Cédric agrada diretoria e ganha espaço na lateral do São Paulo

Após um início um tanto quanto discreto no São Paulo, Cédric Soares conseguiu dar a volta por cima e se tornou peça importante na lateral direita do Tricolor ao longo do primeiro semestre de 2025.

O atleta português desembarcou no Brasil em janeiro, após quase um ano sem disputar uma partida oficial, e usaria as instalações do CT da Barra Funda apenas para recuperar a forma física. No entanto, acabou assinando um contrato curto de três meses com o Tricolor.

O Campeonato Paulista foi a primeira vitrine para Cédric. Ainda sem ritmo de jogo, o jogador ficou fora dos relacionados em quatro rodadas consecutivas do Estadual. Aos poucos, porém, ganhou espaço, aproveitou a oscilação de Igor Vinícius e passou a ter sequência como titular na equipe comandada pelo ex-treinador do São Paulo, Luis Zubeldía.

Com boas atuações, o português conquistou a confiança da comissão técnica, o que resultou na renovação de seu contrato até o fim de 2027.

Ao todo, Cédric Soares soma 24 jogos no semestre, sendo titular em 16 deles e saindo do banco em outras oito oportunidades. Além da consistência defensiva, contribuiu também com uma assistência.

O Tricolor, que já retomou os treinamentos, voltará a campo no fim de semana de 12 e 13 de julho, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Justiça cita papel social do São Paulo FC ao extinguir processo do CT

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) encerrou o processo de uma ação civil pública do Ministério Público de São Paulo contra o São Paulo Futebol Clube (SPFC) e a Prefeitura da capital por descumprimento do acordo firmado para o uso da área do Centro de Treinamento da Barra Funda, na Zona Oeste da cidade.

O juiz Marcio Ferraz Nunes considerou improcedentes os pedidos da ação, assinada pelo promotor Marcus Vinicius Monteiro dos Santos. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (27).

De acordo com a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, o clube e o município firmaram, em 2023, um termo que previa a construção de duas creches como contrapartida pela concessão da área de 44 mil m², localizada na avenida Marques de São Vicente, nº 2.724, usada pelo time desde 1982.

A ação argumentava que nem o clube nem a gestão Ricardo Nunes (MDB) cumpriram o que foi estabelecido. A prefeitura não disponibilizou os terrenos necessários para as obras, impedindo o início da construção das creches, que deveriam atender ao menos 160 alunos cada uma e custar até R$ 5 milhões por unidade.

O MP dizia que, caso as creches não fossem construídas, o São Paulo FC poderia ter que pagar um aluguel retroativo de R$ 3 milhões por mês pelo uso do espaço sem a entrega das contrapartidas — o valor acumulado poderia ultrapassar os R$ 100 milhões. A Promotoria também solicitava que a Justiça determinasse o pagamento de indenização por “dano social” causado pelo uso indevido da área pública.

O MP ainda afirmava que o clube não estaria cumprindo outra cláusula do acordo, que previa visitas de alunos da rede municipal às instalações esportivas do CT.

“Ou seja, o São Paulo Futebol Clube está se beneficiando economicamente da utilização do espaço público ao longo de todos esses anos, em prejuízo da sociedade”, completou.

O que o juiz argumentou para extinguir o processo

No texto da sentença do TJ-SP, o juiz Marcio Ferraz Nunes recorre ao papel social do São Paulo FC enquanto clube de futebol como argumento para considerar improcedentes os pedidos do MP.

Também entende que “o que pretende o Ministério Público não é o simples cumprimento das obrigações impostas ao São Paulo Futebol Clube, mas revisar as condições estabelecidas pelas partes para o uso do bem público, retroativamente, além da anulação do ato”.

“Ou seja, não há efetiva preocupação que se execute as contrapartidas, já que não se formulou pedido de cumprimento de obrigação de fazer, (…), mas, apenas, de que seja alterado o objeto da obrigação assumida, em vista de alegada desproporcionalidade entre o valor do imóvel cedido e das contraprestações assumidas, para simples prestação pecuniária, bem como a cessação do uso concedido”, escreveu.

Na visão do juiz, a abordagem do autor da ação é “simplista” ao pretender analisar “se houve grave desproporção entre o direito concedido e as obrigações estabelecidas”, por essa argumentação levar em conta, “pura e simplesmente, o valor economicamente apreciável das obrigações”, sem considerar “o interesse social e cultural na avença”.

