Afastado do Corinthians, Augusto Melo contrata conselheiro do São Paulo

Afastado do Corinthians desde o dia 26 de maio, Augusto Melo contratou mais um profissional para ajudar sua defesa, que tenta, por meio de processos judiciais, reconduzi-lo à presidência do clube. Trata-se do advogado Marcio Sayeg, que trabalha no escritório Hasson Sayeg, Novaes e Venturole, e exerce o cargo de diretor e 1º secretário do Conselho Deliberativo do São Paulo.

A Gazeta Esportiva teve acesso, com exclusividade, a documentos que comprovam a inclusão do escritório no processo. O advogado foi adicionado “com reservas de iguais”, ou seja, ele vai integrar a defesa de Augusto Melo, colaborando junto aos demais advogados que já estão no caso.

Conselheiro do São Paulo, Marcio representará o escritório Hasson Sayeg, Novaes e Venturole por atuar nas áreas de Direito Penal e Processual Penal. Ele, portanto, auxiliará os escritórios de José Eduardo Cardozo, ex-Ministro da Justiça, e Ricardo Jorge, ex-diretor administrativo do Corinthians, que juntos formam a defesa do presidente afastado.

O ingresso de Sayeg chamou a atenção dentro do Parque São Jorge por dois motivos: 1) o fato de Augusto ter contratado mais um profissional de alto custo financeiro; 2) a curiosidade por Sayeg ter ligação com o Tricolor do Morumbi, assim como Sérgio Moura e Alex Fernando André, o Alex Cassundé.

Na manhã desta quarta-feira, aliados de Augusto Melo sofreram nova derrota na Justiça. Ele apresentaram recurso em um processo movido contra o próprio Corinthians, o presidente interino, Osmar Stabile, e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, mas o pedido foi indeferido. A ação tinha como objetivo validar os atos do dia 31 de maio, no Parque São Jorge, e consequentemente devolver Augusto ao posto de presidente do clube.

Esta foi apenas uma das várias tentativas de Augusto Melo ou aliados dele de judicializar o processo de impeachment e colocá-lo de volta ao poder. Até o momento, todas as ações foram indeferidas pela Justiça. Como antecipou José Eduardo Cardozo em nota enviada à Gazeta Esportiva, ainda em maio, a ideia da defesa do mandatário é discutir “todas as nulidades, em todas as instâncias da Justiça”.

Augusto Melo foi afastado da presidência do Corinthians no último dia 26 de maio. Na oportunidade, o Conselho Deliberativo do clube se reuniu no Parque São Jorge e decidiu, por ampla maioria, aprovar o processo de impeachment do então presidente por conta do caso VaideBet. O mandatário, vale lembrar, foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro pelo suposto envolvimento no escândalo envolvendo a intermediação do contrato de patrocínio com a casa de apostas.

Além de meios judiciais, Augusto pode retornar as suas funções por meio da Assembleia Geral. No encontro, os associados do clube irão votar para ratificar ou não a decisão do Conselho. Se os sócios aprovarem novamente o impeachment, o mandatário será definitivamente destituído. Caso contrário, ele volta á presidência normalmente e o caso é encerrado.

A Assembleia está marcada para o dia 9 de agosto de 2025, das 9h às 17h (de Brasília), no Parque São Jorge.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: o estatuto do São Paulo não permite que conselheiro trabalhe para outro clube. Ele tem que se licenciar (como fez Marco Aurélio Cunha recentemente, quando foi trabalhar o Figueirense), ou será expulso (como foi com Marco Aurélio Cunha, também, em outra oportunidade). Sayeg será advogado de um cidadão que pretende voltar a presidir outro clube. Portanto, diretamente ligado.

Cotia em alta: veja opções da base para Crespo utilizar no São Paulo

Hernán Crespo foi apresentado como técnico do São Paulo na última terça-feira. Entre diversas respostas sobre a felicidade de voltar ao Morumbis, os objetivos da temporada e o reencontro com o torcedor, o treinador argentino fez uma promessa: ignorar questões de idade para definir quem joga e quem não joga em seu time.

Tema de constantes debates durante o trabalho de Luis Zubeldía, o uso da base foi abordado na primeira entrevista coletiva de Hernán Crespo no retorno ao São Paulo.

– Para mim, futebol não tem documentos. Que tenha 38 anos ou 18… Pessoalmente, é exatamente o mesmo. Quem merece jogar vai jogar, que demonstre que pode jogar. Comigo não tem nenhum problema. (…) Os jogadores que vêm de Cotia merecem jogar? Comigo não será problema. Não ligo para documentos. Se merecer jogar, vai jogar. Não tem diferença entre brasileiro, estrangeiro, Cotia. O que importa é quem joga bem e merece jogar. Não tem diferença se é um menino – disse Crespo.

