Alan Franco vê concorrência aumentar nos últimos jogos

Ao longo do primeiro semestre de 2025, Alan Franco atingiu a marca de 100 jogos com a camisa do São Paulo. O zagueiro argentino foi titular na linha de zaga do Tricolor, ao lado de Robert Arboleda, na maioria dos jogos, apesar de enfrentar a concorrência de Sabino nas últimas partidas.

Nos primeiros seis meses da temporada, Alan Franco entrou em campo 24 vezes, sendo titular em 23 oportunidades. Foram oito jogos pelo Campeonato Paulista, nove no Campeonato Brasileiro, cinco pela Copa Libertadores e dois na Copa do Brasil.

Por outro lado, nos últimos seis compromissos do São Paulo no semestre, Alan Franco ficou no banco de reservas três vezes. Nesses jogos, Sabino assumiu a vaga no time titular ao lado de Robert Arboleda.

No Campeonato Brasileiro, segundo dados do Sofascore, o zagueiro argentino de 28 anos tem médias de uma interceptação por jogo, 1,1 desarme, 4,1 bolas recuperadas e 5,1 cortes. Além disso, o jogador sofre 0,6 drible por partida e tem 88% de passes certos.

Alan Franco completou 100 jogos com a camisa do Tricolor no dia 20 de maio, no duelo contra o Náutico, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio dos Aflitos. Ao todo, o zagueiro tem 102 partidas pelo São Paulo, com três gols e seis assistências.

“Muito feliz por cumprir um objetivo que eu tinha na minha carreira, de chegar neste clube tão grande. O São Paulo é muito especial para mim. A verdade é que me acolheram de uma maneira que não esperava e isso foi muito importante. Então, tenho um apreço e carinho por este clube que pensei que não iria superar o que vivi no Independiente, da Argentina. Estou muito feliz, de coração”, disse Alan Franco em entrevista à SPFCPlay sobre a marca.

No entanto, o argentino tem contrato com o Tricolor até o final do ano e tem seu futuro incerto na equipe.

Alan Franco e o restante do elenco do São Paulo estão de férias por conta da pausa para a disputa do Mundial de Clubes. Os jogadores se reapresentam no dia 26 de junho, no CT da Barra Funda, e iniciam a preparação para o restante do Campeonato Brasileiro e as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

Lucas Ferreira entra na mira do Krasnodar, da Rússia

As boas atuações das joias do São Paulo no primeiro semestre de 2025 chamaram a atenção do mercado russo. Além de Matheus Alves, que está muito próximo de ser negociado com o CSKA, a diretoria recebeu uma sondagem por Lucas Ferreira.

O atacante de 19 anos, que em maio renovou contrato até o fim de 2029, foi procurado por pessoas ligadas ao Krasnodar, mesmo clube para o qual o Tricolor vendeu o zagueiro Diego Costa em julho do ano passado por 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões na ocasião).

A primeira oferta do Krasnodar por Lucas Ferreira gira em torno de 8 milhões de euros (R$ 50 milhões na cotação atual), mas foi recusada pelo São Paulo. Na avaliação do clube, o garoto que já é titular e tem um gol e uma assistência em 22 jogos no time principal vale mais do que isso.

Além disso, a venda do garoto num momento em que nomes como Lucas Moura e Ferreirinha ainda estão entre idas e vindas ao departamento médico poderia causar muitos prejuízos técnicos ao time.

A ideia é negociar sem pressa e tentar levar a conversa para valores acima de 10 milhões de euros (R$ 63 milhões). O Tricolor é dono de 80% dos direitos do jogador.

E o Matheus Alves?
O clube segue em negociações para a venda ao CSKA e trata o negócio como bastante provável. O valor é próximo a 6 milhões de euros (R$ 37,9 milhões) pelos 100% dos direitos econômicos do jogador, que tem 90% deles ligados ao São Paulo .

O clube ainda costura um ganho de no mínimo 25% da mais valia caso Alves seja negociado futuramente por um valor superior ao da venda atual. Ou seja, caso o CSKA venda o atleta por mais do que 6 milhões de euros, o Tricolor teria uma fatia mínima de 25% em cima do lucro.

Inicialmente, o clube também pensava em vendê-lo apenas por 10 milhões de euros, mas problemas com fluxo de caixa fazem com que uma venda tenha de ser feita com maior urgência neste momento.