Dessa maneira, em seu parecer, o juiz do TJ-SP argumenta que colocou na balança de sua decisão a atuação social do São Paulo FC como clube de futebol, categoria que representa “uma das mais fortes expressões culturais do nosso país. ”

“É impossível determinar quantos empregos diretos e indiretos são gerados por um clube de futebol da magnitude do requerido, ou quantos jovens não são retirados de condições precárias de vida ou até mesmo alijados do aliciamento por organizações criminosas pelo trabalho desenvolvido pelos grandes clubes”, desenvolveu.

“Não se trata de uma equação econômica simples, (…), de uma visão matemática fria. Assim, levar-se em conta, pura e simplesmente, o valor economicamente apreciável das obrigações não representa, evidentemente, a forma que melhor representa os interesses público e social na consecução em manutenção do negócio questionado.”

Conclui, então, não haver “desproporção evidente, a macular o interesse público, de sorte a gerar ilegalidade do ato administrativo”.

O que haviam dito o clube e a prefeitura
Procurado pelo g1 em abril, o São Paulo FC afirmou manter diálogo com a prefeitura para garantir o cumprimento integral das contrapartidas previstas no acordo.

Em nota, a prefeitura informou que “as duas áreas [para a construção das creches] já estão definidas: uma na Rua Paschoal Melantonio, s/n, no distrito Cidade Ademar, e a outra na Rua Conde de Itaguaí, no distrito Butantã. As demais tratativas para a construção estão em andamento”.

 

Fonte: Globo Esporte

Crespo comanda treino intenso; Lucas e Ferreira avançam em recuperação

O São Paulo treinou na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda, dando sequência à preparação depois das férias em virtude da pausa no calendário brasileiro durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes.

Oscar e Marcos Antônio participaram de toda a atividade com bola, enquanto Lucas e Ferreira deram sequência aos seus cronogramas com a fisioterapia, na parte interna do CT e também no campo.

Crespo comandou um treino dividido em três blocos: o primeiro coordenado pelos preparadores físicos na parte interna. Depois, os atletas foram ao gramado para um circuito de força e velocidade.

A segunda etapa da sessão, já sob o comando de Crespo e seus auxiliares, foi uma dinâmica de posse de bola em espaço reduzido. Por fim, o treinador separou duas equipes para um treinamento tático setorial.

Durante o coletivo, o gramado foi dividido para o jogo se desenvolver pela esquerda e pela direita.

O São Paulo deve ter pelo menos mais duas semanas de treinos antes de retomar o calendário. Por enquanto, a primeira partida confirmada é com o Red Bull Bragantino, no dia 16, às 20h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, já que o Flamengo – adversário da 13ª rodada – está na disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

São Paulo bate o Mauá e mantém a liderança do grupo no Paulista sub-20

O São Paulo venceu o Mauá neste sábado por 2 a 0, pela nona rodada do Campeonato Paulista sub-20. Gustavo Santana e Matheus Menezes marcaram pelo Tricolor no CFA Laudo Natel, em Cotia.

Com a vitória, o São Paulo contabiliza 20 pontos ganhos e mantém a liderança do Grupo 3. Já o Mauá é o oitavo colocado da chave, com 14 pontos.

Agora, o São Paulo muda o foco para o Brasileirão sub-20 e recebe o Juventude nesta quarta-feira, pela 16ª rodada, às 15h (de Brasília). Já o Mauá enfrenta o Flamengo-SP às 15h de sábado, pela 10ª rodada do Paulista, no Estádio Antônio Soares de Oliveira.

Os gols do jogo

Aos 34 minutos da primeira etapa, Pedro Ferreira conseguiu um belo cruzamento com a perna esquerda para a ponta da pequena área. Gustavo Santana venceu no alto e testou com categoria para inaugurar o marcador pelo São Paulo.

Com apenas cinco minutos do segundo tempo, Juan Potes enfiou a bola para Matheus Menezes por trás da linha de defesa do Mauá. O atacante dominou, driblou o goleiro Wendel da Silva e empurrou para o fundo das redes.

Crespo sinaliza preferência e vai testar três zagueiros no São Paulo

Mesmo antes do primeiro treino tático, o técnico Hernán Crespo já tinha sinalizado à diretoria sua preferência por atuar com três zagueiros.

O que aconteceu
Crespo comandou a primeira atividade tática em campo ontem e fez diversos testes. A preferência é por um sistema com três zagueiros, modelo que marcou sua passagem anterior pelo clube, em 2021.

A formação será testada nos primeiros trabalhos no CT da Barra Funda durante a pausa para o Mundial. A comissão acredita que o sistema pode potencializar características do elenco atual e garantir mais equilíbrio defensivo.

