Corinthians e São Paulo empatam em jogo com polêmica de arbitragem

Corinthians e São Paulo empataram por 1 a 1 nesta terça-feira, no Parque São Jorge, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro sub-17.

O Tricolor saiu na frente logo cedo, aos nove minutos da primeira etapa, através de Léo. Os Filhos do Terrão, no entanto, reagiram e buscaram o empate no segundo tempo, com gol de Kayque.

O clássico também contou com uma polêmica de arbitragem. Aos 45 minutos da etapa final, Julio César chutou a gol e viu o goleiro do São Paulo se esticar para fazer a defesa. O atleta corintiano, porém, entendeu que a bola ultrapassou a linha e saiu comemorando o que seria o gol da virada, mas o árbitro não validou a jogada. A decisão gerou revolta do time mandante.

Com o resultado, o Corinthians se mantém no quinto lugar da tabela de classificação, com 12 pontos, enquanto o Tricolor segue na sétima posição, com 11.

Na próxima rodada, o Timão visita o Atlético-MG na Arena MRV, em duelo marcado para o dia 2 de julho, na quarta-feira da semana que vem, às 15h (de Brasília). Já o São Paulo volta a campo na próxima terça, diante do Athletico-PR, em Cotia, a partir das 15h.

São Paulo prepara Ryan Francisco para novas funções no time

O São Paulo tem trabalhado para que o jovem Ryan Francisco, de apenas 18 anos, aumente seu leque de armas para ter mais tempo em campo num futuro próximo. Centroavante de origem, o garoto tem sido incentivado e recebido orientações para poder atuar com mais frequência como segundo atacante, ao lado de outro camisa 9 de ofício, como André Silva, Calleri e Dinenno.

Os trabalhos com Ryan Francisco numa possível nova função vinham sendo orientados pela comissão técnica de Luis Zubeldía, antes de o treinador argentino deixar o São Paulo, na semana passada. O clube, porém, estava de acordo com a ideia de ter o centroavante mais adaptado às funções de um segundo atacante e vai continuar o processo com o novo técnico Hernán Crespo.

O principal motivo da movimentação tricolor é a característica de Ryan Francisco. Com 1,75m e qualidades menos físicas e mais técnicas, o garoto já atuou como segundo atacante no passado recente no time profissional do São Paulo. Contra Mirassol, Talleres e Vasco, por exemplo, foi utilizado ao lado de um centroavante.

As últimas vezes em que Ryan Francisco atuou em sua posição de origem no time profissional do São Paulo foram contra Bahia e Náutico, mas por tranquilidade no placar ou falta de opção do técnico Luis Zubeldía.

Contra o Bahia, Ryan Francisco era o único centroavante à disposição – André Silva estava suspenso, e Calleri, machucado.

Diante do Náutico, o garoto entrou na vaga de André Silva e foi novamente o único centroavante em campo, mas somente a partir dos 30 minutos do segundo tempo, quando o São Paulo já vencia por 2 a 0 e poderia até sofrer o empate para, ainda assim, avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

Contra Mirassol, Talleres e Vasco, Ryan Francisco atuou ao lado de algum outro centroavante. Na primeira e na segunda das três partidas, entrou no segundo tempo para jogar com André Silva. Na última, diante do Cruz-Maltino, viu o também centroavante Juan Dinenno, recém-contratado, entrar na vaga de André Silva antes de ser colocado em campo como segundo atacante no lugar de Lucca.

Também por isso, a chegada de Dinenno ao São Paulo não é um sinal de que Ryan Francisco será vendido nas próximas janelas de transferências – essa, pelo menos, não é a intenção da diretoria. O Tricolor acredita que pode desenvolver ainda mais o potencial de uma de suas maiores joias se conseguir adaptar o garoto à nova função, enquanto negocia Matheus Alves com o CSKA, da Rússia, e diminui a necessidade de novas saídas nesta temporada.

Ryan Francisco foi promovido ao profissional do São Paulo depois da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, pelo time sub-20. Artilheiro nas categorias e base do Tricolor, o garoto tem 14 jogos e três gols na equipe principal.

No fim do ano passado, o São Paulo renovou o contrato de Ryan Francisco até 30 de agosto de 2028, com multa contratual para clubes europeus na casa dos R$ 362,4 milhões.

Sassuolo nega proposta do São Paulo para manter Ruan

O zagueiro Ruan não permanecerá no São Paulo. Nas últimas horas, a diretoria da Sassuolo bateu o pé, recusou a proposta do Tricolor pela prorrogação do contrato de empréstimo e pediu que o jogador retornasse à Itália.

A negociação está encerrada e, com isso, o São Paulo perde uma peça importante de seu elenco. Agora, o clube conta com Arboleda, Alan Franco, Nahuel Ferraresi e Sabino na posição para a sequência da temporada.

