SP vence Talleres e vai às oitavas da Libertadores como líder do Grupo D

O São Paulo venceu o Talleres nesta terça-feira, por 2 a 1, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Sabino, no primeiro tempo, e Luciano, na etapa complementar, marcaram os gols do Tricolor. Girotti balançou as redes para a equipe argentina.

Com o resultado, o São Paulo, que entrou em campo já classificado para as oitavas de final, confirmou a primeira colocação do Grupo D. O Tricolor também tem chance de garantir a segunda melhor campanha geral do torneio, atrás somente do Palmeiras, dependendo dos outros resultados desta última rodada da fase de grupos.

A equipe comandada por Luis Zubeldía, aliás, quebrou o incômodo jejum de vitórias em casa na atual edição da Libertadores. Após dois empates no Morumbis, o time, enfim, somou três pontos diante de sua torcida, que compareceu em bom número nas arquibancadas.

O São Paulo volta a entrar em campo no próximo sábado, quando visita o Bahia, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Já na Libertadores o time aguarda o sorteio que definirá os confrontos das oitavas de final e que está marcado para acontecer no dia 2 de junho, às 12h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Tricolor abre o placar

A etapa inicial foi de poucas emoções no Morumbis. A primeira boa oportunidade de gol aconteceu somente aos 25 minutos, quando o São Paulo abriu o placar. Bobadilla cobrou falta na área, André Silva apareceu para cabecear no primeiro pau, a bola desviou em Sabino e morreu no fundo das redes, no cantinho, sem chances para o goleiro do Talleres.
Talleres empata

Mas, a vantagem tricolor durou pouco. Aos 38 minutos, Depietri finalizou de fora da área e Girotti conseguiu dominar no meio do caminho para bater forte, no canto, tirando qualquer possibilidade de defesa do goleiro Rafael e empatando a partida para o Talleres.

Antes do intervalo, o Tricolor ainda teve uma excelente chance para retomar a frente no placar. Aos 41, aproveitando a falha na saída de bola do Talleres, André Silva dominou na entrada da área e acionou Lucas Ferreira, que bateu cruzado, mandando muito próximo à meta do time argentino.
Segundo tempo

Se o primeiro tempo foi morno, a etapa complementar teve ainda menos emoções. Ambos os times enfrentaram dificuldades para criar jogadas que levassem perigo ao gol adversário, o que foi deixando a torcida bastante insatisfeita no Morumbis.
Ryan perde gol cara a cara

Mas, aos 20 minutos, o São Paulo teve uma chance de ouro para retomar a frente no placar. Ryan Francisco conseguiu fazer o desarme já no campo de ataque, tocou para Luciano e recebeu de volta, ficando cara a cara com o goleiro. O jovem atacante tentou driblá-lo, mas, sem sucesso, viu a bola sair pela linha de fundo.
Blitz tricolor

A partir de então a torcida inflamou na arquibancada, e a pressão do São Paulo começou. Henrique, outro garoto a entrar no segundo tempo, recebeu pela direita, passou no meio de dois marcadores e bateu forte, mandando por cima do travessão. Depois foi a vez de Luciano receber na entrada da área e bater colocado, buscando o canto, tirando tinta da trave.
Luciano salva a noite

Mas, de tanto insistir, o São Paulo acabou premiado com o gol da vitória aos 38 minutos, quando Luciano ficou com a sobra após bate-rebate na entrada da área e soltou a bomba, sem qualquer chance para o goleiro do Talleres, garantindo a festa tricolor nas arquibancadas.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 TALLERES

Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 27 de maio de 2025, terça-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Miguel Rocha (CHI) e Carlos Venegas (CHI)
VAR: Francisco Gilabert (CHI)

Público: 35.102 torcedores
Renda: R$ 2.181.670,00

Gols: Sabino, aos 26 do 1ºT, e Luciano, aos 38 do 2ºT (São Paulo); Girotti, aos 38 do 1ºT (Talleres)
Cartões amarelos: Navarro, Girotti (Talleres); Sabino (São Paulo)

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Pablo Maia, Bobadilla e Alves (Henrique); Lucas Ferreira (Ryan Francisco), Wendell e André Silva (Luciano).
Técnico: Luis Zubeldía.

