Teixeira confirma conversas por Igor Vinícius e parceria com São Paulo

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, confirmou que o clube mantém conversas com o São Paulo em duas frentes: a possível contratação do lateral-direito Igor Vinícius e uma parceria pontual para uso de estádios durante o Campeonato Brasileiro.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Marcelo Teixeira revelou que há um entendimento entre os clubes para levar o jogador de volta à Vila Belmiro. Revelado na base santista, Igor está em fim de contrato com o São Paulo e teve sua situação congelada com a chegada do técnico Hernán Crespo.

“Há um entendimento entre as diretorias sobre o Igor Vinícius. Mas ainda não há um desfecho final sobre o jogador”, afirmou o presidente. “Gosto de mostrar transparência, sinceridade, mas o Palmeiras disputa um campeonato importante. Prefiro não responder essa pergunta nesse momento”, disse, ao ser questionado sobre um possível interesse no lateral Mayke, do rival alviverde.

Aos 28 anos, Igor Vinícius atuou em 14 partidas em 2025 e soma uma assistência. No Santos, ele teria concorrência de Aderlan, que voltou de lesão, e de JP Chermont, jovem visto como ativo de mercado pelo clube. O elenco ainda conta com Gabriel Simples, do sub-20, como opção na posição.

Parceria por estádios

Além da negociação pelo jogador, Santos e São Paulo discutem uma cooperação para uso de estádios ainda nesta temporada. A ideia é que o Santos mande de dois a três jogos no Morumbis, enquanto o Tricolor teria a Vila Belmiro à disposição em datas conflitantes com eventos no seu estádio.

“Tivemos uma reunião da Libra. Conversei com o Casares. Ele falou de alguns compromissos agendados para shows. Começamos uma conversa sobre ter dois ou três jogos ainda nesse Campeonato Brasileiro. Santos no Morumbis e o São Paulo na Vila”, disse Marcelo Teixeira.

O primeiro jogo cogitado para essa parceria é o confronto entre Santos e Flamengo, marcado para o dia 16 de julho. “A primeira possibilidade seria contra o Flamengo em São Paulo. É uma possibilidade que existe. Nossa equipe conversa com o São Paulo para que haja um entendimento de ambas as partes”, completou Marcelo Teixeira.

Números de Galoppo no River Plate dão esperança de venda ao São Paulo

Cedido pelo São Paulo, o meia Giuliano Galoppo foi titular do River Plate no empate sem gols contra o Monterrey, na Copa do Mundo de Clubes, na noite de sábado. E o Tricolor, à distância, observa com esperança os números do argentino, que por enquanto bate a meta estabelecida para ser comprado.

Na negociação do São Paulo com o River, o Tricolor cedeu o meia Galoppo pelo período de uma temporada. A cláusula de compra para 60% dos direitos econômicas é ativada automaticamente no fim do ano caso o jogador tenha atuado em 50% dos jogos do time no ano ao menos 45 minutos cada.

Até aqui, o River Plate disputou 28 partidas na temporada. Galoppo jogou 15 e marcou um gol, com todos os jogos com ao menos 45 minutos dentro de campo.

Caso isso se mantenha, o River pagará 3,6 milhões de dólares (R$ 19,7 milhões na cotação de hoje) para ficar com o jogador em definitivo. O Tricolor, neste caso, manteria 40% dos direitos.

O negócio acontecerá de forma parecida no empréstimo do lateral-esquerdo Enzo Díaz, que também vai batendo a meta para ser comprado. Dos 34 jogos oficiais do time em 2025, ele atuou em 25 com mais de 45 minutos.

Para ficar com ele, o São Paulo pagará 2 milhões de dólares (R$ 10,9 milhões) ao River. O clube, então, passaria a ser dono de 60% dos direitos do lateral.

Caso os dois negócios se concretizem, o São Paulo ficará com Enzo e levará cerca de R$ 9 milhões de diferença com as duas transferências efetuadas.

Quando Crespo será apresentado no São Paulo? Clube já definiu a data

Quando Crespo será apresentado no São Paulo? O clube já confirmou a contratação do seu novo treinador, mas definiu neste domingo a data de sua apresentação. Anunciado nesta semana como substituto de Luis Zubeldía, o ex-atacante argentino iniciará sua segunda passagem como técnico do Tricolor.

Crespo concederá entrevista coletiva na próxima terça-feira, na sala de imprensa do Morumbis, às 11h (de Brasília).

Em 2021, o argentino comandou o São Paulo por oito meses e eternizou seu nome na história do clube ao tirá-lo de uma fila que durava mais de oito anos com a conquista do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.

Nesta segunda passagem, Crespo terá a missão de conduzir o São Paulo rumo ao tão sonhado tetra da Libertadores, principal objetivo da temporada, além da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, torneio no qual a situação da equipe é alarmante.

