Ryan Francisco valoriza atletas experientes do SP e revela sonho realizado

Nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo encerrou sua preparação para enfrentar o Bahia. Após as atividades, o atacante Ryan Francisco agradeceu por poder atuar com grandes jogadores e definiu a oportunidade como um sonho.

“Uma experiência muito boa, estou vivendo um sonho, sempre sonhei em estar jogando com grandes jogadores, Luciano, Lucas, Oscar. Agradecer a Deus por ele estar me dando essa oportunidade de estar aqui”, declarou ao SPFC Play.

O clube paulista enfrenta a equipe baiana neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, podendo ter no time titular muitos jovens revelados pelas categorias de base.

Ryan, inclusive, foi confirmado por Luis Zubeldía como titular após a vitória por 2 a 1 sobre o Talleres, pela Libertadores. Com uma extensa lista de desfalques nessa altura da temporada, o São Paulo pode abrir espaço para mais garotos mostrarem ao treinador que podem ser úteis ao longo do ano.

Para o duelo, Cuberas, que substitui o suspenso Zubeldía, não terá à disposição Alisson e André Silva, ambos suspensos, além de Ruan, Lucas Moura, Luiz Gustavo, Calleri, Ferreira, Igor Vinícius, Marcos Antônio e Oscar se encontram no departamento médico. Desta forma, jovens atletas, dentre eles o próprio Ryan Francisco, devem ganhar oportunidades.

O Tricolor deve entrar em campo escalado com: Rafael; Ferraresi (Cédric), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Pablo Maia, Bobadilla e Alves; Lucas Ferreira, Luciano e Ryan Francisco (Lucca).

São Paulo enfrenta Bahia sem nunca ter perdido para Rogério Ceni

Neste sábado, em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo visita o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 18h30 (de Brasília).

Na última terça-feira, o Tricolor venceu o Talleres por 2 a 1, no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com o resultado, o São Paulo, que entrou em campo já classificado para as oitavas de final, confirmou a primeira colocação do Grupo D e também garantiu a segunda melhor campanha geral do torneio, atrás somente do Palmeiras.

Já pela última rodada do Brasileirão, o São Paulo foi derrotado pelo Mirassol por 2 a 0, também no Morumbis, pela décima rodada. Os gols do time do interior paulista foram marcados por Gabriel e Reinaldo, ex-Tricolor, de pênalti. Após o apito final, vaias foram proferidas nas arquibancadas, o que tem se tornado rotina para a equipe de Luis Zubeldía na competição.

A partida se tratava de um confronto direto pela parte de cima da tabela. O São Paulo começou a rodada em 11º lugar, logo à frente do Mirassol, em 12º. Com o resultado, o time permaneceu com 12 somados, na 13ª colocação, apenas três pontos à frente do Vitória (17º), primeiro clube da zona do rebaixamento.

Para o duelo, Cuberas, que substitui o suspenso Zubeldía, contará com o retorno de Cédric e Lucca. Entretanto, não terá à disposição Alisson e André Silva, ambos suspensos, além de Ruan, Lucas Moura, Luiz Gustavo, Calleri, Ferreira, Igor Vinícius, Marcos Antônio e Oscar se encontram no departamento médico. Desta forma, jovens atletas, dentre eles o próprio Ryan Francisco, devem ganhar oportunidades.

Do outro lado, porém, estará o Bahia, equipe comandada por Rogério Ceni, um dos maiores, se não o maior, ídolo do São Paulo. Nesta semana, o Esquadrão de Aço foi eliminado da Libertadores ao ser derrotado pelo Internacional e certamente tentará se redimir com a torcida vencendo o Tricolor paulista e ampliando o retrospecto negativo do rival quando joga sem a presença de seu treinador. Ceni terá os desfalques de Kanu, Erick e Rezende, todos em processo de recuperação após lesões.

FICHA TÉCNICA
BAHIA X SÃO PAULO

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador, BA
Data: 31 de maio de 2025, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Tiago Augusto Diel e Jorge Eduardo Bernardi
VAR: Rafael Traci

BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo, Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Jean Lucas, Cauly; Luciano Rodríguez, Erick Pulga
Técnico: Rogério Ceni

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi (Cédric), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Pablo Maia, Bobadilla e Alves; Lucas Ferreira, Luciano e Ryan Francisco (Lucca)
Técnico: Maxi Cuberas

São Paulo desembarca em Salvador para pegar o Bahia pelo Brasileiro

Na noite desta sexta-feira, o São Paulo desembarcou em Salvador, onde enfrentará o Bahia, em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola neste sábado, na Arena Fonte Nova, às 18h30 (de Brasília).