Alves é mais uma venda precoce com menos de 100 jogos pelo clube

Apesar ter recebido boas chances com Zubeldía e ter se firmado no elenco profissional, o meia Matheus Alves pode estar perto de deixar o São Paulo. O meia de 20 anos, que estaria sendo negociado com o CSKA Moscou-RUS por cerca de 6 milhões de euros (aproximadamente R$ 37,9 milhões), é mais que pode sair do Tricolor com menos de 100 jogos disputados.

Matheus Alves foi campeão da Copinha neste ano e foi um dos integrados no elenco profissional após a competição. Com Zubeldía, ele esteve em campo em 15 oportunidades, com duas assistências. A informação sobre a venda do meia ao futebol russo foi dada inicialmente pelo jornalista Jorge Nicola.

Nos últimos anos, outros jogadores também deixaram a equipe do Morumbi de forma precoce. Assim, a Gazeta Esportiva listou outros casos que aconteceram de forma semelhante no São Paulo. Veja abaixo:

Antony (vendido em 2019)

Um dos principais nomes da lista é o ponta Antony, constantemente convocado à Seleção Brasileira e que atualmente pertence ao Manchester United. Assim como Matheus Alves, ele conquistou a Copinha e em sequência foi vendido, mas por um valor de 15,8 milhões de euros (R$ 99,9 milhões na cotação atual).

Pelo São Paulo, Antony esteve em campo 52 vezes, com seis gols marcados e seis assistências.

Beraldo (vendido em 2023)

Assim como Antony, Beraldo entrou em campo em 52 oportunidades, com um gol marcado. O zagueiro, atualmente no Paris Saint-Germain e com 21 anos, foi peça fundamental na conquista da Copa do Brasil de 2023, o primeiro da história do São Paulo.

Ele foi vendido aos franceses no início de 2024 por 20 milhões de euros, cerca de R$ 126,4 milhões.

David Neres (vendido em 2016)

O atacante David Neres talvez seja um dos casos mais precoces. Com 19 anos e apenas oito jogos pelo clube, ele foi vendido pelo São Paulo ao Ajax por 17,4 milhões de euros, cerca de R$ 100 milhões na cotação atual.

Após passar por Ajax, Shakhtar Donestk e Benfica, David Neres atualmente está no Napoli, com 29 anos de idade.

William Gomes (vendido em 2024)

O atacante William Gomes foi vendido pelo São Paulo ao Porto no ano passado, quando o atleta tinha apenas 22 jogos pelo Tricolor. Atualmente, ele disputa posição no clube português, onde possui dez partidas e nenhuma participação em gol contabilizada.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

 

Nota do PP: Só para lembrar, JC prometeu que jogador da base ia ter que dar retorno esportivo antes do financeiro e o diretor de Futebol que tinha acabado a liquidação no clube.

Hernán Crespo vai reencontrar seis jogadores da sua primeira passagem

O São Paulo anunciou o retorno do técnico Hernán Crespo, na noite desta quarta-feira. O argentino vai reencontrar seis jogadores que estavam no elenco do Tricolor durante sua primeira passagem no comando da equipe, em 2021.

O zagueiro Robert Arboleda, o lateral direito Igor Vinícius, os volantes Luan e Liziero e os atacantes Luciano e Jonathan Calleri trabalharam com Hernán Crespo em sua passagem pelo São Paulo, entre fevereiro e outubro de 2021, e continuam no elenco.

Entre eles, Luciano e Arboleda seguem entre os principais jogadores do São Paulo em 2025. O equatoriano é titular absoluto na zaga, enquanto o atacante tem oito gols e deu três assistências, em 29 jogos disputados nesta temporada.

Por outro lado, Liziero e Igor Vinícius perderam espaço no elenco do São Paulo e podem acabar nem sendo utilizados por Crespo. O volante tem contrato apenas até o final do mês de junho e o lateral direito tem negociações com o Santos.

Contratado pelo Tricolor em agosto de 2021, Calleri disputou apenas seis jogos sob o comando do treinador argentino antes de sua demissão, em outubro daquele ano. Nesta temporada, por conta de uma ruptura no ligamento do joelho esquerdo, Crespo vai poder contar com o centroavante apenas na próxima temporada.

Por fim, Luan, revelado pelas categorias de base do São Paulo, viveu seu melhor momento na carreira em 2021. Sob o comando de Hernán Crespo, o volante foi titular absoluto no meio-campo e, inclusive, marcou o primeiro gol da equipe no segundo jogo da final do Campeonato Paulista, conquistado pelo Tricolor.