Crespo iniciará os trabalhos à frente do São Paulo no dia 26 de junho, quando o elenco se reapresenta pela manhã no CT da Barra Funda após 13 dias de férias devido à paralisação das competições para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa nos EUA.

Como o São Paulo volta a jogar somente no dia 16 de julho, contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, às 20h (de Brasília), pelo Brasileirão, Hernán Crespo terá 20 dias para trabalhar com seus jogadores e preparar a equipe para os desafios do segundo semestre.

Pablo Maia volta a receber consultas do mercado alemão

Além de ter negociações em andamento para a venda de Matheus Alves para o CSKA e de afastar sondagens ainda insatisfatórias por Lucas Ferreira por parte do Krasnodar, ambos da Rússia, a diretoria do São Paulo sabe que o volante Pablo Maia também deve agitar o mercado.

Com 17 jogos oficiais na temporada, sendo 13 deles como titular, o jogador de 23 anos tem recebido consultas de clubes de fora do país. Até o momento, porém, nada oficial chegou a ele ou ao clube.

Monitorado por um clube turco há alguns meses, Pablo Maia está na mira também de uma equipe do futebol da Alemanha, que acompanha de perto e tem o jogador como um alvo para a janela. A preferência é para uma das grandes ligas. O nome dos clubes não foram confirmados ao ge.

Com contrato com o São Paulo até o fim de 2027, o jogador vive um momento decisivo na carreira. Atrapalhado por lesões recentes, saiu da mira de grandes mercados, mas o seu retorno em 2025 vem sendo positivo e o recolocou como um alvo já para a janela de meio do ano.

Antes da pausa, Pablo Maia foi titular das quatro últimas partidas de Luis Zubeldía, variando a dupla com Alisson ou Bobadilla. Pelo clube, ele tem 155 jogos disputados e sete gols marcados.

Em maio do ano passado, o jogador passou por cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda e ficou fora de combate por nove meses. A volta aconteceu na pré-temporada, nos jogos da FC Series, nos Estados Unidos.

Em fevereiro, porém, sofreu novo baque: passou por uma cirurgia ligamentar no tornozelo direito que poderia tê-lo deixado fora de ação por quatro a seis meses. Numa recuperação que impressionou a todos no clube, voltou a jogar depois de dois meses e não teve mais problemas desde então.

Grata surpresa, Enzo Díaz tem missão de manter titularidade com Crespo

Enzo Díaz foi uma grata surpresa no São Paulo no primeiro semestre. O argentino chegou ao clube por empréstimo junto ao River Plate e rapidamente se adaptou ao esquema do técnico Luis Zubeldía, se consolidando como dono da lateral esquerda.

Mesmo com a contratação de Wendell, jogador que disputou a última Copa América com a Seleção Brasileira, estava atuando no futebol europeu, defendendo o Porto, e contou com muitos esforços do presidente do São Paulo, Julio Casares, para fechar com o clube, Enzo Díaz seguiu como titular nos principais compromissos do time em 2025.

Claramente Enzo Díaz tinha a preferência de Luis Zubeldía no São Paulo. Porém, com a saída do treinador, o lateral esquerdo tem a missão de conquistar Hernán Crespo mostrando que segue sendo a melhor alternativa do elenco para o setor.

Crespo terá a oportunidade de comandar uma intertemporada com o plantel são-paulino no CT da Barra Funda antes de o calendário do futebol brasileiro ser retomado. Com mata-matas da Libertadores e Copa do Brasil à vista, Enzo Díaz terá um duelo particular com Wendell.

Não é exagero considerar que a disputa entre os dois laterais esquerdos do São Paulo começará do zero após a chegada do novo treinador. Mas, é inegável que o futebol mostrado por Enzo Díaz no primeiro semestre irá ajudá-lo.

Resta saber se ao fim de seu contrato por empréstimo, que acaba no fim do ano, Enzo Díaz será adquirido em definitivo pelo Tricolor. Pelo que mostrou até agora, a diretoria deve fazer um esforço para mantê-lo no elenco, caso as condições não sejam abusivas.

São Paulo manterá 20% de Igor Vinícius, acertado com o Santos

O São Paulo irá manter 20% dos direitos econômicos de Igor Vinícius, que tem um acordo apalavrado com o Santos. Agora, restam apenas detalhes burocráticos para que o contrato do jogador com o Peixe seja assinado.

O São Paulo possui vínculo com o lateral direito válido até o fim da atual temporada. Em contrapartida, Igor deverá ser liberado antecipadamente para defender o Santos.

A janela de transferências do futebol brasileiro abre no dia 10 de julho e fecha dia 2 de setembro. Desta forma, Igor Vinícius só poderá ser regularizado pelo Santos a partir desta data.

