Ruan se despede após primeiro semestre marcado por lesão

O zagueiro Ruan Tressoldi se despediu do São Paulo nesta segunda-feira (30), ao não renovar com o clube. Com isso, o atleta retornou ao Sassuolo, da Itália, após um primeiro semestre marcado por lesões no Tricolor.

A primeira lesão foi uma pequena contusão na coxa esquerda, que o deixou fora de três partidas seguidas do Paulistão. Já a segunda foi um problema no joelho, que será tratado no Sassuolo. Essa lesão o tirou de mais três confrontos, desta vez pelo Brasileirão.

Sua única boa sequência foi durante a fase de grupos da Libertadores, quando disputou cinco partidas consecutivas, sendo titular em três delas.

Enquanto esteve em campo na competição continental, Ruan sofreu apenas dois gols adversários — ambos no empate por 2 a 2 com o Alianza Lima, no Morumbis. Na ocasião, o São Paulo abriu 2 a 0, mas cedeu o empate nos minutos finais.

Ao todo, o defensor participou de 15 jogos no semestre, sendo titular em 11 deles.

Conversas não avançam, e Ruan deixa o SP para retornar ao Sassuolo

O zagueiro Ruan, emprestado pelo Sassuolo, retornará ao clube italiano nesta segunda-feira (30). O São Paulo não conseguiu chegar a um acordo para a renovação do empréstimo do defensor, que se recupera de uma lesão no joelho direito.

A diretoria tricolor tinha planos de manter Ruan no elenco e dar continuidade ao tratamento da lesão no Reffis, mesmo com o término do vínculo previsto para o fim deste mês. O Sassuolo, por sua vez, manifestou interesse em negociá-lo em definitivo na última janela de transferências, mas manteve conversas com o São Paulo sobre uma possível prorrogação do empréstimo por mais um ano. No entanto, as negociações não avançaram, e nenhuma das propostas feitas pelo clube brasileiro foram aceitas.

Com a indefinição sobre seu futuro, Ruan não se reapresentou com o restante do elenco nesta segunda-feira, na reapresentação após a pausa do calendário.

Ruan chegou ao São Paulo em agosto de 2024 e disputou 23 partidas com a camisa tricolor. Em 2025, sob o comando do ex-treinador Luis Zubeldía, o zagueiro atuou em 15 jogos.

Seu principal destaque foi na fase de grupos da Libertadores, competição na qual foi titular em três das seis partidas do São Paulo. Ruan começou jogando contra o Libertad, tanto no Paraguai, quanto no Morumbis, e contra o Alianza Lima, no Peru,

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: fico muito triste pelo estrago causado a Rui Costa, seu concunhado e outros dentro do clube.

Wanda dos Santos, ex atleta olímpica do São Paulo, morre aos 93 anos

Morreu nesta segunda-feira (30) a ex atleta olímpica brasileira de salto em altura e corrida com barreiras, Wanda dos Santos, aos 93 anos. Nascida em São Paulo, representou o Brasil no atletismo em duas Olimpíadas: Helsinque 1952 e Roma 1960. Ela era atleta do São Paulo.

O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou a seguinte nota:

“Neste momento de profunda tristeza, o Comitê Olímpico do Brasil expressa suas sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores de Wanda dos Santos. Sua memória permanecerá viva na história olímpica brasileira, inspirando futuras gerações de atletas”.

Wanda dos Santos, que também jogou basquete, tem em seu currículo medalhas no atletismo em quatro edições dos Jogos Pan-Americanos: Buenos Aires 1951, Cidade do México 1955, Chicago 1959 e São Paulo 1963.

