Luis Zubeldía pede demissão; Crespo está perto de ser anunciado

Luis Zubeldía não é mais técnico do São Paulo. O treinador argentino de 44 anos deixa o Tricolor depois de 85 jogos em pouco mais de um ano de trabalho. A saída será oficializada ainda nesta segunda-feira. Hernán Crespo é o favorito para o cargo.

Zubeldía entregou o cargo depois da terceira derrota seguida do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Na última quinta-feira, após o Tricolor perder por 3 a 1 para o Vasco, no Morumbis, o treinador já havia avisado à diretoria que queria deixar o clube, mas a saída só foi sacramentada nesta segunda-feira.

O São Paulo, inicialmente, convenceu Zubeldía a não deixar o clube ainda no vestiário do Morumbis, pouco depois da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador, porém, manteve sua decisão nos últimos dias por entender que não havia como mudar o panorama do Tricolor neste momento.

Zubeldía deixa o São Paulo depois de 85 jogos, desde abril de 2024. Foram 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas. Sob o comando do treinador, o Tricolor chegou às quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil do ano passado e à semifinal do Campeonato Paulista de 2025. No Brasileirão, ficou em sexto.

Nesta temporada, além de ir à semifinal do Paulistão, o São Paulo está nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. Na competição continental, conseguiu um feito inédito em sua história: venceu os três jogos como visitante na fase de grupos.

No Brasileirão, porém, o desempenho ruim foi decisivo para a saída de Luis Zubeldía. O São Paulo tem apenas 12 pontos em 12 jogos disputados e está em 14º lugar, a apenas um ponto da zona de rebaixamento.

Parte da diretoria do São Paulo acreditava que a quantidade de desfalques por lesões (atualmente, são sete jogadores no departamento médico) impactava no trabalho de Zubeldía e que, na volta da parada para a Copa do Mundo de Clubes, em julho, com mais atletas à disposição, o desempenho do time melhoraria.

Por outro lado, a ala mais crítica dos dirigentes alegava nos bastidores que nem com a maioria dos jogadores à disposição, inclusive Oscar e Lucas, o São Paulo teve grandes apresentações nesta temporada. Isso diminuía a expectativa para o retorno de atletas lesionados no segundo semestre.

O futuro
Em crise financeira, o São Paulo não se vê em condições de fazer investimentos muito além do que tem com Luis Zubeldía. Contratar um treinador empregado, por exemplo, está praticamente fora dos planos por causa da necessidade de arcar com uma multa rescisória.

Quem também não está nos planos neste momento é Juan Pablo Vojvoda, com o futuro incerto no Fortaleza. O treinador, que em outros momentos foi opção da diretoria, não está sendo avaliado para substituir Luis Zubeldía.

O principal alvo, por enquanto, é Hernán Crespo. Livre no mercado e identificado com o São Paulo, clube pelo qual foi campeão paulista em 2021, o treinador é visto como uma opção viável por causa do bom trabalho feito no Morumbis. Pelo clube, foram 53 jogos, 24 vitórias, 19 empates e dez derrotas.

Na primeira passagem pelo São Paulo, Crespo deixou o clube justamente pelo mau início no Brasileirão daquele ano, quando a primeira vitória aconteceu apenas na décima rodada. Além do Brasileirão, o time foi eliminado da Libertadores pelo Palmeiras e da Copa do Brasil para o Fortaleza

São Paulo discute futuro de Zubeldía e mira novo técnico; Crespo é alvo

A segunda-feira será decisiva para o futuro do técnico Luis Zubeldía no São Paulo. Pressionado, o treinador deve ter sua saída oficializada pelo Tricolor, que tem pressa para fechar com um substituto. Um dos alvos é o também argentino Hernán Crespo, que já passou pelo clube.

Os últimos dias foram de incertezas nos bastidores do Morumbis. Depois de mais uma sequência de resultados negativos, o São Paulo viu Zubeldía colocar seu cargo à disposição, como já havia cogitado outras vezes em momentos ruins – em todas, foi demovido da ideia para ter sequência de trabalho.

De imediato, dirigentes do São Paulo mais uma vez conversaram com Zubeldía e afastaram a ideia de uma saída logo depois da derrota por 3 a 1 para o Vasco, na última quinta-feira, no Morumbis – antes, o Tricolor já havia perdido para Mirassol e Bahia.