Ao mesmo tempo, o clube trabalha com o cenário provável de perder o zagueiro Ruan. A diretoria está pessimista e já considera difícil a permanência do defensor após o fim do contrato de empréstimo.

Ainda não há confirmação oficial sobre a saída, mas a tendência é que ele deixe o elenco. O São Paulo avalia opções no mercado para a posição, caso a saída seja concretizada.

O elenco atual conta com zagueiros como Arboleda, Alan Franco, Ferraresi, Sabino e Igão. Esses nomes vão compor a defesa enquanto a diretoria busca reforços.

Altos e baixos definem 1º semestre de Ferreirinha em 2025

Em sua segunda temporada pelo São Paulo, Ferreirinha viveu um primeiro semestre de 2025 marcado por altos e baixos. Após começar o ano de forma apagada, o atacante reagiu com boas atuações e gols, mas voltou a oscilar antes de sofrer uma lesão que interrompeu seu momento e o tirou de combate na reta final do semestre.

Nos primeiros 12 jogos da temporada, Ferreira não balançou as redes e tampouco contribuiu com assistências. A falta de produtividade gerou questionamentos, mas a resposta veio de forma contundente logo na sequência.

Em uma arrancada de seis partidas, o atacante marcou cinco gols — tornando-se o terceiro maior artilheiro do elenco até aqui — e deu duas assistências. No entanto, a boa fase durou pouco. Depois dessa sequência iluminada, o atleta de 27 anos voltou a passar em branco nos quatro compromissos seguintes, sem participações diretas em gols.

O momento de instabilidade foi interrompido por um novo revés: uma lesão na fáscia plantar do pé esquerdo. Embora o problema não exija cirurgia, o tratamento é delicado e requer tempo.

O São Paulo já trabalha com o retorno do atacante apenas após a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. A última partida de Ferreira foi no empate por 1 a 1 com o Libertad, no dia 14 de maio, pela fase de grupos da Libertadores.

O Tricolor voltará a campo no fim de semana de 12 e 13 de julho, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. A expectativa da comissão técnica é de que Ferreirinha esteja à disposição para essa retomada, com esperanças renovadas de que ele reencontre a boa fase e tenha um segundo semestre mais regular e decisivo.

Maiores torcidas do Brasil: pesquisa mostra São Paulo abrindo vantagem

O Flamengo continua no topo no ranking das maiores torcidas do país. É o que mostra a última pesquisa AtlasIntel. Em segundo lugar, atrás do Rubro-Negro mas com boa vantagem sobre os demais, está o Corinthians. Já o São Paulo cresceu e abriu vantagem para o Palmeiras, em quarto. Em quinto, o Cruzeiro empatou com o Vasco.

A pesquisa mostra uma mudança com relação ao levantamento da mesma instituição de agosto do ano passado. Houve variação para cima do Flamengo (passando de 20,1% para 20,6%), São Paulo (7,6% para 10,1%), Palmeiras (7% para 7,8%) e Cruzeiro (5,4% para 6,0%). Para baixo nesse top-5 foram Corinthians (14,5% para 13,9%) e Vasco (6,6% para 6,0%).

A AtlasIntel recebeu respostas de 2.069 pessoas pela internet entre os dias 20 e 25 deste mês. Leia sobre a metodologia da pesquisa mais abaixo.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

O Grêmio manteve os números de 4,6%, enquanto o Atlético-MG teve uma queda de 4,0% para 3,6%. Campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2024, o Botafogo subiu no ranking, aparecendo com aumento de 2,9% para 3,6%. O Internacional cresceu de 2,9% para 3,3%, enquanto o Santos caiu duas posições e saiu de 3,8% para 3,1%.

Dos clubes que completam o ranking, quase todos sofreram queda. O Fluminense passou de 2,8% para 2,6%, mas subiu uma posição, e o Bahia passou de 2,8% para 2,4%,. O Sport foi na contramão e subiu de 1,8% para 2,4%, assim como o Vitória, que não aparecia no levantamento anterior e agora soma 1,7% dos torcedores. Completam esses 17 times o Ceará (passando de 1,6% para 1,1%) e o Fortaleza (de 1,7% para 1,0%).

Entre os respondentes, 6,2% indicaram torcer por outros times que são aparecem na lista.

Sobre a metodologia
As 2.069 respostas foram coletadas pela internet entre 20 e 25 de junho, em 619 municípios em todo o país – leia sobre a metodologia da pesquisa mais abaixo. A margem de erro é de 2%.

A pesquisa registra a resposta de 17 dos 20 clubes da Série A. RB Bragantino, Mirassol e Juventude não pontuaram na pesquisa de torcidas, por isso não estão refletidos nos resultados.