Ruan chegou ao clube do Morumbi em agosto do ano passado por empréstimo de uma temporada. Neste ano, sob o comando de Zubeldía, o defensor atuou em 15 jogos, sendo titular em onze deles. Apesar de ter ganho espaço no grupo, o Tricolor não conseguiu exercer a opção de compra prevista em contrato (de R$ 27 milhões).

A ideia do São Paulo era estender o vínculo por mais um ano e adicionar metas de produtividade que implicariam na compra. O clube italiano não gostou da ideia e solicitou o retorno imediato do atleta.

Vale lembrar que Ruan tem uma lesão no joelho direito e fará um procedimento para conhecer a gravidade do problema. Há a possibilidade de que ele seja operado, mas a decisão apenas será tomada após a finalização de todo o protocolo médico para o diagnóstico.

Crespo diz que volta “melhor” e afirma: “A urgência é o Brasileiro”

O técnico Hernán Crespo foi apresentado como novo treinador do São Paulo na manhã desta terça-feira, na sala de imprensa do Morumbis.

Substituto de Luis Zubeldía, que deixou o cargo na pausa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o também argentino inicia sua segunda passagem pelo Tricolor. A estreia será contra o Flamengo, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão. Com o time na 14ª posição, ele vê urgência para a reação:

– O primeiro que tenho de fazer é viver o dia a dia, partida a partida. Vejo uma urgência, que é o Brasileirão. Tratar de competir e ganhar pontos em função de ficarmos tranquilos. Depois, Libertadores e Copa do Brasil é mata-mata. Tudo pode acontecer. Mas a urgência é o Brasileirão. E isso é algo que existe. Temos de ver a realidade.

– O que sonho? Vim aqui ganhar. Quero ganhar. Vamos poder? Vamos ver. Começando por competir bem e ganhar partidas, construir uma oportunidade. Mas hoje a realidade é ganhar jogo, estarmos preparados para a oportunidade de vencer.

Campeão paulista em 2021, Crespo retorna ao Tricolor quase quatro anos depois de passar por Al-Duhail, do Catar, e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.

– Penso que sou melhor. Mas todos somos melhores. Sou um melhor treinador nesse momento, porque passou o tempo, sigo sendo um treinador jovem. E a pessoa não muda. Eu sigo sendo a mesma pessoa que antes, mas, sim, tenho mais ferramentas para poder oferecer a um grupo.

– O que é importante é que nenhum treinador tem a fórmula mágica. Não existe o manual do treinador ganhador. Não existe. Pedem uma fórmula mágica que tudo vai funcionar, não. Tem que trabalhar. A equipe vai competir. Ganhar? Vamos ver para chegar nesse momento. O primeiro a fazer é tratar de competir.

O treinador citou seu antecessor durante a entrevista coletiva e disse que espera evoluir o trabalho iniciado por Zubeldía

– Tenho um respeito pelo trabalho do Zubeldía. O meu prazer será que o torcedor do São Paulo se identifique com o time. E para isso precisamos de tempo. Vamos ter um período de adaptação. Sabemos que vamos ter um mês e meio duríssimo, mas depois chegará setembro. É completamente diferente da história passada. Sou a mesma pessoa, mas como treinador sou melhor que antes. Espero poder demonstrar – destacou.

Ao lado de Crespo na entrevista coletiva, o presidente Julio Casares festejou o retorno do técnico ao São Paulo e disse que o clube não trabalhou com outras alternativas para o cargo neste momento. O treinador disse que voltou por uma conexão criada com o clube:

– Falei recentemente que é um lugar mágico. Não tem uma explicação. Não sei o que tem. Sabemos que a história é importante e todos conhecemos, mas há algo na mente de quando chega ao estádio que te atravessa. E fica lá dentro. Se me permitem sonhar? Gostaria de estar ao lado de Telê, de Muricy (na história). Se vamos sonhar, vamos sonhar grande. Mas está difícil.

– O primeiro que podemos dizer é que foi sentimento. Quando me chamaram, eu não pensei. É o São Paulo. Ponto. Depois vemos os problemas, como enfrentá-los, como melhorar. Se estão piores, melhores. Creio que estão melhores. Preciso ver no dia a dia, a dinâmica do trabalho, o grupo de jogadores. Preciso de um pouco de tempo.

– Tenho essa mini pré-temporada para fazer uma avaliação geral. Tudo indica que sim. Está melhor do que há quatro anos. Começando por mim. Eu sou melhor do que há quatro anos. Agora, para avaliar o que é melhor e o que é pior, necessitamos tempo. Mas o futebol é dinâmico, e sempre tenho de melhorar – completou Crespo.