TALLERES: Burrai; Schiott, Portillo, Fernández (Nahuel Bustos) e Navarro; Portilla (Portillo), Matías Galarza e Botta (Reynoso); Galarza (Ortegoza) (Lima Morais); Depietri e Girotti.
Técnico: Mariano Levisman.

Opinião de são-paulino: durante o jogo São Paulo x Talleres

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a bola está rolando e você está com a palavra.

Seus comentários serão levados ao ar durante nossa transmissão pela Web Rádio São Paulo.

Após o jogo, um debate sobre a partida por aqui e pelas nossas redes sociais com imagem:

YouTube

Facebook

X (Twitter)

Instagram

São Paulo apresenta nova composição do DEM

O São Paulo apresentou nesta segunda-feira, durante reunião do Conselho Deliberativo, a nova composição do DEM – Departamento de Excelência Médica. Pelos nomes que o compõem, os meus leitores e minhas leitoras vão entender a razão de eu chamar de DEM – Departamento de Excrecência Médica.

Vejam os nomes e funções:

Dorival Decoussau – Diretor Institucional (ex-detento por fraude em guias do INSS, atualmente com título do São Paulo penhorado na Justiça por dívidas). Qual sua ligação com a Medicina?

Jaime Franco – Conselheiro vitalício e Assessor da Presidência. Qual sua ligação com a Medicina?

Hilton Vargas Lutfi – Ortopedista (ufa!)

João Manoel Theotônio dos Santos  – Cardiologista (ufa 2!!!

Luis Roberto Balducci – Ginecologista especialista em reprodução humana (oi???)

Luiz Freire Junior – Conselheiro vitalício . Qual sua ligação com a Medicina?

Priscila Alvarenga – Esposa do Conselheiro (ah, entendi), fisioterapeuta (ufa 3) .

Nota: o nome de Fernando Fernandes, pediatra que até outro dia dirigia o departamento, não está aparecendo.

Entendem a razão de tantos erros no departamento médico do clube?

 

Paulo Pontes

Veja o que o SP precisa para garantir segunda melhor campanha

Já classificado para as oitavas de final da Libertadores, o São Paulo entra em campo nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), diante do Talleres, no Morumbis, com um objetivo a mais: garantir a segunda melhor campanha geral da fase de grupos da competição continental.

Com 11 pontos, o Tricolor ocupa hoje a terceira colocação na classificação geral, empatado com o River Plate, mas atrás nos critérios de desempate por conta dos gols marcados — 12 a 8 para os argentinos. Isso porque ambos possuem o mesmo saldo de gols (5), primeiro critério após pontos somados.

Para ultrapassar o rival argentino, o time comandado por Luis Zubeldía precisa vencer o Talleres e fazer um saldo melhor que o River, que enfrenta o Universitario-PER, em casa.

A liderança geral já é do Palmeiras, com 15 pontos e 100% de aproveitamento. O clube da Barra Funda já assegurou que, se chegar às semifinais, decidirá sempre em casa. O São Paulo, por sua vez, busca garantir pelo menos a segunda posição para ter vantagem no mata-mata em jogos decisivos até a semifinal, em caso de avanço.

Além do River, o Central Córdoba corre por fora na briga. Os argentinos têm 11 pontos e três de saldo, mas enfrentam a LDU, fora de casa, ainda brigando por vaga nas oitavas. Um tropeço dos dois concorrentes e uma vitória simples do São Paulo já colocaria o time paulista com a segunda melhor campanha geral.

Em caso de empate no Morumbis, a situação complica bastante. O Tricolor teria que torcer por derrota do River e ainda depender de uma combinação improvável de outros sete resultados. A ordem, portanto, é clara: vencer e torcer por uma combinação favorável para terminar a fase de grupos na vice-liderança geral da Libertadores.

