Ruan não se junta ao elenco na reapresentação e segue como incógnita

O futuro de Ruan no São Paulo segue indefinido. O empréstimo do zagueiro ao Tricolor vai até o dia 30 deste mês, e o clube paulista busca alternativas para renovar o vínculo. O Lance! apurou que enquanto a situação não se resolve, Ruan não tem se apresentado no CT da Barra Funda.

O elenco se reapresentou oficialmente nesta quinta-feira, 26 de junho. Alguns atletas lesionados, como Lucas Moura e Oscar, estiveram no CT desde o início da semana. Também lesionado, Ruan deve passar por uma artroscopia no joelho direito. Sua última partida foi em 20 de maio, na vitória do São Paulo sobre o Náutico por 2 a 1, pela Copa do Brasil. O jogador não esteve no Reffis nos últimos dias também.

A reportagem apurou que as negociações entre São Paulo e Sassuolo seguem em andamento, mas ainda sem um desfecho. O clube italiano, inicialmente, só aceita estender o empréstimo com cláusula de compra obrigatória ao fim do contrato, condição que não interessa ao Tricolor, especialmente por conta das questões financeiras que enfrenta.

As tratativas entre as partes estagnaram nos últimos dias, diante da dificuldade em chegar a um acordo.

Ruan não tem se apresentado no CT da Barra Funda (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)
O que pode acontecer com Ruan?
Se os times não chegarem a um acordo, Ruan deve retornar ao clube italiano e não será mais opção para o Tricolor no retorno aos jogos após a pausa do Mundial de Clubes.

O jogador tinha boa aprovação por parte do Tricolor. Mesmo que ainda não tenha buscado ninguém no mercado, pode existir um mundo em que isso seja opção para o time, ainda mais pensando em sequência. Arboleda, Alan Franco, Nahuel Ferraresi e Sabino são os zagueiros do São Paulo disponíveis no momento.

São Paulo mantém conversas e tenta renovação do zagueiro Alan Franco

O São Paulo mantém conversas com o empresário do zagueiro Alan Franco e tenta ampliar o vínculo do jogador argentino com o Tricolor. O contrato, atualmente, é válido só até 31 de dezembro.

Agente do jogador, o uruguaio Marco Vanzini é quem tem mantido conversas com a direção do São Paulo. Em contato com a reportagem, ele afirmou que ainda não acordo em vista.

– Ainda estamos negociando.

O Tricolor pensa num contrato de duas temporadas, até o fim de 2027.

Aos 28 anos, Alan Franco vive seu melhor momento no São Paulo. Consolidado como titular absoluto desde 2024, vive enorme regularidade e sonha com uma chance na seleção argentina.

Neste ano, o jogador acumula 24 partidas oficiais, sendo titular em 23. Ao todo, soma 102 jogos pelo clube, com três gols marcados.

Luiz Gustavo tem retorno com restrições e se mantém sob cuidados médicos

Luiz Gustavo retornou ao convívio do elenco do São Paulo no CT da Barra Funda com atividades de fortalecimento muscular, mas a volta aos jogos não será na retomada do Brasileirão em julho.

Com protocolos a cumprir, o volante ainda deve levar alguns meses para estar de fato à disposição do técnico Hernán Crespo. O clube não trabalha com um prazo, mas a volta não deve acontecer antes de agosto.

Diagnosticado em 5 de abril com tromboembolismo pulmonar (quando há obstrução de uma artéria do pulmão), o jogador segue com acompanhamento frequente de um médico especialista.

Para se livrar do problema, Luiz tem tomado uma medicação para o tratamento de anticoagulação. O objetivo é tentar dissolver o trombo. Por causa do remédio, ele não poderia fazer atividades físicas com impacto que possam causar sangramento. Por isso, não vai integrar treinos coletivos.

Nestas etapa atual, o meio-campista seguirá apenas em atividades sem risco de contato. Ele tem passado por consultas periódicas para ser monitorado e só poderá avançar a um próximo passo de treinamentos com a liberação deste profissional.

O jogador, que em julho completará 38 anos, tem contrato com o Tricolor até o fim de 2025 e deseja cumprir. Por enquanto, ele não cogita antecipar a aposentadoria. A ideia é receber a liberação clínica, retomar o ritmo nos treinamentos e voltar a lutar por uma vaga entre os titulares do São Paulo.