A Federação Paulista de Atletismo decretou luto oficial de três dias. Batista Haddad, presidente da entidade comentou sobre Wanda:

“Tive o privilégio de conhecer a Wanda quando estava na faculdade. Na época, em 2003, 2004, houve um torneio Master e fiquei abismado ao vê-la competir com o uniforme do São Paulo, o mesmo que usou quando era atleta. Uma pessoa realmente querida. Houve um episódio em que, ao ser eleita na Associação de São Paulo, ela disse que esperava que eu não fosse um aventureiro. Depois de tudo aquilo, ela veio me agradecer e pedir desculpas pelo que havia dito. Dona Wanda era uma pessoa excepcional, realmente uma grande perda”.

Atleta do São Paulo

Wanda Santos nasceu em 1º de junho de 1932

Wanda dos Santos (São Paulo, 1 de junho de 1932) é uma atleta brasileira afrodescendente das modalidade salto em altura e corrida com barreiras.

Sua carreira teve início nas pistas do colégio e do Clube Atlético Ypiranga, em 1943. Chegou ao  São Paulo em 1947, fazendo parte do elenco treinado pelo famoso alemão Dietrich Gerner, que também foi técnico de Adhemar Ferreira da Silva.

Wanda também foi professora de Educação Física para crianças do Ensino Fundamental.

 

 

Paulo pontes

Lucas Moura e Ferreira iniciam trabalhos de transição

Lucas Moura e Ferreira iniciaram nesta segunda-feira, no CT do São Paulo, uma nova etapa na recuperação de suas lesões. Depois de participarem de trabalhos de campo com a fisioterapia, na semana passada, a dupla agora iniciou a transição para o campo em atividades com a preparação física.

O camisa 7 convive desde março com dores no joelho direito e teve diagnosticado em maio um estiramento da cápsula posterior. Forçado a parar para um tratamento intensivo, o jogador recebeu um prazo de três meses para conseguir zerar o problema. A volta, porém, deve ser antes, em julho.

Ferreira vem desde maio com uma lesão da fáscia plantar do pé esquerdo. Para tratar o problema, não jogou os últimos seis jogos da equipe antes da parada.

O primeiro jogo do São Paulo na retomada do Brasileirão será contra o Flamengo, no dia 13 de julho, no Maracanã.

Sem jogar em 2025, Igor Liziero encerra vínculo com o São Paulo

Termina nesta segunda-feira, 30 de junho, o vínculo do meio-campista Igor Liziero com o São Paulo.

Cria de Cotia, o jogador de 27 anos está liberado para acertar com outra equipe a partir de terça-feira, sem que o São Paulo receba nenhum centavo por uma transferência.

Jogador importante para Hernán Crespo em sua primeira passagem, com boa participação no título paulista de 2021, Liziero foi perdendo prestígio no clube e nos últimos anos rodou em empréstimos por Internacional (2022), Coritiba (2023) e Yverdon, da Suíça (2023/2024), sem grande destaque.

Reintegrado ao elenco no meio do ano passado, o jogador foi utilizado pelo técnico Luis Zubeldía em 11 jogos, marcou um gol e terminou a temporada com boas possibilidades de renovação.

A diretoria, então, ofertou um vínculo com mesmo salário, mas ele não aceitou a proposta. O clube, em momento de contenção de gastos, não fez nova tentativa e as conversas pararam.

Sondado pelo Sport em janeiro, Liziero não acertou com o Leão e com nenhum outro time. Por conta disso, mesmo com esforços do São Paulo para tentar negociá-lo para baixar a folha salarial, ele passou os últimos seis meses trabalhando em horários alternativos do elenco no CT da Barra Funda.

No elenco principal desde 2018, somou 145 jogos oficiais, com seis gols.

Ferraresi cumpre papel importante pelo São Paulo no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2025, Nahuel Ferraresi tem sido uma peça importante no elenco do São Paulo. O defensor se destacou pela versatilidade, atuando tanto como zagueiro quanto como lateral direito — característica valorizada pela antiga comissão técnica comandada por Luis Zubeldía, que frequentemente adotava uma linha com três zagueiros.

