em R$ 301,5 milhões.

 

O São Paulo se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo sétimo ano consecutivo. O Tricolor venceu o Náutico tanto na ida como na volta, por 2 a 1. No primeiro jogo, Luciano anotou os dois gols. Já no duelo de volta, Luciano e Rodriguinho balançaram as redes.

O Tricolor, portanto, manteve a tradição conquistada nos últimos anos na competição e avançou às oitavas pela sétima temporada seguida. A equipe não fica de fora desta fase da Copa do Brasil desde 2018, quando caiu ainda na quarta fase, contra o Athletico-PR.

De lá para cá, foram sete anos, com sete classificações às oitavas. Em 2020 e 2022, o São Paulo ficou próximo de disputar a decisão, mas acabou caindo nas semifinais. Já em 2023, o Tricolor foi campeão e, na temporada passada, deu adeus ao torneio nas quartas de final.

Classificado após o novo triunfo sobre o Náutico, o São Paulo, agora, aguarda o sorteio para descobrir quem será seu adversário nas oitavas de final da competição.

Antes disso, porém, o Tricolor volta aos gramados pelo Campeonato Brasileiro. Os comandados de Zubeldía enfrentam o Mirassol neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbis, pela décima rodada da Série A.

São Paulo está perto de renovar contrato de Pablo Maia até o fim de 2029

O São Paulo está próximo e renovar o contrato do volante Pablo Maia até o fim de 2029. O atual vínculo do jogador com o Tricolor é longo, até dezembro de 2027, e deve ser ampliado por mais dois anos nos próximos dias.

São Paulo e Pablo Maia chegaram a um acordo em relação a questões financeiras e outros detalhes contratuais. A renovação, neste momento, está na fase de troca de documentos.

As negociações para que o contrato de Pablo Maia fosse renovado começaram ainda no período de recuperação de uma grave lesão no tornozelo direito, que tirou o volante de ação por dois meses nesta temporada.

Revelado em Cotia, Pablo Maia está no São Paulo desde 2017. Pelo Tricolor, foi campeão paulista (2021), da Copa do Brasil (2023) e da Supercopa do Brasil (2024), mas sofreu com graves lesões no passado recente.

Em 2024, Pablo Maia teve uma grave lesão na coxa que o tirou dos gramados por nove meses. Quando voltou a jogar, em 2025, voltou a se contundir: desta vez, precisou passar por cirurgia no tornozelo.

Agora, está de volta, mas ainda como reserva. O meio-campista entrou no segundo tempo da vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Náutico, na última terça-feira, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

São Paulo encaminha renovação de contrato do atacante Lucca

O São Paulo encaminhou nesta quarta-feira a renovação de contrato do atacante Lucca, de 17 anos, que estreou no profissional no empate do São Paulo por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, pela Conmebol Libertadores, na semana passada. Ele tem dois jogos pelo profissional.

O atacante atualmente tem vínculo com o São Paulo válido até o meio de 2026 e poderia firmar um pré-contrato com outra equipe a partir de janeiro.

O novo contrato do jogador, que conta com reajuste salarial, deve ser válido até a metade de 2028.

Cria de Cotia, Lucca chegou ao clube aos 11 anos. Em abril, após bons jogos pelo sub-20, o garoto chamou atenção do técnico Luis Zubeldía em treinos no CT da Barra Funda e foi promovido.

Destro, está acostumado a jogar pelo lado esquerdo, justamente na posição em que bateu para o gol contra o Libertad. Ele jogou também contra o Grêmio, mas sofreu uma torção no tornozelo direito.

Internamente, o jogador é visto como uma joia que poderá render bons frutos desportivos e também para uma negociação futura.

Ao balançar as redes contra o Libertad, quando finalmente estreou, Lucca protagonizou um feito histórico. Ele se tornou o jogador mais jovem, aos 17 anos, a fazer um gol pelo São Paulo na Libertadores. Este gol, inclusive, foi decisivo para o Tricolor: classificou o time para as oitavas de final desta edição da competição continental com uma rodada de antecedência.