Oitavas de final da Libertadores: datas e horários são confirmados

As oitavas de final da Libertadores já têm horários e datas definidos. Nesta terça-feira, a Conmebol anunciou o calendário das primeiras partidas da fase mata-mata do torneio sul-americano após a definição dos confrontos acontecer na última segunda.

O primeiro brasileiro a entrar em ação nas oitavas da Libertadores será o Fortaleza, no dia 12 de agosto, terça-feira, às 19h (de Brasília), contra o Vélez Sarsfield, no Castelão.

O São Paulo entra em campo no mesmo dia, contra o Atlético Nacional, na Colômbia, mas um pouco mais tarde, às 19h30 (de Brasília).

Flamengo e Internacional duelarão na quarta-feira, dia 13 de agosto, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

Palmeiras e Botafogo serão os últimos brasileiros a entrarem em campo nos jogos de ida das oitavas de final. O Verdão visita o Universitario, do Peru, quinta-feira, dia 14 de agosto, às 21h30 (de Brasília). Já o Glorioso terá pela frente a LDU, no Nilton Santos, mais cedo, às 19h (de Brasília).
Jogos de volta

As partidas de volta das oitavas de final serão disputadas na semana seguinte, a partir do dia 19 de agosto, terça-feira, quando o Fortaleza visita o Vélez Sarsfield, às 19h (de Brasília), na Argentina, e o São Paulo recebe o Atlético Nacional, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis.

Na quarta-feira, dia 20 de agosto, Inter e Flamengo se enfrentam no Beira-Rio, às 21h30 (de Brasília).

Já na quinta, dia 21, LDU e Botafogo duelarão às 19h (de Brasília), em Quito, no Equador, e o Palmeiras receberá o Universitario, do Peru, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.

Confira abaixo todos os duelos das oitavas de final com data e horário:

IDA

12/8 – terça-feira
19h: Fortaleza x Vélez Sarsfield – Arena Castelão
21h30: Atlético Nacional x São Paulo – Anastasio Girardot
21h30: Peñarol x Racing – Campeón del Siglo

13/8 – quarta-feira
19h: Cerro Porteño x Estudiantes – La Nueva Olla
21h30: Flamengo x Internacional – Maracanã

14/8 – quinta-feira
19h: Botafogo x LDU – Nilton Santos
21h30: Universitario x Palmeiras – Monumental de Lima
21h30: Libertad x River Plate – Defensores del Chaco

VOLTA

19/8 – terça-feira
19h: Vélez Sarsfield x Fortaleza – José Amalfitani
21h30: São Paulo x Atlético Nacional – Morumbi
21h30: Racing x Peñarol – El Cilindro

20/8 – quarta-feira
19h: Estudiantes x Cerro Porteño – Jorge Luis Hirschi
21h30: Internacional x Flamengo – Beira-Rio

21/8 – quinta-feira
19h: LDU x Botafogo – Rodrigo Paz Delgado
21h30: Palmeiras x Universitario – Allianz Parque
21h30: River Plate x Libertad – Monumental de Núñez

Aproveitamento despenca sem Zubeldía, que será desfalque na Libertadores

O São Paulo enfrenta um problema com as ausências frequentes de Luis Zubeldía. O treinador argentino não estará à frente do time no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Nacional. Sem ele na beira do campo, o retrospecto tricolor é negativo.

As suspensões de Zubeldía impactam diretamente no rendimento do São Paulo. Já foram 11 jogos sem ele no comando da equipe, sendo substituído por Maxi Cuberas em dez. Assim será diante dos colombianos, no jogo de ida das oitavas.

O auxiliar acumula 25,92% de aproveitamento, com somente uma vitória (Bahia), quatro empates (Botafogo-SP, Cruzeiro, Botafogo e RB Bragantino) e cinco derrotas (Palmeiras, Atlético-MG, Ponte Preta, Mirassol e Bahia). Além disso, foram nove gols marcados e 12 sofridos.

Na oportunidade em que os dois precisaram cumprir suspensão, Carlos Gruezo foi o comandante e venceu o Bragantino.

A matemática das ausências
Em 2025, Zubeldía já acumula 14 cartões amarelos e um vermelho. Os amarelos foram assim divididos: dois nos amistosos da FC Series, cinco no Paulistão, dois na Conmebol Libertadores, dois na Copa do Brasil e três no Campeonato Brasileiro. A expulsão foi na partida contra o Atlético-MG.

