Veja o que pode acontecer com Bobadilla depois de acusação de xenofobia

O volante paraguaio Damián Bobadilla, do São Paulo, pode ser suspenso de competições organizadas pela Conmebol após ter sido acusado de xenofobia pelo lateral-esquerdo venezuelano Miguel Navarro, do Talleres, em partida pela Conmebol Libertadores, no Morumbis.

Segundo Navarro, Bobadilla disse que ele era um “venezuelano morto de fome”. O jogador do Talleres registrou um boletim de ocorrência no estádio. O volante paraguaio, no entanto, deixou o estádio antes de ser procurado pela Polícia Militar para prestar depoimento.

Ainda segundo a PM, caso necessário, ele deve comparecer à DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) nesta quarta-feira.

É o segundo caso de xenofobia na Libertadores deste ano.

No primeiro, em abril, o meia uruguaio Pablo Ceppelini, do Alianza Lima, do Peru, pegou quatro meses de gancho por chamar torcedores do Boca Juniors de “bolivianos”. O crime foi registrado no jogo de volta entre os clubes na pré-Libertadores, em La Bombonera.

Até a última atualização desta notícia, a Conmebol não havia se manifestado sobre as acusações de Navarro contra Bobadilla, assim como o São Paulo.

O Talleres, por meio de uma publicação nas redes sociais, repudiou o caso.

– Nos solidarizamos profundamente com Miguel e com sua família neste momento. Como instituição, levantamos a voz contra qualquer forma de discriminação. Não há lugar para o ódio no futebol.

– O futebol é uma ferramenta de integração, respeito e união entre as culturas. Seguiremos trabalhando para que esses valores prevaleçam dentro e fora do gramado. Miguel, estamos orgulhosos de você suas origens. Todos do Talleres estão com você.

Antes de dar entrevista e confirmar o caso, Navarro também se manifestou nas redes sociais:

– Quisera eu poder ter nas minhas mãos a solução para a fome que vive meu país, espero que Deus me dê abundância para poder ajudar. Não creio que se possa fazer muito sobre a pobreza mental.

– Nunca me envergonharei das minhas raízes, irei até as últimas consequências frente ao ato de xenofobia que vivi hoje no Brasil pelas mãos de Damián Bobadilla. No futebol não há espaço para discursos de ódio.

Navarro chorou em campo
A confusão começou aos 41 minutos do segundo tempo, enquanto o São Paulo comemorava o segundo gol da vitória por 2 a 1, marcado por Luciano.

Bobadilla e Navarro discutiram, e o jogador do Talleres ameaçou deixar o jogo.

Chorando muito, o venezuelano foi consolado até mesmo por jogadores do São Paulo e pelo árbitro, sendo convencido a continuar na partida.

Bobadilla deixa o Morumbi antes de ser procurado pela PM

O volante Damián Bobadilla, do São Paulo, deixou o Morumbis antes de ser procurado pela Polícia Militar para prestar depoimento por ter sido acusado de xenofobia pelo venezuelano Navarro, do Talleres. Policiais foram ao vestiário do Tricolor para que o jogador fosse levado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) do estádio, mas não o encontraram.

De acordo com a Polícia Militar, o São Paulo informou que Bobadilla, se necessário, vai comparecer à DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) nesta quarta-feira para prestar depoimento por ter sido acusado de xenofobia durante a vitória do Tricolor sobre o Talleres, pela Conmebol Libertadores. O clube não se manifestou.

Assim como Bobadilla, outros jogadores do Tricolor também já haviam deixado os vestiários do Morumbis quando a Polícia Militar foi ao local para tentar ouvir o volante paraguaio. Isso aconteceu enquanto treinadores concediam entrevista coletiva e outros atletas passavam pela área de imprensa.

O ge procurou o São Paulo, mas até a publicação desta reportagem ainda não obteve uma posição oficial sobre o caso. O clube pretende aguardar a formulação do Boletim de Ocorrência para se manifestar sobre as acusações de Navarro.