Confira a situação dos jogadores emprestados pelo São Paulo em 2025

Pensando em diminuir os gastos com a folha salarial, o São Paulo se desfez de alguns jogadores que estavam sem espaço ou até mesmo fora dos planos do clube para a atual temporada. Cinco atletas foram emprestados para outras equipes: Giuliano Galoppo, Rodrigo Nestor, João Moreira, Erick e Iba Ly.
Galoppo

Giuliano Galoppo sofreu com lesões no São Paulo e nunca rendeu o esperado. Sem espaço na equipe, o meio-campista foi emprestado ao River Plate, da Argentina. Ele contrato até 31 de dezembro de 2025 com o clube de Buenos Aires, com valor de compra fixado em caso de cumprimento de metas.

Galoppo, porém, se recuperou e reencontrou o bom futebol no River Plate. Apesar de não ser titular absoluto da equipe de Buenos Aires, o jogador disputou 15 dos 29 jogos do time nesta temporada e anotou um gol.

O argentino ainda saiu do banco no duelo contra o Urawa Reds-JAP e foi titular na partida contra o Monterrey-MEX, ambas pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que acontece nos Estados Unidos. No confronto da última rodada, contra a Inter de Milão, ele cumpriu suspensão e não atuou. O River foi eliminado ainda na fase de grupos.
Rodrigo Nestor

Cria de Cotia, Nestor terminou a última temporada em baixa. O meio-campista até chegou a ter chances com Zubeldía, mas passou longe de se firmar como titular absoluto. Na reta final de 2024, perdeu espaço e foi emprestado ao Bahia, onde trabalha com um velho conhecido: Rogério Ceni.

O contrato de Nestor com o Bahia foi feito no mesmo molde da negociação de Galoppo: vínculo válido até o final da temporada, com valor de compra fixado em caso de cumprimento de metas.

A situação atual de Nestor no Bahia, contudo, também não é tão confortável, uma vez que a concorrência no meio-campo é alta. O meia vem alternando entre titulares e reservas. Ele saiu jogando em 15 dos 25 jogos que disputou, marcou dois gols e distribuiu três assistências, além de ter conquistado o título do Campeonato Baiano.

João Moreira

Outro Cria de Cotia a ser emprestado foi João Moreira, dessa vez para um time europeu. O lateral direito de 21 anos firmou contrato até 5 de janeiro de 2026 com o Porto, de Portugal, também com valor de compra fixado em caso de cumprimento de metas.

Moreira deixou o São Paulo com poucas oportunidades na equipe profissional. Em 2024, foram apenas 13 jogos, com uma assistência. Pouco aproveitado por Zubeldía, o luso-brasileiro decidiu rumar ao Porto.

Acontece que Moreira ainda não recebeu chance no time profissional do Porto. Até o momento, o garoto só chegou a entrar em campo pela equipe B do Porto, que disputa a segunda divisão do Campeonato Português. Ele disputou 11 jogos e marcou um gol.
Erick

Enquanto isso, Erick foi emprestado pelo São Paulo ao Vitória até 31 de dezembro de 2025. Diferente dos outros contratos firmados pelo Tricolor, o vínculo do atacante com o clube baiano não possui opção e nem obrigação de compra.

O atacante chegou a iniciar a atual temporada com o São Paulo, mas era reserva com Zubeldía. O jogador chegou a disputar apenas oito partidas, sendo somente duas como titular, e deu uma assistência. Ele foi emprestado em março deste ano.

Na chegada ao Vitória, Erick praticamente assumiu a titularidade e contribuiu com dois passes para gols nos primeiros sete jogos como titular. No entanto, o atacante passou a oscilar e perdeu a vaga no 11 inicial. Nos últimos dois jogos do time antes da parada do Mundial, ele sequer saiu do banco.
Iba Ly

Por fim, o volante Iba Ly foi novamente emprestado pelo São Paulo sem sequer ter sido utilizado na equipe profissional. O atleta de 22 anos disputou o Campeonato Paulista com a Inter de Limeira, também por empréstimo, retornou ao Tricolor, mas não foi aproveitado.

Com isso, Iba Ly está emprestado até o final do ano ao Retrô, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e também está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Pela equipe, o senegalês foi inicialmente reserva, mas foi titular nos jogos mais recentes. Ao todo, ele disputou nove jogos pelo time pernambucano.

 

 

Fonte: Gazeta Esportiva

André Silva se consolida em meio à ausência de Calleri

André Silva iniciou a temporada como uma espécie de reserva ‘de luxo’ no São Paulo. O atacante, contudo, viu o cenário mudar após a grave lesão de Calleri. Em meio à ausência do argentino, Silva se consolidou como titular e fechou o primeiro semestre como artilheiro do Tricolor.

