Avó fanática pelo São Paulo viu sonho de Lucca virar realidade

Walkyria Marques de Brito Goes de Moraes é advogada de formação e são-paulina de coração. Aos 83 anos, não perde um jogo do São Paulo e guarda na mente grandes lances de nomes como Cafu, Palhinha, Kaká e de grandes jogos do Tricolor de Telê Santana.

Fanática daquelas que usa o hino do São Paulo como toque do celular, já vibrou, gritou, chorou, xingou e torceu por muitos ídolos. E um novo craque tem feito o coração dela bater mais forte.

Há duas semanas, o gol marcado por Lucca no empate por 1 a 1 contra o Libertad-PAR, numa noite de Conmebol Libertadores, a fez cair de joelhos no chão de casa. Aos prantos, festejou o feito do neto.

– Eu amo muito o São Paulo, amo muito o Tricolor. E amo muito o meu neto. Ele falava que um dia eu ia vê-lo jogar no Morumbis. Eu achava que era um sonho, quantos que querem e não conseguem? Essa vida não é fácil. Eu não queria que ele se decepcionasse. Mas quando ele entrou no Morumbis dia 14 eu chorei muito de alegria. Quando ele fez o gol então, eu caí de joelhos para agradecer a Deus.

Torcedora do São Paulo há mais de 60 anos, desde que saiu do interior e foi a São Paulo para cursar Direito, dona Walkyria recebeu a reportagem do ge em casa para falar da relação com o clube do coração e de como influenciou Lucca a também torcer para o time em que está desde os nove.

– Eu que ensinei o Hino do São Paulo para ele. Como ele ficava comigo desde pequenininho, eu ensinei ele a cantar e a orar. Desde pequeno ele dizia que queria ser jogador – lembrou ela, que não perde nenhum comentário de jornalistas sobre as atuações do neto mais velho.

– Dizem que ele parece o Kaká. Mas acho que ele é melhor que o Kaká. Ele também vai ser melhor do mundo – projetou.

Nascido em São Paulo, Lucca cresceu junto da avó, que era responsável por seus cuidados enquanto os pais trabalhavam. Aprovado em testes no Tricolor há sete anos, veio dividindo com ela o sonho de um dia fazer parte do elenco profissional. O que hoje, aos 17 anos, é uma realidade.

– Sou muito privilegiada de, aos 83 anos, ver o meu neto entrar, marcar um gol e jogar bem. E ver que todo mundo se encantou por ele – disse ela, orgulhosa dos comentários sobre as boas atuações.

Em chamada de vídeo com a avó, ele disse que espera que ela em breve tenha condições de saúde de ir a um jogo no Morumbis para vê-lo, como fazia antigamente com outros craques do Tricolor.

– Ela é a maior torcedora minha e maior torcedora do São Paulo, nunca vi alguém que torce mais do que ela. Eu voltando e me recuperando, meu foco vai ser fazer um gol para ela agora – prometeu o neto, que hoje veste a camisa 45.

Recuperado de uma lesão no tornozelo, Lucca treinou quinta no CT da Barra Funda e estará novamente à disposição de Zubeldía para o jogo contra o Bahia, sábado, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

Com oitavas completas, veja possíveis adversários do São Paulo

A fase de grupos da Libertadores 2025 chegou ao fim, e o Brasil estará representado por seis clubes nas oitavas de final. Palmeiras, São Paulo, Internacional, Flamengo, Botafogo e Fortaleza garantiram vaga na próxima fase. O Leão do Pici foi o último do país a confirmar a classificação. A equipe perdeu de 1 a 0 para o Racing, em Avellaneda, mas ficou com a segunda colocação do Grupo E.

O chaveamento das oitavas será definido em sorteio na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, às 12h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

O sorteio dividirá os times em dois potes: de um lado, os oito líderes dos grupos; do outro, os oito segundos colocados. Quem terminou em primeiro terá a vantagem de decidir o confronto em casa. Não há qualquer restrição quanto a duelos entre clubes do mesmo país, o que significa que confrontos entre brasileiros já podem ocorrer nas oitavas.

Entre os líderes estão Palmeiras, São Paulo e Internacional, que chegam com a vantagem de definir em casa. Além deles, completam o pote 1 a LDU, do Equador, e os argentinos River Plate, Estudiantes, Racing e Velez.

No pote dos segundos colocados estão Flamengo, Botafogo e Fortaleza, além de Libertad e Cerro Porteño, ambos do Paraguai, o uruguaio Peñarol, o Universitario do Peru e o colombiano Atlético Nacional.

A expectativa agora se volta para a definição dos confrontos, que ocorrerão apenas após a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa marcado para estrear em 14 de junho, nos Estados Unidos. As oitavas de final da Libertadores estão previstas para acontecer nos dias 13 e 20 de agosto, marcando o início do mata-mata em busca do título mais importante do continente.