Veja mais trechos da coletiva:
Primeira passagem
– O passado foi algo atípico. Lembro que tivemos oito meses e nunca tivemos tempo para trabalhar seriamente. Eram muitos jogos. Alguns em menos de 48 horas. Lembro que a final do Paulistão foi um domingo e na terça-feira jogamos com o Sporting Cristal aqui para passar de uma fase que o São Paulo não passava havia oito anos. Isso 48 horas depois de ganhar o Paulistão. Era atípico e difícil.

– O presidente teve Covid, eu tive Covid. Tudo muito difícil. É muito complicado. Sempre entendo que se necessita tempo e paciência. Claro que com dinheiro, os tempos são mais curtos, isso é verdade. Não mudo o que pensei. Mas entendo que o passado me trouxe aqui hoje. Então tenho muito respeito e amor por esse passado. O São Paulo segue sendo grande, isso não é dúvida. E por isso estou aqui. O que vai acontecer? É ter paciência.

Títulos fora do São Paulo
– As coisas foram bem. Funcionaram. Estou feliz pelo meu passado. É muito difícil explicar. Me dá muita vergonha, também (risos). Mas aconteceu. Os títulos chegaram. Títulos importantes no Catar, o triplete. A classificação para sairmos campeões da Champions Asiática. Realmente incrível. E todo esse caminho também me trouxe ao São Paulo.

Estreia contra o Flamengo
– Bem-vindo ao Campeonato Brasileiro. Porque é assim. Todos os jogos são muito difíceis. Se o Brasileiro não é o mais difícil do mundo, está muito perto disso. Não tem partida fácil. Em casa, fora. Não há um momento de “ah, esse jogo vai ser mais fácil”. Por isso, necessitamos focar em nós mesmos. Conseguir identidade nossa.

– E se nos apoiamos no que queremos, é mais fácil resolver. É muito difícil, mas estamos no São Paulo. Jogadores e treinadores, todos querem ter esse problema. Se o problema é enfrentar o Flamengo no Maracanã e o Bragantino fora, é o que queremos.

Estratégia para vencer
– Estamos falando de dois mundos paralelos. Temos de ser pragmáticos, ponto. Jogar bonito, não sei. E para mim não. Não existe a fórmula mágica. Jogar pragmático garante pontos, jogar bonito não sei. Não tenho a fórmula. 3-5-2, 4-3-3… São estilos, formas de entender o futebol, viver o futebol. Queremos jogar bem. Jogar bem para mim significa que os jogadores entendam as necessidades da partida.

– Para fazer melhor que o adversário. Estamos falando de um time com uma história muito grande como o São Paulo. Que tem de pensar no gol. Para mim não são coisas separadas. Não pode ser uma maneira ou outra.

– Vou tentar ser mais claro. E vou ao lugar de ex-jogador. Joguei com Drogba, Shevchenko. E todos eles têm características diferentes. Mas uma coisa não mudava: minha fome de fazer gols. Então, pode mudar situações, mas isso não mudava. Eu queria fazer gols. Vamos jogar com 3, 4, 4-4-2, 3-5-2, mas querer ganhar o jogo, ser ofensivo, tratar de gerar situações, isso não vai mudar.

– Posso jogar com três zagueiros, com quatro em algum momento do jogo. Em algum momento tem de perseguir, em outro não. Nem todo momento é igual. Faz parte do meu processo dos últimos quatro anos.

Chance para os jovens
– Para mim, futebol não tem documentos. Que tenha 38 anos ou 18… Pessoalmente, é exatamente o mesmo. Quem merece jogar vai jogar. Que demonstre que pode jogar. Comigo não tem nenhum problema. Se me pergunta quantos anos tinha Nestor, Luan, Sara, Liziero. Não sei. Jogavam porque tinham de jogar, porque eram melhores nesse momento. Corriam nos treinamentos.

– Os jogadores que vêm de Cotia merecem jogar? Comigo não será problema. Não ligo para documentos. Se merecer jogar, vai jogar. Não tem diferença entre brasileiro, estrangeiro, Cotia. O que importa é quem joga bem e merece jogar. Não tem diferença se é um menino.

Sentimento
– É difícil explicar sentimento. Quando disse que sentimento é paixão, o São Paulo é grande, enorme. É lindo, muito bonito pertencer a tudo isso. O que passou no passado foi um ano muito atípico. Muito difícil, com Covid. É algo que não podia controlar. E creio que todos somos melhores hoje. Me encontrei com a direção e eles também têm quatro anos mais de experiência. Eles sabem o que eu posso dar ao clube e por isso me chamaram, por isso também aceitei rápido.

