São Paulo se reapresenta e abre preparação para pegar o Vasco

O São Paulo está de volta aos treinos. Após três dias de folga, o elenco são-paulino se reapresentou nesta quarta-feira e deu início aos trabalhos em meio à data Fifa, abrindo a preparação para encarar o Vasco.

No CT da Barra Funda, a comissão de Luis Zubeldía comandou atividades físicas e técnicas. Inicialmente, os atletas fizeram uma corrida em torno do gramado, seguida de um circuito com exercícios de mobilidade, core, coordenação e trabalhos preventivos.

Em seguida, os jogadores realizaram um exercício de fundamentos técnicos e uma dinâmica de posse de bola, intercalada com estímulos intermitentes de corrida.

O elenco do São Paulo se reapresentou bastante desfalcado. Além dos convocados para a data Fifa, o Tricolor também conta com uma extensa lista de atletas que estão entregues ao departamento médico. Ao todo, são oito jogadores lesionados.

Durante este período de treinos em meio à data Fifa, portanto, o São Paulo não terá à disposição os seguintes convocados: o volante Bobadilla (Paraguai), o zagueiro Ferraresi (Venezuela) e o meia Matheus Alves (Seleção Brasileira sub-20).

Já no departamento médico, estão: Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Oscar (edema na região posterior da coxa esquerda), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Marcos Antonio (lesão na região posterior da coxa esquerda), Ruan (dores no joelho direito), Igor Vinícius (lombalgia) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar).

O Tricolor terá a semana livre para treinamentos em função da data Fifa. Desse modo, Zubeldía e sua comissão podem aproveitar o período para fazer as correções que julgarem necessárias na equipe e tentar recuperar alguns dos jogadores lesionados.

O São Paulo volta a treinar na manhã desta quinta-feira, no CT da Barra Funda. O Tricolor recebe o Vasco apenas no próximo dia 12 de junho, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe são-paulina ocupa a 13ª posição, com 12 pontos, e mira a vitória para subir na tabela do Brasileirão. Para isso, contará com os retornos de Alisson e André Silva, que cumpriram suspensão, mas não terá Rodriguinho, que levou o terceiro cartão amarelo na última rodada.

Casares fala sobre SAF, explica acordo pela base e traça plano para o SP

O presidente do São Paulo, Julio Casares, falou sobre a possibilidade de SAF no clube e explicou o acordo com o grego Evangelos Marinakis pela venda de jogadores da base. O mandatário afirmou que pensa em adotar um modelo empresarial que não necessite de um dono.

“Pode ser um despertar (negociações com Marinakis pela base), porque o São Paulo tem que olhar isso. Eu dizia que o São Paulo não será a primeira SAF, e nem será a última. Estamos no meio desse processo todo. Tivemos SAFa boas e ruins. (…) A SAF não é um milagre. Não sei nem se vai ser uma SAF, mas qualquer parceria como essa que estamos tentando realizar, vai ser algo que prioriza a gestão do futebol, não um aventureiro”, disse Casares, em entrevista ao Uol.

“Eu acho que é uma tendência. E não posso dizer que é uma SAF pura. É uma tendência que se o São Paulo não tiver algum acordo empresarial, e não estou entrando em SAF, ele não vai competir mesmo. Qual jogador não quer ir pra um Corinthians, Flamengo, Palmeiras? Estou falando de clubes que não são SAF. Mas hoje você tem um player chamado Bahia, que é o Manchester City, que o jogador para para pensar. Eles entram competitivamente com muito dinheiro. Então os clubes maiores ou menores, ou mesmo aqueles mais tradicionais que não admitem SAF, o São Paulo tem essa resistência, Corinthians e Palmeiras também. Mas eles tem que pensar em um modelo um pouco mais empresarial. Se não vão ficar para trás. Não digo SAF, mas um modelo parecido ou enfim. Não precisa ser um dono”, reforçou.

Casares também revelou que o acordo com Marinakis, dono de clubes do futebol europeu, está em andamento. O grego gostaria de investir no Tricolor como SAF, mas o presidente limitou, por ora, o negócio apenas pela base.

“Esse acordo está em troca de documentos. Eu acredito que sim (se vai acontecer), mas volto a falar que só quando estiver assinado. Acho que até o final do ano. Tem que ser até o final do ano porque é algo que eu quero deixar para começar em 2026”, comentou.

“O Marinakis veio ao Brasil e queria me conhecer. Tive um encontro com ele, depois fui duas vezes a Londres, e ele falava do São Paulo como um todo. Ele queria investir como SAF e discutir isso para o futuro. Eu falei que não poderia discutir o São Paulo como um todo porque é bem lá na frente. Acredito que o São Paulo e os outros clubes tem que ter parcerias cada vez mais empresariais. Se é SAF ou um outro modelo, vamos pensar”, destacou.