Bobadilla explica importância de decidir em casa

Já classificado ao mata-mata da Libertadores, o São Paulo busca nesta terça-feira contra o Talleres, no Morumbis, garantir a liderança do Grupo D. O volante Bobadilla explicou a importância de se classificar em primeiro, que possibilitaria ao Tricolor decidir as oitavas de final em casa.

O paraguaio lembrou da campanha são-paulina na edição de 2024. Na ocasião, a equipe terminou a fase de grupos como líder de sua chave e decidiu em casa até as quartas de final, quando foi eliminada pelo Botafogo. Bobadilla afirmou que o time seria um dos favoritos se não fosse pela eliminação e entende que o Tricolor é um dos cotados para chegar à final neste ano.

“No ano passado a gente terminou em primeiro e decidíamos sempre em casa. Decidir em casa com nosso torcedor é muito importante. Ano passado, se a gente passasse, éramos um time muito favorito para chegar à final e acho que esse ano não vai ser diferente. Precisamos do apoio do torcedor, então terminar em primeiro é importante para decidir em casa todos os jogos”, disse Bobadilla, em entrevista à SPFC Play nesta segunda-feira.

O São Paulo ainda tenta vencer o primeiro jogo no Morumbis nesta edição da Libertadores. Até o momento, a equipe de Luis Zubeldía empatou com Alianza Lima-PER (2 a 2) e Libertad-PAR (1 a 1). Bobadilla projetou o embate contra o Talleres diante da torcida tricolor.

“Um adversário que a gente já conhece, ano passado jogamos contra eles também. Ganhamos lá nesse ano em um jogo díficil. Aqui não vai ser diferente. Vai ser um jogo muito travado, eles têm muita intensidade. Vamos tentar fazer o nosso melhor jogo, fazer a bola andar o mais rápido possível para chegar perto do gol e estar focado o tempo todo”, comentou.

“Uma noite de Libertadores no Morumbis é sempre especial pelo apoio da torcida, que se sente diferente nesses jogos, assim como nosso elenco”, ressaltou.

A bola rola para São Paulo e Talleres a partir das 19h (de Brasília). O Tricolor lidera o Grupo D, com 11 pontos, enquanto o time argentino ocupa a terceira posição, com quatro unidades.

Classificado, São Paulo recebe Talleres hoje no Morumbi

Nesta terça-feira, em confronto válido pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores, o São Paulo recebe o Talleres, no Morumbi, às 19h (de Brasília).

No último sábado, o São Paulo foi derrotado pelo Mirassol por 2 a 0, em pleno Morumbis, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do time do interior paulista foram marcados por Gabriel e Reinaldo, ex-Tricolor, de pênalti. Após o apito final, vaias foram proferidas nas arquibancadas, o que tem se tornado rotina para a equipe de Luis Zubeldía na competição.

Já pela Libertadores, a equipe empatou em 1 a 1 com o Libertad na última quarta, também no Morumbis, pela penúltima rodada da fase de grupos. O duelo foi marcado pela expulsão precoce do volante Alisson, aos 16 minutos do primeiro tempo, o que condicionou a partida.

Com o resultado, o São Paulo assegurou a vaga para as oitavas de final da Copa Libertadores, mas, se vencesse, poderia ter não só garantido a classificação como também a liderança do Grupo D.

O empate também manteve o jejum de vitórias em casa do São Paulo nesta edição da Libertadores. O time comandado por Luis Zubeldía bateu todos os seus adversários como visitante, mas, atuando diante de sua torcida, ficou no 2 a 2 com o Alianza Lima, do Peru, e no 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai.

O treinador argentino não contará com Alisson (suspenso), Oscar (edema na coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Igor Vinícius (lombalgia), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Lucca (entorse no tornozelo direito), Marcos Antônio (lesão na região posterior da coxa esquerda) e Ruan (dores no joelho direito).

