São Paulo goleia Portuguesa Santista e assume liderança no Paulista sub-20

O São Paulo goleou a Portuguesa Santista neste sábado, por 4 a 0, no estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes, pelo Campeonato Paulista sub-20. Os gols tricolores foram marcados por Paulinho (2), Matheus Menezes e Igor Felisberto.

Com o resultado, o São Paulo foi a 14 pontos e assumiu a liderança do Grupo 3 do Paulistão sub-20.
O jogo

O São Paulo fez um bom primeiro tempo e abriu o placar aos 25 minutos, quando Nicolas cruzou na medida para Paulinho completar de cabeça, sem chances para o goleiro adversário.

O Tricolor ampliou logo no primeiro minuto da etapa complementar. Desta vez, Paulinho aproveitou passe de Matheus Menezes para bater forte, no cantinho, e deixar o São Paulo mais confortável na partida.

Não satisfeito, o São Paulo chegou ao terceiro gol aos 21 minutos. Nicolas levantou na área, e Matheus Menezes não desperdiçou. Já aos 33, a elástica vitória se transformou em goleada com um golaço de falta de Igor Felisberto.

O São Paulo volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Cuiabá, às 16h (de Brasília), no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, pelo Campeonato Brasileiro sub-20.

Médico explica lesão que fez Ferreira virar desfalque

O São Paulo tem lidado com a ausência do atacante Ferreira, que sofreu uma lesão na fáscia plantar do pé esquerdo e só vai voltar a jogar depois da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O problema, apesar de não ser cirúrgico, está longe de ser simples.

A última partida de Ferreira antes da lesão foi o empate por 1 a 1 com o Libertad, no dia 14 de maio, pela Libertadores. O primeiro jogo depois da competição da Fifa será no fim de semana de 12 e 13 de julho, contra o Flamengo, pelo Brasileirão. É só lá que o atacante deve voltar a jogar.

Mas por que tanto tempo parado? O que é a lesão de Ferreira? Ao ge, o doutor Eduardo Hypolito, médico do esporte, explicou as possíveis causas do problema do atacante do São Paulo.

— A fascite plantar em profissionais é causada principalmente por sobrecarga repetitiva, em aumentos abruptos de carga de treino ou jogos. O tratamento é baseado em controle de carga, alongamentos da cadeia posterior, fortalecimento da musculatura do pé e suporte biomecânico (pisada e corrida), com recuperação variando de quatro (casos leves) a oito semanas (casos crônicos) — concluiu Eduardo Hypolito.

O médico também explicou as possíveis causas para a recorrência de problemas físicos do jogador, que, nesta temporada, já havia sofrido com lesão muscular.

— O histórico de lesão muscular prévia é o principal fator de risco para nova lesão no mesmo local, especialmente se o retorno foi precoce ou a reabilitação incompleta — disse o doutor, que prosseguiu:
Leia também
— A recorrência de lesões ou rupturas musculares geralmente ocorrem por uma combinação de fatores como cicatrização incompleta (formação de fibrose), geralmente com retorno antes do tempo adequado, e alterações no “comando” neuro-muscular junto com uma descompensação, que ocorrem já após uma primeira lesão, tornando o músculo vulnerável a novas lesões.

A atual lesão de Ferreira é considerada complexa, e ele havia sofrido com o mesmo problema no Grêmio. No São Paulo, é a primeira vez.

Ferreira é só mais um da lista de desfalques que o São Paulo precisa recuperar durante a pausa das competições para a disputa da Copa do Mundo de Clubes.

Além dele, Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Igor Vinícius (lombalgia), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Marcos Antonio (lesão na região posterior da coxa esquerda), Ruan (dores no joelho direito) e Oscar (edema na região posterior da coxa esquerda), completam o departamento médico do clube.