A delegação são-paulina embarcou para a capital baiana no período da tarde, logo após o último treino no CT da Barra Funda, com foco no encerramento da preparação para o duelo.

A equipe espera iniciar uma reação na competição após ser superada por 2 a 0 para o Mirassol, em pleno Morumbis, e registrar apenas um triunfo em seus últimos cinco compromissos. O Tricolor figura na 13ª posição da tabela, com 12 pontos, apenas três à frente do Vitória, que ocupa a primeira colocação do Z4.

Para o duelo, Cuberas, que substitui o suspenso Zubeldía, contará com o retorno de Cédric e Lucca. Entretanto, não terá à disposição Alisson e André Silva, ambos suspensos, além de Ruan, Lucas Moura, Luiz Gustavo, Calleri, Ferreira, Igor Vinícius, Marcos Antônio e Oscar se encontram no departamento médico. Desta forma, jovens atletas, dentre eles o próprio Ryan Francisco, devem ganhar oportunidades.

O Tricolor deve entrar em campo escalado com: Rafael; Ferraresi (Cédric), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Pablo Maia, Bobadilla e Alves; Lucas Ferreira, Luciano e Ryan Francisco (Lucca).

São Paulo pede à Polícia Civil para Bobadilla se apresentar após Data Fifa

O São Paulo pediu, nesta sexta-feira, para o volante Bobadilla se apresentar à Polícia Civil depois dos dois jogos da seleção paraguaia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O jogador do Tricolor havia sido intimado para prestar depoimento ao DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) nesta tarde, mas não compareceu, porque viajou com a delegação para Salvador, onde estará em campo neste sábado para enfrentar o Bahia. Ele deve ir só no dia 11 de junho.

Acusado de xenofobia por Miguel Navarro, do Talleres, Bobadilla foi convocado para disputar as partidas contra Uruguai, na próxima quinta-feira, e Brasil, no dia 10 de junho. Os advogados de defesa do jogador, cedidos pelo São Paulo, apresentaram ao delegado Rodrigo Correa Baptista o pedido de adiamento do depoimento, que foi aceito.

O caso envolvendo Bobadilla aconteceu na última terça-feira, na partida contra o Talleres, no Morumbis. O lateral Navarro, do clube argentino, acusou o volante do São Paulo de chamá-lo de “venezuelano morto de fome”. Foi registrado um boletim de ocorrência para que a acusação seja apurada pelas autoridades.

Na última quarta-feira, o delegado responsável pelo caso explicou quais são os próximos passos da investigação e destacou a importância de ouvir Bobadilla.

– Esperamos que ele compareça. (…) Também solicitamos imagens ao São Paulo. Agora, precisamos confrontar tudo isso. As imagens que vão chegar. Se identificamos algum jogador que no momento estava próximo do Navarro e do Bobadilla. Ver eventuais versões de outras pessoas – disse o delegado responsável, que prosseguiu:

– A vítima, que é o Navarro, foi encaminhada à delegacia, ouvimos ele. Falou que ouviu essa frase em espanhol do Bobadilla. Duas testemunhas confirmaram a versão da vitima. O árbitro disse que não presenciou nada do ocorrido, só antes ou depois do episódio. Os policiais militares foram ouvidos também. Agora precisamos ouvir o Bobadilla. É importante. Precisamos confrontar o que ele tem a dizer com o que já tem no inquérito policial.

O jogador do Talleres registrou o boletim de ocorrência no Morumbis, logo após a partida. Bobadilla, no entanto, deixou o estádio antes de ser procurado pela Polícia Militar para prestar depoimento e agora deverá responder legalmente.

– A intimação é uma ordem legal, que um delegado de polícia ou outra autoridade expede para que uma pessoa compareça. Existe uma ordem legal e ele tem de comparecer e prestar sua versão sobre o fato. Se não comparecer, começa a agravar a condição dele como investigado, porque a investigação policial precisa prosseguir. É um fato grave, está sendo apurado e o Estado tem de encaminhar essa investigação.

– É parte importante a oitiva dele, inclusive interesse próprio dele enquanto investigado se defender disso. A gente espera e acredita que por ser um atleta profissional de um grande clube, eles não vão se opor, criar qualquer tipo de situação para atrapalhar a investigação criminal, até porque seria uma medida irracional que só vai atrapalhar a vida do investigado – concluiu Rodrigo Correa Baptista.