Do outro lado, o Talleres não terá à disposição o meia-atacante Emanuel Reynoso, enquanto o goleiro Guido Herrera e o lateral-direito Gastón Benavídez são dúvidas.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X TALLERES

Local: Morumbi, em São Paulo, SP
Data: 27 de maio de 2025, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Pero Maza
Assistentes: Miguel Rocha e Carlos Venegas
VAR: Francisco Gilabert

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Alan Franco; Enzo Díaz, Pablo Maia, Alves, Luciano e Cédric Soares; Lucas Ferreira e André Silva
Técnico: Luis Zubeldía

TALLERES: Burral; Schott, Portillo, Rodríguez e Navarro; Portilla, Ortegoza, Rick, Botta e Galarza; Bustos
Técnico: Cacique Medina

São Paulo encerra preparação para pegar o Talleres

Nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo encerrou sua preparação para enfrentar o Talleres, em confronto válido pela sexta rodada da fase de grupos da Libertadores. A bola rola nesta terça, no Morumbi, a partir das 19h (de Brasília).

Após aquecimento e trabalhos de fundamentos técnicos e trocas de passes, Luis Zubeldía e sua comissão separaram o grupo, dentre os quais estavam os 11 que devem iniciar a partida com os argentinos, para orientações táticas. Por fim, parte dos atletas ainda trabalhou finalizações.

Para o duelo, o treinador argentino não deverá contar com nove atletas, são eles: Oscar (edema na coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Igor Vinícius (lombalgia), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Lucca (entorse no tornozelo direito), Marcos Antônio (lesão na região posterior da coxa esquerda) e Ruan (dores no joelho direito).

Desta forma, o Tricolor deve entrar em campo com: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Alan Franco; Enzo Díaz, Pablo Maia, Alves, Luciano e Cédric Soares; Lucas Ferreira e André Silva.

Pela Libertadores, a equipe vem de empate por 1 a 1 com o Libertad na última quarta, no Morumbis. Com o resultado, o São Paulo assegurou a vaga para as oitavas de final da Copa Libertadores, mas, se vencesse, poderia ter não só garantido a classificação como também a liderança do Grupo D.

O empate também manteve o jejum de vitórias em casa do São Paulo nesta edição da Libertadores. O time comandado por Luis Zubeldía bateu todos os seus adversários como visitante, mas, atuando diante de sua torcida, ficou no 2 a 2 com o Alianza Lima, do Peru, e no 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai.

Veja quem mais usou base no São Paulo desde 2022

Conhecido por ter uma das melhores categorias de base do país, o São Paulo vive um ano em que os garotos são cada vez mais importantes. Em números absolutos, o técnico Luis Zubeldía aparece atrás apenas de Rogério Ceni no ranking de treinadores que mais relacionaram e utilizaram atletas de Cotia desde 2022.

Ao todo, ele já utilizou 27 jogadores formados pelo clube. O argentino ultrapassou Thiago Carpini, à frente do clube em 2024, e também Dorival Júnior, que comandou a equipe em 2023.
Rogério Ceni lidera com 37 jogadores da base relacionados dentre os 74 totais entre 2022 e 2023, período em que foi treinador do São Paulo.

O hoje comandante do Bahia revelou o zagueiro Beraldo, que atualmente defende o PSG, e também Rodriguinho, autor do gol da classificação são-paulina às oitavas da Copa do Brasil neste ano. Veja a lista:

Treinadores que mais relacionaram garotos da base do São Paulo desde 2022

Treinador Jovens da base relacionados
Rogério Ceni 37
Luis Zubeldía 27
Dorival Júnior 23
Thiago Carpini 14
Milton Cruz 7
Desde 2024, Zubeldía relacionou 57 atletas no total. Desses, 27 são oriundos de Cotia, totalizando 47% do elenco convocado pelo treinador.

Só na atual temporada, 15 já estiveram à disposição dele. Os mais utilizados até aqui foram Lucas Ferreira, Ryan Francisco, Matheus Alves e Rodriguinho.