O lateral direito estava fora dos planos do técnico Luis Zubeldía para o restante da temporada do São Paulo. Com a saída do treinador argentino e a contratação de Hernán Crespo, a diretoria manteve o plano de negociar Igor Vinícius, atualmente se recuperando de lesão.

Igor Vinícius esteve perto de fechar com o Corinthians, clube com quem tinha negociações mais avançadas, porém, o Santos ganhou a concorrência não só do rival alvinegro, mas também de Fortaleza e Vasco, outras duas equipes que mostraram interesse no lateral direito.

Igor Vinícius é o segundo jogador do atual elenco do São Paulo com mais tempo de clube, atrás apenas de Arboleda. O lateral direito desembarcou no Morumbi em 2019, inicialmente por empréstimo, mas foi adquirido em definitivo após uma boa primeira temporada vestindo a camisa tricolor.

Aos 28 anos, Igor Vinícius voltará ao clube pelo qual foi revelado. O lateral fez boa parte da base no Peixe antes de se transferir para o Ituano, Mas, foi na Ponte Preta, por empréstimo, que ele chamou atenção e acabou sendo contratado pelo São Paulo posteriormente.

No Mundial, Galoppo se aproxima de meta e pode render R$ 20 mi ao SP

O meia Galoppo entrou na segunda etapa na vitória do River Plate sobre o Urawa Red Diamonds (JAP) e vai se aproximando de bater a meta que ativa a cláusula de compra automática.

A partida contra o Urawa foi a 12ª em que Galoppo atuou ao menos 45 minutos. O River entrou em campo 27 vezes no ano.

O número é muito próximo ao que o meia precisa atingir para ser adquirido. Galoppo já atuou 45 minutos em 44,4% dos jogos do RIver no ano.

O argentino está emprestado até o final do ano e tem cláusula de compra fixada em US$ 3,6 milhões (R$ 19,8 milhões). O montante equivale a 60% dos direitos do jogador.

Para ativar a cláusula automática, Galoppo precisa atuar ao menos 45 minutos em no mínimo 50% dos jogos do River no ano. Ele está emprestado até 31 de dezembro deste ano.

Se Galoppo atuar 45 minutos nas duas partidas restantes da fase de grupos do Mundial, ele terá 14 jogos em 29 no ano, ainda mais próximo dos 50%. O River foi o segundo colocado de seu grupo no Torneio Apertura, mas caiu nas quartas de final; agora tem o Clausura e a Libertadores pela frente.

Vale lembrar que o negócio de Galoppo não é ‘casado’ com a negociação de Enzo Díaz, emprestado pelo River ao São Paulo. O lateral possui a mesma meta, mas com valor mais baixo para ser comprado: US$ 2 milhões (R$ 11 milhões) por 60%.

Enzo, por sua vez, vai batendo facilmente a marca ao atingir 25 jogos dos 34 no ano: 73,5%. O lateral é o terceiro jogador do São Paulo com mais minutos na temporada.

Sete no DM e três de saída: como Crespo encontrará o grupo

Depois que desembarcar no Brasil no início da próxima semana, Hernán Crespo deve encontrar um grupo com sete jogadores no departamento médico e outros três de saída. Assim, na quinta, data da reapresentação, pode iniciar o trabalho com um elenco de 22 jogadores de linha e quatro goleiros.

Na porta de saída, o volante Igor Liziero puxa a fila, já que no próximo dia 30 terá seu vínculo encerrado com o clube tricolor. Além dele, Igor Vinícius tem negociações bem avançadas com o Santos, e o jovem meia Matheus Alves está a detalhes de ser negociado com o CSKA, da Rússia.

Em relação ao departamento médico, os sete jogadores serão reavaliados, mas a volta aos treinamentos com bola respeitará o momento de cada um. Alguns nomes como Marcos Antônio, Oscar e Ferreirinha, podem retornar aos treinos com bola dependendo de suas evoluções clínicas.

Já jogadores como Lucas Moura, Luiz Gustavo, Ruan e Calleri ainda dependem de um processo de recuperação mais longo (veja cada caso mais abaixo).

Com 26 jogadores disponíveis, Crespo deve promover alguns amistosos até a data do retorno das competições. O próximo jogo oficial será apenas dia 13 de julho, contra o Flamengo, no Maracanã. Para essa partida, ele não contará com Luciano, que terá de cumprir suspensão por três amarelos.