São Paulo renova contrato com trio da base em transição para o profissional

O São Paulo anunciou a renovação de contrato de três jogadores revelados pelas categorias de base e que atualmente estão em processo de transição para o time profissional: os laterais-direitos Igor Felisberto e Maik e o atacante Paulinho.

Igor Felisberto, de 18 anos, renovou seu contrato com o São Paulo até 31 de março de 2029. Maik, de 20 anos, ampliou seu vínculo com o clube até 31 de maio de 2028. Paulinho, que também tem 20 anos, assinou até 31 de dezembro de 2027.

“Até brinquei com os meninos que a Barra Funda está parecendo Cotia. Para onde eu olhada eu via moleque que eu conheço há bastante tempo. Isso é fruto do ´trabalho que é desenvolvido em Cotia, os profissionais de lá sempre nos pedem para ter personalidade quando chegar no profissional, e é o que todo mundo está tentando colocar em prática para representar este grande clube”, disse Paulinho, na base do São Paulo desde os 12 anos.

Todos esses três jogadores foram campeões da Copinha deste ano e já foram relacionados para partidas do time profissional. Na última terça-feira, contra o Talleres, pela Libertadores, Maik e Paulinho ficaram no banco de reservas devido à extensa lista de lesionados no São Paulo.

“A área da base é estratégia. Renovar e garantir os talentos aqui para que eles entreguem resultados esportivos e depois sejam ativos financeiros importantes para o patrimônio do clube. O presidente não apenas assina contratos, mas participa efetivamente do futebol, tanto em Cotia como na Barra Funda. Eu delego, mas não transfiro, porque a visão estratégia é do presidente”, comentou o presidente do São Paulo, Julio Casares.

“Trabalhou importante da base para termos mais três talentos nos próximos anos em nosso clube. São jogadores que já mostraram qualidade em Cotia e têm potencial para brilharem também no profissional”, completou o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte.

Contra o Bahia, São Paulo tenta superar retrospecto negativo sem Zubeldía

O São Paulo tentará contrariar o retrospecto negativo que possui quando atua sem o técnico Luis Zubeldía à beira do campo neste sábado, quando enfrenta o Bahia, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.

O Tricolor já disputou dez jogos sem Zubeldía. Em nove deles o treinador foi substituído pelo auxiliar Maxi Cuberas, que ficará encarregado de comandar o São Paulo mais uma vez neste sábado.

Nesses nove jogos com Maxi Cuberas à beira do campo, o São Paulo somou uma vitória (3 x 1 Bahia), quatro empates (Botafogo-SP, Cruzeiro, Botafogo-RJ e Red Bull Bragantino), e quatro derrotas (Palmeiras, Atlético-MG, Ponte Preta e Mirassol).

Também houve um jogo em que Luis Zubeldía e Maxi Cuberas tiveram de cumprir suspensão. Neste caso, outro auxiliar da comissão do treinador argentino, Carlos Gruezo, foi o encarregado de comandar o São Paulo e venceu o Red Bull Bragantino, por 2 a 0.

Ou seja, no total, sem Zubeldía à beira do campo, o São Paulo soma duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas, a mais recente delas no último sábado, para o Mirassol, por 2 a 0, em pleno Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro.

Com um aproveitamento de 33,3% sem o técnico Luis Zubeldía, o São Paulo precisa dar fim à sina de perder pontos quando não tem o seu treinador à beira do campo. O time tem oscilado no Campeonato Brasileiro e precisa reagir para não se complicar ainda mais na tabela de classificação.

Do outro lado, porém, estará o Bahia, equipe comandada por Rogério Ceni, um dos maiores, se não o maior, ídolo do São Paulo. Nesta semana, o Esquadrão de Aço foi eliminado da Libertadores ao ser derrotado pelo Internacional e certamente tentará se redimir com a torcida vencendo o Tricolor paulista e ampliando o retrospecto negativo do rival quando joga sem a presença de seu treinador.

Ryan e mais dez: Duelo com o Bahia deve ser chance para jovens

O São Paulo enfrentará o Bahia, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, podendo ter no time titular muitos jovens revelados pelas categorias de base do clube.

Um deles já é certo que irá figurar entre os 11 iniciais. Ryan Francisco foi confirmado pelo técnico Luis Zubeldía como titular contra o Bahia após a vitória por 2 a 1 sobre o Talleres, na última terça-feira, pela Libertadores.

Com uma extensa lista de desfalques nessa altura da temporada, o São Paulo pode abrir espaço para mais garotos mostrarem ao técnico Luis Zubeldía que podem ser úteis ao longo do ano.