 

Perto do adeus, veja a trajetória de Igor Vinícius pelo São Paulo

Igor Vinicius está perto de deixar o São Paulo ainda nesta janela de transferências. O lateral direito do Tricolor recebeu sondagens de Corinthians, Santos, Fortaleza e Vasco, com o Timão à frente na corrida pela contratação. O atleta tem contrato até o final desta temporada e vive momento de baixa vestindo a camisa do clube do Morumbis.

A trajetória de Igor Vinícius no São Paulo começou em 2019, quando foi contratado por empréstimo após se destacar pela Ponte Preta. Sua estreia aconteceu em fevereiro daquele ano, em uma vitória por 1 a 0 sobre o São Bento, pelo Campeonato Paulista. Ao longo da temporada, atuou em 29 partidas, marcou um gol e deu duas assistências. O bom desempenho fez com que o São Paulo investisse R$ 2 milhões para contratá-lo em definitivo no fim do ano.

Em 2020, já sob o comando de Fernando Diniz, Igor ganhou mais minutos e disputou 34 partidas, contribuindo com três assistências, embora sem balançar as redes. O ano seguinte marcou o primeiro título de sua carreira: o Campeonato Paulista de 2021, conquistado sobre o Palmeiras no Morumbi. Naquela temporada, o lateral teve participação efetiva, com dois gols, cinco assistências e boas atuações nas finais.

Mas foi em 2022 que Igor Vinícius viveu sua melhor fase. Apesar de começar o ano como reserva de Rafinha, recuperou o espaço e se destacou tanto defensivamente quanto no apoio ao ataque. Foram 48 jogos, quatro gols e sete assistências, além de participações decisivas na Copa Sul-Americana – em que o São Paulo chegou à final. O desempenho rendeu ao lateral o posto de o lateral direito com mais participações em gols no Brasil naquele ano.

No entanto, a ascensão foi interrompida em 2023. Logo na segunda rodada do Paulistão, Igor sofreu uma pubalgia, lesão que exigiu cirurgia e o tirou de combate pelo restante da temporada. Mesmo sem atuar, fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil, conquistando o seu segundo título com a camisa tricolor.

Recuperado, voltou a ser utilizado em 2024. Disputou 47 partidas no time campeão da Supercopa do Brasil e deu quatro assistências, tentando recuperar o ritmo após um ano afastado. Mas em 2025, sob comando de Zubeldía, perdeu espaço novamente. Poucu tilizado pelo argentino, Igor participou de apenas 14 jogos e deu uma assistência antes de ser afastado para tratar uma nova lesão, desta vez nas costas.

Ao todo, segundo o Transfermakt, Igor Vinícius somou 214 jogos com a camisa do São Paulo, marcando 7 gols e distribuindo 23 assistências. O lateral, como dito, tem contrato até dezembro de 2025, mas possui um acordo com a diretoria para deixar o clube já nesta janela de transferências do meio do ano, de graça, como dono de seus direitos econômicos, o que facilitaria para o clube que pretende contratá-lo.

Rafael se iguala a André Silva em número de partidas pelo São Paulo no ano

Após a titularidade na derrota contra o Bahia, o goleiro Rafael se igualou a André Silva no quesito participação em partidas pelo São Paulo no ano. Agora, os dois jogadores do Tricolor paulista estiveram em 30 partidas da equipe na temporada.

Atrás de Rafael e André Silva, aparecem Enzo Días, com 29 partidas, Luciano, com 28, e Ferraresi e Alisson, com 27 participações em duelos pelo São Paulo.

Apesar do mesmo número de jogos, o arqueiro do São Paulo é, com sobras, o atleta do elenco com mais minutos em campo nesta temporada. Ao todo, segundo Transfermarkt, Rafael esteve no gramado por 2700 minutos. A critério de comparação, André Silva é o sétimo, já que participou de 1654 minutos.

O atacante iniciou muitos duelos no banco de reservas, já que o titular da posição é Calleri. No entanto, após a grave lesão do argentino que o afastará de toda a temporada, André Silva assumiu o posto no time de Zubeldía.