De acordo com Casares, caso o acordo se concretize, Marinakis investirá nas categorias de base do São Paulo e terá direito a um percentual das futuras vendas.

“Eu quero ter um sócio que me ponha dinheiro, e vai ser um sócio que aparenta. E a vantagem do Marinakis é que ele não só tem dinheiro, mas tem plataforma esportiva. Tem o Nottingham, o RioAve e o Olympiakos. Vou ter uma porta para a Europa muito mais rápida. Não está fechado, estamos conversando, tem que ser com muito critério. Jamais é vender base. Jamais é ativo da base. É um acordo de valor operacional. Como eu tenho sócio hoje que é um empresário que chega lá um garoto já com sócio, uma pizza fatiada, eu não ganho nada. Agora vou ter alguém que me coloca um dinheiro e naturalmente, quando eu vender um jogador, vai ter o percentual dele”

O presidente, por fim, traçou um plano para o São Paulo voltar a figurar como um dos grandes no futebol. Ele espera que o clube seja um “player mundial” até 2030, ano do centenário.

“Eu acredito que em 2027, 2028, o São Paulo começa a dar os primeiros passos. Mas em 2030, no centenário, o São Paulo será um grande clube. Não vou iludir e falar que em 2026 já vai estar bom. Em 2027, porque 2026 será um ano muito difícil. Mas 2027, 2028, vamos dar os primeiros passos para em 2030 dizer que o São Paulo, hoje, é um player mundial”, pontuou.

Casares também disse que ficou intubado quando teve Covid, em 2020. Ele esteve a beira da morte.

Me lembro que quando dei essa informação, o calhorda do diretor de Comunicação do São Paulo mandou mensagem EXIGINDO que eu retirasse do ar a informação, por se tratar de fake news e que eu seria responsabilizado pela disseminação de notícia falsa. A ele (diretor de  Comunicação), só posso falar uma coisa: CHUPA!!!

Paulo Pontes

Em recuperação no São Paulo, Calleri posta foto de tratamento no joelho

Na tarde desta quarta-feira, Jonathan Calleri, o atacante do São Paulo, publicou uma foto do tratamento no joelho. O argentino, que passou por cirurgia em abril deste ano, se recupera de uma ruptura no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo.

Calleri fez uma publicação simples nas redes sociais. O argentino postou uma foto do joelho com alguns aparatos médicos e escreveu a frase “Seguimos”, com três corações – um vermelho, um preto e um branco, remetendo às cores do São Paulo.

O atleta sofreu a grave lesão no jogo contra o Botafogo, no último dia 16 de abril, no Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante saiu com fortes dores do jogo que terminou com um empate por 2 a 2. Um dia depois, passou por exames detalhados e teve a contusão detectada.

O camisa 9 tricolor passou por cirurgia para corrigir o problema no último dia 23 de abril. O procedimento foi realizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

(Foto: Reprodução/Instagram @jocalleri)

O tempo médio de recuperação de lesões deste tipo (LCA) costuma girar em torno dos nove meses. Desta forma, o Calleri deve perder o restante da temporada pelo São Paulo.

Na atual temporada, o centroavante disputou 18 partidas, com três gols marcados e quatro assistências.

Em meio à ausência do argentino, André Silva tem sido o titular no ataque são-paulino. Além dele, o técnico Luis Zubeldía também conta com o garoto Ryan Francisco como opção.

Sem Calleri, o São Paulo retorna aos gramados apenas no próximo dia 12 de junho (quinta-feira), após a pausa para a data Fifa. O Tricolor recebe o Vasco às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

São Paulo estuda a contratação do centroavante Carlos Vinícius

O São Paulo está analisando a possibilidade de contratação do atacante Carlos Vinícius, livre no mercado depois de deixar o Fulham, da Inglaterra. Aos 30 anos, o jogador se encaixa no perfil procurado pelo Tricolor.

O São Paulo busca alternativas financeiras para avançar. O clube entende que precisa de um jogador para disputar posição com André Silva depois da grave lesão de Calleri no joelho esquerdo – o centroavante argentino só volta aos gramados no ano que vem.

O Tricolor entende que é possível superar as questões financeiras, o maior problema no negócio, para contratar Carlos Vinícius. O objetivo é fazer uma proposta nos próximos dias para que o centroavante reforce o elenco comandado pelo técnico Luis Zubeldía.

Nesta temporada, Carlos Vinícius disputou apenas quatro partidas pelo Fulham e não fez gols. O jogador, que passou pela base de Santos e Palmeiras, está na Europa desde 2018. Jogou em Portugal, em Monaco, na Holanda, na Inglaterra e na Turquia.