Mas quem de Cotia pode ajudar o São Paulo a conquistar seus objetivos na temporada?

No atual elenco, sem contar Lucas e Oscar, já mais experientes, há diversos jogadores revelados em Cotia. Alguns já mais importantes, outros ainda em busca de espaço e outros sem muita perspectiva de sucesso no São Paulo.

Os goleiros Leandro e Young; o lateral-esquerdo Patryck; os meio-campistas Negrucci, Pablo Maia, Rodriguinho e Matheus Alves; e os atacantes Henrique, Lucca, Lucas Ferreira e Ryan Francisco são as opções de Crespo reveladas em Cotia e que estão no elenco profissional.

O mais “veterano” da lista é Pablo Maia, com 23 anos. Promovido ao profissional em 2022, o volante foi campeão da Copa do Brasil de 2023, mas lesões impediram que ele fosse vendido pelo São Paulo em 2024. O jogador seguiu no elenco tricolor, mas voltou a ter problemas físicos. No ano passado, jogou apenas 18 jogos. Em 2024, são só 17.

Em contrapartida, outros da lista têm dificuldades para se firmar no time e não costumam entrar em campo. Os goleiros Leandro e Young, por exemplo, sequer jogaram em 2025. O lateral-esquerdo Patryck jogou só quatro vezes e perdeu espaço para Wendell e Enzo Diaz. O volante Negrucci tem só uma partida na atual temporada e também não tinha espaço com Luis Zubeldía.

Já Rodriguinho, visto como uma promessa do São Paulo nos últimos anos, tinha um pouco mais de confiança do antigo treinador. Foi utilizado nove vezes e fez um gol em 2025. O garoto não conseguiu repetir, no profissional, as ótimas atuações das categorias de base, mas ainda tem espaço.

Enquanto isso, Henrique, Lucca, Lucas Ferreira, Matheus Alves e Ryan Francisco vivem momentos parecidos. O quinteto foi promovido ao elenco profissional na última ou nesta temporada e carregam a expectativa da torcida de que merecem mais oportunidades.

Deste grupo, quem mais entrou em campo pelo São Paulo em 2025 foi Lucas Ferreira. O atacante de 19 anos disputou 22 partidas nesta temporada e se tornou titular absoluto do time até então comandado por Luis Zubeldía.

O último a ser promovido ao profissional foi Lucca, de apenas 18 anos. Em sua estreia, marcou, contra o Libertad, do Paraguai, o gol que garantiu o São Paulo nas oitavas de final da Conmebol Libertadores. Depois, entrou em campo mais três vezes.

Por outro lado, o meia Matheus Alves, de 20 anos, pode sequer entrar em campo sob o comando de Hernán Crespo. O jogador tem negociações avançadas para deixar o São Paulo e ir para o CSKA, da Rússia.

E quem vive a maior expectativa de ser mais utilizado por Hernán Crespo é o centroavante Ryan Francisco. Artilheiro nas categorias de base do Tricolor, o garoto disputou apenas 14 partidas e fez três gols nesta temporada, depois de ser campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Recheado de garotos revelados em Cotia, o elenco tricolor se reapresenta para os treinamentos sob o comando de Crespo nesta quinta-feira.

Crespo tem “provas de fogo” em início no São Paulo

Hernán Crespo iniciou sua segunda passagem pelo São Paulo nesta terça-feira ao ser apresentado oficialmente. O treinador argentino chega ao clube com o desejo de conquistar ainda mais do que em 2021, quando tirou o Tricolor paulista de uma fila de mais oito anos com o título estadual, porém, terá verdadeiras provas de fogo nas primeiras semanas à frente da equipe.

A estreia de Crespo no São Paulo deverá ser contra o Flamengo, em pleno Maracanã. Depois de enfrentar o líder do Brasileirão, terá pela frente o Red Bull Bragantino, atual terceiro colocado, também fora de casa. Já a estreia no Morumbis será contra o Corinthians, o maior rival do Tricolor. Isso sem falar nas oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Nacional, da Colômbia, e da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR.

“É São Paulo. Em São Paulo tem que estar ponto sempre. Não há muito para pensar. Há que fazer, trabalhar e nada mais. Quem estiver pronto, vai jogar. Quem não estiver pronto, vai esperar. Aqui não há tempo. Tem que merecer estar no São Paulo. São Paulo é grande, e é preciso estar pronto. Todos temos que demonstrar, eu também, que estamos à altura do São Paulo. Por isso o São Paulo é grande. Todos temos que demonstrar que merecemos estar nesse lugar. Seguramente é um momento difícil, como sempre. Nos momentos difíceis temos que enfrentar”, afirmou Crespo.