Damián Bobadilla pode ser suspenso de competições organizadas pela Conmebol. Além disso, casos de xenofobia são enquadrados como crimes de racismo pela legislação brasileira. Apurado, o delito prevê pena de dois a cinco anos de reclusão.

– O crime apurado é de injuria racial, prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão. É inafiançável e imprescritível. Precisamos apurar com toda cautela e rigor possível, como qualquer investigação criminal que aconteça – revelou o delegado.
A Conmebol, por sua vez, já abriu expediente disciplinar para apurar o caso.

Igor Felisberto comemora renovação com o São Paulo até 2029

O São Paulo oficializou nesta quinta-feira a renovação de contrato do lateral-direito Igor Felisberto até 31 de março de 2029. O novo vínculo, com multa rescisória de 80 milhões de euros (R$ 514,8 milhões, na cotação atual), representa um importante voto de confiança do clube no jovem de 18 anos, considerado uma das maiores promessas da posição no futebol brasileiro.

Nascido em Içara-SC, em 2007, Igor está no São Paulo desde os 11 anos de idade, quando chamou a atenção de um olheiro do clube em um torneio de futsal em Santa Catarina, e passou a ser alojado no Centro de Formação de Atletas de Cotia aos 13 anos. O lateral comemorou a renovação do acordo: “Já tenho sete anos de São Paulo e posso dizer que o clube é a minha casa. Meus sonhos estão aqui e estou muito motivado pelos meus próximos passos com essa camisa”, disse Igor Felisberto.

Com apenas 16 anos, o lateral foi titular do time Sub-20 na Copinha de 2024 e chamou a atenção do então treinador da equipe profissional, Thiago Carpini, que o relacionou a algumas partidas do Paulistão do ano passado.

Ainda cedo, Igor Felisberto colecionou convocações para as Seleções Brasileiras de base e, com apenas 17 anos, foi convocado por Ramon Menezes para a disputa do Sul-Americano Sub-20, no último mês de janeiro, mas acabou cortado da competição por lesão.

Em 2024, Felisberto foi o autor do gol do título da Dallas Cup Sub-19 e da assistência para Lucas Ferreira anotar o gol da virada são-paulina na decisão da Copa do Brasil Sub-20, contra o Palmeiras. Na edição de 2025 da Copinha, vencida pelo Tricolor, Igor disputou a primeira rodada antes de se apresentar à Seleção Sub-20, na Granja Comary.

“Eu sinto que não poderia estar em um lugar melhor para me desenvolver como atleta. O trabalho realizado pelo clube em Cotia é fora de série e dá todas as condições para um jovem jogador evoluir e realizar seus sonhos. Estou muito orgulhoso por poder continuar minha trajetória aqui e quem sabe num futuro próximo poder escrever meu nome na história do São Paulo”, conclui Felisberto.

Cédric e Lucca estão à disposição para enfrentar o Bahia

O São Paulo finalizou nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, a preparação para a partida contra o Bahia, válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada neste sábado, às 18h30 (de Brasília). Com o lateral-direito Cédric e o atacante Lucca, o Tricolor já embarcou para Salvador.

A dupla está recuperada de problemas físicos e à disposição da comissão técnica para o jogo contra o Bahia. Cédric tinha dores na panturrilha direita e não enfrentou o Talleres, enquanto Lucca também perdeu o jogo contra os argentinos e a partida diante do Mirassol por causa de uma entorse no tornozelo direito.

Ao menos o lateral-direito Cédric deve ser titular contra o Bahia, neste sábado. Lucca deve ficar no banco de reservas para ser utilizado no segundo tempo.

Em contrapartida, o técnico Luis Zubeldía não está à disposição para ficar no banco de reservas contra o Bahia. Ele está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, deve ficar o auxiliar Maxi Cuberas.

Mesmo sem poder ficar no banco, Zubeldía viajou com a delegação do São Paulo para Salvador. O treinador vai acompanhar a preparação para a partida.

Na última atividade antes da viagem, os jogadores que devem ser titulares no Tricolor fizeram um trabalho de bola parada e orientação tática. Os demais atletas treinaram em campo reduzido.

O São Paulo deve enfrentar o Bahia com: Rafael, Ferraresi, Arboleda, Alan Franco e Enzo Diaz; Pablo Maia, Bobadilla e Luciano; Lucas Ferreira, Ryan Francisco e Cédric.

Avó fanática pelo São Paulo viu sonho de Lucca virar realidade

Walkyria Marques de Brito Goes de Moraes é advogada de formação e são-paulina de coração. Aos 83 anos, não perde um jogo do São Paulo e guarda na mente grandes lances de nomes como Cafu, Palhinha, Kaká e de grandes jogos do Tricolor de Telê Santana.