Desde então, o jogador conviveu com diversos problemas físicos e perdeu espaço. O volante foi emprestado para o Vitória no ano passado, foi titular no Campeonato Brasileiro, mas não foi comprado pelo clube baiano. De volta ao elenco do São Paulo, Luan não entrou em campo em 2025 e segue com o futuro incerto.

Com o retorno de Crespo, o volante pode ganhar uma nova chance no Tricolor.

Pablo Maia e Patryck Lanza também trabalharam com Crespo em 2021. No entanto, a dupla, revelada pelas categorias de base do São Paulo, tinha acabado de subir para o profissional e os dois foram relacionados para poucas partidas.

Veja o que o São Paulo planeja para o retorno de Crespo

O São Paulo planeja para segunda ou terça-feira a chegada ao Brasil do técnico Hernán Crespo e de sua comissão técnica.

Uma das primeiras definições da nova comissão técnica, que receberá o retorno do elenco ao CT na quinta-feira, dia 26, será a programação de treinamentos e amistosos até a data do retorno das competições. O próximo jogo oficial será apenas dia 13 de julho, contra o Flamengo, no Maracanã.

Com Luis Zubeldía, a diretoria de futebol trabalhava na possibilidade de realizar jogos-treinos, que ajudariam na recuperação física de jogadores que perderam os últimos jogos da equipe por causa de lesões. Casos de Marcos Antônio, Lucas Moura, Oscar e Ferreira, por exemplo.

O argentino, que conquistou o Paulistão pela equipe em 2021, será apresentado às novas estruturas do CT da Barra Funda, que passou por reforma em 2022 e 2023, com a reformulação do Reffis (Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica), agora chamado de Reffis Plus. Há novos aparelhos e um espaço mais moderno no local.

Ao lado do treinador de 49 anos, também retornam o auxiliar Juan Branda e o preparador de goleiros Gustavo Nepote. A comissão técnica será composta ainda pelo auxiliar Víctor López e pelos preparadores físicos Federico Martinetti e Leandro Paz.

Hoje, a comissão técnica fixa do Tricolor tem dois preparadores de goleiros (Octavio Ohl e Márcio Aguiar), dois preparadores físicos (Pedro Campos e Adriano Titton) e um auxiliar fixo (Milton Cruz). A tendência inicial é que todos sigam em seus cargos.

Crespo passou pelo clube em 2021 e teve um trabalho marcante com o título paulista daquele ano, encerrando um jejum de oito anos da equipe. No total, foram 53 jogos, 24 vitórias, 19 empates e dez derrotas.

Na primeira passagem, o treinador deixou o clube após um início ruim no Brasileirão daquele ano, quando a primeira vitória aconteceu apenas na décima rodada. O time também foi eliminado da Libertadores pelo Palmeiras e da Copa do Brasil para o Fortaleza.

O São Paulo está classificado para as oitavas da Libertadores e da Copa do Brasil, mas vive situação delicada no Brasileirão. A equipe tem apenas 12 pontos em 12 jogos disputados e está em 14º lugar, a apenas um ponto da zona de rebaixamento.

Arboleda segue como pilar defensivo do São Paulo

O São Paulo teve um primeiro semestre de temporada conturbado em 2025 que terminou com a saída do técnico Luis Zubeldía. Mesmo assim, Robert Arboleda, titular absoluto na linha de zaga, segue como um pilar defensivo da equipe.

O sistema defensivo foi um dos problemas do Tricolor sob o comando de Zubeldía nos primeiros seis meses do ano. Ao lado do goleiro Rafael, o zagueiro equatoriano de 33 anos permanece entre os principais jogadores do setor.

Robert Arboleda entrou em campo 24 vezes nos primeiros seis meses da temporada e foi titular em 23 oportunidades. Foram 12 partidas pelo Campeonato Paulista, sete no Campeonato Brasileiro, quatro na Copa Libertadores e uma na Copa do Brasil. O zagueiro ainda marcou dois gols no ano.

O equatoriano entrou na seleção dos melhores jogadores do Paulistão, junto com o meia-atacante Lucas Moura.