O camisa 17 começou o ano alternando entre os titulares e os reservas. Na grande maioria dos jogos, porém, ele se acostumou a ganhar minutos na segunda etapa. Ainda assim, sempre que entrou, André Silva correspondeu e começou a pedir passagem no 11 inicial.

Parte da torcida, inclusive, pedia que André Silva se tornasse o titular no lugar de Calleri. O argentino não fez um grande início de temporada e, apesar das assistências, vinha sofrendo para balançar as redes. Silva, inclusive, chegou a marcar antes do camisa 9.

Apesar disso, o então técnico Luis Zubeldía seguiu insistindo em Calleri. Ao longo desse período, André Silva continuou brigando por espaço e fazendo valer suas oportunidades. Em seus 11 primeiros jogos, dos quais foi titular em quatro, ele foi às redes cinco vezes.

Foi em abril que tudo mudou para André Silva. No dia 16 daquele mês, no embate contra o Botafogo, Calleri rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, lesão que tende a afastar os atletas dos gramados por cerca de um ano. Nessa mesma partida, o camisa 17 entrou aos 10 minutos da etapa final e marcou.

A partir da lesão de Calleri, Zubeldía poderia apostar no jovem Ryan Francisco, mas optou pela titularidade de André Silva. E o atacante foi bem. De lá para cá, foram 13 partidas, sendo 12 como titular, com oito participações em gols (cinco gols e três assistências).

Não à toa, André Silva fechou o primeiro semestre como artilheiro do São Paulo. São 31 partidas na atual temporada (18 como titular), com 11 bolas na rede e três passes para gols.

Calleri deve seguir como desfalque no São Paulo pelo menos até o final da atual temporada. Com isso, André Silva teria caminho livre para, em tese, seguir como titular. No entanto, além de Ryan Francisco, o camisa 17 ganhou a concorrência de Juan Dinenno.

O argentino firmou vínculo até 31 de dezembro de 2025, com possibilidade de renovação por mais uma temporada em caso de cumprimento de metas. O temor da alta cúpula são-paulina era não ter um camisa 9 à altura caso André Silva ou Ryan Francisco também sofressem lesões. Por isso, Dinenno foi contratado.

Contra o Vasco, último jogo de Zubeldía no comando da equipe, Dinenno e André Silva chegaram a atuar lado a lado. Resta saber se o técnico Hernán Crespo, contratado para substituir Zubeldía, seguirá apostando na dupla de atacantes ou se fará a escolha pela titularidade de apenas um deles.

O São Paulo de André Silva deve retornar aos gramados contra o Flamengo, no Maracanã. Isso, é claro, se o time rubro-negro não chegar às fases finais do Mundial de Clubes. Caso isso aconteça, o Tricolor volta a campo no próximo dia 16 de julho, quando encara o Red Bull Bragantino, às 20h (de Brasília), no Estádio Cícero De Souza Marques, pela 14ª rodada do Brasileiro.

Próximo de ser vendido, Matheus Alves é liberado de reapresentação

O meia-atacante Matheus Alves foi liberado pela diretoria do São Paulo e não se reapresentou junto ao restante do elenco, nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda. O jogador está próximo de ser vendido pelo Tricolor ao CSKA Moscou, da Rússia.

Matheus Alves também não havia sequer sido relacionado para o embate do sub-20 do São Paulo contra o Bahia, na última quarta-feira. O último compromisso do meia foi no dia 18 de junho, diante do Athletico-PR, pelo Brasileiro da categoria.

A informação sobre a liberação de Alves foi inicialmente divulgada pelo ge e confirmada pela Gazeta Esportiva.

A venda de Matheus Alves ao CSKA Moscou está bem encaminhada. O clube russo deve desembolsar cerca de 6 milhões de euros (aproximadamente R$ 37,9 milhões na cotação atual) para adquirir 100% dos direitos econômicos do atleta de 20 anos.

Se o acordo de fato for costurado entre as diretorias, o São Paulo ainda teria direito a 25% de mais-valia. Essa porcentagem deve valer caso Alves seja vendido pelo CSKA, futuramente, por um valor superior ao que foi comprado.

Matheus Alves foi promovido ao profissional nesta temporada após se destacar na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O meia passou a ganhar mais chances na equipe cima em meio à onda de lesões que assolou o elenco nos últimos dois meses.