“Vai, Corinthians?”
Além da questão financeira, o São Paulo tem outra preocupação em relação a Carlos Vinícius. Nos últimos anos, um vídeo em que o centroavante faz menção ao rival Corinthians, falando “vai, Corinthians”, viralizou nas redes sociais.

O São Paulo, ciente da possível repercussão negativa, já falou sobre o assunto com pessoas próximas a Carlos Vinícius e ouviu que o vídeo não passava de uma brincadeira. O centroavante é natural de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão.

O Tricolor foi informado que, no momento em que o vídeo estava sendo gravado, num parque nos Estados Unidos, um torcedor com a camisa do Corinthians havia passado perto do atacante, que resolveu brincar com ele.

Atualmente, o São Paulo tem, à disposição para o setor, André Silva e Ryan Francisco, além do garoto Paulinho, que ainda não foi promovido definitivamente ao profissional.

São Paulo estipula valor mínimo para negociar Alves

O CSKA, da Rússia, ainda está interessado na contratação do meia Matheus Alves, do São Paulo. Apesar de o tema não ter evoluído nos últimos dias, o Tricolor já avisou aos empresários do jogador que não vai negociá-lo por menos de 10 milhões de euros (cerca de R$ 64,1 milhões, de acordo com a cotação de terça-feira).

Os russos não chegaram a falar de valores com Alves. Nos primeiros contatos, o CSKA realizou uma chamada de vídeo com o meio-campista do São Paulo para demonstrar o interesse em contratá-lo. Depois disso, apesar de manter as conversas, o clube europeu não fez proposta ou avançou o interesse para uma negociação.

O São Paulo, apesar da necessidade de vendas ainda nesta janela de transferências, não quer facilitar a saída de Alves. Por isso, além dos 10 milhões de euros, quer bônus por metas estipuladas numa possível negociação. Isso não significa, porém, que o Tricolor vá vender a joia por esse valor – o ideal, na visão dos cartolas, é negociar por mais.

O Tricolor, em grave crise financeira, depois de fechar 2024 em déficit de R$ 287,6 milhões, sabe que precisará vender algum jogador nesta janela de transferências. Internamente, o clube ainda não debateu quem pode ser negociado, mas Alves passou a ser uma possibilidade com a rápida ascensão entre os profissionais e a grande concorrência em seu setor.

O que também pesa no futuro de Alves é o fato de o jogador ser empresariado por Giuliano Bertolucci, em parceria com Lecca de Camargo. O São Paulo tem bom relacionamento com o agente, que cuida, também, da carreira de Oscar, e tem bom trânsito no futebol europeu.

Independentemente de nomes, o Tricolor sabe que precisará negociar algum jogador na próxima janela de transferências.

Com 15 jogos e duas assistências em 2025, Matheus Alves tem contrato com o São Paulo até dezembro de 2028.

São Paulo se reapresenta com elenco limitado de olho no Vasco

O São Paulo se reapresenta nesta quarta-feira para iniciar a preparação para o duelo com o Vasco, dia 12 de junho, no Morumbis, pelo Brasileirão. Para esse período de treinos antes do confronto, o técnico Luis Zubeldía terá de lidar com um elenco bastante incompleto.

Além dos oito jogadores lesionados, o Tricolor também não contará com três jogadores convocados por suas respectivas seleções. Damián Bobadilla defenderá o Paraguai, Nahuel Ferraresi jogará pela Venezuela e Alves vestirá a camisa da Seleção Brasileira sub-20 nesta data Fifa.

Com a seleção paraguaia, Bobadilla enfrentará o Uruguai na próxima quinta-feira, em Assunção, e o Brasil, na terça-feira seguinte, na Neo Química Arena, em São Paulo, ambas as partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Já Nahuel Ferraresi terá pela frente o confronto direto com a Bolívia, na próxima sexta-feira, em Maturín, por uma vaga no próximo Mundial. O zagueiro venezuelano também enfrentará o Uruguai, na terça-feira seguinte, em Montevidéu.

Alves, por sua vez, foi convocado para três amistosos da Seleção Brasileira sub-20 no Egito. O meio-campista revelado em Cotia e que tem sido titular do São Paulo nos últimos jogos vai encarar as equipes juniores da Islândia, Arábia Saudita e Coreia do Sul.

Vale lembrar que além dos três jogadores convocados o São Paulo não poderá contar com Calleri (cirurgia no joelho direito), Oscar (edema na região posterior da coxa esquerda), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Marcos Antonio (lesão na região posterior da coxa esquerda), Ruan (dores no joelho direito), Igor Vinícius (lombalgia) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) na preparação para enfrentar o Vasco.