Depois da partida, Navarro foi conduzido ao espaço designado para a Polícia Militar no Morumbis. Em seguida, foi levado ao Jecrim para prestar depoimento. O lateral-esquerdo e mais duas testemunhas, jogadores do Talleres, relataram o que dizem ter acontecido em campo.

O ge ouviu que Navarro, durante o depoimento, chorou e se mostrou muito abalado com o que alega ter ouvido de Bobadilla dentro de campo. De acordo com o jogador do Talleres, o volante do São Paulo disse “venezuelano morto de fome” para ofendê-lo.

O jogador também fez um post nas redes sociais dando a entender isso.

– Quisera eu poder ter nas minhas mãos a solução para a fome que vive meu país, espero que Deus me dê abundância para poder ajudar. Não creio que se possa fazer muito sobre a pobreza mental.

– Nunca me envergonharei das minhas raízes, irei até as últimas consequências frente ao ato de xenofobia que vivi hoje no Brasil pelas mãos de Damián Bobadilla. No futebol não há espaço para discursos de ódio.

Em nota nas redes sociais, o Clube Atlético Talleres repudiou o ato de xenofobia sofrido por Navarro.

– Nos solidarizamos profundamente com Miguel e com sua família neste momento. Como instituição, levantamos a voz contra qualquer forma de discriminação. Não há lugar para o ódio no futebol.

– O futebol é uma ferramenta de integração, respeito e união entre as culturas. Seguiremos trabalhando para que esses valores prevaleçam dentro e fora do gramado. Miguel, estamos orgulhosos de você suas origens. Todos do Talleres estão com você.

Zubeldía explica dobra de laterais-esquerdos contra o Talleres

O técnico Luis Zubeldía ousou nesta terça-feira, na vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Talleres, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O comandante tricolor apostou em uma dobradinha de laterais-esquerdos e conseguiu sair de campo com o resultado positivo.

Enquanto Wendell atuou em sua posição de origem, como lateral-esquerdo, Enzo Díaz foi posicionado mais avançado, tendo liberdade para atacar com profundidade, como uma espécie de ponta.

“Por um lado, não tenho o ponta. Rodriguinho, pouco a pouco, está fazendo algo parecido, hoje era um jogo de Libertadores, não tínhamos o resultado que nos permitia seguir em primeiro lugar do grupo. Se perdêssemos hoje e o Libertad ganhasse, nós poderíamos ficar em segundo na classificação. Então, vendo que o jogo era muito importante pelo resultado, tivemos que colocar uma equipe física, que gera um pouco de surpresa por essa dobra, mas falei com a comissão que ia colocar Wendell recuado e Enzo mais avançado”, afirmou Zubeldía.

De fato, o São Paulo não tem tido muitas opções na ponta esquerda nessa altura da temporada. Ferreirinha, Lucca, Lucas Moura, jogadores que poderiam atuar no setor, se recuperam de lesão. Desta forma, Zubeldía não viu outra alternativa a não ser improvisar um atleta de outra posição, no caso, Enzo Díaz, já que Rodriguinho, que seria uma segunda opção, ainda vem sendo lapidado para atuar nesta área do campo.

“Colocar Rodriguinho de perna invertida, sendo um meia, não era o mais adequado para ele. No outro lado, tínhamos o Lucas Ferreira, ele não podia jogar mais de 15 minutos no segundo tempo. Muitos jogadores só podiam jogar 60 minutos. Aí colocamos o Henrique, depois Ryan e Luciano. Estávamos convencidos de que Wendell e Díaz poderiam fazer um jogo aceitável e creio que fizeram de boa maneira”, completou Zubeldía.

O São Paulo agora volta o foco para o duelo com o Bahia, no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Resta saber se o técnico tricolor seguirá apostando na dobradinha de laterais-esquerdos ou mudará o esquema tático mais uma vez devido à extensa lista de desfalques.

