São Paulo libera Igor Vinicius, e lateral acerta com o Santos

O lateral direito Igor Vinicius será reforço do Santos ainda nesta janela de transferências. O jogador, que pertence ao São Paulo, entrou em acordo e foi liberado pelo Tricolor, o que deixou o caminho livre para assinar com o Peixe e se transferir para o rival neste meio de ano.

O Santos já vinha monitorando a situação do jogador e, inicialmente, tinha a concorrência do Corinthians para fechar a contratação. A expectativa é que o jogador se apresente ao alvinegro praiano no mês de julho, após resolver a situação com o São Paulo. O contrato de Igor Vinicius com o Peixe será válido até o final de 2025.

 

A reportagem do Lance! já havia confirmado na terça-feira (17) que o Santos havia intensificado as conversas na intensão de fechar o acordo o mais rápido possível. O clube conseguiu contornar o cenário em que Igor Vinicius só se transferiria para a equipe no final do ano, quando seu contrato com o São Paulo chegaria ao fim.

continua após a publicidade

O clube tentou uma renovação de contrato com Igor Vinicius até o final do ano que vem, mas não chegou a um acordo porque o lateral buscava novos ares. Do lado do São Paulo, a liberação antecipada abrirá um espaço na folha salarial do clube, o que é positivo para o balanço financeiro da equipe.

Igor Vinícius está somente atrás de Arboleda no ranking de jogadores com maior contrato pelo São Paulo. O atleta foi cedido pelo Ituano por empréstimo em 2019 e foi comprado no final daquele ano.

Neste ano, no entanto, perdeu espaço, principalmente após a chegada de Cédric Soares. Ao todo, foram apenas 14 jogos e uma assistência. No momento, o lateral se recupera de uma lombalgia, sem prazo de retorno.

Ruan pode passar por artroscopia e vive indefinição no São Paulo

O zagueiro Ruan, do São Paulo, pode passar por uma artroscopia nos próximos dias devido a dores no joelho direito. O jogador sentiu dores na região, o que o tirou dos últimos jogos, e aguarda a definição dos médicos para saber se precisará ser submetido também a um procedimento cirúrgico.

O São Paulo tem planos para manter Ruan no elenco, embora seu empréstimo acabe no fim deste mês. O Sassuolo, dono de seus direitos econômicos, planejava vendê-lo nesta janela de transferências, mas conversava com a diretoria tricolor sobre a possibilidade de ampliar a cessão do zagueiro por mais um ano.

A avaliação do São Paulo é de que Ruan mostrou potencial no período em que vestiu a camisa do clube, sobretudo na Libertadores, em que acumulou boas atuações na fase de grupos, ajudando sua equipe a garantir a segunda melhor campanha geral do torneio, atrás somente do Palmeiras.

Ruan Tressoldi realizou exames para descobrir a gravidade do problema no joelho, já que as dores vinham impedindo que ele atuasse em alto nível, mas o resultado não foi capaz de determinar se será preciso uma cirurgia para corrigir a lesão. A informação foi publicada pelo ge e confirmada pela Gazeta Esportiva.

Se precisar ser submetido a um procedimento cirúrgico, Ruan Tressoldi pode permanecer no São Paulo até se recuperar totalmente e retornar ao Sassuolo, como é de praxe em casos de lesão de um jogador que está emprestado a outro clube.

O Sassuolo, entretanto, pode decidir que Ruan passará por um procedimento cirúrgico com um médico de confiança deles e acompanhar o processo de recuperação de perto, na Itália. Neste caso, dificilmente o São Paulo conseguiria viabilizar a permanência do zagueiro ao fim de seu empréstimo.

Conheça mais sobre Biel, atacante ex-Bahia que está sendo especulado

Buscando reforçar seus elencos para o restante da temporada 2025, Corinthians e São Paulo estariam interessados na contratação do ponta atacante Biel, ex-Bahia. O jogador de 24 anos está no Sporting, mas não é muito utilizado no elenco do atual campeão português. Assim, a dupla paulista estaria avaliando a contratação por empréstimo do atleta até junho de 2026.

Além do Timão e do Tricolor, Atlético-MG e Vasco também pensariam em contar com Biel. Por isso, com o interesse de tantos clubes brasileiros, a Gazeta Esportiva destrinchou a carreira do atacante de 24 anos. Veja abaixo:

Carreira de Biel

A notícia sobre o interesse de Corinthians e São Paulo em Biel foi divulgada inicialmente pelo UOL. O jogador do Sporting surgiu no Fluminense em 2021, quando atuou em 33 jogos, com quatro gols e uma assistência.