Para se ter uma noção do número, o argentino tem mais cartões do que vitórias na temporada, já que o São Paulo soma apenas 13 jogos vencidos em 35 disputados em 2025.

Na temporada passada, Zubeldía recebeu 17 amarelos e dois vermelhos. Ou seja, desde que chegou ao São Paulo, o treinador acumulou 31 cartões amarelos e três cartões vermelhos.

O próximo e último compromisso do Tricolor antes da pausa para a Data Fifa será no dia 12 de junho (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), diante do Vasco no Morumbis, sob o comando de Zubeldía à beira do campo.

São Paulo tem mês decisivo para decidir futuro de trio

O São Paulo tem até o final de junho para decidir os futuros de Marcos Antonio, Ruan e Liziero. Todos eles tem contratos que terminam no final do mês, cada um com a sua peculiaridade.

Da lista, a saída de Liziero é vista como certa há meses. Desde o começo do ano, o jogador não está nos planos da comissão técnica e não voltou a ser reintegrado, como aconteceu com Luan. Logo quando o mês virar, poderá buscar outro clube para atuar. O Tricolor não demonstrou interesse em renovar seu vínculo.

Quanto Ruan e Marcos Antonio, a situação dos jogadores é diferente. No caso da dupla, se trata de um contrato de empréstimo. O São Paulo tem interesse em mantê-los no elenco, mas a questão está esbarrando no financeiro.

Entenda o caso de Ruan no São Paulo
O São Paulo trabalha para resolver o futuro com Ruan, zagueiro da equipe. O defensor tem contrato até dia 30 de junho, mas o Lance! apurou que tanto o clube quanto o atleta queriam seguir juntos. No momento, está emprestado pelo Sassuolo, da Itália.

Entretanto, surgiu um entrave na negociação. O staff do jogador, inclusive, vinha negociando com o Sassuolo a ampliação do empréstimo, o que daria fôlego ao fluxo de caixa do clube, mas o time paulista precisaria estar com as pendências – no que diz respeito ao zagueiro -, em dia.

No contrato de Ruan, existe uma cláusula de obrigatoriedade de compra caso uma meta fosse batida. Recentemente, o zagueiro conquistou espaço e a confiança no elenco do São Paulo.

E o caso de Marcos Antonio?
Assim como Ruan, o contrato de Marcos Antonio também conta com uma cláusula que torna a compra obrigatória em caso de uma meta de 50% dos jogos com 45 minutos batida. Quanto a valores, gira em torno dos R$ 25 milhões.

Lesionado, é visto como um dos potenciais retornos para esta Data Fifa. O acordo com a Lazio prevê um parcelamento em até três vezes anuais, sendo a primeira no ato da compra. O que pode acontecer é o Tricolor tentar uma negociação quanto ao início do pagamento destes valores. Com Pablo Maia ainda recuperando ritmo e Luiz Gustavo sem prazo de retorno, Marcos Antonio pintou como uma das principais opções de Zubeldía no meio-campo.

São Paulo reencontra carrasco Atlético Nacional pela Libertadores

O sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores 2025 reservou um reencontro incômodo para o torcedor do São Paulo. O Tricolor enfrentará o Atlético Nacional, da Colômbia, velho conhecido em confrontos decisivos do passado recente e responsável por duras eliminações do clube paulista em torneios continentais.

A lembrança mais dolorosa para o torcedor tricolor remete à semifinal da Libertadores de 2016. O Atlético Nacional venceu o jogo de ida no Morumbi por 2 a 0, com dois gols de Miguel Borja, que também brilhou na partida de volta, em Medellín, marcando mais dois gols na vitória colombiana por 2 a 1. Calleri, que descontou para o São Paulo naquela ocasião, se despediu do clube após o confronto.

Dois anos antes, em 2014, os times voltaram a se encontrar, dessa vez na semifinal da Copa Sul-Americana. O Atlético Nacional novamente levou a melhor. Após vencer por 1 a 0 na ida, com gol de Luis Carlos Ruiz, foi derrotado pelo mesmo placar na volta, gol de Ganso. A decisão foi aos pênaltis, e o São Paulo acabou eliminado, com direito a escorregão de Alan Kardec na cobrança.

O único alívio tricolor diante dos colombianos nos últimos anos foi na Sul-Americana de 2013, quando o São Paulo eliminou o Atlético Nacional nas quartas de final. Venceu por 3 a 2 no Morumbi e segurou o empate sem gols fora de casa.

