Estudo aponta clubes com as maiores folhas salariais no Brasil

O futebol brasileiro segue com gastos crescentes com salários, conforme aponta a mais recente edição do Relatório Convocados 2025, produzido pela Convocados Gestora de Ativos de Futebol em parceria com a OutField Inc. e patrocínio da Galapagos Capital.

Segundo o estudo, os “gastos com pessoal” incluem salários, encargos trabalhistas e direitos de imagem de todos os funcionários dos clubes — não apenas do elenco profissional. A análise reforça a tendência de crescimento das folhas salariais, com apenas dois clubes — Palmeiras e RB Bragantino — conseguindo reduzir os custos em relação ao ano anterior.

 

Maiores folhas salariais no Brasil
O Flamengo segue isolado na liderança, com R$ 605 milhões destinados a custos com pessoal em 2024, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Em seguida aparece o São Paulo, com R$ 452 milhões, e o Corinthians, que gastou R$ 429 milhões.

O Cruzeiro foi um dos destaques: o clube mineiro aumentou em 69% seus gastos com pessoal, passando de R$ 162 milhões em 2023 para R$ 259 milhões em 2024, impulsionado pela nova gestão. O Internacional (+29%), o Vasco (+23%) e o Grêmio (+21%) também apresentaram crescimentos significativos.

Por outro lado, o Palmeiras e o RB Bragantino reduziram suas despesas em 10% e 7%, respectivamente. O caso palmeirense chama atenção, já que, mesmo com a redução, manteve a quarta maior folha do país: R$ 424 milhões.

Fonte: Relatório Convocados 2025

Posição Clube Gastos 2024 (R$ mi) Gastos 2023 (R$ mi) Variação (%)

1

Flamengo

605

528

+15%

2

São Paulo

452

411

+10%

3

Corinthians

429

418

+3%

4

Palmeiras

424

470

-10%

5

Fluminense

378

316

+19%

6

Atlético-MG

314

292

+7%

7

Grêmio

305

252

+21%

8

Botafogo

290

270

+7%

9

Internacional

274

212

+29%

10

RB Bragantino

251

270

-7%

11

Vasco

234

191

+23%

12

Cruzeiro

221

131

+69%

13

Bahia

186

157

+19%

14

Athletico-PR

173

172

+1%

15

Fortaleza

168

158

+6%

16

Vitória

109

47

+131%

17

Cuiabá

96

89

+7%

18

Criciúma

77

33

+136%

19

Juventude

67

26

+156%

20

Atlético-GO

56

40

+38%

 

Gastos com pessoal crescem e ligam alerta financeiro
O relatório chama atenção para a dependência de muitos clubes em transferências de atletas para equilibrar as contas. “Os clubes operam com a folha no limite, e o aumento expressivo dos custos deve ser analisado com cautela”, aponta o estudo.

Além disso, o crescimento generalizado dos gastos reforça a necessidade de políticas financeiras mais sólidas para evitar problemas estruturais no médio e longo prazo.

Nota do PP: perceberam o tamanho do buraco? O São Paulo tem a segunda maior folha salarial do País. Tudo isso para conquistar o que?  Se é referente a 2024, absolutamente nada.

São Paulo é o time com mais amarelos e o 2º com mais pênaltis cometidos

O São Paulo tem se mostrado um time indisciplinado no Campeonato Brasileiro. Prova disso é que o Tricolor Paulista foi quem mais recebeu cartões amarelos e o segundo que mais cometeu pênaltis.

De acordo com dados do Sofascore, o time de Luis Zubeldía recebeu, ao todo, 38 amarelos em 11 partidas disputadas na liga nacional. Além disso, a equipe também foi punida com um vermelho. Portanto, a média é de 3,45 cartões por jogo.

Enzo Díaz, Alisson, André Silva, Marcos Antônio, Rodriguinho e Matheus Alves são os jogadores que mais receberam cartões – todos com três amarelos. Calleri foi o responsável pela única expulsão do time no Brasileiro.

Já no ranking de penalidades concedidas, o Tricolor Paulista aparece na segunda colocação, com três pênaltis feitos, atrás apenas do Grêmio, que cometeu quatro.

O time são-paulino cometeu pênaltis na vitória contra o Santos e nas derrotas para Mirassol e Bahia. Em todas as ocasiões a equipe sofreu o gol.

O São Paulo tem a chance de melhorar a sua disciplina no próximo dia 12, quando recebe o Vasco, pela 12ª rodada do Brasileiro. A bola rola no Morumbis a partir das 21h30 (de Brasília).

O Tricolor ocupa a 13ª posição na tabela da liga nacional, com 12 pontos conquistados.

São Paulo se acerta com Sassuolo para encerrar dívida por Ruan

O São Paulo chegou a um acordo nos últimos dias com o Sassuolo, da Itália, para o pagamento do valor referente ao empréstimo do zagueiro Ruan.