– Gostariam que eu voltasse e eu falei sim. O primeiro foi sim. Saber que somos uma família e vamos resolver os problemas que vão aparecer. Os problemas aparecem há cada três, quatro dias. Sempre tem um problema, quem está no banco e quer entrar, não entrou. Sempre há problemas. E conviver com isso exige equilíbrio emocional. Saber que existe sentido para as coisas. E aí tudo se pode resolver.

Elenco para reagir
– É São Paulo. Aqui tem de estar pronto, sempre. Não tem muito a pensar. Tem de fazer, trabalhar. Nada mais. Temos de estar prontos. Aqui não há espaço para esperar. Não há tempo para esperar. E tem de merecer estar no São Paulo. O São Paulo é grande. Tem de estar pronto. Quem está pronto, joga. E quem não estiver vai esperar a oportunidade. Todos têm de demonstrar.

– O São Paulo é exigência. Seguramente, é um momento difícil, como sempre. No momento difícil tem de saber o que enfrentar. Isso pede muito equilíbrio emocional, porque as coisas passam. Boas, más. Se vamos atrás das situações, não vai passar. Se há um equilíbrio emocional para entender que pode errar… Também vão passar coisas boas. Porque temos material para trabalhar bem. Há jogadores que te permitem sonhar. Primeiro temos de pensar nos problemas e resolver as situações.

Fase ruim como mandante
– Vamos responder com a pergunta. Se tudo estivesse espetacular, me chamariam? Se tudo funcionasse, me chamariam? Quando vem um treinador, é para solucionar problemas, porque se não há problemas o treinador segue. Sei que há problemas. Tenho de identificar e solucionar. Sabemos que há certa dificuldade, certos tipos de jogos… Sabemos. Temos de solucionar. Como? Com o grupo de jogadores. entender. Identificar o problema e tentar rapidamente solucionar o problema.

– Mas pensar que um treinador vai chegar num lugar e tudo funciona perfeitamente, tem de perguntar ao Guardiola, ou ao Luis Henrique, do PSG. Os demais todos tentamos solucionar problemas. A coisa mais importante é identificar rapidamente e solucionar.

Luan terá chance?
– Seguramente, conheço Arboleda, Luan, Luciano. É bom. E seguramente vão me ajudar a conhecer os demais. Sei o que posso ter do Arboleda, Luciano, Luan… Todos em sua melhor versão e como pessoas, porque é verdade que estamos falando de atletas, jogadores, mas ao final do dia somos todos pessoas. E para mim isso é importante, conhecer as pessoas. Já conhecer algumas pessoas já é mais fácil, porque aí tenho mais espaço para conhecer novas pessoas.

– A partir daí, avaliaremos. Somos iguais ou melhores versões do que há quatro anos? Ou piores? Ao final do dia, vamos vendo. Como eles me conhecem, sabem minha exigência. O que pretendo em cada treinamento, cada jogo. Mas ao final, é uma avaliação dos jogadores comigo e eu com os jogadores.

Ambiente do Morumbis
– A primeira coisa é ter prazer de pertencer a um lugar mágico e com muita história. Se não me engano a primeira partida que vamos jogar no Morumbis será contra Corinthians. Vai estar cheio porque será o Corinthians, não por mérito meu (risos). Uma parte de mim vai desfrutar do espetáculo. E a outra parte vai focar em resolver o jogo. Por isso me sinto muito orgulhoso de pertencer, de estar aqui. Isso para um apaixonado de futebol é espetacular.

Frases de efeito
– Eu sou isso. Não falo essas coisas de propósito, nunca com demagogia. Falo o que sinto. Nós às vezes queremos uma frase de efeito, mas me parece que as pessoas estão cansadas de que não digam verdade. Tenho que tratar de ter uma linha, ter respeito, por onde estou, ao clube que pertenço. E nada mais. Eu sou isso. Não sei me comportar de outra maneira. Agora, se produz efeito positivo… É espetacular. A mim, seguramente gosto de trabalhar em um ambiente sereno, de alegria.

– Não gosto do conflito. Não gosto. Então, trato de viver em serenidade, sabendo que tenho de conviver com problemas e conflitos. Trato de viver assim. As pessoas convivem com problemas no dia a dia. Seguramente, vamos viver de tudo, mas vai ter respeito. Aqui é uma paixão e temos de respeitar. Estou aqui por paixão, porque gosto do meu trabalho, gosto do lugar onde estou. E aí gerou essa empatia. Tomara que gostem.

Oscar e Lucas Moura
– Vai ser uma experiência muito boa, com jogadores com essa característica e qualidade. Vai ser um prazer treiná-los. Temos de entender as necessidades de cada um quanto a níveis físicos. Há uma sequência que vamos falando a medida que vão passando os dias, vendo em que situação estão. A nível físico e técnico, estamos falando de pessoas que sentem e que vivem. O dia a dia vai passar por aí. Entender as necessidades das pessoas.