Lucca, por sua vez, foi recém-promovido e busca espaço na equipe comandada pelo treinador. Com um gol decisivo na penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores, que carimbou a classificação do clube às oitavas do torneio, a tendência é que receba maior confiança e sequência ao decorrer do ano.

Jogadores da base que mais atuaram em 2025

Jogador Jogos
Lucas Ferreira 19
Matheus Alves 14
Ryan Francisco 11
Rodriguinho 8
– Sou um dos treinadores que trabalhou com mais jovens no futebol sul-americano. Isso é planejamento. Cheguei com o plantel armado. A direção sabe o que penso a respeito dos jovens, chegará o tempo de usa-los mais, mas dentro do planejamento. Não é usar por usar. Não sou um expert nesse assunto, mas a história da minha carreira é de trabalhar muito bem a promoção e a consolidação dos jovens no time de cima – disse Zubeldía, no ano passado.

Desde o dia 20 de abril de 2024 como treinador do São Paulo, Zubeldía tem Lucas Ferreira como jovem mais usado. Até então, são 19 jogos sob o comando do argentino. A lista de atletas da base escalados pelo atual técnico é a seguinte:

Lucas Ferreira: 19 jogos
William Gomes: 15 jogos
Matheus Alves: 14 jogos
Liziero: 11 jogos
Ryan Francisco: 11 jogos
Moreira: 9 jogos
Rodriguinho: 8 jogos
Patryck Lanza: 4 jogos
Lucca: 2 jogos
Felipe Negrucci e Henrique Carmo: 1 jogo

Os números gerais de cada um dos últimos treinadores do São Paulo em relação ao trabalho feito com a base são os seguintes:

Rogério Ceni em 2022 e 2023
74 jogadores relacionados
37 oriundos da base = 50%
Dorival Júnior em 2023
45 jogadores relacionados
23 oriundos da base = 51,11%
Thiago Carpini em 2024
37 jogadores relacionados
14 oriundos da base = 37,84%
Milton Cruz em 2024 (1 jogo)
23 jogadores relacionados
7 oriundos da base = 30,44%
Zubeldía em 2024 e 2025
57 jogadores relacionados
27 oriundos da base = 47,34%
Com a necessidade em meio a um número alto de desfalques ao decorrer da temporada, os garotos de Cotia tem aparecido com frequência entre as opções. Na terça-feira, inclusive, mais um pode receber oportunidade na partida contra o Talleres, às 19h, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.

 

Fonte: Globo Esporte

São Paulo pode repetir feito de campanha vitoriosa na Libertadores em 2005

O São Paulo enfrenta o Talleres, nesta terça-feira, em busca de confirmar a liderança do Grupo D da Libertadores. Além disso, o Tricolor paulista tem a chance de igualar um feito conquistado pela última vez na campanha campeã de 2005: a invencibilidade na fase de grupos.

Desde 2005, quando foi campeão, o São Paulo não conseguiu terminar a fase de grupos com uma campanha invicta, em 12 participações. Atualmente, o Tricolor do Morumbis, nos cinco jogos iniciais, venceu três – todos como visitante – e empatou duas vezes.

Quando conquistou o tricampeonato, o São Paulo venceu três partidas e empatou outras três, no então Grupo 3 da Libertadores. A equipe terminou na liderança da chave, com 12 unidades, superando Universidad do Chile, Quilmes e The Strongest.

Já em 2025, o São Paulo lidera o Grupo D da Libertadores com 11 pontos e busca sua primeira vitória diante de sua torcida. Longe de seus domínios, o time de Zubeldía venceu Talleres (1 a 0), Alianza Lima (2 a 0) e Libertad (2 a o). Em casa, empatou com Alianza Lima (2 a 2) e Libertad (1 a 1).

Garantido de forma antecipada às oitavas de final, o São Paulo busca uma vitória sobre os argentinos para confirmar a primeira colocação no Grupo D. Um empate no Morumbis contra o Talleres, porém, também assegura a liderança na chave para os são-paulinos.