A pesquisa AtlasIntel colhe as informações organicamente durante navegação de rotina na internet – em smartphones, tablets, laptops ou computadores. O método – conhecido como RDR (Recrutamento Digital Randômico) – foi desenvolvido pelo AtlasIntel para calibrar as chamadas “amostras robustas”. Significa assegurar retratos representativos da população alvo – ou seja, a calibragem busca atingir principalmente pessoas interessadas em futebol que navegam na internet.

De acordo com o instituto de pesquisa, este método tem duas vantagens: contempla diversas fontes de vieses e lida com a possível super ou sub-representação de grupos demográficos.

A outra é que evita possível impacto psicológico da resposta ao pesquisador nas ruas ou em residências. O AtlasIntel defende que a pessoa consultada pode responder em condições completamente anônimas e sem receio de causar impressão negativa para o entrevistador ou para pessoas que possam estar ouvindo as respostas.

A AtlasIntel é líder global em pesquisa digital de opinião e inteligência de dados. Além da parceria com o ge, o instituto tem presença constante em veículos como Washington Post, Reuters e El País. Em 2024, foi apontada como o instituto de pesquisa mais preciso dos Estados Unidos por Nate Silver, criador do FiveThirtyEight, ficando em primeiro lugar no principal ranking internacional de acurácia eleitoral. Também recebeu o exclusivo selo “Diamond” do The New York Times, reconhecimento concedido a institutos com máxima excelência metodológica, transparência e credibilidade editorial.

Fonte: Globo Esporte

Oscar e Marcos Antônio são liberados e integram todo o treino

O volante Marcos Antonio e o meia Oscar, recuperados das lesões que os afastaram dos últimos jogos do São Paulo, foram liberados pelos médicos e integraram todo o treino ao lado dos companheiros nesta sexta-feira, no segundo dia de atividades no CT da Barra Funda após o retorno do grupo.

Depois de realizar uma bateria de avaliações físicas, o elenco foi para o gramado na primeira atividade tática com o técnico Hernán Crespo. O argentino dividiu o elenco em dois grupos e intercalou os trabalhos: enquanto um treinava com o Crespo, o outro fez um circuito físico.

O treinamento com o comandante argentino simulou situações de jogo, como construções de jogadas e finalizações, e também recomposição defensiva. Depois, em dois campos reduzidos, os jogadores concluíram os trabalhos com enfrentamento entre duas equipes.

Os atacantes Lucas e Ferreira mais uma vez foram ao campo para atividades individuais com a fisioterapia.

Por enquanto, a primeira partida confirmada é com o Red Bull Bragantino, no dia 16, às 20 horas, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, já que o Flamengo – adversário da 13ª rodada – está na disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Ruan não se junta ao elenco na reapresentação e segue como incógnita

O futuro de Ruan no São Paulo segue indefinido. O empréstimo do zagueiro ao Tricolor vai até o dia 30 deste mês, e o clube paulista busca alternativas para renovar o vínculo. O Lance! apurou que enquanto a situação não se resolve, Ruan não tem se apresentado no CT da Barra Funda.

O elenco se reapresentou oficialmente nesta quinta-feira, 26 de junho. Alguns atletas lesionados, como Lucas Moura e Oscar, estiveram no CT desde o início da semana. Também lesionado, Ruan deve passar por uma artroscopia no joelho direito. Sua última partida foi em 20 de maio, na vitória do São Paulo sobre o Náutico por 2 a 1, pela Copa do Brasil. O jogador não esteve no Reffis nos últimos dias também.

A reportagem apurou que as negociações entre São Paulo e Sassuolo seguem em andamento, mas ainda sem um desfecho. O clube italiano, inicialmente, só aceita estender o empréstimo com cláusula de compra obrigatória ao fim do contrato, condição que não interessa ao Tricolor, especialmente por conta das questões financeiras que enfrenta.

As tratativas entre as partes estagnaram nos últimos dias, diante da dificuldade em chegar a um acordo.

Ruan não tem se apresentado no CT da Barra Funda (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)
O que pode acontecer com Ruan?
Se os times não chegarem a um acordo, Ruan deve retornar ao clube italiano e não será mais opção para o Tricolor no retorno aos jogos após a pausa do Mundial de Clubes.

O jogador tinha boa aprovação por parte do Tricolor. Mesmo que ainda não tenha buscado ninguém no mercado, pode existir um mundo em que isso seja opção para o time, ainda mais pensando em sequência. Arboleda, Alan Franco, Nahuel Ferraresi e Sabino são os zagueiros do São Paulo disponíveis no momento.