“Para mim, pessoalmente, o Brasileiro, se não é o campeonato mais difícil do mundo, está muito perto disso. Não há jogos fáceis. É muito difícil. Por isso necessitamos focar em nós mesmos, construir nossa identidade, porque vai haver momentos difíceis. Se você se apoia na identidade, no que quer, é mais fácil resolver. Vamos encontrar situações muito difíceis, mas estamos no São Paulo. Treinadores e jogadores todos querem ter esse problema. Se o problema é enfrentar o Flamengo no Maracanã, quem não quer esse problema? Estou aqui por isso”, prosseguiu.

O calendário apertado do futebol brasileiro foi um dos grandes problemas da primeira passagem de Hernán Crespo pelo São Paulo. Apesar de ter conquistado o Campeonato Paulista, o treinador argentino não conseguiu lidar muito bem com a desgastante sequência de partidas a cada três ou quatro dias. Mais experiente, o novo comandante tricolor está determinado a escrever uma história diferente desta vez.

“Se necessita muito equilíbrio emocional, porque coisas acontecem a três, quatro dias. Se vamos atrás dessas situações, vamos passar mal. Se há um equilíbrio emocional, assumindo e entendendo que se pode errar, mas sabendo que também vão acontecer coisas boas, aí é tranquilo, porque temos material para poder trabalhar bem. Há jogadores que te permitem sonhar. Mas, a realidade é primeiro resolver os problemas e enfrentar essas situações”, prosseguiu.

Problemas físicos atrapalham Oscar em seu 1º semestre no São Paulo

Oscar foi a grande contratação do São Paulo para a atual temporada. O meio-campista desembarcou no Morumbi como esperança de dias melhores e rapidamente se adaptou ao clube, correspondendo com gols e assistências, mas os animadores lampejos acabaram dando lugar a problemas físicos.

O camisa 8 é o segundo jogador do São Paulo com mais assistências neste ano. Ao todo são quatro passes para gol, ficando atrás apenas de Calleri, com cinco. O problema de Oscar não tem sido técnico, mas, sim, físico.

É verdade que ele teve de encarar uma sequência bastante desgastante de jogos e acelerou seu retorno após sentir a região posterior da coxa esquerda para ajudar o São Paulo. Mas, por ter voltado aos gramados antes da hora, foi obrigado a se ausentar novamente pelo mesmo problema físico.

A última aparição de Oscar pelo São Paulo foi na derrota para o Mirassol, por 2 a 0, em pleno Morumbis, no fim de maio. Antes disso, ele havia sido titular em quatro jogos seguidos, mesmo tendo ficado mais de um mês afastado por lesão.

A expectativa é de que Oscar esteja à disposição nessa retomada do calendário após a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Sob o comando do novo técnico, Hernán Crespo, o meio-campista certamente será um dos protagonistas da equipe, mas todo cuidado é pouco para que ele não volte a ser uma dor de cabeça para o Departamento Médico.

Oscar, inclusive, já vem trabalhando no CT da Barra Funda, mesmo com a reapresentação do elenco tendo sido marcada para essa quinta-feira. Comprometimento e vontade de dar certo no São Paulo nunca faltou ao camisa 8 desde que ele desembarcou no Morumbi. Agora é preciso ter paciência para que os lampejos do primeiro semestre virem rotina na segunda metade do ano.

São Paulo e Sassuolo voltam a conversar e discutem futuro de Ruan

O São Paulo e o Sassuolo, da Itália, voltaram a conversar nesta terça-feira para discutir o futuro do zagueiro Ruan, emprestado ao Tricolor até o dia 30 deste mês. As negociações tinham sido dadas como encerradas pelas partes, mas foram retomadas.

O São Paulo tem interesse na permanência de Ruan por mais uma temporada. O Sassuolo, em contrapartida, gostaria de vender o zagueiro já nesta janela de transferências.

Os clubes mantiveram, portanto, negociações nas últimas semanas para buscar um acordo. O São Paulo discordava de exigências do Sassuolo e chegou a dar a negociação como encerrada, mas as conversas foram retomadas. O Tricolor ainda acredita que pode manter Ruan nos moldes que deseja.