Problemas financeiros do São Paulo
– Tem coisas que eu posso controlar e coisas que eu não posso, que vou delegar. Há coisas que são para os dirigentes, coisas para a comissão técnica e coisa para os jogadores. Temos de dividir. Há coisas que vou resolver, coisas que quem vai resolver é a diretoria. O que tem é uma relação profissional, com esse respeito desde o primeiro dia que eu cheguei aqui.

– Sempre a sensação de educação, de família. Tem de confiar, como eles confiaram em mim para resolver problemas técnicos. O mais importante é que os dois lados, que vamos ser uma parte, vamos tentar fazer o melhor possível. Se vamos resolver todos os problemas? Não. Mas vamos fazer o melhor possível para resolvê-los.

Crespo se emociona em apresentação no São Paulo

Hernán Crespo não conteve a emoção ao iniciar sua segunda passagem como técnico do São Paulo. Nesta terça-feira, o treinador concedeu sua primeira entrevista coletiva ao ser apresentado oficialmente e manifestou sua grande satisfação por retornar ao clube pelo qual conquistou o Campeonato Paulista de 2021.

“Não há explicação, não sei o que tem. É um lugar mágico. A história todos conhecemos, a importância do SPFC, mas há algo na mente que te atravessa”, disse Crespo, antes de pausar a entrevista por ter se emocionado.

“Gostaria de estar ao lado do Telê, do Muricy. Se for pra sonhar, vamos sonhar grande. Mas, é difícil. Vamos tentar”, completou o argentino, imaginando um dia se tornar um dos ídolos tricolores.

Crespo assinou contrato com o São Paulo até o final de 2026. O treinador chega ao clube com a missão de fazer o time subir na tabela no Brasileirão, além de avançar no mata-mata da Libertadores e Copa do Brasil. A situação do Tricolor não é das melhores, lidando com muitos desfalques, mas o novo treinador não precisou de muito tempo para aceitar a proposta da diretoria.

“Quando a direção me chamou, não pensei. É São Paulo. Ponto. Depois vemos os problemas, como melhorar, como enfrentá-los. Creio que o clube está melhor [do que há quatro anos]. A dinâmica de trabalho, o grupo dos jogadores, tudo isso reuqer tempo. Eu tenho um pouco de tempo com essa mini pré-temporada, tudo indica que o clube está melhor que nos últimos quatro anos. Começando por mim, sou melhor que há quatro anos. Isso eu posso garantir. Para avaliar tudo, precisamos de tempo. O futebol é dinâmico e sempre há o que melhorar”, prosseguiu.

Desde que deixou o São Paulo, Hernán Crespo conquistou a tríplice coroa no Catar, com o Al Duhail, e, posteriormente, venceu a Liga dos Campeões da Ásia com o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O treinador agora quer dar sequência às conquistas expressivas nessa segunda passagem pelo Tricolor, mas sabe que terá muito trabalho pela frente.

“Tratar de viver o dia a dia, partida a partida. A urgência é o Brasileirão, tratar de competir e ganhar pontos para ficarmos tranquilos. Libertadores e Copa do Brasil é mata-mata, tudo pode acontecer. A urgência é o Brasileirão, isso é algo que existe, é a realidade. O que sonho? Vim para cá ganhar. Quero ganhar. Vamos conseguir? Vamos ver. Começamos por competir bem e tratar de ganhar jogos, construir uma oportunidade para poder ganhar. Mas, hoje, a realidade é ir jogo a jogo, com calma, tratar de vencer jogos e depois aproveitar as oportunidades, estar preparado para a oportunidade de ganhar”, comentou Crespo.

Sobre o momento delicado que o São Paulo vive financeiramente e a falta de desempenho com Luis Zubeldía, o novo treinador tratou de minimizar o contexto, adotando um discurso otimista em relação ao futuro.

“Se tudo fosse espetacular, me contratariam? Se tudo funcionasse, não viria outro treinador. Quando vem outro treinador é para solucionar problemas. Se não há problemas, o treinador segue. Sei que há problemas, precisamos solucioná-los. Sabemos que há certa dificuldade em certo tipo de jogo, vamos tentar solucionar com o grupo de jogadores. Identificar o problema e tentar rapidamente solucionar o problema. Pensar que o treinador vai chegar com tudo já funcionando perfeitamente, aí temos que perguntar ao Guardiola ou ao Luis Enrique no PSG”, concluiu.