Com a chegada de Hernán Crespo, porém, esse cenário pode mudar. Caso o novo treinador opte por fixar Ferraresi na zaga, sua posição de origem, a lateral direita pode se abrir para o jovem Mike, de 20 anos, que ainda não teve oportunidades no time profissional sob o comando anterior.

Assim como na temporada passada, o venezuelano emendou uma sequência de partidas como titular. No primeiro semestre deste ano, disputou 27 jogos, sendo titular em 19 deles — 13 como lateral e seis como zagueiro.

Apesar da contribuição tática, Ferraresi viveu alguns momentos de instabilidade. Na partida contra o Náutico, pela terceira fase da Copa do Brasil, foi expulso aos 22 minutos de jogo, o que deu fôlego ao adversário, embora o Tricolor tenha avançado de fase.

Posteriormente, na derrota para o Mirassol, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro, o zagueiro acabou marcando um gol contra, o segundo do time visitante na partida.

O São Paulo voltará a campo no fim de semana dos dias 12 e 13 de julho, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. A expectativa da comissão técnica é de que Ferraresi siga como uma das peças de confiança do elenco, oferecendo equilíbrio e consistência à equipe no segundo semestre da temporada.

Dinâmica de treino de Crespo agrada em início no São Paulo

A dinâmica de treino de Hernán Crespo nesta volta ao São Paulo tem agradado neste início de trabalho.

Hernán Crespo tem recebido avaliações positivas neste início de trabalho no CT da Barra Funda. A dinâmica dos treinos comandados pelo argentino agradou tanto à diretoria quanto aos atletas.

O treinador realizou duas atividades táticas desde sua chegada. Uma delas foi um coletivo em campo inteiro, com ênfase em situações de jogo e enfrentamento 11 contra 11. A outra focou em construção ofensiva, com ações setorizadas pelos lados do campo.

Os primeiros trabalhos se deram com apenas uma formação tática e o foco aperfeiçoar um sistema antes de partir para variações. O argentino trocou diversas peças a todo momento, mas manteve o sistema de três zagueiros.

Internamente, os treinos têm sido elogiados pela organização e intensidade. Há percepção de que a comissão técnica trouxe métodos interessantes nas primeiras movimentações.

Crespo assumiu o comando com o desafio de dar identidade ao time rapidamente. O argentino quer aproveitar a parada para o Mundial de Clubes para acelerar o process.

 

Retorno de Crespo reacende esperança para Luan

Hernán Crespo retornou ao São Paulo e acendeu uma chama de esperança em um velho conhecido do treinador: Luan.

Em sua primeira passagem, Luan foi uma das peças de confiança de Crespo. Na campanha da conquista do Paulistão de 2021, o volante se destacou ao marcar um dos gols da final contra o Palmeiras. Título que colocou Crespo em uma prateleira muito importante na história do time e influenciou seu retorno, quase quatro anos depois.

A esperança de Luan passa por sua história neste ano. No início da temporada, a previsão era de que ele não fizesse mais parte dos planos do São Paulo. O Lance! apurou que a sua rota mudou ainda com Zubeldía no comando. Após a eliminação no Campeonato Paulista, foi reintegrado ao elenco, mas ainda sem estrear.

O jogador mantinha o foco na preparação física, muito por não ter jogado e nem participado da pré-temporada que aconteceu nos Estados Unidos em janeiro. Desde a lesão sofrida no passado, ainda com Rogério Ceni no comando do clube, Luan mantém um cuidado especial com a parte física.

O autocuidado sempre fez parte da rotina do volante desde a base, mas se intensificou após esse período. Em 2022, ele passou por cirurgia no músculo adutor da coxa esquerda e só retornou aos gramados no ano seguinte.

A volta de Crespo, por sua vez, pode reacender uma possibilidade de agora integrar, de fato, Luan ao elenco, algo que internamente já está sendo conversado pelo técnico e sua comissão. A resposta deve vir no retorno do Tricolor aos gramados, após a pausa do Mundial de Clubes.