O Tricolor pagou 100 mil euros (cerca de R$ 640 mil, de acordo com a cotação desta quinta-feira) à vista. Os 90 mil euros (R$ 575 mil) restantes ainda serão pagos, de acordo com o acerto firmado entre os clubes. O total da dívida do São Paulo com o Sassuolo era de 190 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhões).

Por causa do valor, os italianos chegaram a ir à Fifa para notificar o Tricolor e cobrar o pagamento. As diretorias, então, conversaram e entraram em acordo nos últimos dias para encerrar a dívida. O contrato de Ruan com o São Paulo vai até 30 de junho.

Mesmo com o pagamento do valor, o futuro de Ruan ainda é incerto. O São Paulo não tem, neste momento, condições de concretizar a compra do zagueiro, que custaria cerca de R$ 27 milhões. O Tricolor tenta prorrogar o empréstimo do defensor por mais um ano, com metas de baixa dificuldade a serem batidas, para que ele seja comprado em 2026.

O Sassuolo, porém, tem o interesse de outros clubes no futebol de Ruan e prioriza uma venda neste momento. O São Paulo, em crise financeira, sequer cogita a possibilidade de mudar as condições propostas inicialmente, de mais um ano de empréstimo.

Enquanto tem o futuro incerto, Ruan se recupera de dores no joelho direito que o tiraram dos últimos jogos do São Paulo. O defensor, inclusive, pode sequer entrar em campo até o fim de seu contrato com o Tricolor.

Marcos Antônio avança em recuperação, e São Paulo segue preparação

O volante Marcos Antônio avançou na recuperação de sua lesão nesta quinta-feira, no treino do São Paulo, no CT da Barra Funda. O jogador correu em campo sob a supervisão da fisioterapia.

O atleta se recupera de lesão na região posterior da coxa esquerda e foi desfalque nos últimos quatro jogos do Tricolor na temporada. Em 2025, ele soma 18 jogos, nos quais distribuiu duas assistências.

Além de Marcos Antônio, o departamento médico conta com: Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Oscar (edema na região posterior da coxa esquerda), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Ruan (dores no joelho direito), Igor Vinícius (lombalgia) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar).

Já o restante do elenco são-paulino seguiu a preparação para o confronto contra o Vasco. Após aquecimento, o técnico Luis Zubeldía comandou atividade de posse de bola seguida de jogos em espaço reduzido.

Em virtude da Data Fifa, o treinador ainda tem seis dias para preparar o time visando o embate contra o Vasco, marcado para a próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis. O duelo é válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor perdeu nas últimas duas rodadas do Brasileiro e ocupa a 13ª posição na tabela, com apenas 12 pontos conquistados. O Vasco é o 15º colocado, com dez unidades.

O São Paulo retoma as atividades na manhã desta sexta-feira, novamente no CT da Barra Funda.

Entrevista de Júlio Casares desmente seu diretor de Comunicação

O presidente do São Paulo, Júlio Casares, provou que a mentira tem perna curta e, falando a verdade (aleluia!) desmentiu seu diretor de Comunicação, José Martins. Na entrevista concedida ao Uol neste quarta-feira, Casares confirmou que durante sua internação no hospital Albert Einstein por Covid, em 2021, o fez ficar 14 dias intubado.

Quando recebi essa informação naquele momento, pedi que todos fizessem vibração pela pronta recuperação do presidente.

Tão logo postei a notícia , recebi uma mensagem de José Martins, diretor de Comunicação, desmentindo a informação e exigindo que eu tirasse do ar a matéria, pois eu seria tratado como disseminador de Fake News, ameaçando até com processo por invadir a privacidade de Júlio Casares.

Eu disse a ele que tinha (e tenho) fontes confiáveis em vários hospitais de São Paulo, entre eles o Einstein, e que iria bancar minha informação.  Mais do que isso, que não estava invadindo a privacidade de um ser comum, mas informando ao universo da torcida do São Paulo o que se passava com seu presidente.

Ele voltou a me ameaçar e exigir que eu retirasse do ar do Tricolornaweb. Eu disse a ele que nem seu João Saad, nem seu Tuta, nunca me impediram de falar alguma coisa na Bandeirantes ou na Jovem Pan e que não seria ele quem mandaria eu tirar algo do MEU site.

Quando ele se impôs como diretor de Comunicação do São Paulo, comparei os currículos: enquanto ele foi reporter da Gazeta, eu fui reporter especial e apresentador dos principais jornais da Bandeirantes (10 anos), Jovem Pan (21 anos) e O Estado de São Paulo (três anos).

Ele me bloqueou instantaneamente.

Agora, com a entrevista, Júlio Casares me dá razão e diz que seu diretor de Comunicação mentiu (ao confirmar a intubação) . Absolutamente normal. Afinal, a mentira reina nesta diretoria.