Além de Rafael, o top5 do quesito no clube paulista conta com: Alisson (2129), Enzo Días (2098), Arboleda (1980) e Alan Franco (1954).

Situação do Tricolor

O São Paulo volta aos gramados no próximo dia 12, quando recebe o Vasco, pela 12ª rodada do Brasileiro. A bola rola no Morumbis a partir das 21h30 (de Brasília).

O Tricolor, atualmente, vive momento conturbado e ocupa a 13ª posição na tabela da liga nacional, com 12 pontos conquistados.

Ruan pode precisar operar joelho, e SP que ficar com o zagueiro

O futuro do zagueiro Ruan no São Paulo ganhou ainda mais capítulos de dúvidas nos últimos dias. Com contrato de empréstimo apenas até o fim de junho, o defensor pode ter que passar por uma cirurgia no joelho direito.

À espera do resultado de exames feitos nos últimos dias, o Tricolor sugeriu ao Sassuolo, da Itália, que o acordo por Ruan seja renovado por mais um ano. Assim, ele permaneceria com ou sem cirurgia.

Se o Sassuolo recusar a proposta, e Ruan tiver que passar por cirurgia, a tendência é que o contrato de empréstimo seja renovado apenas até o zagueiro se recuperar da lesão. Por lei, o Tricolor precisaria devolver o jogador ao seu clube em condições de entrar em campo.

Por isso é que Ruan pode ter que permanecer no CT da Barra Funda por um período além do contrato de empréstimo.

Ciente da possibilidade de cirurgia, o São Paulo decidiu manter sua oferta ao Sassuolo. Quer permanecer com Ruan por mais uma temporada, com metas simples a serem cumpridas para que tenha que comprar o defensor por cerca de R$ 27 milhões.

Dessa maneira, Ruan, se precisar passar por cirurgia, se recuperaria da lesão no joelho direito e, depois, voltaria a ficar à disposição do técnico Luis Zubeldía.

O Sassuolo, porém, ainda não respondeu. Existe a possibilidade de os italianos preferirem que Ruan apenas se recupere no CT da Barra Funda até ficar à disposição novamente e voltar para a Europa.

Essa chance é considerada pequena pelo São Paulo.

O principal interesse do Sassuolo é vender Ruan nessa janela de transferências. O período de contratações no futebol brasileiro vai de 10 de julho a 2 de setembro. Se passar por cirurgia e tiver de se recuperar no CT da Barra Funda, o defensor teria pouco tempo para ser negociado pelos italianos.

Nos últimos dias, o São Paulo acertou o pagamento do valor que devia ao Sassuolo pelo empréstimo de Ruan. Agora, o Tricolor tenta prorrogar o empréstimo independentemente da lesão no joelho direito do zagueiro, mas ainda vê os italianos irredutíveis.

Fonte: Globo Esporte

Zubeldía comanda treino técnico no CT

O São Paulo treinou na manhã desta sexta-feira, no CT da Barra Funda, dando continuidade à preparação para o confronto contra o Vasco da Gama, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece na próxima quinta-feira (12), às 21h30, no Morumbis.

Depois de dois dias de foco na parte física, o técnico Luis Zubeldía priorizou trabalhos técnicos com bola, intensificando os ajustes táticos. A atividade começou com aquecimento orientado pela preparação física, seguido de exercícios de troca de passes e posse de bola. Na sequência, o treinador dividiu o elenco para um jogo em campo reduzido, que depois evoluiu para um coletivo em espaço ampliado.

O departamento médico monitora oito atletas: Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Oscar (edema na coxa esquerda), Lucas (estiramento no joelho direito), Ferreirinha (lesão na fáscia plantar), Ruan (dores no joelho), Igor Vinícius (lombalgia) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar). Já o volante Marcos Antônio continuou o processo de recuperação de sua lesão na coxa esquerda.