No ano seguinte, Biel foi emprestado ao Grêmio para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Pelo Imortal, o jogador foi muito utilizado, com 33 jogos, cinco gols marcados e seis assistências.

Em 2023, Biel chegou ao Bahia, onde teve o auge de sua carreira até aqui. Em sua primeira temporada, o atacante esteve presente em 37 partidas, onde marcou oito vezes e deu quatro assistências. Em 2024, o ponta manteve uma regularidade, com 46 jogos disputados, seis gols e oito assistências.

No início de 2025, Biel foi vendido pelo Bahia ao Sporting, na maior transação da história do clube baiano. O atleta de 25 anos foi negociado com a equipe portuguesa por cerca de oito milhões de euros (cerca de R$ 50,7 milhões na cotação atual). Por lá, ele não conseguiu se firmar e atuou apenas sete vezes, sem acumular uma participação sequer.

Hernán Crespo reencontra velhos conhecidos no São Paulo

Quase quatro depois de deixar o comando técnico do São Paulo, o argentino Hernán Crespo encontrará ainda alguns conhecidos no elenco tricolor ao ter seu retorno oficializado pelo clube.

Campeão paulista pelo clube em 2021, ele contará novamente com dois protagonistas daquele time, o atacante Luciano e o zagueiro Arboleda. Outro jogador que foi titular na campanha do título estadual foi Igor Vinícius, que hoje tem futuro indefinido e tem negociações para defender o rival Santos.

Dois jogadores da campanha que também estão no CT vivem situações particulares. O volante Igor Liziero tem contrato só até 30 de junho, não chegou a um acordo de renovação e será liberado em pouco menos de duas semanas. Já Luan, autor do primeiro gol da vitória por 2 a 0 contra o Palmeiras, na grande decisão daquele Paulistão, treina com o grupo, mas não tinha espaço com Luis Zubeldía.

Com contrato até o fim de 2026, ele perdeu 12 quilos neste ano e sonha com uma nova chance.

Jogadores jovens de Cotia, como Pablo Maia e Patryck Lanza, também trabalharam com Crespo. O volante hoje é titular e, aos 23 anos, vive a expectativa de uma venda para o futebol europeu.

Mesmo que de forma breve, o capitão Calleri também viveu período com o seu compatriota. O camisa 9 voltou ao São Paulo em 30 de agosto de 2021. Assim, foram cerca de 40 dias se convivência até a queda do treinador.

Atualmente, Calleri faz tratamento após sofrer uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. A tendência é que só possa ajudar Crespo e o São Paulo na temporada 2026.

Rafael termina 1º semestre mantendo regularidade e sendo decisivo

Rafael tem sido um dos destaques do São Paulo e não é de hoje. Passado o primeiro semestre da temporada, o goleiro tricolor vem se notabilizando pela regularidade e por seu poder de decisão cara a cara com os atacantes adversários.

Não é segredo para ninguém que o São Paulo teve dificuldades no sistema defensivo com o técnico Luis Zubeldía neste ano. Em muitas partidas a equipe ficou bastante exposta, abrindo caminhos para que adversários inferiores tecnicamente pudessem chegar ao gol.

O São Paulo foi castigado em muitas partidas por essa fragilidade defensiva, mas em diversas oportunidades também conseguiu evitar resultados negativos graças às intervenções providenciais de Rafael.

De longe ele é o goleiro que passou pelo São Paulo mais bem-sucedido desde a aposentadoria de Rogério Ceni. A pressão para corresponder às expectativas de uma torcida acostumada com um padrão difícil de igualar debaixo das traves não abalou Rafael, que tem entregado um desempenho satisfatório.

As atuações pelo Tricolor foram tão importantes que levaram Rafael à Seleção Brasileira no período em que Dorival Júnior comandou o time canarinho, um reconhecimento pela regularidade demonstrada desde que chegou ao São Paulo.

O fato de Rafael enxergar o São Paulo como provavelmente o último clube de sua carreira também tem fortalecido essa sinergia entre atleta, clube e torcida. Em diversas oportunidades o goleiro já externou seu desejo de se aposentar no Tricolor e continuar fazendo história com a conquista de novos títulos.

Por tudo isso, não é exagero dizer que Rafael é, hoje, uma das lideranças do elenco do São Paulo e um exemplo a ser seguido por quem está chegando no clube. O goleiro tem colhido os frutos de seu comprometimento com a camisa tricolor e mesmo em meio à crise sob o comando de Zubeldía conseguiu escapar de críticas vindas das arquibancadas.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

São Paulo vence Grêmio e sobe na tabela no Brasileiro sub-17

O São Paulo venceu o Grêmio nesta terça-feira, por 1 a 0, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro sub-17, graças ao gol de Renan.