Agora, porém, o cenário é outro.

O São Paulo viu a pressão interna e externa aumentar nos últimos dias, entende que Zubeldía está convencido a deixar o clube e, por isso, não deve encontrar dificuldades para chegar num acordo por sua saída já nesta segunda-feira. Com o elenco de férias por causa da Copa do Mundo de Clubes, o Tricolor tem pressa para acertar a contratação de um novo treinador, caso a saída do atual comandante seja sacramentada.

A questão financeira era um empecilho para que o São Paulo demitisse Zubeldía, mesmo insatisfeito com os últimos resultados. A multa rescisória para demitir o treinador argentino é de R$ 3 milhões. Como a tendência é que haja uma conversa para que ele deixe o cargo por iniciativa própria, o Tricolor não terá de arcar com esse valor.

Parte da diretoria do São Paulo também acredita que a quantidade de desfalques por lesões (atualmente, são sete jogadores no departamento médico) impactava no trabalho de Zubeldía e que, na volta da parada para a Copa do Mundo de Clubes, em julho, com mais atletas à disposição, o desempenho do time melhoraria.

Por outro lado, a ala mais crítica dos dirigentes alega nos bastidores que nem com a maioria dos jogadores à disposição, inclusive Oscar e Lucas, o São Paulo teve grandes apresentações nesta temporada. Isso diminuía a expectativa para o retorno de atletas lesionados no segundo semestre.

Nos últimos dias, depois de evitar uma saída imediatamente após a derrota para o Vasco no Morumbis, o São Paulo repensou o futuro de Zubeldía e deve sacramentar o fim do trabalho nesta segunda-feira.

Opções
Em crise financeira, o São Paulo não se vê em condições de fazer investimentos muito além do que tem com Luis Zubeldía. Contratar um treinador empregado, por exemplo, está praticamente fora dos planos por causa da necessidade de arcar com uma multa rescisória.

Quem também não está nos planos neste momento é Juan Pablo Vojvoda, com o futuro incerto no Fortaleza. O treinador, que em outros momentos foi opção da diretoria, não está sendo avaliado para substituir Luis Zubeldía.

O principal alvo, por enquanto, é Hernán Crespo. Livre no mercado e identificado com o São Paulo, clube pelo qual foi campeão paulista em 2021, o treinador é visto como uma opção viável por causa do bom trabalho feito no Morumbis.

 

Fonte: Globo Esporte

Nota do PP: alguém acha mesmo que o Crespo, que foi sumariamente demitido por essa diretoria (não esqueçam que ele foi demitido às 11h e às 15h do mesmo dia Rogério Ceni já dava treinos para a equipe no Morumb) vai aceitar voltar com seus algozes?

Alguém me disse

Muitos burburinhos neste final de semana dando conta que:

  1. Zubeldia pedirá demissão hoje;
  2. Belmonte sairá da diretoria de Futebol até quinta-feira, por ter perdido o apoio de boa parte da base aliada.

Em primeiro lugar, Zubeldia não vai abrir mão da multa contratual a que tem direito por “amor ao São Paulo”. O que vai acontecer é o mesmo que houve com o Crespo, quando essa diretoria mitômana alegou que ele havia pedido demissão, quando na realidade ele foi demitido. O mesmo será agora, se de fato ocorrer a saída do técnico.

Quanto a Carlos Belmonte, há tempos ele é questionado por boa parte do Conselho  Deliberativo e tem se mantido com apoio exclusivo de seu grupo político, o  Legião, e do presidente Júlio Casares. Portanto, uma eventual saída dele da Diretoria de Futebol não seria algo tão surpreendente.

Porém a avaliação que quero fazer desses burburinhos (os quais não confirmo, nem desminto), é outra.

Na sexta-feira, day after da derrota para o Vaso, Baby, o “jovem futuro presidente”, deu ordens em sua rede socil, com tom de ameaça, para que Júlio Casares demitisse toda a diretoria da Barra Funda e Zubeldia. De duas uma: ou ele realmente manda no clube ou foi menino de recado de Júlio Casares para incomodar e pressionar Zubeldia e Belmonte.