No Brasileirão, segundo dados do Sofascore, Arboleda tem médias de 1,3 interceptação, um desarme, 2,6 recuperações de bola, seis cortes e apenas 0,3 drible sofrido por partida. Além disso, o equatoriano tem média de 89% de passes certos e um gol marcado.

O São Paulo tem a 11ª melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 14 gols sofridos, e saiu de campo sem ser vazado apenas três vezes.

Entre os meses de abril e maio, Robert Arboleda desfalcou o Tricolor em sete jogos por conta de uma sobrecarga muscular na coxa esquerda. Nesse período, Alan Franco, Ruan Tressoldi e Sabino formaram a dupla de zaga da equipe.

Arboleda e o restante do elenco do São Paulo estão de férias por conta da pausa para a disputa do Mundial de Clubes. Os jogadores se reapresentam no dia 26 de junho, no CT da Barra Funda, e iniciam a preparação para o restante do Campeonato Brasileiro e as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

De volta ao comando do São Paulo, Hernán Crespo fala sobre retorno

Na noite desta quarta-feira, o São Paulo anunciou a contratação de Hernán Crespo para o comando técnico da equipe. O treinador argentino falou sobre seu retorno ao Tricolor e deixou um recado para os torcedores.

“Olá, família tricolor! Estou feliz e orgulhoso de voltar para o São Paulo. E com muita vontade de ver o Morumbi lotado. Nos vemos em breve, vamos São Paulo”, disse Hernán Crespo em vídeo publicado nas redes sociais do clube.

Essa vai ser a segunda passagem de Hernán Crespo no comando do São Paulo. O argentino treinou a equipe entre fevereiro e outubro de 2021. Ao todo, foram 53 partidas, com 24 vitórias, 19 empates, dez derrotas e aproveitamento de 57,23%.

Sob o comando do ex-jogador, o Tricolor conquistou o título do Campeonato Paulista em 2021, saindo de uma fila de mais de oito anos. Depois das eliminações nas Copas e um desempenho ruim no Brasileirão, Hernán Crespo foi demitido e substituído por Rogério Ceni.

Por conta das restrições de público devido à pandemia de Covid-19, o argentino não teve a oportunidade de comandar o São Paulo no Morumbis com torcida.
Calendário do São Paulo

Antes de fazer sua reestreia no comando do São Paulo, Crespo terá o privilégio de poder comandar uma espécie de intertemporada com o elenco enquanto acontece a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Os jogadores são-paulinos se apresentam no dia 26 de junho no CT da Barra Funda, retomando os trabalhos após 13 dias de folga. O Tricolor volta a entrar em campo no dia 16 de julho, quarta-feira, quando enfrenta o Red Bull Bragantino, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, fora de casa.

O Tricolor ocupa a 14ª posição, com 12 pontos conquistados. O Massa Bruta é o 3º colocado, com 23 pontos somados.

São Paulo está perto de vender o meia Matheus Alves ao CSKA

O São Paulo está bem próximo vender o meia Matheus Alves ao CSKA, da Rússia.

O clube russo apresentou nos últimos dias uma proposta oficial pelo jogador. O acordo ainda está “em negociação”, segundo pessoas do clube, mas há uma grande chance de a venda acontecer.

O valor é próximo a 6 milhões de euros (R$ 37,9 milhões) pelos 100% dos direitos econômicos do jogador, que tem 90% deles ligados ao São Paulo . O clube ainda costura um ganho de 25% da mais valia caso Alves seja negociado futuramente por um valor superior ao da venda atual.

O avanço na negociação foi publicado pelo jornalista Jorge Nicola e confirmado pelo ge.

Nos últimos meses, o Tricolor já tinha avisado aos empresários do jogador que esperava uma proposta mínima de 10 milhões de euros (cerca de R$ 63,2 imilhões), mas o clube russo ofertou algo menor.

Por causa de seus problemas financeiros e de fluxo de caixa, o São Paulo deve aceitar a transferência.

Nos primeiros contatos, o CSKA realizou uma chamada de vídeo com o meio-campista do São Paulo para demonstrar o interesse em contratá-lo, algo autorizado pelo clube trioclor.

O Tricolor, em grave crise financeira, depois de fechar 2024 em déficit de R$ 287,6 milhões, sabe que precisará vender mais jogadores nesta janela de transferências.

Campeão da Copinha, Alves subiu esse ano ao profissional e registrou 15 jogos e duas assistências em 2025. O contrato, recém-renovado com o São Paulo, é válido até dezembro de 2028.