Além do Corinthians, polícia investiga ligação do PCC com o São Paulo

O relatório final das investigações sobre o desvio de dinheiro do contrato milionário entre o Corinthians e a Vai de Bet, entregue ao Ministério Público, aponta que o PCC também fez negócios com dirigentes de outros três clubes paulistas, incluindo do São Paulo Futebol Clube.

O documento faz parte da conclusão das investigações sobre o desvio de R$ 1,4 milhão do contrato de patrocínio entre o Corinthians e a empresa de apostas esportivas. Ao rastrear o caminho do dinheiro, os policiais encontraram provas da participação de integrantes de facções criminosas também em outros clubes, como o São Paulo Futebol Clube.

O presidente afastado do Corinthians, Augusto Melo, e outras quatro pessoas foram indiciadas e devem ser denunciadas à Justiça por promotores do Gaeco por crimes de furto, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Durante o interrogatório, o então presidente tratou o contrato como uma negociação normal e “acima de qualquer suspeita”.

“Foi aí que o Marcelo Mariano, através do Sérgio, chegou pra mim, lá dentro do clube, não tinha sala ainda, tava andando, falando pra mim: ‘Presidente, apareceu aqui, tem um intermediário que trouxe a Vai de Bet’. Eu falei: ‘Nunca ouvi falar, Vai de Bet, e eles querem uma conversa com o senhor’. ’Tá bom, Marcelinho, toca aí’”, disse Augusto Melo.
A Unidade de Inteligência da Polícia Civil montou um diagrama de conexões que mostra os rastros que ligam criminosos ao clube.

No lado da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), estão Danilo Lima de Oliveira, o Tripa, Christiano Lino de Menezes, e três pessoas assassinadas na guerra por poder no crime organizado – os traficantes Anselmo Santa Fausta, o Cara Preta, Rafael Maeda Pires, o Japa do PCC, e o delator Antonio Vinícius Gritzbach.

Tripa é apontado como operador financeiro da facção e verdadeiro controlador da UJ Football. O dinheiro desviado do contrato com o Corinthians foi parar na conta da UJ. Segundo o relatório, Tripa usava a estrutura da UJ e da empresa Lion Soccer Sports para movimentar recursos de origem ilícita e coagir empresários a ceder atletas e percentuais comerciais.

Christiano, já condenado por tráfico e roubo a banco, é apontado como braço financeiro do PCC e, de acordo com o relatório, auxilia nas operações da UJ.

O sócio formal da UJ é Ulisses de Souza Jorge, citado em delações como articulador da entrada do PCC no mercado do futebol europeu.

O relatório também liga dirigentes do Corinthians aos criminosos. Haroldo José Dantas da Silva, presidente do Conselho Fiscal após a eleição de Augusto Melo, é citado. O documento afirma que “a ascensão do dirigente coincide com uma série de comportamentos e decisões questionáveis”, incluindo a negociação do jovem jogador Wenrry com a UJ Football.

As ligações suspeitas de Augusto Melo começaram antes da eleição para a presidência do Corinthians. Conforme o relatório, quando era dirigente do União Barbarense, Melo intermediou percentuais de atletas com empresários ligados à UJ Football. Ele também teria sido identificado como beneficiário indireto de recursos de patrocínios ao time do Água Santa, que teriam sido usados para quitar dívidas da campanha à presidência do Corinthians.

“2012 eu vim pra ser conselheiro, convidado, né? Aí, fui conselheiro, depois diretor de base e aí, em 2017, que eu fui convidado pelo Sr. Roque Citadini pra ser vice-presidente. Depois, em 2020, eu saí como candidato e, em 2023, eu venci a eleição”, afirmou Augusto Melo.
Ligações de outros clubes com o crime
O Água Santa, de Diadema, na Grande São Paulo, já havia sido citado por envolvimento de dirigentes com integrantes do PCC.

A investigação que começou por causa do desvio de dinheiro no contrato de patrocínio do Corinthians foi além do esperado, mas o rastreamento do dinheiro levou policiais ao São Paulo Futebol Clube. O organograma de conexões criminosas mostra vínculos também com o União Barbarense, de Santa Bárbara d’Oeste.

O elo com o São Paulo está relacionado a negociações de jogadores com as empresas UJ e Lion. O União Barbarense também aparece em na contratação de atletas com essas mesmas empresas suspeitas.

A suposta ligação com criminosos inclui ainda a torcida Gaviões da Fiel. O relatório aponta a existência de uma estrutura paralela com a contratação de dois integrantes da torcida organizada: Marcelo “Ninja” Sales, como chefe de gabinete da presidência do Corinthians, e Rodrigo Daher, o “Capetinha”, como diretor de tecnologia do clube.

Segundo a Polícia, Ninja responde por múltiplos processos criminais, inclusive tentativa de feminicídio e brigas de torcida com uso de arma de fogo. Já Capetinha responde a acusações graves como homicídio.