Caminho tricolor

Apesar da campanha sólida na fase anterior, em que terminou como líder do Grupo D, o São Paulo não terá missão fácil. Além de cruzar com um adversário indigesto nas oitavas, ainda pode encontrar o Botafogo nas quartas e, em caso de avanço, Palmeiras ou River Plate na semifinal — um trajeto complicado até a decisão, marcada para 29 de novembro, em Lima.

Mesmo assim, o São Paulo terá a vantagem de decidir o confronto no Morumbi, o que pode ser decisivo num duelo tão equilibrado. A primeira partida está marcada para a semana de 13 de agosto, em Medellín. A volta acontece entre os dias 20 e 21 do mesmo mês, em São Paulo.

Zubeldía registra aproveitamento inferior a 50% em Brasileiros

Luis Zubeldia, treinador do São Paulo, registra, desde que chegou ao clube, um aproveitamento inferior a 50% disputando o Campeonato Brasileiro. O argentino, atualmente, vive uma oscilação de resultados e não consegue engrenar uma sequência positiva dentro da competição nacional.

Desde que Zubeldía chegou ao Tricolor paulista, a equipe disputou 46 duelos. No período, foram 18 vitórias, 14 empates e outras 14 derrotas – o que resulta em um aproveitamento de 49,3%.

Em seis destes 46 duelos, Zubeldía estava suspenso por acumulo de cartões. Isto é, o argentino esteve efetivamente à frente do São Paulo em 40 confrontos. Mesmo assim, o desempenho segue a mesma linha e não ultrapassa a marca de 50%. São 16 triunfos, 11 empates e 13 revezes, com aproveitamento de, aproximadamente, 49,16%.

No Brasileirão de 2025, o aproveitamento é ainda pior, abaixo da média de Zubeldía. O São Paulo tem duas vitórias, seis empates e três derrotas em 11 jogos disputados no Campeonato Brasileiro, com apenas 36,6% de rendimento dos pontos. O São Paulo, com 12 pontos e na 13ª colocação, é o time com mais empates na competição e ainda não venceu nenhum jogo longe do Morumbi.

Em comparação, no Campeonato Brasileiro de 2024, o Tricolor encerrou na sexta colocação, com 59 unidades – o que credenciou a equipe paulista a disputar a Libertadores desta temporada.

Após ser derrotado pelo Bahia, o próximo duelo de Zubeldía pelo São Paulo é diante do Vasco da Gama no próximo dia 12, uma quinta-feira. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no gramado do Morumbis.

Liziero entra em último mês de contrato sem ter jogado em 2025

O volante Liziero está em seu último mês de contrato com o São Paulo. Ligado ao Tricolor apenas até 30 de junho deste ano, o jogador sequer entrou em campo em 2025 – e também não será mais utilizado até deixar o clube.

Aos 27 anos, Liziero não faz parte dos planos da comissão técnica desde o fim do ano passado. O jogador foi utilizado por Luis Zubeldía 11 vezes em 2024, mas não teve mais chances nesta temporada.

Fora dos planos do São Paulo, Liziero negociou uma transferência para o Sport no início de 2025, mas as conversas não avançaram. O volante, então, passou a treinar separado do restante dos companheiros no CT da Barra Funda.

Liziero está no São Paulo desde 2013, quando ainda jogava pela categoria sub-15. Desde então, fez toda a base no clube até ser promovido, em 2018. Quatro anos depois, sem espaço, foi emprestado para o Internacional e disputou 28 partidas, mas não fez gols nem deu assistências.

Na temporada seguinte, Liziero chegou a disputar dois jogos pelo São Paulo, mas foi novamente emprestado. O volante jogou pelo Coritiba em 2023: 17 partidas, nenhum gol e nenhuma assistência.

O desempenho abaixo do esperado fez o São Paulo novamente emprestar Liziero no início de 2024. Desta vez, para o Yverdon, da Suíça. Lá, foram 29 jogos, três gols e cinco assistências.

Depois do fim do empréstimo, Liziero voltou ao Tricolor. Ainda em 2024, disputou 11 partidas e fez um gol, mas não convenceu o técnico Luis Zubeldía e a diretoria do clube que merecia mais chances em 2025.

O volante, portanto, sequer foi para os Estados Unidos para fazer a pré-temporada com os companheiros. Agora, aguarda o último mês de seu contrato com o São Paulo.

Bobadilla conversa com Navarro para pedir desculpa após xenofobia

Bobadilla, do São Paulo, fez uma chamada de vídeo com Miguel Navarro, do Talleres, para se desculpar pelo caso de xenofobia em partida entre os times na Conmebol Libertadores, no dia 27 de maio.