São Paulo é derrotado pelo Fluminense e perde liderança do Brasileiro sub-17

O São Paulo foi derrotado pelo Fluminense nesta terça-feira, por 1 a 0, no estádio Moça Bonita, em Bangu, no Rio de Janeiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro sub-17. Wesley Natã balançou as redes para o Tricolor carioca.

Com o resultado, o São Paulo, que começou a rodada como líder da competição, foi desbancado pelo Fluminense, novo primeiro colocado.

O gol do Fluminense saiu já na reta final de partida, mais precisamente aos 33 minutos. Wesley Natã recebeu após uma envolvente troca de passes na entrada da área, limpou a marcação e bateu forte, no cantinho, marcando um golaço no estádio Moça Bonita para garantir a vitória do Fluminense.

O São Paulo volta a entrar em campo pelo Brasileirão sub-17 na próxima terça-feira, quando visita o Palmeiras, na Arena Barueri, às 16h (de Brasília). O Fluminense, por sua vez, enfrenta o Corinthians, no Parque São Jorge, no mesmo dia, um pouco mais cedo, às 15h.

São Paulo trabalha para ter lesionados de volta após pausa para o Mundial

O São Paulo aproveitará a pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa para recuperar seus jogadores lesionados. O clube terá um mês sem jogos oficiais para que o elenco possa descansar, mas também trabalhar antes de o calendário do futebol brasileiro ser retomado.

Atualmente o Tricolor conta com oito desfalques: Calleri (cirurgia no joelho direito), Oscar (edema na região posterior da coxa esquerda), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Marcos Antonio (lesão na região posterior da coxa esquerda), Ruan (dores no joelho direito), Igor Vinícius (lombalgia) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar).

O único atleta que não possui qualquer chance de voltar a ficar à disposição logo após o Mundial é Calleri. O centroavante rompeu o ligamento do joelho, teve de passar por cirurgia e deve retornar aos gramados somente no final do ano.

Dos oito desfalques por problemas físicos, quatro são considerados titulares: Lucas, Oscar, Calleri e Ferreirinha. Considerando que o time conta com dez atletas de linha, quase metade dos atletas que compõem o “time ideal” do São Paulo está afastada dos gramados.

O fato, inevitavelmente, reflete no desempenho da equipe dentro das quatro linhas. O técnico Luis Zubeldía tem sofrido para manter o nível de competitividade sem seus principais jogadores, exceto na Libertadores e na Copa do Brasil, competições em que, até agora, o São Paulo não teve pela frente adversários do mesmo nível que costuma enfrentar no Campeonato Brasileiro.

Não à toa, o Tricolor figura atualmente em 13º lugar na tabela do Brasileirão. Já na Libertadores, o time avançou às oitavas de final como dono da segunda melhor campanha geral, atrás somente do Palmeiras.

A partir de agora, porém, os desafios do São Paulo na Libertadores, principal objetivo da temporada, serão muito maiores. A cada fase, os rivais serão mais competitivos. Prova disso é que, se eliminar o Atlético Nacional, da Colômbia, nas oitavas de final, o Tricolor pode ter que encarar o Botafogo, nas quartas, e Palmeiras ou River Plate na semifinal. Justamente por isso, quanto mais atletas à disposição o técnico Luis Zubeldía tiver, melhor.

São Paulo renova contrato de Nicolas Bosshardt

O São Paulo venceu sondagens recentes de clubes europeus e renovou nesta terça-feira o contrato de Nicolas Bosshardt, de 18 anos. O garoto é visto como uma das joias de Cotia e foi eleito o melhor lateral-esquerdo da categoria na última temporada pelo jornal AS, da Espanha.

Apesar de ser monitorado por Barcelona, da Espanha, e Stuttgart, da Alemanha, Nicolas assinou um novo vínculo até dezembro de 2029 e não deixará o São Paulo na próxima janela de transferências. O contrato anterior era válido somente até outubro de 2026.

Destaque da categoria, o jovem participou de diversos treinamentos no time sub-21 do próprio Stuttgart ao lado do companheiro Samuel Monteiro em maio deste ano.

O projeto foi fruto de uma parceria entre os times para promover intercâmbio entre os jovens atletas das respectivas categorias. Na oportunidade, causou boa impressão na comissão técnica da base do clube alemão.

No São Paulo desde 2018, Nicolas é utilizado também como meia-esquerda na equipe sub-20 por conta das características ofensivas e, por ser considerado uma das grandes promessas dessa nova geração de Cotia, pode passar a ser observado pelo profissional.

No total pela base do Tricolor, a joia soma 95 jogos e 13 gols marcados.