 

Paulo Pontes

Casares fala de ex-mulher como sua sucessora: ‘Será mais combatida’

Julio Casares falou sobre a possibilidade de que sua ex-mulher, Mara Casares, o suceda na presidência do São Paulo. Ao Alt Tabet, do Canal UOL, ele disse torcer para que Mara desista de concorrer ao pleito, mas que, se eleita, ela terá o mandato questionado pelos torcedores e pela oposição.

Casares afirmou que Mara seria questionada por ser sua ex-esposa. “Ela vai ser mais combatida por ser mulher e por ter meu sobrenome. Vão dizer: ‘o Julio colocou ela lá para ele comandar’. Presidência de clube é uma máquina de moer pessoas”.

Ele disse preferir que a ex continue atuando na parte social do clube. “Ela trabalha muito bem na área social. Então, como gosto dela, que é mãe dos dois filhos, aconselo ela a não entrar nisso, porque desgasta muito. Acredito que ela vá continuar trabalhando, ajudando do jeito que ela faz”.

O presidente do tricolor também destacou que “ainda é cedo” para pensar em sucessão, mas deseja que o próximo presidente do SPFC mantenha o trabalho desenvolvido por ele. “Somos fruto de uma coalizão. Então a coalizão vai ter que sentar e discutir para ver qual nome é melhor, com mais viabilidade. Quero um candidato que dê prosseguimento ao aspecto financeiro e que tenha esse linguajar importante de valorizar a base. Não adianta esse esforço agora e chegar um [presidente] com outro pensamento”.

Casares dá prazo para quitar dívida do SPFC
Presidente revelou que assumiu o SPFC com um quadro “terrível” de time “desmotivado” e o clube “sem receita”. “No primeiro mandato tínhamos a ideia de voltar ao autoestima do time, de ser competitivo e reconectar o torcedor com o clube. E conseguimos: ganhamos o Paulista, ganhamos a Copa do Brasil e a Supercopa. Essa reconexão aconteceu”.

Ele destacou que para alcançar esses objetivos foi preciso fazer investimentos, o que aumentou a dívida do clube, mas que a dívida deverá ser paga até 2030. “Em 2027, 2028 o SPFC começa a dar os primeiros passos para disputar jogadores importantes com outros clubes com mais dinheiro em caixa, como o Palmeiras. Mas em 2030, no ano do centenário, o SPFC será um grande clube. Não vou iludir e dizer que no próximo ano já vai estar bom. Mas em 27, 28 vamos dar os primeiros passos para que em 2030 o São Paulo seja um player mundial”.

SPFC vai virar SAF? Casares responde
Julio disse haver resistência interna para que o SPFC se torne uma SAF, mas a tendência é aderir a um modelo empresarial para o clube. “A SAF não é um milagre, mas acredito que o melhor modelo é algo que priorize a gestão do futebol. Não posso dizer que o SPFC vai virar uma SAF pura, mas é uma tendência que se o SPFC não tiver algum acordo empresarial, ele vai competir menos. Os clubes, mesmo os que não admitem SAF, e o SPFC tem essa resistência, tem que pensar no modelo empresarial se não vai ficar para trás”.

 

São Paulo tem três jogadores com contratos próximos do fim

O São Paulo tem em seu elenco três jogadores cujos contratos se encerram neste mês de junho. São eles: Ruan, Marcos Antônio e Liziero. Os dois primeiros estão emprestados ao Tricolor, enquanto este último foi formado nas categorias de base do clube.

Os três atletas têm contrato com o São Paulo apenas até o dia 30 de junho de 2025, mas vivem situações diferentes no clube. Liziero, por exemplo, não foi utilizado pelo técnico Luis Zubeldía na atual temporada e pode ter o caminho aberto para deixar a equipe.

A partir do dia 1º de julho, portanto, o volante pode ficar livre no mercado para iniciar uma nova etapa na carreira. Formado nas categorias de base do São Paulo, Liziero estreou no profissional do São Paulo em 2018. Já sua temporada com mais partidas foi em 2021.

Nos últimos anos, o meio-campista colecionou empréstimos por clubes como Internacional, Coritiba e Yverdon-Sport FC, da Suíça. Ele até chegou a ganhar oportunidades com Zubeldía no ano passado, mas não engrenou. Liziero soma 145 jogos com a camisa do São Paulo, com seis gols e seis assistências.

Por outro lado, Marcos Antônio e Ruan vivem um momento distinto de Liziero no São Paulo. O volante está emprestado ao Tricolor pela Lazio, enquanto o zagueiro também tem contrato de empréstimo com o clube paulista junto ao Sassuolo, também da Itália.