Ruan chegou ao clube do Morumbi em agosto do ano passado por empréstimo de uma temporada. Neste ano, sob o comando de Luis Zubeldía, o defensor atuou em 15 jogos, sendo titular em onze deles. Apesar de ter ganho espaço no grupo, o Tricolor não conseguiu exercer a opção de compra prevista em contrato (de R$ 27 milhões).

A ideia do São Paulo é estender o vínculo por mais um ano e, depois, discutir a possibilidade de comprar Ruan. O clube italiano não tinha gostado da ideia e solicitou o retorno imediato do atleta, mas retomou as negociações.

O fato de Ruan ter uma lesão no joelho direito e precisar fazer um procedimento para conhecer a gravidade do problema é um aliado tricolor. Por causa da contusão, o zagueiro não seria vendido pelo Sassuolo nesta janela de transferências, o que era o principal objetivo dos italianos.

Enquanto São Paulo e Sassuolo negociam, Ruan deve se reapresentar com o elenco tricolor na quinta-feira, a quatro dias do fim de seu atual contrato.

 

Fonte: Globo Esporte

Nota de esclarecimento sobre o caso PCC no São Paulo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, necessito dar uma nota de esclarecimento aos meus leitores. A matéria que publiquei nesta segunda-feira, com origem no SBT Brasil, dando conta de que o Ministério Público, ao término das investigações sobre a atuação do PCC no Corinthians, com envolvimento de seu ex-presidente e desvio de R$ 1,4 milhões da Vai de Bet, ter chegado a outros clubes, especialmente o São Paulo, não era, nem de longe, novidade para mim. Para mim, para Dario Campos (Agonia Tricolor), Ramone Artico São Paulo Digital), André Naves (Tribuna Tricolor) e Rodrigo Cérvulo (Tricolormania).

Há muito tempo temos comentado algo a respeito, citando nomes e dando a entender que tínhamos conhecimento dos fatos. Mas faltavam provas documentais para levarmos ao ar ao público, provas que foram obtidas pelo SBT.

Nós tivemos acesso, agora, a algumas partes desta investigação e já temos dois nomes que são a ponta de tudo isso: um ocupante de alto cargo na diretoria e um conselheiro.

Vou omitir os nomes, por enquanto, por ainda não estar de posse dos documentos. Mas assim que os tiver, divulgarei com o maior prazer.

Eu deveria lamentar muito o São Paulo ter sido postado, de forma definitiva, nas páginas policiais. Porém penso por outro lado do copo: finalmente o Ministério Público, a Polícia Civil e, quiçá, a Polícia Federal, vão entrar no clube. A caixa de pandora poderá ser aberta. Aí, talvez, faltem algemas para levar para a cadeia quem tanto mal fez ao São Paulo nestes últimos 15 anos.

 

Paulo Pontes

Reforços? Crespo quer avaliar elenco antes de pensar em contratações

O São Paulo mira a contratação de jogadores para reforçar o elenco comandado pelo técnico Hernán Crespo. Os principais desejos são um atacante para jogar nos lados do campo e um meia-armador. O treinador argentino, porém, ainda quer conhecer quem tem à disposição antes de pensar em novas peças.

Apresentado nesta terça-feira, Crespo quer iniciar o trabalho com o elenco do São Paulo para definir suas prioridades. Os treinos do Tricolor sob o comando do novo treinador começam na quinta-feira, no CT da Barra Funda, depois do período de recesso por causa da Copa do Mundo de Clubes.

– Temos de ficar tranquilos, ver o que acontece na mini pré-temporada, o que podemos e o que não podemos fazer. O futebol é muito dinâmico. Sempre tem necessidades. Em algumas temos de conviver com necessidades, em outras resolver – disse Crespo.

O São Paulo convive com uma grave crise financeira. Por isso, busca reforços em condições específicas. Jogadores em fim de contrato ou que estejam sem espaço em seus clubes, para que possam reforçar o Tricolor sem custo de transferência.

Foi assim que o São Paulo conseguiu seu primeiro e até então único reforço recente, na janela de transferências aberta por causa da Copa do Mundo de Clubes. Juan Dinenno estava no Cruzeiro, mas não vinha sendo utilizado e tinha contrato apenas até o fim do ano. Foi então, contratado pelo Tricolor. Esse deve ser o molde das próximas contratações do clube.

– (Tenho que) confiar na diretoria. Tem coisas que eu posso controlar e coisas que eu não posso, que vou delegar. Há coisas que são para os dirigentes, coisas para a comissão técnica e coisa para os jogadores. Temos de dividir. Há coisas que vou resolver, coisas que quem vai resolver é a diretoria. O que tem é uma relação profissional, com esse respeito desde o primeiro dia que eu cheguei aqui.