A investigação sobre o escândalo envolvendo o Corinthians foi concluída, mas pelo menos outros dez inquéritos serão instaurados. Os policiais acreditam que uma análise mais profunda dos negócios das empresas suspeitas pode revelar um cenário ainda maior de criminalidade no futebol brasileiro.

A investigação sobre o desvio de dinheiro no Corinthians chega ao fim com quatro indiciados por crimes de furto, associação criminosa e lavagem de dinheiro: o presidente afastado Augusto Melo; o ex-diretor administrativo Marcelo Mariano; o ex-superintendente de marketing Sérgio Moura; Yun Ki Lee, que era chefe do departamento jurídico entre janeiro e maio de 2024, e Alex Cassundé.

Hernán Crespo chega ao Brasil para iniciar trabalho no São Paulo

O técnico Hernán Crespo está no Brasil. Contratado pelo São Paulo para substituir Luis Zubeldía, o treinador chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta segunda-feira à tarde. Ele foi recebido por alguns torcedores, que tiraram fotos e deram boas-vindas ao novo comandante.

– Feliz por voltar, feliz por estar aqui. Feliz de continuar uma história que acabou cedo demais, temos ainda uma linda história. Muito, muito feliz – disse Crespo.

– O mais importante é que cada um possa fazer seu trabalho tranquilo e será tudo mais fácil. Estou muito confiante – completou.

As negociações do São Paulo com Crespo duraram apenas dois dias. O treinador explicou por que o retorno foi acertado em tão pouco tempo.

– A vontade da diretoria do São Paulo ao me chamar (o que pesou para ser rápido). Eu estava vendo a possibilidade de ir para a Europa. Mas quando chamou o São Paulo, chamou – explicou Crespo.

A comissão técnica que trabalhará com Crespo em sua segunda passagem pelo São Paulo já estava no Brasil e vai encontrar com o treinador nos próximos dias para iniciar o trabalho no CT da Barra Funda.

Os jogadores do elenco se apresentam para os treinamentos só na quinta-feira, por causa do período de férias durante a Copa do Mundo de Clubes.

A reestreia de Crespo será contra o Flamengo. A partida, inicialmente marcada para o dia 12 de julho, teve data adiada à espera do avanço do clube carioca na Copa do Mundo de Clubes. Caso a data seja mantida, serão 17 dias até o primeiro jogo, tempo para Crespo recuperar atletas hoje lesionados.

Entre as baixas, alguns nomes como Marcos Antônio, Lucas Moura, Oscar e Ferreirinha devem retornar aos treinos com bola já no início de trabalho. Já Luiz Gustavo, Ruan e Calleri ainda inspiram mais cuidados (veja caso a caso dos jogadores lesionados do São Paulo).

A virada do mês permitirá também a chegada de reforços ao elenco do São Paulo. A última janela de transferências aberta pela CBF terá a duração de 10 de julho a 2 de setembro. Um dos primeiros alvos do clube foi o atacante Biel, que pertence ao Sporting. O negócio ainda não teve avanços.

 

Lucas, Oscar e mais cinco atletas se reapresentam antecipadamente

Nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, parte do elenco do São Paulo retornou às atividades com foco no reinício do calendário brasileiro após a pausa para a disputa do Mundial de Clubes. O Tricolor volta aos gramados no dia 16 de julho, contra o RB Bragantino, uma vez que o Flamengo, previsto para encarar o clube paulista entre os dias 12 e 14, está no torneio realizado nos EUA.

Os jogadores em recuperação ou aprimoramento físico seguiram programação feita pela comissão técnica e pelo departamento médico. Recuperados de lesão na coxa esquerda e de edema na coxa esquerda, respectivamente, Marcos Antônio e Oscar foram liberados para trabalhar com a preparação física e realizaram exercícios com bola.

Dinenno também retornou mais cedo que o restante do elenco para aprimorar sua forma física devido a uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito. O procedimento foi realizado enquanto o atacante ainda defendia o Cruzeiro.

Por fim, Lucas e Ferreirinha, que vêm trabalhando desde a semana passada sob os cuidados do clube e se encontram em fase final de recuperação de lesão na fáscia plantar do pé esquerdo e de estiramento da cápsula posterior do joelho direito, respectivamente, marcaram presença e trabalharão no campo com os fisioterapeutas nesta semana.

Os cinco atletas citados acima se juntaram a Luiz Gustavo e Calleri, que já se encontravam em recuperação no CT. Enquanto o meio-campista cumpre protocolo de recuperação após quadro de tromboembolismo pulmonar e correu no gramado, o atacante argentino se recupera de cirurgia no joelho esquerdo no REFFIS Plus.