Atualmente, o Tricolor lida com oito baixas: Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Cédric Soares (dores na panturrilha direita), Igor Vinícius (lombalgia), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Marcos Antônio (lesão na região posterior da coxa esquerda) e Ruan (dores no joelho direito).

Desta forma, para não precisar modificar o sistema tático ao qual o elenco está acostumado, Zubeldía pode, ao invés de improvisar atletas em outras posições, acionar alguns jovens da base, como Maik na lateral direita, Henrique, Lucas Ferreira e Lucca, recuperado de um entorse no tornozelo direito, nas pontas, Paulinho, no ataque, além de Alves e Rodriguinho no meio-campo.

Recentemente, mais dois garotos formados em Cotia passaram a fazer parte da rotina do time profissional. Paulinho e Maik foram campeões da Copinha, neste ano, e relacionados pela primeira vez pelo técnico Luis Zubeldía na última terça-feira, contra o Talleres, pela Libertadores.

Sem caixa para investir em reforços de peso na próxima janela de transferências, o São Paulo tem sido obrigado a recorrer às categorias de base na intenção de ampliar as opções em seu elenco e se manter competitivo. O duelo com o Bahia, neste sábado, será um teste de peso para o clube avaliar se pode apostar nos jovens de Cotia ou terá de abrir os cofres no segundo semestre.

São Paulo empata com Inter e segue próximo do Z3 do Brasileiro sub-20

O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Internacional nesta quinta-feira, no CFA Laudo Natel, em Cotia, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-20. Luiz Felipe abriu o placar para o Colorado. Igor Felisberto deixou tudo igual para o Tricolor.

Com o resultado, o São Paulo passou a figurar em 15º lugar na tabela de classificação, continuando próximo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro sub-20 – diferentemente da competição no profissional, em que quatro clubes sofrem o descenso, na categoria juniores os três últimos colocados caem para a Série B.

Vale lembrar que muitos atletas que poderiam integrar a equipe sub-20 do São Paulo já foram promovidos ao elenco profissional. Com isso, o técnico Allan Barcellos tem tido dificuldade para manter a competitividade do time tricolor após o título da Copinha, em janeiro.
O jogo

Luiz Felipe abriu o placar no primeiro tempo para o Internacional. O jogador recebeu pela esquerda, levou para o meio e bateu com categoria, de fora da área, acertando o cantinho do goleiro são-paulino, que se esticou todo, mas não conseguiu alcançar a bola.

O São Paulo, entretanto, conseguiu o empate antes do intervalo. Igor Felisberto aproveitou o rebote do chute de Tetê para se antecipar e completar de primeira para o fundo das redes justamente no dia em que o clube anunciou a renovação de seu contrato até 2029.

O time sub-20 do São Paulo volta a entrar em campo no próximo domingo, quando visita o Ibrachina, às 15h (de Brasília), na Ibrachina Arena, na Mooca, pelo Campeonato Paulista da categoria.

Cédric treina parcialmente, e Lucca deve voltar a ser relacionado

O São Paulo se reapresentou nesta quinta-feira no CT da Barra Funda e deu início à preparação para enfrentar o Bahia no sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Cédric Soares participou de parte do treino, enquanto Lucca esteve com o elenco durante toda a atividade.

O lateral português ainda lida com dores na panturrilha direita e, por isso, fez apenas o aquecimento com o restante do elenco. Já o atacante, que por conta de um entorse no tornozelo direito não enfrentou Náutico e Talleres, participou de todo o trabalho e deve voltar a ser relacionado para o confronto.

Os jogadores que atuaram por mais tempo no confronto com o Talleres na última terça-feira realizaram um trabalho regenerativo interno, com um circuito de recuperação e exercícios na bicicleta, de mobilidade e de força, além de um trote no gramado.

Os demais começaram o dia com um aquecimento com fundamentos técnicos comandado pela preparação física. Na sequência, sob o comando de Luís Zubeldia, foi realizado um trabalho de posse de bola em campo reduzido, com complementos físicos compostos por exercícios de aceleração.

O Tricolor volta a treinar na manhã de sexta-feira no CT da Barra Funda e viaja no período da tarde para Salvador em voo fretado. Logo após o duelo com o Bahia, o grupo retorna para a capital paulista.

São Paulo busca manter retrospecto recente na Fonte Nova

Em meio a um momento conturbado no Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a campo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, pela 11ª rodada. O confronto fora de casa pode ser a oportunidade ideal para o Tricolor Paulista reencontrar o caminho das vitórias, uma vez que tem se saído bem em seus últimos compromissos no estádio baiano.

Nos quatro duelos mais recentes entre ambas as equipes na Fonte Nova, o São Paulo venceu três e perdeu apenas um. No recorte, o time paulista balançou as redes sete vezes e sofreu dois gols diante do elenco comandado pelo seu maior ídolo: Rogério Ceni.