Com seis dias restantes de preparação devido à pausa para a data Fifa, Zubeldía busca corrigir falhas e elevar o desempenho do São Paulo, que vem de duas derrotas consecutivas e ocupa a 13ª colocação na tabela, com 12 pontos. O Vasco, adversário da vez, está logo abaixo, na 15ª posição, com 10 pontos.

O elenco são-paulino volta a treinar na manhã de sábado (07), novamente no CT da Barra Funda.

SP lança camisas de mangas longas em homenagem ao Mundial de 2005

O São Paulo lançou, nesta sexta-feira, novas camisas comemorativas do tricampeonato mundial, conquistado em 2005, no Japão. Os novos modelos são de mangas longas, como os que foram utilizados no torneio que completa 20 anos no fim de 2025.

Em parceria com sua fornecedora de material esportivo, o São Paulo recriou as antigas camisas de manga comprida utilizadas no Japão em 2005. O novo modelo pode ser encontrado na versão branca ou listrada.

São Paulo lança uniforme em homenagem ao Mundial de 2005 — Foto: Divulgação / São Paulo

São Paulo lança uniforme em homenagem ao Mundial de 2005 — Foto: Divulgação / São Paulo

No dia 18 de dezembro de 2005, a maioria dos jogadores do São Paulo usou a camisa branca de manga comprida na vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool, da Inglaterra, com gol de Mineiro, no estádio Internacional de Yokohama, no Japão.

O frio japonês daquela noite obrigou muitos, inclusive, a utilizarem luvas. E, agora, os torcedores poderão reviver a conquista de 20 anos atrás com o uniforme lançado pelo São Paulo nesta sexta-feira.

Uniformes lançados pelo São Paulo em comemoração ao Mundial de 2005 — Foto: Divulgação / São Paulo

Uniformes lançados pelo São Paulo em comemoração ao Mundial de 2005 — Foto: Divulgação / São Paulo

Igor Vinícius deve reforçar Corinthians a pedido de Dorival

Igor Vinícius tem conversas avançadas para se tornar o mais novo reforço do Corinthians. O lateral-direito perdeu espaço no São Paulo e está fora dos planos do técnico Luis Zubeldía para o restante da temporada. Com isso, seu staff abriu negociações com quatro clubes brasileiros, e o Timão figura como o favorito no atual momento.

Além de Corinthians, Santos, Fortaleza e Vasco manifestaram interesse pela contratação de Igor Vinícius, que se recupera de uma lombalgia. O Cruzmaltino é o único clube que já foi descartado pelo staff do jogador são-paulino.

Igor Vinícius já trabalhou com Dorival Júnior, com quem foi campeão da Copa do Brasil, em 2023, e que vê a contratação do jogador com bons olhos no Corinthians. Atualmente, o treinador tem apenas Matheusinho como opção, tendo que improvisar Félix Torres no setor em determinas ocasiões.

Embora o clube do Parque São Jorge atravesse um momento político bastante conturbado, o departamento de futebol, comandado por Fabinho Soldado, segue trabalhando sem interferências. O fato de se tratar do Corinthians, um dos maiores clubes do Brasil, com uma torcida fanática, capaz de dar uma grande projeção, pesa na escolha de Igor Vinícius.

Vale lembrar que o lateral tem contrato com o São Paulo até o final de 2025, mas possui um acordo com a diretoria para deixar o clube já nesta janela de transferências do meio do ano, de graça, como dono de seus direitos econômicos, o que facilitaria para o clube que pretende contratá-lo.

Igor Vinícius não vem jogando por estar se recuperando de uma lombalgia. O jogador, inclusive, realizou três ressonâncias no Hospital Albert Einstein no início do tratamento por causa da suspeita de uma inflamação no local, o que foi descartado posteriormente.

A expectativa é de que em mais uma semana ele termine o processo de fisioterapia e comece os trabalhos em campo para recondicionamento físico. Enquanto o elenco do São Paulo terá alguns dias de férias em meio à pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, Igor Vinícius seguirá trabalhando no CT da Barra Funda para voltar a ficar à disposição o mais rápido possível.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: eu já era fã declarado do Dorival Jr. Agora minha admiração por ele cresceu mil por cento.