O volante são-paulino teria chamado o adversário de “venezuelano morto de fome” e optou pelo contato direto por acreditar que uma publicação nas redes sociais não seria suficiente.

O ge apurou que Bobadilla fez questão de se desculpar com Navarro, dizendo ter se equivocado sem intenção de descriminá-lo. O venezuelano valorizou a atitude, assim como o Talleres.

Na última semana, o jogador do São Paulo publicou um vídeo pedindo perdão pela atitude xenofóbica, mas alegou ter sido ofendido primeiro no meio de uma confusão acalorada. Assim, Pedro Iokoi, advogado responsável pela defesa do camisa 21, revelou que os dois se resolveram.

– Eles já conversaram, pediram desculpas reciprocamente e se acertaram — disse.

Bobadilla ainda é investigado pela Polícia Civil, mas prestará depoimento somente após a pausa para a Data Fifa, já que foi convocado pelo Paraguai para disputar as partidas contra Uruguai, na próxima quinta-feira, e Brasil, no dia 10 de junho.

Vale lembrar que o volante pode ser suspenso de competições organizadas pela Conmebol. Além disso, casos de xenofobia são enquadrados como crimes de racismo pela legislação brasileira. Apurado, o delito prevê pena de dois a cinco anos de reclusão.

São Paulo lucra com venda de Marquinhos pelo Arsenal ao Cruzeiro

O São Paulo vai lucrar com a negociação do Cruzeiro para comprar o atacante Marquinhos, revelado em Cotia e que pertencia ao Arsenal, da Inglaterra. Por causa do mecanismo de solidariedade da Fifa, o Tricolor tem direito a aproximadamente 75 mil euros (cerca de R$ 486 mil, de acordo com a cotação desta segunda-feira).

Marquinhos, que já estava emprestado ao Cruzeiro até o fim do ano, fez todas categorias de base no São Paulo. Por isso, a Fifa calcula um valor a ser pago para clubes formadores em negociações futuras. É o caso da venda do Arsenal.

Quando vendeu Marquinhos para o clube inglês, o São Paulo não manteve nenhum percentual dos direitos econômicos do jogador. Por isso, tem direito apenas aos valores referentes ao mecanismo de solidariedade.

Marquinhos deixou o São Paulo em 2022 para jogar no Arsenal. Na mesma temporada, já foi emprestado para o Norwich City. Depois, foi para o Nantes, da França, e para o Fluminense, até ser negociado por empréstimo também com o Cruzeiro neste ano.

O bom desempenho nesta temporada fez o técnico Leonardo Jardim pedir a contratação em definitivo de Marquinhos, que ficaria no Cruzeiro apenas até o fim do ano. A tendência é de que a compra seja anunciada nos próximos dias.

Em 2022, Marquinhos foi vendido pelo São Paulo ao Arsenal por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões pela cotação da época).

SP se reapresenta nesta quarta-feira e tem período livre de jogos

O São Paulo vive seu maior intervalo sem partidas desde o fim do Campeonato Paulista. A pausa provocada pela data Fifa oferece ao Tricolor um raro momento de respiro de 11 dias em meio ao calendário apertado do futebol brasileiro. O tempo é visto internamente como um alívio necessário, sobretudo após a derrota para o Bahia, no último domingo, que expôs novamente as fragilidades do elenco desfalcado por lesões.

A reapresentação do elenco está marcada para quarta-feira, 4 de junho, no CT da Barra Funda. O período de treinos será utilizado para ajustes táticos e físicos, mas também servirá como oportunidade para integrar novos jogadores ao esquema de Zubeldía, além de promover atletas da base em meio aos desfalques.

Durante este período, o São Paulo ficará sem três jogadores chamados para representar suas seleções. Matheus Alves, jovem promessa da base, defenderá a Seleção Brasileira Sub-20. Já Ferraresi e Bobadilla se juntam às seleções da Venezuela e Paraguai, respectivamente.

Enquanto isso, o Tricolor monitora atentamente a situação física de oito atletas no departamento médico: Luiz Gustavo, Calleri, Igor Vinícius, Lucas, Ferreira, Ruan, Oscar e Marcos Antônio.

O próximo duelo do São Paulo é diante do Vasco da Gama no próximo dia 12, uma quinta-feira. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no gramado do Morumbis. Atualmente, o time de Luis Zubeldía aparece na 13ª colocação do Brasileirão, com 12 pontos conquistados nas 11 primeiras rodadas.