E vou além: longe de defender  Belmonte, pois desde sempre está de forma irregular na função, mas ao trocar toda a Barra Funda, Casares estará se escondendo nestes dois escudos e distribuindo seu fracasso administrativo nas costas dos dois. Sim, Belmonte tem muita culpa por nossa situação, mas o regime é presidencialista no São Paulo e ninguém e mais responsável que nosso presidente blogueirinho, chegado a grandes mentiras.

 

Paulo Pontes

Veja como foi o desempenho das contratações do São Paulo no 1º semestre

O São Paulo contratou, ao todo, durante o primeiro semestre de 2025, cinco jogadores, sendo dois por empréstimo. Chegaram ao clube os laterais Cédric Soares, Wendell e Enzo Díaz, o meio-campista Oscar e o atacante Juan Dinenno.

Oscar

Apesar de chegar com grandes expectativas, o meia acabou sofrendo com lesões musculares na coxa neste primeiro semestre. A primeira o deixou fora de combate por um mês. Já no final de maio, o atleta voltou a sentir a coxa e segue em tratamento no departamento médico do clube. No total, Oscar participou de 32 jogos, com dois gols e oito assistências.

Cédric Soares

Inicialmente, Cédric Soares usaria as instalações do CT da Barra Funda para readquirir sua melhor forma após ficar quase um ano sem disputar uma partida oficial, mas acabou assinando um contrato curto de três meses com o São Paulo. Posteriormente, o atleta acabou ganhando oportunidades e conquistando a comissão técnica de Luis Zubeldía, assinando uma extensão até o fim de 2027. Cédric entrou em campo 24 vezes e distribuiu um passe para o gol.

Wendell

Wendell chegou ao São Paulo para reforçar o lado esquerdo da lateral, após as saídas de Welington e Jamal Lewis. A diretoria são-paulina negociou com o jogador durante meses e conseguiu tirá-lo do Porto. Apesar de chegar com status de titular, o lateral não conseguiu despontar em campo e ainda não ganhou a confiança da torcida. Ele disputou 16 jogos com o São Paulo, com uma assistência.

Enzo Díaz

O atleta rapidamente ganhou a confiança de Zubeldía e o status de titular nos primeiros jogos. Enzo apresentou boas atuações, especialmente no aspecto defensivo, e superou a concorrência com Wendell, companheiro de posição. Ele soma um tento e uma assistência em 30 partidas.

Juan Dinenno

O mais recente reforço são-paulino foi o argentino Juan Dinenno. Ele assinou vínculo de empréstimo com o Tricolor até o final deste ano, com possibilidade de renovação automática por mais uma temporada em caso de cumprimento de metas. O atacante fez sua estreia pelo São Paulo na derrota de 3 a 1 para o Vasco, na última quinta-feira. O jogador entrou no segundo tempo da partida e pôde jogar por mais de 45 minutos.

Em meio à oscilação, São Paulo vive contraste defensivo na temporada

O São Paulo vive um momento de oscilação na temporada. Pressionado pelos maus resultados, o time sofreu mais uma derrota na última quinta-feira, por 3 a 1, para o Vasco, no Morumbis.

O resultado marcou a nona vez nas últimas dez partidas em casa que o Tricolor foi vazado. A única exceção aconteceu durante o empate com o Fortaleza, no início de maio, pelo Campeonato Brasileiro. No período, a equipe paulista tomou 13 gols.

Em contraste, nos últimos dez jogos como visitante, o São Paulo não foi vazado quatro vezes. No recorte, o clube levou apenas sete tentos.

A pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa pode ser uma oportunidade para que o técnico Luis Zubeldía possa corrigir os problemas defensivos apresentados pelo Tricolor recentemente.

A equipe vai tirar férias do dia 13 ao 26 de junho, totalizando um período de 14 dias. O próximo adversário do São Paulo é o Flamengo, no Maracanã. A data e horário ainda serão definidos pela CBF.

Confira quais atletas do SP não disputaram sete partidas no Brasileirão

Com a pausa do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o São Paulo não vai entrar mais em campo até a abertura da janela de transferências, no dia 10 de julho. Desta maneira, 20 atletas do elenco tricolor ainda podem defender outros times na competição.