– Sempre a sensação de educação, de família. Tem de confiar, como eles confiaram em mim para resolver problemas técnicos. O mais importante é que os dois lados, que vamos ser uma parte, vamos tentar fazer o melhor possível. Se vamos resolver todos os problemas? Não. Mas vamos fazer o melhor possível para resolvê-los – completou Crespo.

Corinthians e São Paulo empatam em jogo com polêmica de arbitragem

Corinthians e São Paulo empataram por 1 a 1 nesta terça-feira, no Parque São Jorge, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro sub-17.

O Tricolor saiu na frente logo cedo, aos nove minutos da primeira etapa, através de Léo. Os Filhos do Terrão, no entanto, reagiram e buscaram o empate no segundo tempo, com gol de Kayque.

O clássico também contou com uma polêmica de arbitragem. Aos 45 minutos da etapa final, Julio César chutou a gol e viu o goleiro do São Paulo se esticar para fazer a defesa. O atleta corintiano, porém, entendeu que a bola ultrapassou a linha e saiu comemorando o que seria o gol da virada, mas o árbitro não validou a jogada. A decisão gerou revolta do time mandante.

Com o resultado, o Corinthians se mantém no quinto lugar da tabela de classificação, com 12 pontos, enquanto o Tricolor segue na sétima posição, com 11.

Na próxima rodada, o Timão visita o Atlético-MG na Arena MRV, em duelo marcado para o dia 2 de julho, na quarta-feira da semana que vem, às 15h (de Brasília). Já o São Paulo volta a campo na próxima terça, diante do Athletico-PR, em Cotia, a partir das 15h.

São Paulo prepara Ryan Francisco para novas funções no time

O São Paulo tem trabalhado para que o jovem Ryan Francisco, de apenas 18 anos, aumente seu leque de armas para ter mais tempo em campo num futuro próximo. Centroavante de origem, o garoto tem sido incentivado e recebido orientações para poder atuar com mais frequência como segundo atacante, ao lado de outro camisa 9 de ofício, como André Silva, Calleri e Dinenno.

Os trabalhos com Ryan Francisco numa possível nova função vinham sendo orientados pela comissão técnica de Luis Zubeldía, antes de o treinador argentino deixar o São Paulo, na semana passada. O clube, porém, estava de acordo com a ideia de ter o centroavante mais adaptado às funções de um segundo atacante e vai continuar o processo com o novo técnico Hernán Crespo.

O principal motivo da movimentação tricolor é a característica de Ryan Francisco. Com 1,75m e qualidades menos físicas e mais técnicas, o garoto já atuou como segundo atacante no passado recente no time profissional do São Paulo. Contra Mirassol, Talleres e Vasco, por exemplo, foi utilizado ao lado de um centroavante.

As últimas vezes em que Ryan Francisco atuou em sua posição de origem no time profissional do São Paulo foram contra Bahia e Náutico, mas por tranquilidade no placar ou falta de opção do técnico Luis Zubeldía.

Contra o Bahia, Ryan Francisco era o único centroavante à disposição – André Silva estava suspenso, e Calleri, machucado.

Diante do Náutico, o garoto entrou na vaga de André Silva e foi novamente o único centroavante em campo, mas somente a partir dos 30 minutos do segundo tempo, quando o São Paulo já vencia por 2 a 0 e poderia até sofrer o empate para, ainda assim, avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

Contra Mirassol, Talleres e Vasco, Ryan Francisco atuou ao lado de algum outro centroavante. Na primeira e na segunda das três partidas, entrou no segundo tempo para jogar com André Silva. Na última, diante do Cruz-Maltino, viu o também centroavante Juan Dinenno, recém-contratado, entrar na vaga de André Silva antes de ser colocado em campo como segundo atacante no lugar de Lucca.

Também por isso, a chegada de Dinenno ao São Paulo não é um sinal de que Ryan Francisco será vendido nas próximas janelas de transferências – essa, pelo menos, não é a intenção da diretoria. O Tricolor acredita que pode desenvolver ainda mais o potencial de uma de suas maiores joias se conseguir adaptar o garoto à nova função, enquanto negocia Matheus Alves com o CSKA, da Rússia, e diminui a necessidade de novas saídas nesta temporada.

Ryan Francisco foi promovido ao profissional do São Paulo depois da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, pelo time sub-20. Artilheiro nas categorias e base do Tricolor, o garoto tem 14 jogos e três gols na equipe principal.

No fim do ano passado, o São Paulo renovou o contrato de Ryan Francisco até 30 de agosto de 2028, com multa contratual para clubes europeus na casa dos R$ 362,4 milhões.