Ryan Francisco será titular do São Paulo contra o Bahia de Rogério Ceni

Ryan Francisco terá uma grande oportunidade para mostrar seu futebol no próximo sábado. O jovem atacante revelado pelas categorias de base do São Paulo será titular no confronto com o Bahia, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.

Ryan Francisco teve uma rápida ascensão ao profissional após se destacar na Copinha deste ano, sendo não só campeão, mas também o craque do torneio. Mas, desde então, o atacante teve poucas oportunidades para se desenvolver dentro de campo, vendo outros garotos recém-promovidos, como Lucas Ferreira e Alves ganharem muito mais espaço no time principal, embora não tenham se destacado tanto quanto ele na equipe sub-20.

“Me parece um jogador que está em crescimento, está aportando muito com minutos que vamos dando para ele. Agora contra o Bahia vai ter outro jogo como titular. Olha que boa notícia estou lhe dando. Já jogou contra o Ceará e agora vai jogar contra o Bahia. Espero que se Ryan jogar mal algum jogo, a gente apoie ele. Porque é um jogador de 18, 19 anos”, comentou Zubeldía.

Alves, por exemplo, soma 15 jogos pelo São Paulo, nove deles como titular. Lucas Ferreira, por sua vez, acumula 20 partidas, 11 como titular. Já Ryan Francisco tem 12 jogos, mas em apenas duas oportunidades começou jogando. Em todas as outas ocasiões o garoto saiu do banco de reservas.

O número de chances menor em comparação com Lucas Ferreira ou Alves tem um motivo. Ryan Francisco disputa posição com Calleri e André Silva. O primeiro é ídolo do São Paulo e considerado titular absoluto da equipe quando saudável. Já o segundo é o substituo direto do argentino.

Calleri, entretanto, se lesionou e teve de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo. Assim, Ryan Francisco passou a ser o substituto direto de André Silva, novo titular no ataque do São Paulo graças à ausência do camisa 9. Agora, é hora de o jovem revelado em Cotia aproveitar esse período para mostrar a Zubeldía que tem condições de brigar de igual para igual com as outras opções no elenco para a vaga de centroavante, apesar da pouca experiência.

Navarro revela qual foi a suposta ofensa de Bobadilla

Navarro detalhou a discussão que teve com Bobadilla e que resultou em um suposto ato xenofóbico durante a vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Talleres, nesta terça-feira, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O jogador venezuelano, que já havia se manifestado pelas redes sociais, desta vez também revelou qual teria sido a ofensa proferida pelo volante do tricolor que o abalou profundamente.

“É realmente lamentável falar desse tipo de coisa. Quando o São Paulo fez 2 a 1, falei para o árbitro para recomeçar o jogo rápido, porque o Luciano estava praticamente dando a volta no campo na comemoração e precisávamos jogar”, iniciou Navarro.

“O Bobadilla me disse que eu sempre fazia cera, e eu respondi que não tinha como fazer cera porque eles estavam ganhando. Foi aí que ele me chamou de venezuelano morto de fome”, completou.

A suposta ofensa de Bobadilla teria relação com a difícil situação atravessada pelo povo venezuelano. Nos últimos anos, milhões de habitantes tiveram de emigrar devido ao estado de calamidade do país, alguns chegando a não ter o que comer.

Justamente por isso, Navarro não se conteve e foi às lágrimas no gramado. O jogador do Talleres, inclusive, não queria seguir na partida, mas teve de continuar até o apito final, já que sua equipe havia realizado todas as substituições e não poderia ficar com um homem a menos nos minutos restantes.

“Quis sair, mas lamentavelmente não tínhamos mais substituições. Pelo trabalho que fizeram meus companheiros, não quis sair do campo, deixar o time com um jogador a menos. Minha cabeça não estava lá naquele momento”, prosseguiu.