Com o resultado, o Tricolor foi a dez pontos e se aproximou das primeiras colocações da competição. Os oito primeiros clubes avançam às oitavas de final após se enfrentarem em turno único.
O jogo

O São Paulo foi superior no primeiro tempo, criando as melhores oportunidades, mas foi balançar as redes apenas aos 40 minutos, quando Brenno recebeu cruzamento e ajeitou para Renan bater firme. O goleiro do Grêmio até chegou a defender, mas a bola desviou na zaga e acabou cruzando a linha do gol.

Na etapa complementar o Grêmio foi obrigado a se expor para buscar o empate. O São Paulo, por sua vez, se manteve sólido na defesa para minar as investidas rivais e tentou “matar o jogo” em contra-ataques, mas a partida acabou terminando com o magro triunfo do Tricolor paulista por 1 a 0.

O time sub-17 do São Paulo volta a campo no próximo sábado, contra o Oeste, às 11h (de Brasília), em Cotia, pelo Campeonato Paulista da categoria. Já pelo Brasileirão, o próximo compromisso será o clássico contra o Corinthians, na terça-feira, às 15h (de Brasília), no Parque São Jorge.

Luiz Gustavo inicia recondicionamento físico

Luiz Gustavo iniciou seu recondicionamento físico nesta terça-feira, no CT da Barra Funda. Afastado dos gramados desde o início de abril por causa de um tromboembolismo pulmonar, o volante aproveita a pausa no futebol brasileiro devido à Copa do Mundo de Clubes para se recuperar e ficar à disposição do novo treinador, Hernán Crespo, que ainda não foi anunciado oficialmente.

O último jogo de Luiz Gustavo foi a vitória por 1 a 0 sobre o Talleres, na Argentina, pela Libertadores. De lá para cá, o volante teve de se limitar a tratamento médico devido ao problema que teve no pulmão.

Luiz Gustavo foi diagnosticado com um tromboembolismo pulmonar no dia 5 de abril, antes de a delegação do São Paulo viajar para Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.

Nesta terça-feira, o volante realizou exercícios de mobilidade e correu no gramado sob supervisão dos preparadores físicos do São Paulo. Luiz Gustavo também continua medicado e sendo acompanhado por um médico especialista.

Contratado na temporada passada, Luiz Gustavo soma 49 jogos pelo São Paulo, cinco gols e uma assistência. Com a camisa tricolor o volante conquistou a Supercopa do Brasil de 2024, contra o Palmeiras.

Casares se manifesta sobre saída de Zubeldía

Julio Casares, presidente do São Paulo, falou pela primeira vez publicamente sobre a saída de Luis Zubeldía do comando técnico do Tricolor. Nas redes sociais, o dirigente se despediu do treinador.

Na mensagem, Casares destacou que Zubeldía se tornou um amigo e reiterou que as portas ficam abertas, como acontece para todos os que deixam o time.

– Quero expressar a minha gratidão ao trabalho e o relacionamento com o técnico Luís Zubeldia em mais de um ano de convívio. Profissional trabalhador e de bom trato. Agradeço também a cada membro da sua comissão técnica. Todos lutaram muito em prol do SPFC. O futebol em alguns casos, traz mais que uma relação profissional. É o caso do Zubeldia. Formamos uma amizade trazida pelo futebol. Assim como outros, terá as portas abertas para um eventual retorno no futuro. Obrigado, Zubeldia! Sempre torcendo por você – escreveu Julio Casares.

O São Paulo anunciou a demissão do técnico Luis Zubeldía nesta segunda-feira (16). A decisão foi em comum acordo. Agora, o Tricolor deve ter Hernán Crespo como principal opção.

O argentino sempre foi visto como plano principal do Tricolor após a saída de Zubeldía. O clube vai anunciar o acerto com o novo comandante em breve.

Alguém me disse

Zubeldia foi demitido! E o São Paulo vai pagar a multa contratual em suaves prestações. O site oficial mente, porque a diretoria mente, em afirmar que houve comum acordo para sua saída.

Garanto: é mentira!

Zubeldia foi demitido e receberá toda  a multa.

Crespo também tinha saído “por comum acordo” com essa diretoria  mitômana.  Depois foi à Fifa reivindicar parcelas de sua multa que o São Paulo ainda não havia pago.

Crespo volta com dinheiro da multa a receber. No acordo, esse valor será parcelado e ele receberá, junto com algo em torno de R$ 1,4 milhão que será seu salário e da comissão técnica.

Zubeldia e sua comissão ganhavam R$ 1 milhão.

 

Paulo Pontes