Crespo falou sobre Luan na sua apresentação
Pela boa relação de Crespo com Luan e pela história que viveram juntos, é claro que o jogador seria um dos tópicos da coletiva de apresentação do técnico. Por ser uma das peças conhecidas, a confiança existe, mas o técnico explicou a situação.

– Seguramente, o fato de conhecer Luan, a Luciano é bom. E seguramente vão me ajudar a conhecer todos os demais. Eu sei o que pode me dar Arboleda, Luciano, Luan. Todos em sua melhor versão e como pessoas. Eles me conhecem, sabem meu nível de exigência em cada treinamento e jogo. Isso deixa eles com vantagem em respeito aos demais. Importante é ter a inteligência de saber aproveitar essa vantagem de nos conhecer. Fica para a inteligência de cada um entender e saber usar isso ou não – disse Crespo.

O São Paulo se reapresentou na quinta-feira, dia 26 de junho. Desde então, Luan está treinando normalmente com o restante do elenco.

Igor Vinícius se despede do São Paulo e deve ser anunciado pelo Santos

O lateral-direito Igor Vinícius já se despediu do São Paulo e deverá ser anunciado como reforço do Santos na próxima terça-feira, dia 1º de julho.

Liberado pelo São Paulo para fechar o rival, o jogador esteve no CT da Barra Funda nesta semana, esvaziou seu armário na quinta-feira, despediu-se dos companheiros e esteve na Baixada Santista já na sexta acompanhado de seu empresário. Ele fez exames médicos e foi aprovado.

Nas redes sociais, o jogador trocou a foto de perfil em que aparecia com a camisa do São Paulo para uma foto neutra, ainda sem referências ao clube pelo qual atuou na base, até a categoria sub-20, e que voltará a defender.

Dono de 50% dos direitos econômicos do jogador, o São Paulo topou liberar o atleta seis meses antes do fim do vínculo, mantendo um percentual de 20% no futuro novo contrato. Ele recebeu o salário de junho pelo São Paulo e, a partir do próximo mês, já entra na folha de pagamento do Peixe.

Segundo atleta mais longevo do elenco tricolor, atrás apenas de Arboleda, o lateral de 28 anos foi titular da posição em 2024, mas não manteve a condição neste ano, perdendo vaga para Cédric Soares e até para o zagueiro Ferraresi. Em 2025, fez só 14 jogos.

Cedido em 2019 pelo Ituano, Igor Vinícius chegou ao São Paulo primeiro por empréstimo, teve 50% dos seus direitos comprados por R$ 2 milhões no fim daquele ano e, no total, disputou 216 jogos, com sete gols e 24 assistências.

Ele foi campeão paulista em 2021, da Copa do Brasil em 2023 (sem jogar por conta de uma lesão) e da Supercopa em 2024.

Assistências, lesões, vaias… Veja como estão os cinco reforços na temporada

Em ano de redução de folha salarial e corte de gastos, o São Paulo fez cinco contratações até o momento: quatro jogadores que ficaram livres e um que chegou por empréstimo.

No início do ano, na primeira janela, chegaram ao Morumbis Oscar, Wendell, Cédric Soares e Enzo Díaz. Em junho, durante a janela aberta para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o atacante Juan Dinenno rescindiu o seu contrato com o Cruzeiro e assinou com o Tricolor até dezembro.

Abaixo, você confere um balanço do primeiro semestre dos reforços do São Paulo:

Oscar
Foram 20 jogos disputados dos 34 oficiais do time em 2025, com dois gols marcados e cinco assistências. O camisa 8 é o maior garçom do time na temporada.

De volta ao São Paulo após anos de Europa e China, Oscar teve alguns bons momentos, chegou a engatar partidas em sequência com Luis Zubeldía, mas acabou sofrendo com lesões.

No fim de março, sofreu uma pequena lesão muscular na coxa esquerda e desfalcou o time no empate sem gols contra o Sport, na estreia do Brasileirão.