Os demais atletas retornam às atividades na próxima quinta-feira (26), quando terão o primeiro contato com o técnico Hernán Crespo.

Crespo terá longo período para preparar São Paulo até a Libertadores

Hernán Crespo começa nesta semana a sua segunda passagem pelo São Paulo, num trabalho que será iniciado junto do elenco a partir de quinta-feira, quando todo o grupo se reapresentará no CT da Barra Funda após o período de recesso por causa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Grande meta da temporada, a Conmebol Libertadores reserva ao time tricolor duelos de oitavas de final contra o Atlético Nacional, da Colômbia, nos dias 13 e 19 de agosto.

Serão, portanto, 47 dias entre a data de reapresentação do grupo e a primeira partida de mata-mata do torneio, que será no Atanasio Girardot, em Medelin. A decisão, uma semana depois, será no Morumbis.

O período será importante por diversos fatores. Primeiro, para Crespo encontrar a sua melhor estratégia e escalação da equipe do São Paulo, que terá nove partidas antes dos jogos da Libertadores, sendo sete de Brasileirão e duas de oitavas da Copa do Brasil contra o Athletico.

O técnico experimentará sua equipe em cinco jogos como visitante e quatro como mandante, incluindo um clássico contra o Corinthians já em sua terceira partida.

Veja a agenda de Crespo até a Libertadores:

Ainda sem data*: Flamengo x São Paulo (Brasileirão);
16/7: Red Bull Bragantino x São Paulo (Brasileirão);
19/7: São Paulo x Corinthians (Brasileirão);
24/7: Juventude x São Paulo(Brasileirão);
27/7: São Paulo x Fluminense (Brasileirão);
31/7: São Paulo x Athletico (Copa do Brasil);
3/8: Internacional x São Paulo (Brasileirão);
6/8: Athletico x São Paulo (Copa do Brasil);
10/8: São Paulo x Vitória (Brasileirão);
12/8: Atlético Nacional x São Paulo (Libertadores);
17/8: Sport x São Paulo (Brasileirão);
19/8: São Paulo x Atlético Nacional (Libertadores).

A reestreia de Crespo será contra o Flamengo. A partida, inicialmente marcada para o dia 12 de julho, teve data adiada à espera do avanço do clube carioca na Copa do Mundo de Clubes. Caso a data seja mantida, serão 17 dias até o primeiro jogo, tempo para Crespo recuperar atletas hoje lesionados.

Entre as baixas, alguns nomes como Marcos Antônio, Lucas Moura, Oscar e Ferreirinha devem retornar aos treinos com bola já no início de trabalho. Já Luiz Gustavo, Ruan e Calleri ainda inspiram mais cuidados (veja caso a caso dos jogadores lesionados do São Paulo).

A virada do mês permitirá também a chegada de reforços ao elenco do São Paulo. A última janela de transferências aberta pela CBF terá a duração de 10 de julho a 2 de setembro. Um dos primeiros alvos do clube foi o atacante Biel, que pertence ao Sporting. O negócio ainda não teve avanços.

 

Pablo Maia busca retomar auge após “perder” semestre

Pablo Maia é um dos jogadores que mais se destacaram no São Paulo nas últimas temporadas. Aos 23 anos, o volante revelado em Cotia busca retomar o seu auge após praticamente perder o primeiro semestre de 2025 por lesão.

Tido como provável venda na janela de transferências do meio do ano, Pablo Maia pouco jogou na primeira metade da atual temporada devido a uma lesão no tornozelo direito que o obrigou a passar por uma cirurgia para corrigir o problema ligamentar na região.

Por causa da lesão, Pablo Maia perdeu praticamente três meses, entre fevereiro e maio, quando voltou a atuar. Gradativamente o volante foi recuperando espaço no time do São Paulo até voltar a ser titular nos últimos jogos com o técnico Luis Zubeldía.

Monitorado por clubes ingleses em outras janelas de transferências, Pablo Maia não foi vendido pelo São Paulo justamente pelo fato de a diretoria acreditar em uma valorização ainda maior do jogador com o tempo e pela sua importância para o funcionamento da equipe. Agora, porém, a situação é diferente.

O Tricolor lida com uma situação financeira extremamente complicada, tento de seguir à risca um orçamento para começar a sanar suas dívidas e, por isso, busca negociar atletas nesta janela de transferências do meio de ano para equilibrar seu fluxo de caixa.

Além de Pablo Maia, outros jogadores revelados pelas categorias de base do São Paulo estão sendo especulados fora do clube, como o meia Alves, que interessa ao CSKA Moscou, e o meia-atacante Lucas Ferreira, na mira do Krasnodar, também da Rússia.