O que o São Paulo tenta superar para contratar Carlos Vinícius

O São Paulo mira a contratação de um centroavante para brigar por posição com André Silva e Ryan Francisco enquanto Calleri se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo. O alvo da vez é Carlos Vinícius, de 30 anos, que está livre no mercado de transferências depois de deixar o Fulham, da Inglaterra. Mas o Tricolor sabe que não será fácil contratá-lo.

A principal dificuldade do São Paulo é financeira. Na Inglaterra, Carlos Vinícius recebia em libras. O Tricolor considera impossível atingir o mesmo padrão de salário que o centroavante tinha em seu ex-clube. Por isso, busca alternativas para fechar a contratação sem fazer “loucuras”.

Em crise financeira depois de fechar 2024 com déficit de R$ 287,6 milhões, o São Paulo deve mirar, nesta janela de transferências, contratações como a de Carlos Vinícius: jogadores sem clube que só aumentarão o gasto mensal, sem um pagamento de imediato. Mesmo assim, o centroavante ainda é considerado caro.

Enquanto isso, justamente pelo perfil (experiência na Europa e livre no mercado), Carlos Vinícius tem despertado o interesse de outros clubes. O São Paulo já sabe disso e conversa com o estafe do jogador para tentar um acerto, mas entende que tem um limite, que não é alto, e não pensa em ultrapassá-lo.

Nos próximos dias, o São Paulo deve tentar avançar nas conversas para contratar Carlos Vinícius. Se considerar que as negociações não sairão do papel, o Tricolor deve mudar o foco para entregar um centroavante a Luis Zubeldía o quanto antes.

Com a grave lesão de Calleri no joelho esquerdo, o São Paulo ficou com apenas dois centroavantes no elenco profissional: André Silva, o titular, e Ryan Francisco, de apenas 18 anos. O Tricolor, recentemente, passou a utilizar, também, o jovem Paulinho, mas ele ainda não foi definitivamente promovido por Zubeldía.

Nesta temporada, Carlos Vinícius disputou apenas quatro partidas pelo Fulham e não fez gols. O jogador, que passou pela base de Santos e Palmeiras, está na Europa desde 2018. Jogou em Portugal, em Monaco, na Holanda, na Inglaterra e na Turquia.

Enzo Díaz supera concorrência e vive maior sequência como titular

Enzo Díaz se firmou na lateral esquerda do São Paulo. O argentino tem sido peça importante no time de Luis Zubeldía e vive sua maior sequência como titular no Tricolor.

Na derrota para o Bahia, o defensor de 29 anos chegou ao seu sexto jogo seguido como titular no Tricolor. Ele disputou todos os 90 minutos das últimas seis partidas da equipe na temporada.

Além disso, o lateral figura como o terceiro jogador do elenco são-paulino com mais minutos no ano, atrás apenas do volante Alisson e do goleiro Rafael. Ao todo, o argentino soma 2098 minutos em campo.

Enzo Díaz chegou ao São Paulo no início do ano para reforçar o lado esquerdo da lateral, que se enfraqueceu após a saída de Welington. O atleta rapidamente ganhou a confiança de Zubeldía e o status de titular nos primeiros jogos.

No entanto, ele ganhou concorrência posteriormente com a chegada de Wendell, tratado como o principal reforço do clube são-paulino para a temporada, e chegou a iniciar seis jogos no banco de reservas.

Apesar disso, Wendell não conseguiu despontar em campo e ainda não ganhou a confiança da torcida. Enzo, por sua vez, apresentou boas atuações, especialmente no aspecto defensivo, e superou a concorrência com o companheiro de posição.

O lateral espera manter o bom momento no Tricolor no próximo dia 12, quando o São Paulo recebe o Vasco, no Morumbis. O duelo, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcado para as 21h30 (de Brasília).