Leandro Mathias, Young, Jandrei, Igor Odoni Gomes, Mathias Belém, Ruan, Sabino, Patryck, Igor Vinícius, Pedro Vilhena, Luan Santos, Liziero, Rodriguinho, Luiz Gustavo, Pablo Maia, Lucas Moura, Oscar, Henrique Carmo, Juan Dinenno e Calleri não completaram sete jogos pelo Campeonato Brasileiro e podem ser negociados para outras equipes da Série A.

Entre esses, apenas Sabino já entrou em campo em seis oportunidades na competição. Caso o São Paulo planeje vender o zagueiro, ele não poderá mais entrar em campo pelo Brasileirão. Sabino tem contrato com a equipe paulista até o fim de 2026.

O principal nome que pode ser negociado pelo São Paulo é o lateral direito Igor Vinícius. O jogador perdeu espaço no elenco tricolor e está fora dos planos do técnico Luis Zubeldía para o restante da temporada. Com isso, seu staff abriu negociações com Corinthians, Santos, Fortaleza e Vasco.

O São Paulo vai tirar férias do dia 13 ao 26 de junho, totalizando um período de 14 dias. O próximo adversário do São Paulo é o Flamengo, no Maracanã. A data e horário ainda serão definidos pela CBF.

Maduro, Lucca cola em líderes, mostra personalidade e vira esperança

O garoto Lucca, de apenas 17 anos, entrou pela primeira vez em campo pelo time profissional do São Paulo aos 40 minutos do segundo tempo da partida contra o Libertad, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores, no Morumbis.

O Tricolor tinha um jogador a menos desde a etapa inicial e perdia por 1 a 0. O atacante, como se mostrasse um cartão de visitas, pegou a bola na ponta esquerda, passou pela marcação, invadiu a área e empatou a partida.

O primeiro gol de Lucca como jogador profissional classificou o São Paulo para o mata-mata da Libertadores. A personalidade forte para não sentir o peso da responsabilidade que tinha em seus ombros naquele momento tem sido um traço do atacante no dia a dia no CT da Barra Funda.

O ge conversou com diversas pessoas que convivem com o elenco do São Paulo diariamente. O relato que mais chama atenção é de que Lucca quebrou uma tradição, a de que os jovens recém-promovidos ao profissional costumam se relacionar mais entre eles do que com os demais jogadores.

Em refeições, momentos de descontração e situações do cotidiano de um elenco que convive junto diariamente, Lucca tem se aproximado mais de líderes do elenco do que de garotos de sua idade. Isso tem sido visto internamente como algo positivo, como uma demonstração de personalidade forte (e boa) do garoto de apenas 17 anos.

O que também chama a atenção de quem circula pelo CT da Barra Funda é o comportamento de Lucca nos treinamentos, fechados para os jornalistas. O ge ouviu que o garoto não se intimida com chegadas mais duras de companheiros. A cada vez que é desarmado ou derrubado com falta, parte para cima novamente para tentar outra jogada individual.

Quando leva uma bronca por algum erro, Lucca também não se abate. Costuma ouvir, quieto, absorver e seguir em frente. Não discute, não bate boca e não muda seu estilo de jogo por cobranças de companheiros e comissão técnica.

Tudo isso, aliado ao ótimo desempenho de Lucca nas categorias de base, nos treinamentos e nas três oportunidades que teve no profissional até agora, fazem o São Paulo ter (muita) esperança no futuro do garoto de Cotia.

O Tricolor acredita que o atacante tem condições de ajudar o time comandado pelo técnico Luis Zubeldía dentro de campo num futuro muito próximo, mesmo tão jovem, e que será cobiçado por gigantes europeus nos próximos anos.

Recentemente, o São Paulo acertou a renovação do contrato de Lucca até 30 de abril de 2028 – o anterior ia até o ano que vem, apenas. Assim, o Tricolor se sente protegido do assédio externo e valoriza o desempenho do garoto.

Pausa no calendário: o que o São Paulo vai fazer até o retorno

O São Paulo terá um intervalo de um mês até retornar aos gramados nesta temporada. O próximo compromisso está marcado para o dia 13 de julho, quando enfrentará o Flamengo no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O elenco tricolor entra em recesso até 26 de junho. A pausa acontece em um momento delicado, com pressão da torcida devido ao desempenho recente. A equipe ocupa a 14ª posição na tabela, com 12 pontos, em situação próxima da zona de rebaixamento.