Dias depois, foi para o sacrifício na estreia do time da Conmebol Libertadores, em Córdoba, na Argentina, diante do Talleres, e piorou o cenário.

Foram dez jogos de ausência até o retorno contra o Palmeiras.

Ele atuou por mais cinco partidas até ser substituído no intervalo do jogo entre São Paulo e Mirassol em razão de dores na mesma coxa esquerda. Ele não teve lesão detectada, mas, por estar com edema (inchaço) no local, passou a fazer tratamento no Reffis Plus e não voltou a jogar até a parada.

Enzo Díaz
O argentino chegou ao São Paulo cedido por empréstimo pelo River Plate, que levou o meia Galoppo na mesma condição. Contratado inicialmente para ser um “quebra galho” enquanto Wendell não fosse liberado pelo Porto, ele tomou conta da posição e fez 32 partidas, com um gol e duas assistências.

Apesar dos bons momentos, teve também alguns lances questionáveis: ao todo, cometeu três pênaltis no ano. O primeiro, com um toque com a mão na bola, permitiu gol do Santos. Depois, com faltas na área, deu penalidades ao Mirassol e ao Bahia, todos com gols marcados.

A torcida, porém, tem gostado da postura do argentino.

Dos 34 jogos oficiais do time em 2025, Enzo atuou em 25 com mais de 45 minutos. Assim, vai batendo a meta para ser comprado. Para ficar com ele, o São Paulo precisa pagar 2 milhões de dólares (R$ 10,9 milhões) ao River. O clube, então, passaria a ser dono de 60% dos direitos do lateral.

Wendell
Não tem sido um grande início de trajetória no São Paulo para Wendell.

O jogador de 31 anos somou 16 partidas, sendo dez como titular. Ele deu assistência para um gol de André Silva contra o São Bernardo. Na disputa com Enzo Díaz, tem ficado atrás do argentino.

Cédric Soares
O português de 33 anos apareceu no elenco do São Paulo como uma oportunidade de mercado, com contrato só até abril.

Com uma lacuna na direita, já que Igor Vinícius não conseguiu convencer Luis Zubeldía, o jogador foi ganhando espaço e virou titular. Aos poucos, com as lesões sofridas no elenco, passou a ser escalado com Ferraresi, fazendo uma segunda linha pela direita, como um ponta ofensivo.

Fez 24 jogos no ano, com uma assistência. As atuações foram o bastante para ganhar uma longa renovação. Embora se pensasse que ele poderia ampliar o vínculo só até dezembro, ele conseguiu um novo contrato de dois anos e meio, até o fim de 2027.

A torcida, porém, ficou na bronca com ele por um erro cometido dentro do Morumbis, na derrota por 2 a 0 para o Mirassol. Ele recebeu vaias do torcedor e, após a partida, minimizou o ocorrido:

– É normal, as pessoas vão apoiar quando você ganha, vão vaiar quando você não vai bem. Isso faz parte da vida de uma equipe, da vida de um jogador. Eu não senti qualquer tipo de pressão.

Dinenno
O São Paulo anunciou no dia 10 de junho a contratação do centroavante Juan Dinenno, do Cruzeiro. O jogador de 30 anos chegou ao Tricolor com contrato até o fim de 2025, com possibilidade de permanência por mais tempo.

O argentino se recuperou recentemente de uma grave lesão, sofrida em agosto de 2024. Há quase um ano, Dinenno rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e precisou passar por cirurgia. Recuperado, fez cinco partidas pelo Cruzeiro. No Tricolor, jogou 48 minutos na derrota por 3 a 1 para o Vasco.

Por conta de sua condição física, apresentou-se no CT da Barra Funda dias antes da reapresentação oficial do elenco e fez trabalhos com fisioterapeutas. O último gol pelo Cruzeiro foi em agosto de 2024.

 

Fonte: Globo Esporte