Fanática daquelas que usa o hino do São Paulo como toque do celular, já vibrou, gritou, chorou, xingou e torceu por muitos ídolos. E um novo craque tem feito o coração dela bater mais forte.

Há duas semanas, o gol marcado por Lucca no empate por 1 a 1 contra o Libertad-PAR, numa noite de Conmebol Libertadores, a fez cair de joelhos no chão de casa. Aos prantos, festejou o feito do neto.

– Eu amo muito o São Paulo, amo muito o Tricolor. E amo muito o meu neto. Ele falava que um dia eu ia vê-lo jogar no Morumbis. Eu achava que era um sonho, quantos que querem e não conseguem? Essa vida não é fácil. Eu não queria que ele se decepcionasse. Mas quando ele entrou no Morumbis dia 14 eu chorei muito de alegria. Quando ele fez o gol então, eu caí de joelhos para agradecer a Deus.

Torcedora do São Paulo há mais de 60 anos, desde que saiu do interior e foi a São Paulo para cursar Direito, dona Walkyria recebeu a reportagem do ge em casa para falar da relação com o clube do coração e de como influenciou Lucca a também torcer para o time em que está desde os nove.

– Eu que ensinei o Hino do São Paulo para ele. Como ele ficava comigo desde pequenininho, eu ensinei ele a cantar e a orar. Desde pequeno ele dizia que queria ser jogador – lembrou ela, que não perde nenhum comentário de jornalistas sobre as atuações do neto mais velho.

– Dizem que ele parece o Kaká. Mas acho que ele é melhor que o Kaká. Ele também vai ser melhor do mundo – projetou.

Nascido em São Paulo, Lucca cresceu junto da avó, que era responsável por seus cuidados enquanto os pais trabalhavam. Aprovado em testes no Tricolor há sete anos, veio dividindo com ela o sonho de um dia fazer parte do elenco profissional. O que hoje, aos 17 anos, é uma realidade.

– Sou muito privilegiada de, aos 83 anos, ver o meu neto entrar, marcar um gol e jogar bem. E ver que todo mundo se encantou por ele – disse ela, orgulhosa dos comentários sobre as boas atuações.

Em chamada de vídeo com a avó, ele disse que espera que ela em breve tenha condições de saúde de ir a um jogo no Morumbis para vê-lo, como fazia antigamente com outros craques do Tricolor.

– Ela é a maior torcedora minha e maior torcedora do São Paulo, nunca vi alguém que torce mais do que ela. Eu voltando e me recuperando, meu foco vai ser fazer um gol para ela agora – prometeu o neto, que hoje veste a camisa 45.

Recuperado de uma lesão no tornozelo, Lucca treinou quinta no CT da Barra Funda e estará novamente à disposição de Zubeldía para o jogo contra o Bahia, sábado, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

Com oitavas completas, veja possíveis adversários do São Paulo

A fase de grupos da Libertadores 2025 chegou ao fim, e o Brasil estará representado por seis clubes nas oitavas de final. Palmeiras, São Paulo, Internacional, Flamengo, Botafogo e Fortaleza garantiram vaga na próxima fase. O Leão do Pici foi o último do país a confirmar a classificação. A equipe perdeu de 1 a 0 para o Racing, em Avellaneda, mas ficou com a segunda colocação do Grupo E.

O chaveamento das oitavas será definido em sorteio na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, às 12h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

O sorteio dividirá os times em dois potes: de um lado, os oito líderes dos grupos; do outro, os oito segundos colocados. Quem terminou em primeiro terá a vantagem de decidir o confronto em casa. Não há qualquer restrição quanto a duelos entre clubes do mesmo país, o que significa que confrontos entre brasileiros já podem ocorrer nas oitavas.

Entre os líderes estão Palmeiras, São Paulo e Internacional, que chegam com a vantagem de definir em casa. Além deles, completam o pote 1 a LDU, do Equador, e os argentinos River Plate, Estudiantes, Racing e Velez.

No pote dos segundos colocados estão Flamengo, Botafogo e Fortaleza, além de Libertad e Cerro Porteño, ambos do Paraguai, o uruguaio Peñarol, o Universitario do Peru e o colombiano Atlético Nacional.

A expectativa agora se volta para a definição dos confrontos, que ocorrerão apenas após a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa marcado para estrear em 14 de junho, nos Estados Unidos. As oitavas de final da Libertadores estão previstas para acontecer nos dias 13 e 20 de agosto, marcando o início do mata-mata em busca do título mais importante do continente.