Além da recuperação no Brasileirão, o clube também precisará se preparar para duas fases decisivas: as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, que acontecerão no segundo semestre.

O Lance! apurou que a previsão inicial é que os treinos retornem no CT da Barra Funda. Até o momento, não há confirmação sobre a realização de jogos-treino durante a preparação, mas é algo que o São Paulo estuda fazer e vê como viável.

A meta principal será reequilibrar a equipe e retomar o fôlego na disputa do Brasileirão, competição na qual o São Paulo busca escapar de uma zona perigosa na classificação.

Zubeldía não deve ser demitido, mas está muito pressionado pela torcida tricolor (Foto: Marlon Costa/AGIF)
Lesionados
Fora das quatro linhas, o São Paulo também estabeleceu um objetivo importante durante a pausa: recuperar atletas no departamento médico. Atualmente, o clube lida com uma longa lista de desfalques.

Luiz Gustavo trata um quadro de tromboembolismo pulmonar, enquanto Calleri se recupera de cirurgia no joelho esquerdo. Igor Vinícius sofre com lombalgia, Lucas apresenta estiramento no joelho direito e Ferreira está afastado por uma lesão no pé esquerdo. Completam a lista Marcos Antonio, com lesão na coxa esquerda, Ruan, com dores no joelho direito, e Oscar, que trata um edema na coxa esquerda.

 

São Paulo vive pior sequência de derrotas no Morumbi desde 2021

O São Paulo vive um péssimo momento no Campeonato Brasileiro. Pressionado pelos maus resultados, o time sofreu mais uma derrota na última quinta-feira, por 3 a 1, para o Vasco, no Morumbis.

Com o resultado, o Tricolor amargou seu segundo revés consecutivo em casa pelo Brasileirão (Mirassol e Vasco), algo que não acontecia desde 2021, durante a pandemia de COVID-19.

No período, o time foi superado pelo Santos por 1 a 0, no dia 10 de janeiro de 2021. Depois, no dia 20, o clube paulista foi goleado pelo Internacional por 5 a 1.

O São Paulo, que liderava o campeonato até a derrota para o Colorado, acabou terminando na quarta posição, com 66 pontos somados.

Na atual edição da competição, o Tricolor ocupa o 14º lugar da competição, com 12 pontos ganhos (a um da zona de rebaixamento). Para além disso, o São Paulo possui o terceiro pior ataque (dez gols marcados) e a oitava defesa (14 sofridos) do Brasileirão.

A equipe vai tirar férias do dia 13 ao 26 de junho, totalizando um período de 14 dias. O próximo adversário do São Paulo é o Flamengo, no Maracanã. A data e horário ainda serão definidos pela CBF.

São Paulo ainda tem incógnita com futuro de Igor Vinícius

O São Paulo ainda lida com uma incógnita no que diz respeito ao futuro de Igor Vinícius. O Lance! apurou que o jogador não está mais nos planos do Tricolor, mas ainda não há uma certeza quanto ao caminho que o lateral deve seguir.

Um dos interessados na contratação do atleta era o rival Corinthians, que monitorava a situação do atacante, mas ao que tudo indica, as conversas estariam mais frias.

 

O L! confirmou que o staff do atleta recebeu sondagens de outros clubes, como Vasco e Fortaleza, além de um leve interesse do Santos.

No momento, nesta “corrida”, o Fortaleza seria apontado como o que estaria com as conversas mais quentes, mas a reportagem confirmou que nenhuma proposta oficial chegou até o momento.

No final do mês, Igor Vinícius fica livre no mercado para assinar com outra equipe. É certo que, no momento, o São Paulo não teria interesse em mantê-lo. Com contrato até o final do ano, não foi procurando em momento nenhum pensando em renovação.

Igor Vinícius está somente atrás de Arboleda no ranking de jogadores com maior contrato pelo São Paulo. O atleta foi cedido pelo Ituano por empréstimo em 2019 e foi comprado no final daquele ano.

Neste ano, no entanto, perdeu espaço, principalmente após a chegada de Cédric Soares. Ao todo, foram apenas 14 jogos e uma assistência. No momento, o lateral se recupera de uma lombalgia, sem prazo de retorno.