A diretoria do São Paulo está em negociações para estender o empréstimo de ambos os atletas. No caso de Ruan, entretanto, há um entrave. O Tricolor deve ao Sassuolo uma das parcelas pelo empréstimo do zagueiro. O clube italiano não está disposto a fazer qualquer outro acordo com o time paulista antes de tudo ser colocado em dia.

O tempo, contudo, não está a favor do São Paulo nessa situação. Faltando pouco mais de um mês para o fim do contrato de empréstimo do zagueiro e do volante, a diretoria precisará encontrar uma solução rápida para não perder os dois jogadores.

Marcos Antônio e Ruan estão em recuperação de lesão, mas vinham de boas atuações no São Paulo. Ambos chegaram ao clube no segundo semestre do ano passado. Na atual temporada, o meio-campista disputou 18 partidas e deu duas assistências, enquanto o zagueiro atuou em 15 jogos.
Igor Vinícius e Alan Franco podem assinar pré-contrato em julho

Outros dois jogadores também podem ficar livres para assinar um pré-contrato com qualquer outro clube a partir de 1º de julho deste ano. Trata-se de Igor Vinícius e Alan Franco. Tanto o lateral direito como o zagueiro têm vínculo com o São Paulo até dezembro deste ano.

Igor Vinícius vem sendo desfalque no São Paulo em função de uma lombalgia. O lateral não entra em campo desde o último dia 26 de abril, quando foi titular contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. Em 2025, soma 14 jogos e uma assistência distribuída.

Já Alan Franco é tido como uma das referências técnicas do elenco e também vem adquirindo um papel de liderança no vestiário. Nesta temporada, o argentino já disputou 23 partidas.

Em meio a situação indefinida de alguns de seus atletas, o São Paulo volta aos gramados apenas no próximo dia 12 de junho (quinta-feira). O Tricolor recebe o Vasco, a partir das 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 12ª rodada do Brasileirão.

São Paulo tem data Fifa para corrigir dificuldades ofensivas

O São Paulo tem passado por dificuldades ofensivas neste início de Campeonato Brasileiro. O Tricolor vem sofrendo para converter suas oportunidades e detém o quarto pior ataque da competição, com somente nove gols marcados após 11 rodadas.

Apenas Santos (oito), Juventude (oito) e Sport (cinco) possuem menos gols que o São Paulo nesta edição do torneio. Para efeito de comparação, estes três times figuram na zona de rebaixamento da Série A, enquanto o Tricolor ocupa a 12ª colocação, com 13 pontos.

Nos últimos cinco jogos pelo Brasileirão, o São Paulo foi às redes apenas três vezes. O ataque passou em branco contra Palmeiras (fora), Fortaleza e Mirassol (casa). Foram dois gols contra o Grêmio, no Morumbis, e um contra o Bahia, na Fonte Nova.

Um detalhe que chama a atenção é que, destes três gols anotados pelo São Paulo nas últimas cinco rodadas, nenhum deles foi com bola rolando. Todos saíram de bolas paradas: foram dois pênaltis e um gol de cabeça após uma cobrança de falta para dentro da área.

Apesar disso, mesmo sem alguns de seus principais jogadores no setor ofensivo, o São Paulo conseguiu criar algumas oportunidades. O que tem faltado ao Tricolor é a eficácia. Contra o Fortaleza, por exemplo, Ferreirinha perdeu um pênalti e Lucas Ferreira desperdiçou chance cara a cara. Depois, na derrota para o Palmeiras, Oscar teve oportunidade clara para marcar, mas parou em Weverton, enquanto Ferreirinha cabecou para fora em outra ocasião.

Diante do Mirassol, Luciano viu o goleiro defender sua cabeçada e Rodriguinho perdeu uma boa chance após sobra de bola dentro da área. Já contra Grêmio e Bahia, o ataque realmente deixou a desejar e não funcionou.

De acordo com dados da plataforma Sofascore, o São Paulo cria 1.8 grandes chances por partida. Em contrapartida, tem uma média de 1.1 gols desperdiçados por jogo. Sendo assim, a efetividade na frente do gol precisa ser trabalhada pelos comandados de Zubeldía.

Em meio às dificuldades no ataque, o São Paulo pode usar a pausa da data Fifa para corrigir tais problemas. A comissão técnica do argentino terá cerca de uma semana de treinos para melhorar aspectos no jogo ofensivo da equipe tricolor.

A data Fifa teve início na última segunda-feira e se encerra na terça-feira (10). O São Paulo se reapresentou na última quarta-feira e, agora, terá tempo para trabalhar. A equipe retorna aos gramados apenas na próxima quinta-feira, dia 12 de junho, quando encara o Vasco, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis.

Zubeldía também precisará seguir tentando encontrar soluções para montar o ataque são-paulino. O treinador segue com os desfalques de Lucas Moura (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Ferreirinha (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo) e Calleri (cirurgia no joelho esquerdo).