No profissional do São Paulo, Matheus Alves soma 15 partidas e duas assistências. Sua última aparição no time de cima foi no dia 27 de maio, quando foi titular e disputou cerca de 60 minutos na vitória por 2 a 1 sobre o Talleres-ARG, pela última rodada da Libertadores.

Lucas e Ferreira vão ao gramado, e elenco faz testes físicos

O São Paulo está totalmente de volta aos treinos. Na manhã desta quinta-feira, o elenco completo tricolor se reapresentou após o período de férias, concedido aos atletas em função da pausa no calendário para a Copa do Mundo de Clubes. As principais novidades foram Lucas e Ferreira, que trabalharam no gramado.

Ferreira e Lucas se encontram em fase final de recuperação de lesão na fáscia plantar do pé esquerdo e de estiramento da cápsula posterior do joelho direito, respectivamente. Ambos foram a campo e realizaram exercícios orientados pela fisioterapia nesta quinta-feira.

Os dois atacantes vinham trabalhando desde a semana passada, fazendo exercícios de recuperação no CT da Barra Funda sob os cuidados do clube. Lucas, por exemplo, estava fazendo atividades principalmente na parte interna do CT, enquanto Ferreira intercalava treinos no REFFIS Plus e no gramado.

Assim como Lucas e Ferreira, outros atletas em recuperação de lesões ou em processo de aprimoramento físico, como Luiz Gustavo, Calleri, Juan Dinenno, Marcos Antônio e Oscar, também trabalham no CT desde segunda-feira.

Por outro lado, o restante do elenco são-paulino, que se reapresentou de fato nesta quinta-feira, realizou uma bateria de avaliações físicas com foco na sequência da temporada. O plantel foi dividido em três grupos, que se intercalaram em estações de testes e exercícios de força.

Os goleiros Rafael, Jandrei, Young e Leandro, por sua vez, também foram a campo e realizaram trabalhos específicos da posição com os preparadores de goleiros.

O treino desta quinta-feira ainda marcou o primeiro contato do técnico Hernán Crespo com o elenco completo do São Paulo. Antes do início dos trabalhos, o técnico argentino e o presidente Julio Casares tiveram uma conversa com atletas e comissão técnica no auditório.

Crespo terá tempo para trabalhar, diferente do que aconteceu em sua primeira passagem. O técnico poderá contar com uma espécie de mini pré-temporada, uma vez que o time tricolor terá quase três semanas antes do próximo confronto oficial.

O São Paulo deve retornar aos gramados contra o Flamengo, no Maracanã. Isso, é claro, se o time rubro-negro não chegar às fases finais do Mundial de Clubes. Caso isso aconteça, o Tricolor volta a campo no próximo dia 16 de julho, quando encara o Red Bull Bragantino, às 20h (de Brasília), no Estádio Cícero De Souza Marques, pela 14ª rodada do Brasileiro.

São Paulo se reapresenta, e Crespo tem primeiro contato com o elenco

O elenco do São Paulo se reapresentou nesta quinta-feira no CT da Barra Funda depois de 13 dias de recesso por conta da pausa nas competições para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Foi o primeiro contato do técnico Hernán Crespo com a maioria do grupo. Nos últimos dias, alguns jogadores que anteciparam seus retornos tinham encontrado o treinador, casos de Luiz Gustavo, Lucas Moura, Oscar, Ferreira, Marcos Antônio, Calleri e Dinenno.

O dia começou com uma apresentação do presidente Julio Casares, que conversou com o grupo de jogadores sobre a chegada do novo comando. Depois, Crespo e sua comissão falaram com o elenco.

A reestreia de Crespo será contra o Flamengo. A partida, inicialmente marcada para o dia 12 de julho, teve data adiada à espera do avanço do clube carioca na Copa do Mundo de Clubes. Caso a data seja mantida, serão 17 dias até o primeiro jogo, tempo para Crespo recuperar atletas hoje lesionados.

Crespo deve promover, nos próximos dias, alguns jogos-treinos para testar algumas possibilidades de escalação. Além disso, discutirá com a diretoria a chegada de reforços.

A última janela de transferências de 2025 aberta pela CBF terá a duração de 10 de julho a 2 de setembro. Um dos primeiros alvos do clube foi o atacante Biel, que pertence ao Sporting. O negócio ainda não teve avanços.