Confira quem estará disponível:

Goleiros: Rafael, Jandrei, Young e Leandro
Zagueiros: Arboleda, Sabino, Ferraresi e Alan Franco
Laterais: Wendell, Enzo Díaz, Patryck Lanza, Cédric Soares e Maik
Volantes: Alisson, Pablo Maia, Bobadilla, Luan e Negrucci
Meias: Luciano e Rodriguinho
Atacantes: Lucca, André Silva, Henrique, Dinenno, Lucas Ferreira e Ryan Francisco
Abaixo, veja a situação dos lesionados:
Ruan
O zagueiro terá de passar por um procedimento médico no joelho direito. Os exames de imagem feitos desde o início das dores no local, no mês passado, não mostram com exatidão o grau do problema. Por isso, será necessário um procedimento para detectar se o zagueiro terá de passar por uma cirurgia. Enquanto isso, o São Paulo ainda negocia com o Sassuolo, da Itália, para que o empréstimo do defensor seja prorrogado. O atual contrato vai até o dia 30 deste mês.

Luiz Gustavo
Diagnosticado em 5 de abril com tromboembolismo pulmonar (quando há obstrução de uma artéria do pulmão), o volante Luiz Gustavo esteve na última terça-feira no CT da Barra Funda para iniciar um trabalho de recondicionamento físico com os profissionais do São Paulo. Ele ainda está sendo medicado e acompanhado de perto pelos médicos. Treinos normais devem ser apenas em julho.

Marcos Antônio
O volante se recupera de uma lesão muscular na região posterior da coxa esquerda sofrida na partida contra o Grêmio, em 17 de maio. Por conta disso, perdeu os últimos cinco jogos do time. Antes da parada, foi a campo para treinos com a fisioterapia. Nesta semana, publicou foto na academia.

Oscar
Substituído no intervalo do jogo entre São Paulo e Mirassol em razão de dores na coxa esquerda no fim de maio, Oscar não teve lesão detectada, mas, por estar com edema (inchaço) no local, passou a fazer tratamento intensivo no Reffis Plus e não voltou a jogar nas últimas três partidas.

Lucas Moura
Na metade do mês de maio, o camisa 7 voltou a sentir dores e teve diagnosticado um estiramento da cápsula posterior do lado direito. Forçado a parar para um tratamento intensivo, o jogador recebeu um prazo de três meses para conseguir zerar o problema. Assim, só deve voltar a jogar em agosto.

Calleri
O atacante Calleri passou por uma cirurgia em maio por causa de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. A tendência é que só volte a jogar em 2026.

Ferreirinha
No meio de maio, o atacante teve diagnosticada uma lesão da fáscia plantar do pé esquerdo. Não jogou os últimos seis jogos da equipe antes da parada.

 

Fonte: Globo  Esporte

Alan Franco vê concorrência aumentar nos últimos jogos

Ao longo do primeiro semestre de 2025, Alan Franco atingiu a marca de 100 jogos com a camisa do São Paulo. O zagueiro argentino foi titular na linha de zaga do Tricolor, ao lado de Robert Arboleda, na maioria dos jogos, apesar de enfrentar a concorrência de Sabino nas últimas partidas.

Nos primeiros seis meses da temporada, Alan Franco entrou em campo 24 vezes, sendo titular em 23 oportunidades. Foram oito jogos pelo Campeonato Paulista, nove no Campeonato Brasileiro, cinco pela Copa Libertadores e dois na Copa do Brasil.

Por outro lado, nos últimos seis compromissos do São Paulo no semestre, Alan Franco ficou no banco de reservas três vezes. Nesses jogos, Sabino assumiu a vaga no time titular ao lado de Robert Arboleda.

No Campeonato Brasileiro, segundo dados do Sofascore, o zagueiro argentino de 28 anos tem médias de uma interceptação por jogo, 1,1 desarme, 4,1 bolas recuperadas e 5,1 cortes. Além disso, o jogador sofre 0,6 drible por partida e tem 88% de passes certos.

Alan Franco completou 100 jogos com a camisa do Tricolor no dia 20 de maio, no duelo contra o Náutico, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio dos Aflitos. Ao todo, o zagueiro tem 102 partidas pelo São Paulo, com três gols e seis assistências.

“Muito feliz por cumprir um objetivo que eu tinha na minha carreira, de chegar neste clube tão grande. O São Paulo é muito especial para mim. A verdade é que me acolheram de uma maneira que não esperava e isso foi muito importante. Então, tenho um apreço e carinho por este clube que pensei que não iria superar o que vivi no Independiente, da Argentina. Estou muito feliz, de coração”, disse Alan Franco em entrevista à SPFCPlay sobre a marca.

No entanto, o argentino tem contrato com o Tricolor até o final do ano e tem seu futuro incerto na equipe.

Alan Franco e o restante do elenco do São Paulo estão de férias por conta da pausa para a disputa do Mundial de Clubes. Os jogadores se reapresentam no dia 26 de junho, no CT da Barra Funda, e iniciam a preparação para o restante do Campeonato Brasileiro e as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.