O bom retrospecto recente fora de casa contra este adversário pode ser um trunfo importante para a equipe de Luis Zubeldía, que tenta se reerguer após tropeços na competição. Nos últimos cinco jogos, são duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória.

Na última rodada, São Paulo foi derrotado por 2 a 0 pelo Mirassol, no Morumbis, com gols de Gabriel e Reinaldo, ex-jogador do próprio Tricolor. A atuação gerou vaias da torcida e expôs a dificuldade da equipe em manter regularidade no torneio.

O resultado manteve o São Paulo com 12 pontos, agora na 13ª colocação. , e a distância para o Z4 é curta: apenas três pontos a mais que o Vitória, 17º colocado. A partida contra o Bahia, que faz boa campanha e briga na parte de cima da tabela, é tratada internamente como um desafio crucial para a retomada da confiança.

Zubeldía, que já sentiu o peso da pressão da torcida nas últimas rodadas, busca soluções para fazer o time reagir, e o histórico positivo na Fonte Nova pode ser um dos incentivos para isso.

São Paulo encerra dívida com elenco e paga premiação pendente

O São Paulo encerrou uma pendência importante com o elenco. Antes de enfrentar o Mirassol, no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor se reuniu com os jogadores no CT da Barra Funda para informar que os valores referentes à premiação pela classificação para a Conmebol Libertadores deste ano seriam pagos. E foram.

O Tricolor quitou à vista o “bicho” prometido aos jogadores em caso de classificação para a competição continental. No ano passado, o time terminou o Brasileirão em sexto lugar, com 59 pontos, e garantiu a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.

A questão não era vista internamente como um atraso, porque não havia sido prometida uma data para o pagamento, mas direção e jogadores admitiam que era preciso encerrar a pendência o quanto antes, já que a fase de grupos do torneio terminaria na última terça-feira, com vitória sobre o Talleres.

O São Paulo vive uma grave crise financeira.

Também para quitar pendências com os jogadores, o Tricolor havia pedido, no mês passado, uma antecipação de R$ 7,7 milhões que teria a receber da Conmebol pelo jogo realizado contra o Talleres em Córdoba e também pela vitória na estreia da Libertadores.

A entidade envia à CBF os valores das premiações, que depois são repassados aos clubes. O Tricolor, com problemas de fluxo de caixa, teve sua solicitação do mês passado acatada depois de um pedido do presidente Julio Casares para Ednaldo Rodrigues, então presidente da CBF

A Conmebol paga US$ 1 milhão (R$ 5,8 milhões) para cada jogo fora de casa e mais US$ 330 mil (R$ 1,9 milhão) por vitória na Libertadores. O repasse, porém, não é imediato.

Durante a primeira fase da competição continental, que se encerrou na última semana, portanto, o São Paulo conseguiu US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 17,07 milhões) pelos três jogos fora de casa e US$ 1,32 milhão (cerca de R$ 7,51 milhões) por causa das quatro vitórias.

As premiações recebidas da entidade sul-americana aliviam os problemas financeiros do clube. No último mês, o Tricolor divulgou balanço financeiro do ano passado com déficit de R$ 287,6 milhões e dívida total de R$ 968,2 milhões.

 

Fonte: Globo  Esporte

SP de Zubeldía iguala marca do tricampeonato de 2005 na Libertadores

A vitória por 2 a 1 sobre o Talleres, na última terça-feira, não apenas garantiu ao São Paulo a classificação como líder do Grupo B da Libertadores, mas também coroou uma campanha invicta na fase de grupos — feito que o Tricolor não alcançava desde 2005, ano do tricampeonato continental.

Com quatro vitórias e dois empates, o time comandado por Luis Zubeldía terminou com 14 pontos e sem nenhuma derrota. Esta é apenas a terceira vez que o São Paulo encerra a fase de grupos da Libertadores de forma invicta. Além da campanha atual, o clube também passou ileso em 2005 e em 1974.

 

No ano do tricampeonato, o São Paulo caiu no grupo com Universidad de Chile, Quilmes e The Strongest. Foram três vitórias e três empates, campanha suficiente para garantir a liderança com 12 pontos. A equipe chilena avançou em segundo, com nove.

Já em 1974, a Libertadores ainda contava com chaves de três clubes, e o Tricolor enfrentou Millonarios, da Colômbia, e Defensor Lima, do Peru. Em quatro partidas, o São Paulo venceu três e empatou uma, encerrando a fase com sete pontos e também na liderança.

Com a campanha de 2025, o São Paulo reafirma sua tradição na competição sul-americana e chega às oitavas de final confiante. A expectativa da torcida é que a história possa se repetir — e que a invencibilidade se transforme em mais um título.