São Paulo assina venda de lateral da base a clube francês

A diretoria do São Paulo assinou nesta quinta-feira o contrato de venda do lateral-direito Angelo, de 16 anos, ao Strasbourg, da França, que pertence ao grupo do Chelsea. O clube receberá 50% do valor da transferência no prazo de 30 dias.

O jogador, que atua pelo sub-17, seguirá para o clube francês apenas quando completar 18 anos. Trata-se da primeira pré-venda da história do clube.

A venda foi fechada por € 5 milhões (R$ 32,3 milhões). O São Paulo receberá € 2,5 milhões (R$ 16,1 milhões) até o dia 26 de julho. A segunda metade será paga até 31 de dezembro de 2026.

O contrato prevê mais mais € 2 milhões (R$ 12,9 milhões) caso o jogador atue 2 mil minutos no profissional do São Paulo antes da transferência.

Pelo acordo, o São Paulo manteve 12,5% dos diretos econômicos de Angelo, pensando em uma negociação futura. O jogador foi à França, onde fez exames médicos e foi aprovado. Neste momento, ele está com a seleção brasileira sub-17 em amistosos na Granja Comary, em Teresópolis.

Cria de Cotia, o garoto é visto como uma joia. Em abril, esteve com a seleção brasileira na disputa do Sul-Americano Sub-17 na Colômbia, quando o Brasil foi campeão contra a seleção dona da casa. Angelo foi titular em todos os jogos e, na grande final, fez o gol de empate de cabeça que levou a decisão para as penalidades.

O garoto, que completa 17 anos só em outubro, tinha contrato com o São Paulo até novembro de 2027. Maik e Igor Felisberto, também laterais pela direita, são outras opções vindas da base.

São Paulo renova contrato com produtora de shows

O São Paulo acertou a renovação de seu contrato com a Live Nation, uma das maiores produtoras de shows do mundo, para continuar cedendo, com exclusividade, o Morumbis para shows e eventos da empresa até 2031. O acordo anterior havia sido assinado no fim de em 2023 e era válido até o fim de 2028.

O novo contrato prevê algumas melhorias para evitar prejuízo ao futebol do São Paulo. Por causa da montagem e desmontagem de estruturas de shows organizados pela Live Nation, o Tricolor precisou jogar longe de sua casa algumas vezes em 2024 e nesta temporada, mesmo como mandante. Esse impacto vai diminuir a partir da apresentação da banda Imagine Dragons, em 31 de outubro.

Os novos investimentos vão fazer com que o palco dos shows seja montado atrás dos gols do Morumbis, afetando menos o gramado e possibilitando que a montagem e desmontagem seja feita mesmo com partida de futebol no local.

A Live Nation também vai financiar a construção de túneis permanentes ligando a área dos anéis de circulação ao gramado, que serão utilizados como acesso às pistas em dias de eventos. Essa parte de melhorias fará com que o tempo de montagem dos eventos diminua, porque não vai mais haver rampas provisórias.

O presidente Julio Casares comemorou a renovação com a empresa e destacou a importância de ter menos impacto ao futebol tricolor. Em 2024, o São Paulo precisou enfrentar Corinthians e Vasco longe do Morumbis. Nesta temporada, teve sua estreia no Campeonato Brasileiro antecipada em um dia e não conseguiu encarar Inter de Limeira e Velo Clube em sua casa.

– O MorumBIS é um estádio historicamente associado a grandes eventos. A parceria com a Live Nation está em consonância com a relevância internacional do São Paulo Futebol Clube, trazendo para nossa casa apresentações de artistas com alcance global. E, o mais importante, tudo isso sem comprometer a realização de jogos importantes em nossa casa – disse Casares.

O Morumbi pode receber cerca de 80 mil pessoas em grandes shows, capacidade superior à do Allianz Parque, que é de cerca de 55 mil pessoas.

Desde o início da parceria com a Live Nation, em 2023, o São Paulo já recebeu diversos shows no Morumbis, como Bruno Mars, The Weeknd, Gusttavo Lima e Shakira. Em 2025, ainda há uma série de eventos programados para o estádio, como apresentações de Linkin Park, Dua Lipa e Oasis

Fonte: Globo Esporte

Nota do PP: O São Paulo antecipou receitas recorrentes, como verba de televisão, patrocinador master, e agora a Live Nations. Nesse caso, foram R$ 38 milhões antecipados, o que já inviabiliza o próximo presidente. Sem contar que ele renova um contrato que vai além do seu mandato e recebe algo que seria devido no próximo mandato.