“Que a Justiça seja feita. Ano passado, quando viemos jogar aqui, dois jogadores nossos foram conduzidos à polícia. Fazem um escândalo quando algo acontece com eles, agora que aconteceu comigo, primeira vez que acontece isso comigo, é lamentável. Depois de um jogo o que tem que ser falado é sobre coisas do jogo”, concluiu Navarro.

O jogador do Talleres prestou depoimento no Jecrim (Juizado Especial Criminal), ainda no Morumbis. Bobadilla, por sua vez, deverá esclarecer o caso à polícia nos próximos dias.
Talleres se manifesta sobre o caso

Após a partida, o Talleres também se manifestou oficialmente sobre a suposta ofensa direcionada a Miguel Navarro ainda em campo.

Nós do Club Atlético Talleres queremos expressas nosso mais enérgico repúdio ao ato de xenofobia eu sofreu nosso jogador Miguel Navarro.

Nos solidarizamos profundamente com Miguel e com a sua família neste momento. Como instituição, levantamos voz contra qualquer forma de discriminação. Não há lugar para o ódio no futebol.

O futebol é uma ferramenta de integração, respeito e união entre culturas. Seguiremos trabalhando para que esses valores prevaleçam dentro e fora do campo.

Miguel, estamos orgulhosos de você e de suas origens. O Talleres inteiro te acompanha.

Sabino comemora oportunidade como titular do São Paulo e gol

Sabino foi uma das novidades na escalação do São Paulo para enfrentar o Talleres nesta terça-feira, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O zagueiro não só foi bem defensivamente como também acabou abrindo o placar para o São Paulo, desviando a cabeçada de André Silva antes de a bola morrer no fundo das redes. Após a partida, Sabino não escondeu a satisfação pela noite especial vivida no Morumbis.

“Desde quando cheguei aqui, sempre falei que eu respeito muito meus companheiros, acho até um pouco repetitivo, mas gosto de frisar isso, porque cheguei num clube que terminou o ano sendo campeão [da Copa do Brasil] e começou o ano sendo campeão [da Supercopa do Brasil]”, disse Sabino.

“Quando chego aqui, os zagueiros que aqui estavam já tinham escrito a história deles no clube. Chego aqui para construir a minha, sempre falo isso. Sempre procuro fazer meu melhor quando tenho oportunidade. Minha função é treinar, chegar no clube feliz e quando aparecer a oportunidade aproveitar da melhor maneira possível. Acho que aproveitei bem hoje”, completou.

Sabino substituiu Alan Franco como zagueiro pela esquerda, formando dupla com Arboleda. Esse foi apenas o segundo jogo neste mês disputado pelo atleta, que sabe da necessidade de não errar nas poucas chances que tem de mostrar seu futebol.

O São Paulo agora volta o foco para o Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, a equipe visita o Bahia de Rogério Ceni, na Arena Fonte Nova, às 18h30 (de Brasília). Mais um difícil desafio para Sabino e seus companheiros.

Zubeldía se irrita com perguntas sobre suposto ato de xenofobia

Luis Zubeldía ficou bastante irritado com os questionamentos sobre o suposto ato de xenofobia de Damián Bobadilla em uma discussão com Miguel Navarro durante o duelo entre São Paulo e Talleres, nesta terça-feira, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O entrevero gerou grande repercussão após a partida, uma vez que Navarro foi às lágrimas no gramado e não queria continuar em campo. O jogador, entretanto, foi demovido da ideia, já que o árbitro não permitiu sua saída.

“Nos classificamos em primeiro [lugar do grupo] com um time com muitos jogadores jovens, com muitos desfalques, todos entregando-se ao máximo, e as duas primeiras perguntas não têm nada a ver com isso. Nos classificamos em primeiro. Desconheço essa situação. Imagine você no meu lugar, estou a 50 metros, vejo que o jogo para por dez minutos, o que posso saber eu dessa situação?”, disse Zubeldía.

 

O treinador são-paulino ficou muito incomodado pela confusão envolvendo Bobadillae e Navarro ter ofuscado o feito da equipe, que já estava classificada para as oitavas de final da Libertadores, mas conseguiu confirmar a vaga no mata-mata como líder do Grupo D da competição.

“Não sei nem do que estamos falando. O que quero dizer é que as duas primeiras perguntas após nos classificarmos em primeiro, com todos os inconvenientes que tivemos, não tem a ver com o jogo. Se tivéssemos empatado, iriam falar sobre as substituições, sobre a torcida estar enojada”, completou.

Após a partida, Bobadilla deixou o Morumbis rapidamente a fim de evitar não só a imprensa e um possível conflito com jogadores do Talleres, mas também a prisão em flagrante. O volante paraguaio, entretanto, é aguardado para prestar depoimento no DRADE (Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva) nesta quarta-feira.

Navarro, por sua vez, se manifestou através das redes sociais, reiterando o ato de xenofobia de Bobadilla e garantindo que “irá lutar até as últimas consequências” devido ao ocorrido nesta terça-feira.

Bobadilla é acusado de discriminação pelo Talleres

O técnico do Talleres, Mariano Levisman, acusou Damián Bobadilla de discriminação com o jogador Navarro após a vitória do São Paulo por 2 a 1, nesta terça-feira, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Navarro foi às lágrimas após o ocorrido e queria deixar o campo antes do fim da partida, desconsiderando o fato de deixar sua equipe com um jogador a menos nos instantes derradeiros. O árbitro, entretanto, não permitiu.

“Se dá muita ênfase nessa competição sobre discriminação, e nosso jogador foi discriminado hoje. Fizeram um comentário ofensivo pela sua procedência. É algo que não pode passar desapercebido. Estamos todos muito doloridos por ter um jogador que sofreu esse tipo de agressão. Estamos com ele. Está muito abatido com o comentário. Ameaçou sair de campo”, afirmou o treinador do Talleres.

A suposta ofensa proferida por Bobadilla teria tido cunho xenofóbico, já que o técnico do Talleres garantiu que a discriminação teria a ver com o local de procedência de Navarro.

Ao fim da partida, Luciano, autor do gol da vitória são-paulina, retirou Bobadilla do gramado, a fim de evitar uma confusão ainda maior depois do entrevero entre o volante paraguaio e Navarro.

“Nós estamos muito doloridos por ter um jogador sofrendo esse tipo de agressão. Estamos com ele, ele está muito afetado no vestiário, queria deixar o campo, deixando o time com um homem a menos. Não vi jogo sendo suspenso por isso. A Conmebol tem protocolo para conscientizar acerca de discriminação, deveria também ter protocolo em casos discriminatórios como houve hoje”, completou.

“Navarro foi discriminado pela sua procedência. O clube está falando com pessoas da Justiça e com a Conmebol para saber o que pode ser feito”, concluiu Mariano Levisman.

Notas dos jogadores

Rafael: três grandes defesas. 7

Ferraresi: não foi bem. 4

Arboleda: está lento até para sair na linha de impedimento. 4

Sabino: marcou um gol, fez uma jogada de meia, mas falhou no gol deles. 5

Wendel: essa é mais uma brincadeira de mau gosto. 3

Pablo Maia: sua melhor partida depois da volta. 6

Bobadilla: seu ato justifica a nota. 0

Alves: acho que a subida definitiva para o profissional mexeu com sua cabeça. 3

Lucas Ferreira: depois que ganhou aumento, parou de jogar. 3

André Silva: “assistência para o gol” de Sabino. 5

Enzo Dias: grande partida, como ala, lateral e atacante. 8

Luciano: entrou para decidir o jogo. 8

Ryan: perdeu um gol que não pode perder 4

Henrique: entrou muito bem, partindo para cima com decisão. 6

Zubeldia: quem olha o banco de reservas nesta noite e o que sobrou em campo, tem que reconhecer que ele foi bem. 8

 

Paulo Pontes